Alvaro Costa e Silva > O Maracanã tem um nome perfeito: Mario Filho Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Isto jamais acontecerá, porque é coisa da mal- afamada ( ALERJ ) Aliás, se depender de membros da Alerj o Maracanã mudaria mesmo de nome - Aposto que iriam sugerir = Estádio Lúcio Flávio Villar LÃrio - Estádio Mariel Mariscott, Estádio Governador Sergio Cabral _ Estádio Luis Fernando PEZÂO - Estádio Fernandinho Beira-Mar - Aqui na cidade do Rio De Janeiro tudo é possÃvel e quem duvidar pergunte ao Sergio Cabral que com bens Bloqueados paga 10 mil por dia para seus Advogados - Como Pode ?
Melo, o projeto do Aterro do Flamengo é do Eduardo Reidy e Roberto Burle Marx. A Lota foi uma lobista muito eficiente por sua ascendência sobre o Lacerda. E muito importante para a viabilidade do projeto
Apenas para complementar, depois da derrota para o Uruguai, derrubaram a estátua do prefeito Mendes de Moraes e jogaram sua cabeça (da estátua) no rio Maracanã
Estádio Edson Arantes do Nascimento deve ser a Vila Belmiro.
Não justifico uma violação com outra. isso comunistas e anticomunistas já fizeram demais no século XX. As violações de Vargas não justificam as de lacerda. Ele mesmo tentou impedir as posses de Juscelino e Jango, insuflou os militares contra Janio, porque este não era subserviente a seus caprichos e atacou Castello Branco, quando percebeu que não ganharia o brinquedino, ou seja, a presidência da República. Os militares perderam a paciência com o menino mimado e o excluÃram.
Sim, excluÃram Juscelino. O que estou dizendo é que mesmo militares, que muito se identificaram com Lacerda até o golpe, também não o aturaram.
ExcluÃram também Juscelino e qualquer polÃtico que ousasse levantar a voz para contrariá-los.
Assim como Neli de Faria disse abaixo, sou contra mudar nomes de locais públicos. O Maracanã é o Maracanã. E Pelé não precisa disso! Mas hoje há até "naming rights", que deram, por exemplo, origem à quela barbaridade da "Neo QuÃmica Arena". Um pouco mais de dignidade, por favor. Xô!
Não sou radical contra mudar nomes de lugares públicos. Em Budapest, Hungria, há uma rua, que conforme os tempos polÃticos, já se chamou: do Imperador Francisco josé, Almirante Krog (não sei se é assim que se escreve), Stalin, Lenin e da Liberdadde. Mas de fato trocar o nome do Mário Filho é destas coisas, que brotam no cérebro de gente que não tem coisa melhor prá fazer. E, em tempo, coisa prá fazer nesta minha devastada terra adotiva é o que não falta.
"O senhor Getúlio Vargas não deve ser candidato. Se candidato não deve ser eleito. Se eleito, não deve tomar posse. Se tomar posse, devemos derrubá-lo." Carlos Lacerda.Cristalizava no paÃs o desrespeito a regras de jogo democrático. No fim, nem os militares o aturaram e o eliminaram da cena polÃtica. Perfeita tradução do que os espÃritas chamam lei de causa e efeito. Colheu o que plantou.
Foi uma pena o Capitão ( Sergio Macaco ) ter recusado a ordem do Brigadeiro João Paulo Burnier no que ficou conhecido como ( Caso PARASAR ) Lacerda Merecia o que estava planejado para ele - Infelizmente o Capitão do PARASAR abortou a operação -
O máximo que se pode dizer, neste caso é que são duas faces da mesma moeda. Lacerda também quis evitar as posses de Juscelino e João Goulart, violando a constituição vigente à época. E, de novo, nem os militares, que ele insuflava para tomada de poder o aguentaram e o enviaram á famosa Lata do Lixo da história, que ele, como antigo membro do partidão, tantas vezes deve ter citado, antes de ser expulso.
Se o Bolsonaro provoca medo de uma volta dos tempos da ditadura militar, imagina o Getúlio que tinha sido ele próprio ditador, e há pouco tempo. CompreensÃvel o medo do Lacerda.
Getúlio Vargas viveu desrespeitando o jogo democrático. Haja ingenuidade. Foi um ditador sanguinário.
O Maracanã foi um sÃmbolo nacional, não só de uma cidade. Sua dizimação deu lugar a um estrupÃcio insosso e amorfo, que não é digno de levar o mesmo nome, nem deve conspurcar o de Pelé. Sugiro Presidenta Dilma, mais adequado à mediocridade iconoclasta
Maracanã é o nome perfeito. Quanto à ideia de construÃ-lo em Jacarepaguá, sem conexão por trem, só vasculhando os jornais da época para entender.
Não tenho nem idade nem entendimento suficiente da época, caro José, mas posso dar um chute (de bico e sem categoria): alguém, com grande proveito, construiria tal conexão ferroviária ;-)
Mais impressionante é saber que Carlos Lacerda queria que o estádio fosse em Jacaré-Paguá. O bairro, hoje é distante, imaginemos na década de 1950! E ainda tem viúvo e viúva de Carlos Lacerda!
Lacerda foi um grande governador. Graças a ele tem o Aterro do Flamengo. Viva Lota Macedo Soares!
Eu tenho apartamento no Flamengo onde fui criado. Antes de Lacerda faltava água diariamente. Depois de Lacerda nunca mais faltou. Antes de Lacerda não havia onde passear. depois de lacerda havia o lindo aterro. Guardo o meu RG com a sigla GB com muita saudade. Depois de Lacerda só vieram salafrários.
Lembro quando colocou o nome de Mário Filho no Maracanã. Se a minha memória de adolescente(da época!) não falha foi nos anos 65/66. Como estudiosa da história e tradicionalista: sou contra modificar nomes. Em S P integrantes do mesmo partido alteraram o nome do Minhocão para homenagear quem nada fez por S P. A História,P T, não se apaga!Deixe a História em paz, P T! Pelé! Pelé está acima de tudo no futebol! Pelé é Pelé e acima dele absolutamente ninguém! Viva Pelé!Deixa o Maracanã como está.
Neste ponto tenho de concordar contigo. Deixar o Maracanã com seu nome.
Se for p mudar é Imperador Garrincha primeiro e único
Por falar em Garrincha: O botafogo caiu pela terceira vez, né?
Um rei e um Imperador, por que não. Garrincha deu a copa de 62 e marcou os gols da virada na final de 58. Pelé foi o maior craque da história e garrincha dava espetáculo. Mané não era constante, marcou menos de 200 gols na carreira, não era confiável no dia a dia. Mas quando o Brasil Precisou ele estava lá. Nunca foi artilheiro de nada, mas em 62 (com pelé machucado), foi artilheiro da Copa, marcou (único) gol de perna esquerda e cabeça e deu todos os passes para o outro artilheiro - vavá.
Cresci escutando Pelé nas rádio e televisão. Meu pai é um puro devoto de Pelé e sempre diz que Pelé não era tudo que o povo conta, mas antes, Muito mais. Sensacional, jogava para o time. 1384 gols 4 copas do mundo e nunca foi artilheiro. Um atleta completo. Creio que Maracanã foi sua casa, como tantas outras.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Alvaro Costa e Silva > O Maracanã tem um nome perfeito: Mario Filho Voltar
Comente este texto