Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose Ferreira

    De novo colunistas usando a epidemia do quanto pior melhor como a salvadora da pátria , ou da esquerda incompetente que não tem outro argumento.

    Responda
  2. RUBENS TAVARES AIDAR

    Precisa ser muito fraco de cérebro para esquecer o que seu Líder falou durante todo 2020 e no começo de 2021. Precisa também ser muito fraco de opinião para acreditar na pele de cordeiro, defensor da vacina. Se os incentivos diários à cloroquina pararam um jornalista inteligente e perquiridor iria querer saber a razão. O mesmo se dá com o o auxílio. Querem enfiar a verde amarela pela goela dos poucos trabalhadores mal protegidos que restaram. Vai estudar um pouco.

    Responda
  3. Nelson Vidal Gomes

    O que cada vez mais se descobre é que os governos do PT (Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros) foram uma grande mentiras, muito ruins, a tirar pelos maiores juros do mundo com que governaram e escorchante tributação do consumo que obrigou o pobre a subsidiar o rico. Só isso explica o "cartaz" de Bolsonaro. E o pior, querem voltar! E com Lula! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      * Os governos do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros foram uma grande mentira. Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      * Os governos do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros foram uma grande mentira. Namastê!

  4. Tarcisio Mello

    Quer dizer que é só esquecer as centenas de milhares de mortos, a desorientação política e administrativa do país, a insanidade desse desgoverno genocida e após tudo isso esperar um final feliz? Desculpe entrei aqui achando que era uma coluna, mas encontrei só um pasto.

    Responda
  5. Alberto A Neto

    O PIOR CEGO É AQUELE QUE QUER VER, dizia MILLÔR FERNANDES. É o caso do Freire cujos sintomas delirantes de enfurnamento pandêmico deixaram de ser latentes e passaram a manifestos, tanto nas linhas quanto nas entrelinhas. O problema nada tem a ver com a pandemia, mas com a fragmentação e dispersão das supostas 'oposições' e o fato político do campo social-democrata, socialista, comunista, trabalhista, ecologista e identitário estar completamente fraturado e invertebrado. O 'Cavalão' galopa solto!

    Responda
  6. Sivaldo Caitano

    Quem se aliou ao Covid 19 para derrubar o Presidente, em breve estará falando só. O que torna o Presidente imune à enxurrada de "notícias" ruins, atribuídas a ele, é a mediocridade dos que se apoiam em argumentos indisfarçávelmente apoiados em interesses, conveniências e má fé.

    Responda
  7. Sivaldo Caitano

    Quem se aliou ao Covid 19 para derrubar o Presidente, em breve estará falando só. O que torna o Presidente imune à enxurrada de "notícias" ruins, atribuídas a ele, é a mediocridade dos que se apoiam em argumentos indisfarçávelmente apoiados em interesses, conveniências e má fé.

    Responda
  8. isaque almeida

    Perdedores tenham fe dilma e lula vao voltar.............e assim sendo ate os mortos viverao novamente

    Responda
  9. Mateus Sá

    Com um time de velhos generais saudosistas da ditadura e com um incompetente da ativa na saúde, não se pode vislumbrar qualquer vitória deste desgoverno, mesmo porque o chefe maior já mostrou a que veio. Quando não está elogiando ditaduras, ditadores e torturadores, está dando mau exemplo no combate a pandemia, chamando a peste de gripezinha e receitando cloroquina para a plateia desinformada e disposta a ouvir as pregações absurdas do capitão.

    Responda
  10. Fernando Jose da Costa Brito

    Um bolsominion comemorando o que ele quer que aconteça . Podre

    Responda
  11. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Engraçadissimo. Vinícius "Poliana" Freire exercendo sua bozominicice. Jornalista de economia não pode delirar, mas, de novo, muito engraçado!

