Por quê? Economês em bom português > Faz sentido atribuir papel concentrador de renda e riqueza às políticas de bancos centrais? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sintetizando, se a crise afeta os de baixo com desemprego, queda de renda e sofrimento, o mesmo não se dá com os de cima, cujas perdas serão compensadas pelas politicas monetárias e fiscais para que um dia possam proporcionar aos de baixo o retorno ao que era antes, ou seja, a miséria remediada. Os mercados financeiros tem não só a proteção contra a crise como com ela tem mais oportunidades de ganho, gerando ainda mais desigualdade. Tem algo errado com esse sistema, não?
O dinheiro se tornou a mola propulsora. Cada paÃs com sua moeda, mas o dólar se tornou o padrão. A administração da produção e circulação do dinheiro requer um principio de equilÃbrio, mas as manobras econômico-financeiras para sugar o dinheiro se tornaram dominantes, os comentários falam disso. Os governantes eleitos periodicamente sofrem a interferência do legislativo, judiciário e da máquina permanente. Se perder o BC vai se tornar figura decorativa? Quem vai governar de fato?
No caso dos EUA, a frouxidão monetária e fiscal só não produz inflação porque China, Japão, Alemanha e outros paÃses exportadores aceitam as verdinhas como pagamento pelos seus produtos. Há uma inundação de dinheiro e uma inundação de mercadorias importadas. O efeito colateral é a decadência da indústria local, com a piora na qualidade dos empregos e o ressentimento difuso, que gera aberrações como Trump.
Bancos estão para o sistema financeiro assim como o futebola está para o pão e circo. Se os bancos extorquem a sociedade, o pão e circo a anestesia com anestésico de efeito eterno. A humanidade estará condenada a infortúnios cada vez maiores enquanto não despertar para a impossibilidade de poder dar certo uma economia na qual a jogatina nos cassinos financeiros seja mais rendosa do que a atividade produtiva.
A autonomia do BC é a privatização de fato e de direito do BC.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Por quê? Economês em bom português > Faz sentido atribuir papel concentrador de renda e riqueza às políticas de bancos centrais? Voltar
Comente este texto