Samuel Pessoa > Reavaliação sobre o Minha Casa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
o minha casa minha vida é muito mais problemático do que o artigo e a tese comentada procuram demonstrar.
O MDR precisa iniciar o programa Minha Casa Rural destinado a substituir habitações precárias isoladas ou em pequenas comunidades, sem saneamento, no interior do paÃs.
''Minha Casa'' é como o ''Meu mundo caiu'' da Gata Mansa. Foi para o vinagre de malas e cucuias. Não são poucas as facções do PCC que comandam os casebres dos herdeiros das senzalas que fizeram a festa das construtoras. Uma boa investigação nos pagamentos da Caixa para entregas de edifÃcios em prazo recorde, vinculado à s eleições, também encontraria o mesmo sistema cartelizado de operações estruturadas pelo Cartel que levou Lula e o PT para o brejo, sem retorno; exceto na cuca dos aloprados.
O viés antipetista e a obsessão por um olhar sempre do ponto de vista fiscal é q deve tê-lo levado a desconsiderar ou nem enxergar aspectos tão ou mais relevantes. Dá para mensurar o valor do bem estar das famÃlias, da urbanização e paz social q as cidades puderam alcançar com tal polÃtica? Hein, jornalista? O valor não é só em termos monetários.
Uma revisão das próprias ideias, ou preconceitos, é sempre salutar e merece aplausos. Parabéns à s pesquisadoras citadas pelo belo trabalho. É preciso mesmo ser um Herculano completamente ignorante para negar a importância da pesquisa cientÃfica.
Por que o programa MCMV foi pesadamente reduzido? Porque pessoas como Samuel Pessôa, que têm grande acesso à mÃdia e condenam iniciativas redistributivas, fala(va)m mal dele de manhã, de tarde e de noite, dando justificativa para cortes da extrema direita. Por favor, peço mais honestidade intelectual!
O MCMV foi reduzido sob pressão do terrorismo golpista de 2015/2016 (Lava Jato, pautas bombas de Cunha, vaticÃnios inflacionários, promessas infundadas de que a economia melhoraria com a saÃda de Dilma), e foi liquidado quando a turma referida acima, colunista incluÃdo, chegou ao poder com Temer. Passados alguns anos, começam a reconhecer que o diabo não era tão feio quanto eles pintavam. Tarde demais para todos nós.
Essa mea culpa do autor reflete sua forma de abordar o assunto, mais baseada no achismo do que no empirismo. Se foi assim que o programa minha casa minha vida, foi assim também com muitos outros temas abordados. Mas os demais não foram sujeitos à desculpas. É uma pena, pois perde-se credibilidade e reputação.
Quanto aos aspectos positivos, tanto econômico como sociais, dos programas de aquisição da casa própria não existem dúvidas já há bastante tempo. Portanto, a crÃtica, mesmo sob o ponto meramente fiscal, é se os cortes não deveriam recair sobre outros encargos fiscais assumidos pelo governo, como os benefÃcios tributários dados a certos setores econômicos e a certas regiões.
Uma das dificuldades de qualquer programa habitacional é a elevação do preço dos lotes urbanos em fase de qualquer aumento da demanda (por exemplo pelas construtoras que fazem unidades do MCMV). Os impostos sobre a propriedade imobiliária urbana devem aumentar (enquanto se reduz impostos de consumo por exemplo), para forçar a venda de lotes ociosos.
E não bastasse isto, há este ponto apontado pelo Cardoso: a especulação imobiliária motivada por qualquer aumento da demanda. Há terra ociosa demais em nossas cidades.
Perfeito! No Brasil tributa-se demais o consumo e de menos a renda e a propriedade. Como os MunicÃpios são altamente dependentes do IPTU, a receita per capita das grandes cidades brasileiras é muito reduzida se comparadas a outras cidades do Mundo, como João Sayad já demonstrou.
O problema do programa Minha "Minha Casa Minha Vida" E que ele trabalha para resolver problema de falta de moradias. Como o problema não é falta de moradias mas. Falta de dinheiro no bolso do trabalhador para pagar aluguel ou a prestação da casa própria quanto mais casas o governo constrói mais as favelas aumentam. Tem que regularizar o salario mÃnimo como está na constituição para que todos os trabalhadores possam dar todo o conforto que a famÃlia precisa sem precisar de assistencialismo.
A História fazendo justiça aos governantes petistas! Não é do gabinete do ódio, não é do watssapp da sua tia. São estudos cientÃficos!
Parece que o autor levou um puxão de orelha. Sua observação anterior nem de longe é arranhada pela tese: o programa é minúsculo frente à crise habitacional. Quanto à tese, concluiu pelo óbvio, mas até ele precisa ser demonstrado.
Ops, mais um legado positivo dos governos petistas que até o Samuel não conseguiu disfarçar.
A hipótese de antecipação da constituição de famÃlias é de viés classista e revela total desconhecimento da dinâmica social.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Reavaliação sobre o Minha Casa Voltar
Comente este texto