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Só que não é nada engraçado o que estamos vivendo. Com 230000 mortos é muito duro ver alguém da elite, com Harvard no currículo, estar dando cobertura, ou sobrevida, para um desgoverno genocida, atrasado e corrupto

  12. Joao Costa

    outro calculo. o risco de morte por covid eh de 1 morte por 69 infectados (1/69) de 40-50 anos. de 60-70 anos eh de 1/14 e acima de 80 anos atinge 1/3. 1/69 nao eh exatamente um risco muito pequeno, mas va la. somos 82mi acima dos 40anos. sera preciso vacinar pelo menos 82mi para vislumbrar alivio significativo. vamos supor 20mi/mes. 82/20=4meses. logo mai/jun todos acima de 40anos estarao vacinados. se houver vacina disponivel, eh claro. havera?

    Responda
  13. eli moura

    A vacina e essencial pra quem não teve covid e não tenha anti corpos. Mas a corrida e vacinar o maximo agora, a u$20/vacinado como se cada vacinado fosse um voto. O Brasil e os necessitados da vacina pagam esta corrida insana. Doria e Bolsonaro são partes da mesma distopia.

    Responda
  14. isaque almeida

    Não existe um ser maios burr n e icomp do qua JB (vereador, deputado estadual, federal, e presidente mesmo contra tudo e todos, 3 filhos um senador, deputado e um vereador, eliminou todos que cruzaram seu caminho e mais recentemente fez barba cabelo e bigode na câmara é muita icomp......

    Responda
  15. Eduardo de Azevedo Silva

    Não haverá retomada sem a renovação dos estímulos fiscais por aqui, a exemplo do que fez o novo governo dos EUA. No nosso caso, foram as centenas de bilhões de reais do auxílio emergencial e demais programas que evitaram o colapso econômico total. E deveriam continuar em 2021. O próprio FMI recomendou uma retirada gradual dos estímulos. Porém, PG pensa que o pior já passou e que é preciso dar alta ao enfermo o quanto antes para retomar o ajuste fiscal. Vai quebrar a cara mais uma vez.

    Responda
  16. Alfredo Blanco

    Se a corrida pela vacinação fosse um jogo, o placar Dória 7x1 é o resultado que ficou na mente dos brasileiros e não será esquecido em 2022.

    Responda
  17. Marco Aurelio Costa

    O Brasil poderia estar vacinando desde dezembro. O Ministério da Saúde foi sucateado, e virou cabide de emprego de militares. Fomos um dos últimos a começar a vacinação. No ritmo atual, vai levar levar uns dois anos para atingirmos a imunização de rebanho. Fico impressionado com o "otimismo" do colunista em relação à vacinação e a recuperação do país...

    Responda
  18. noel neves

    Acho que li uma matéria de um ET...

    Responda
  19. rubens goncalves

    se o colunista quis aparecer conseguiu sem o minimo esforço. acho que os loucos nao estao nos hospicios e clinicas medicas.

    Responda
  20. Henrique Oliveira

    "Jogar o inepto do trem" até que é uma ideia bem plausível... e de fácil execução!

    Responda
  21. Elisabeth Schmidt

    "Jogo"? Atroz.

    Responda
  22. Luigi Oliveira

    Até "lá pela metade de abril" seriam, ou serão, mais 90 mil mortos, a manter a média diária. Se um país, com ajuda da mídia comercial ou não, de igrejas pseudocristãs ou não, normaliza isso, aceita na pratica numa boa, "desde que não atinja minha família", o povo de tal país não merece coisa menos esgotosa e esgotante que "isso que está aí".

    Responda
    1. Luigi Oliveira

      Para ser mais preciso, a conta de 90 mil mortos seria até final de abril, pelas estatísticas da Universidade de Cambridge (cerca de 40% a mais de óbitos do que os números oficiais apontam). Pelas contagens oficiais por aqui, seriam "só" uns 63 mil em dois meses... E as contas da Previdência agradecem, né Guedes e companhia?! (inclusive Luciano Huck, que o tirou dos limbos especulador e acadêmico e o apresentou ao mundo político).

  23. joao lima

    Avante, Presidente Bolsonaro em 2022! Democracia Plena e Liberdade de Imprensa! Verde e Amarelo! Oh, Presidente bom!

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Mooooon! Já vacinou contra aftosa?

  24. jose alexandre fachini oliveir

    Como um presidente ainda não percebeu, apesar d e ex militar , o estado da e guerra. Será que na academia que frequentou não aprendeu sobre guerras psic, Quim,biolg etccccc,

    Responda
  25. Francisco Henrique Dias

    O colunista é oposição, bem sei. Mas não posso dizer que discordo de sua análise.

