Opinião > A César o que é de César Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Neli de Faria

    Não votei para FHC em 1994!Antes, era bovídea!: votei em todas as eleições. Chorei quando perdeu para o Jânio(com a ajuda do pt ),São Paulo, 1985.Em 1994 acordei ao perceber o tanto que era oportunista. Iguais a todos! A reeleição, por exemplo: causou/causa imenso prejuízo ao País. O Op ortu ni sta é eleito e já pensa na reeleição!

    Responda
    1. Neli de Faria

      FHC criou Agências! Ministério da Defesa(para quê esses desperdícios ? !) Assessores e seguranças para Ex-presidentes! :Cartões corporativos. Um país paupérrimo torrando dinheiro público em seguranças e assessores para ex-presidentes.E tem a cara de madeira de posar como Estadista. Parabéns pelo artigo.

  2. Alberto A Neto

    No Brasil só existem 2 partidos. O de Tiradentes, o de Silvério dos Reis. Assim falava Barbosa Lima Sobrinho, o eterno presidente da ABI. Para definir a régua do liberalismo de hospício e liberais cabeça de papel nada melhor que a frase de Celso Monteiro Furtado quanto ao palavrório em torno da independência e autonomia da suposta autoridade monetária no Brasil: 'É a privatização do Banco Central'. Prego batido; ponta virada. A bancocracia já deitava. Agora vai rolar de vez. O fim da indústria!

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    O mundo digital está causando muitas mudanças. Todos estão de acordo que um país como o Brasil tem que ter segurança alimentar. Está claro agora que temos que ter também uma indústria nacional de fármacos. A mudança climática nos empurra para o carro elétrico e ainda não temos uma indústria nacional. Política industrial do primeiro mundo diz que isso é só ideologia. Será?

    Responda
  4. José Antônio

    ´´Saúde pública e política externa (3): gata em teto de zinco quente.``(Adhemar Bahadian. No JB),

    Responda
  5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Há tempos os liberais mudaram todas suas empresas para índia e China pois os encargos trabalhistas lá, não existiam. Montadoras de automóveis até empresas de alta tecnologia mudaram para lá. Agora querem produzir em seus próprios países. Só falta combinar com os "russos" como diria o Mané ....

    Responda
  6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Há tempos os liberais mudaram todas suas empresas para índia e China pois os encargos trabalhistas lá, não existiam. Montadoras de automóveis até empresas de alta tecnologia mudaram para lá. Agora querem produzir em seus próprios países. Só falta combinar com os "russos" como diria o Mané ....

    Responda
  7. Peter Janos Wechsler

    Seria, sem dúvida, vantajoso ter uma indústria nacional de fármacos. A ind. farmacêutica brasileira sempre envasou, encapsulou e misturou substâncias ativas importadas. Agora mais do q antes. O desenvolvimento e síntese de um fármaco requer somas vultuosas em investimento e screening. Grandes multinacionais investem bilhões. Para obter retorno existem as patentes por tempo limitado. Copiar produção alheia sem contrapartida é pirataria. Como foi na reserva de mercado da informática.

    Responda
  8. PAULO ROBERTO HASSE

    E o que fizeram os governos petistas durante os 15 anos que ficaram no poder ? Somando com os oito anos de FH , fica claro que 23 anos de governos de esquerda e centro-esquerda destruíram o setor de fármacos e entregaram o país à dependência externa . Dias atrás a Folha já publicou que nos anos 1980 nosso país produzia aqui 55% dos insumos e que agora só produzimos 5% . Os entreguistas não serão esquecidos pela população .

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      PDDB nunca foi centro esquerda. Neoliberalismo não se idêntica com a esquerda ou centro esquerda. Sendo benevolente dá para enquadrar o PSDB como centro. Só tem o nome de viés esquerda. Como tantos outros, nada a ver a sigla com a ideologia partidária.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Ficará claro assim que vc explicar, como esse artigo o fez em relação a FHC, como os governos de esquerda " "destruíram o setor de fármacos". De jeito que vc escreveu, é apenas um ataque estéril.