    Responda
  26. Andréia Chaieb

    Caro Vinícius, de nada adianta a oposição se organizar e a mídia seguir afundando o país como mantra neoliberal. Vc fala que a construção civil e o agronegócio devem dar um tapa no desempenho do PIB, te pergunto: e daí? Termos como PIB e Bolsa deveriam ser eliminados! É desonestidade intelectual repetir os chavões neoliberais enquanto o país é destroçado em termos ambientais e humanos. Que tipo de ética vcs possuem? Falem o que incomoda à elite ou se calem!

    Responda
  27. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Vai ser um jogo de quem ganha ou perde: Bolsonaro Versus esquerda e os direita arrependidos.

    Responda
  28. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    A imagem dos governantes brasileiro e a própria imagem da população, corrupta, racista, preconceituosa. Infelizmente o Presidente Bolsonaro e a grande representação desse pessoal. Em todos os setores do Brasil tem a maldita corrupção isso no Privado, Público e Principalmente no Judiciário das maiores instâncias, o Brasil e um País diferente do resto do mundo e muito estranho o sistema em tudo, e sempre passado um pano por cima, o certo está errado e o erradoestácerto há ninguém que mude isso.

    Responda
  29. Maria Irene de Freitas

    Não há como dar algum crédito à esse desgoverno sobre as coisas estarem melhorando ou não. Já se foram dois anos desse mandato, nada ou muito pouco foi feito p amenizar as dores q a população tem sofrido desde a posse. Não será com a metade final do mandato q as coisas darão um salto positivo q seja creditado ao Jair. As vacinas são um mérito do governador de São Paulo e q foram compradas pelo governo federal depois de tudo quase pronto. A popularidade do presidente não dão mostras positivas.

    Responda
  30. Maria Irene de Freitas

    As mídias començam a dar um certo ar de "normalidade" de "pode ser que melhore" "podermos seguir em frente" "talvez aconteça algo que justifique" "tenhamos paciência" "as coisas podem acontecer e isso pode ser tolerado", com esse desgoverno. Já se passaram dois anos do mandato, faltam menos de dois agora, e não há perspectivas para um futuro um pouco melhor. Querem dar alguma relevância sobre como as coisas estão andando para o milico ora presidente, e dar alguma chance de tolerância e respeito

    Responda
    1. Said Ahmed

      Em 2019 havia expectativa de crescer 2,5% e terminou com pífios 1%. Agora projetam 3,5% sobre um estoque que encolheu em 2020.

    2. wagner da silva bento

      Quanta amargura. Uma lata de leite moça te faria bem!

  31. Hernandez Piras Batista

    Qualquer bom estrategista deve considerar o melhor e o pior cenários possíveis. Para a Oposição, o melhor cenário possível para o Tenente e sua falange neofascista não chega a ser ruim. Com um pouco de competência e unidade, é possível ganhar o jogo em 2022.

    Responda
  32. NELSON PRADO ROCCHI

    Bolsonaro é ignorante, tosco, instável, agressivo, intuitivo, isto é, péssimo. Mas, essa oposição tendenciosa da Folha e Globo produz efeito contrário e talvez ele seja eleito por essa razão. Por exemplo, salientar o número total de mortos em vez de mortos por 1 milhão de habitantes é evidente má-fé. Deixar de salientar o desastre que está ocorrendo na Alemanha e Inglaterra onde o super lockdown preservou a cepa letal é pura manipulação infantil dos leitores.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vc mora lá ? Qual diferença essa sua ideia faria ? Vc perdeu alguém da família? Então resta esperar ..

  33. Sergio Santos

    Obviamente que estamos falando de uma organização, pra que tudo aconteça como descrito no texto, que nunca houve neste governo. Então, imaginar que JB, o pior governanre da pandemia, vai virar esse jogo, me parece algo muito mais da espiritosfera do que algo real, porque até agora, o que não faltou nesse governo foi incompetência.

    Responda
  34. Vinícius de Oliveira

    Muito realista. Só um cisne negro elimina Bolsonaro antes de 2022.

    Responda
  35. Sergio Santos

    Obviamente que estamos falando de uma organização, pra que tudo aconteça como descrito no texto, que nunca houve neste governo. Então, imaginar que JB, o pior governanre da pandemia, vai virar esse jogo, me parece algo muito mais da espiritosfera do que algo real, porque até agora, o que não faltou nesse governo foi incompetência.

    Responda
  36. benjamim picado

    "Lá pela metade de abril, talvez tenha sido possível vacinar uns 38 milhões de pessoas". ao exercitar seus desejos/esperanças/chutes, terá o colunista calculado que a imunização completa dessa mesma população estimada demanda duas doses da maior parte das vacinas - exceção feita àquela da J&J, que não está entre nós?

    Responda
  37. Alberto Kiess

    Na minha opinião, apenas idosos vacinados, não será o suficiente para a retomada da economia, quem mais consome não são idosos, mas sim as pessoas entre 28-50 anos, quando estão no início das suas carreiras e na estabilidade da mesma. Toda essa massa de cidadãos continuará vulnerável, e o número de hospitalizações desta faixa etária tende a subir, já que todos pensarão que não colocam mais em risco os idosos das suas famílias. Nesse sentido, não vejo como o PR virar o jogo.

    Responda
  38. Claudio Moreira Roberto

    Tem toda razao ! O jogo pode virar rapido , e parece q vai sim ! Para os pessimistas e catastroficos ; cuidado !!! Mas nao desejo esse Sr como Presidente apos 22 !! PQP Naooo

    Responda
  39. Fernando josé dos Santos

    Caro editor a sua informação a respeito da aceitação de bolsonaro está equivocada, 60% aonde você leu isso, ou é fakes news ou você precisa trabalhar mais!

    Responda
  40. Said Ahmed

    O antipetismo venceu a guerra e toda a esquerda saiu derrotada e sem moral. Logo, não incluam a esquerda no bojo de ''oposição organizada''. Quem tem a obrigação de fazer oposição a tudo que aí está é a direita. O antipetismo criou o monstro, ele que desfaça. A esquerda tem que lamber as feridas e esperar os ossos cicatrizarem.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Bem colocado! Além disso, de nada adianta a oposição se organizar e a mídia seguir afundando o país com o mantra neoliberal. Termos como PIB e Bolsa deveriam ser eliminados! É desonestidade intelectual repetir os chavões neoliberais enquanto o país é destroçado em termos ambientais e humanos.

  41. Lineu Saboia

    Apesar de ser insultado pela mídia, esquerda, petistas e pela oposição em geral PSDB,DEM...que o consideram incompetente, o Presidente vem derrotando fragorosamente seus seus adversários desde sua vitória na eleição de 2018. Ainda esta semana derrotou a esquerda e a oposição ganhando as presidências do Senado e da Câmara em parceria com o Centrão que passou a ser sua base do governo no Congresso. Dito isto, temos que reconhecer que o Jair é mais inteligente e político do que os seus adversários.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Quanta ingenuidade Lineu! O teu presidente está derrotando o Brasil! Destruição ambiental e humana como nunca antes na História e vc apoia! Acorda! Agora ele é capacho do Centrão, lembra do Centrão?

    2. Ugo Maia Andrade

      Caro Lineu, não foi o presidente que "ganhou" a câmara e o senado, o centrão é que ganhou uma presidência da república. Exatamente o mesmo centrão envolvido no mensalão (lembra?), o centrão de Roberto Jefferson, de Eduardo Cunha, etc., e que, de fato, hoje é a base do governo no legislativo. Mas é preciso entender, sem inocência, o custo de tal apoio e quem está na mão de quem.

    3. Maria Lopes

      Dito isso, temos de reconhecer que há idiotas e sociopatas suficientes neste país para achar que alguém como ele possa ser apoiado por qq pessoa decente e bem informada.

    4. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Seu mito é um caso perdido e sem chances eleitorais em 2022.

  42. Elizeu Pires

    O problema é que o mito dos sem cérebro não precisa de ninguém para atrapalhar. Ele faz isso sozinho.