  9. ADILSON ROBERTO GON ALVES

    Brilhantes argumentos e resgate histórico, professor Rogério, de parte do que é nosso atraso tecnológico. A nós o que é nosso, assim deveria ser. Ainda há os que argumentam que pesquisa tecnológica deveria ser feita pelas empresas, sabendo-as vilipendiárias, porém dependentes das benesses públicas para seus projetos, sem correr riscos. Se já foi difícil com governos progressistas, não será com o desgoverno negacionista instalado em Brasília que algo de positivo acontecer com ciência&tecnologia.

    Responda
  10. Herculano JR 70

    1A farra Covid serve a muitos interesses, principalmente na área de farmácia. As ações milionárias fazem crer q ñ há pureza nisso. Durante a guerra fria o Eua fez boicote a Rússia de produtos agrícolas. Ora, a área agrícola berrou. O Eua passou a exportar p um paiseco q se tornou gde exportador desses produtos p a Rússia. Com tantas empresas competindo é questão de pouco tempo para virem esmolar compras para amenizar seus custos milionários, ainda q sejam dinheiro estatal.

    Responda
  11. Herculano JR 70

    2Sou contra governos fazerem pesquisas. Empresas devem faze-las. Quer dizer q em nome do *medo* Malvinas, hoje Covid, o gov. do Brasil financiou empresas de fármacos no Brasil, a maioria é multinacional, associadas a farra das pesquisas em universidades, e ñ definiu na hora a propriedade intelectual dos resultados? Sobre a Ãndia, curioso, ela financia multis, mas exige a propriedade o q fortalece sua industria? Qdo governos se metem as coisas degeneram. Esse sr ñ é parte confiável.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Marluce e Rodrigo, vcs conseguiram a proeza de entender comentário do Herculano! Li, com muito esforço, e não entendi nada.

    2. Rodrigo Ricoy Dias

      chega a ser risível: 'esse sr. não é parte confiável". Haja pretensão para comentar num artigo escrito por um dos maiores cientistas e pesquisadores brasileiros apelando para uma deslegitimação fraca e sem argumentos. "Farra de pesquisas em universidades", onde, com que provas, com que elementos? Tudo bem ao gosto da inconsequência que tomou conta da administração pública no Brasil. Realmente, quando um governo desse naipe se mete as coisas só podem degenerar.

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Como é estúpido opinar sem argumentos convincentes! Bem em nível dos negacionista bolsominions! Viva a ciência! #forabozo

  12. I J Souza

    O PSDB é o partido mais corrupto do Brasil desde seu descobrimento. Fernando Henrique Cardoso um corrupto contumaz , nunca foi melindrado pela justiça. É um sujeito que mais destruiu o nosso País. Parabéns professor pela clareza neste artigo .

    Responda
  13. edilson borges

    Ops: maior prazo prá adotar a lei de patentes

    Responda
  14. edilson borges

    era praticamente pedir pro Itamaraty mandar uma cartinha dizendo que éramos uma nação em desenvolvimento e que precisávamos de maior pessoal prá adotar a totalidade da lei de patentes. fhc não fez e a Ãndia fez, a diferença está cada dia mais evidente. não tem volta.

    Responda
  15. Samuel Fagundes

    PSDB, PP, PMDB, DEM, PSL (isso é partido?, me lembra o PRN do collor), Republicano, e alguns outros nunca tiveram projeto para construir um grande país. O único projeto desses partidinhos é manter-se no poder e sugar tudono que for possível. Nunca pensaram, e nunca pensarão, no futuro do nosso país. Não tem um projeto sequer. Parecem viciados (no caso em dinheiro), vendem tudo o que tiver ao alcance para manter o vício. Nunca vão construir nada, com eles é só miséria, fome, destruição e mort

    Responda
  16. MARCOS BENASSI

    Seu Rogério, bem-vindo de volta à coluna, com seu ar fresco - furacônico, né? Tira um pouco do fôlego quando bate de frente. Faz falta, muita falta, visão de país; falta também "senso de noção", que permita usar o estado para induzir avanços. Se deixar por conta do mercado, Deus das planilhas, neguinho vai importar barato. Os quadrúpedes ora na direção, que adoram o estado para lhes dar emprego, bem que podiam pensar estratégia de desenvolvimento. Debalde. Feno, esse há aos baldes...

    Responda
  17. Roberto Gomes

    Bateu duro, professor, bateu firme. Muito bom.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Haha, campeão velho orienta o treino. O resto é sparring...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.