    Responda
  43. Elizeu Pires

    O problema é que mito dos sem cérebro não precisa de ninguém para atrapalhar. Ele faz isso sozinho.

    Responda
  44. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Bolsonaro era contra o auxílio emergencial e quando congresso votou ele assumiu como projeto seu e a população acreditou. Vai fazer o mesmo com a vacina. E a mídia, o centro democrático e a esquerda ficam batendo cabeça. Ou mudam de estratégia ou reeleição de Bolsonaro já está no papo.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Discordo Emidio! Bolsonaro tem o apoio da elite e do Mercado, está viabilizando a destruição ambiental e o genocídio apoiados pela extrema direita. Além disso, os psicopatas da extrema direita usam as mídias sociais como ninguém e seguem manipulando geral!

    2. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Reeleição de Bolsonaro é uma ficção, nao tem mais chances de ele virar o jogo, 2021 serâ de pouca recuperação na ecomomia , e nao é só isso, eleitoralmente ele nao consgue mais se viabilizar.

  45. RICARDO ARANTES MARTINS

    Tudo que espero é que Bolsonaro faça algo de útil. que corra atrás do prejuízo e consiga fazer contratos internacionais e a vacinação necessário. Tenho fé, esperanças. O que vimos até agora é o mais aboluto descaso com os brasileiros e com o Brasil, como um todo.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      O Lineu é um robô marciano?

    2. Lineu Saboia

      Calma, o Presidente está arrumando a casa, no final estará tudo bem e ele será reeleito.

  46. ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES

    Esse é um cenário bem factível. Resta saber se o presidente não vai criar novas crises, do nada. Esperemos!

    Responda
  47. José Cardoso

    Ao contrário dos EUA, não há aqui um partido unificado de oposição. Também não há um claramente de situação! E são mais de 30 partidos! É um pântano onde há grande resistência a qualquer movimento.

    Responda
  48. Antonio Ivair Arrais

    39% por cento do eleitorado? Não, foram mais de 55% por cento. Nessa sua conta, por ignorância ou má fé, vc usa como base a população como um todo. "esquece" que as pessoas menores de 16 e maiores de 70, não votam. O Brasil tem 140 milhões de eleitores, desses, 105 milhões foram as urnas votar. Bolsonaro teve 57 milhões de votos, faça a conta correta, essa sua está furada!

    Responda
    1. Fernando josé dos Santos

      Você esqueceu dos que se abstiveram!

  49. Antonio Ivair Arrais

    Finalmente um artigo equilibrado e dentro da realidade de um colunista da Folha. O colunista tem razão, o Brasil tem tudo para vacinar a grande maioria da população até no máximo junho. Aí o cenário será diferente, com bem menos mortes, menos casos, e a vida voltando ao normal. Já é possível perceber uma leve mudança no comportamento do Bolsonaro. Na última live, ele já deixou no ar a possibilidade de tomar a vacina. Ele já percebeu que pode virar o jogo, e como virar.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Verdade Alex! Antonio, o país estava bombando antes da pandemia, né!? O dólar tava uma beleza Kkkkk Enquanto o neoliberalismo nefasto do banqueiro Guedes continuar destruindo o meio ambiente e ampliando a desigualdade social estaremos todos muito mal. Os bilionários sempre mandaram no mundo e seguem manipulando geral, esquecem q enquanto um de nós não estiver seguro ninguém estará! Nunca terão paz de espírito, precisam de muita grana p encobrir o absoluto vazio existencial!

    2. Alex Borba

      O que não faz uma investigação contra o Ministro da Saúde, e a possibilidade de respingar no mito uma responsabilização de toda a lambança feita na pandemia... Qualquer melhora de comportamento dele nunca vem de uma real conscientização. É um caso psiquiátrico. Só falta perceberem isso.

  50. João Braga

    Para a turma do quanto pior, melhor seria um desastre. Para os que não gostam do síndico e torcem para o prédio cair, esquecem que o prédio é o nosso país.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      *Nero

    2. Daniel Alvares

      Quando o síndico é Neto, prefiro torcer para que ele queime junto com o prédio

    3. Paul Muadib

      Desastre foi 39% do eleitorado eleger um ser inepto e geno.cida para presidente.