Hélio Schwartsman > Réquiem para a Lava Jato Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
É o tipo de murismo que a gente espera do jornal que celebrou a 'ditabranda'. A Folha sempre relativizando os ataques ao estado democrático de direito. O melhor jornal que temos nesse paÃs é essa colcha de retalhos incongruente que defende incansavelmente a visão neoliberal e de linha auxiliar dos EUA encampada pelos tucanos no palco do poder polÃtico.
O murismo da Folha é uma coisa linda de se ver. Parece que do ponto de vista da Folha não tem problema perseguir seletivamente a estrutura polÃtica corrupta que o PT montou pra governar. Mas se me lembro bem na época da operação Satiagraha que ia no coração da corrupção tucana, o amor pela perseguição polÃtica não era tão avassalador. Desde que não mexa com os civilizados tucaninhos de estimação do jornal, fica tudo certo.
Aà é só soltar o plano B da elite atrasada dessa terra e convenientemente se omitir editorialmente na ascensão de um espantalho fascista como presidente que depois de eleito esse jornal veste a fantasia reluzente de defensor do estado democrático de direito. Os tucanos estão com o governo Bolsonaro em mais de 90% das votações no congresso. A Folha é um peãozinho estratégico na passada da boiada, Folha. Que belo serviço vocês prestaram a esse paÃs nos últimos anos.
Sr. Hélio tudo isso é muito angustiante para um simples mortal. DifÃcil entender o que está mais errado. Se houve falhas é possÃvel consertar ou vamos passar uma borracha em tudo? Houve corrupção ou não? Um Juiz fazer o que ele fez não pode. Mas licitações de mentira pode. Mudou alguma coisa? Vai ter que mudar? Como? Só sei que corrupção dos de cima dá exemplo aos debaixo e é insuportável para simples mortais.
Se o Brasil fosse um filme,o criminoso sempre venceria no final. O Piratas que fizeram butim no erário venceram. Rui Barbosa, há mais de cem anos disse que o honesto sentia vergonha de ser honesto:falou naquele presente mirando no aqui e agora.
Sr. Hélio tudo isso é muito angustiante para um simples mortal. DifÃcil entender o que está mais errado. Se houve falhas é possÃvel consertar ou vamos passar uma borracha em tudo. Houve corrupção ou não? Um Juiz orientar não pode. Mas licitações de mentira pode. Mudou alguma coisa? Vai ter que mudar? Como?
Resposta ao Ricardo Arantes Martins: com a exceção dos tucanos, logicamente. Sabe como é, não podemos melindrar os amigos. Foi assim também no caso Banestado. Quando a lama chegou nos pescoços plumados do governo FHC, Moro absolveu todo mundo.
O senhor leu os autos do processo? Era membro do M P e recorreu? Como o senhor pode ter certeza que era culpado?
A lava jato não chegou a prender o tucanato, de fato. mas com a prisão de lula, aecio venceria no primeiro turno - não foi preso, pois se agarrou na imunidade parlamentar como muitos dos investigados, mas suas ambições polÃticas foram destruÃdas, junto com as de Serra. dai o Coiso foi eleito.
era impossÃvel não estancar a sangria. A lava jato prendeu parte das Elites economicas e polÃticas do Brasil - 7 anos prendendo sem parar polÃticos de todas as tendências Presidente do Congresso, Senadores, Ministros, deputados, governadores. Estas Elites PolÃticas se unem. A eleição do candidato de Jair para o Senado demonstra muito bem isso. todos juntos para acabar com a operação. Num paÃs sério, novas operações deveriam ser criadas, pois é apenas a ponta do iceberg.
O que elegeu estes Coisos assassinos e inúteis foi o ódio. tudo que falam é ódio e só expelem veneno. foi a decepção popular ao ver toda a cúpula do partido que recém saiu do poder ser presa. foram 03 presidentes, 02 tesoureiros e 01 secretário. 01 lÃder do governo no Senado e Câmara (delcÃdio e Palocci) e agora querem jogar a culpa da eleição destes Coisos nos outros? Mormente porque Lula, a pessoa mais popular do Brasil insistiu em jogar alguém do PT no 2º turno. Falta Patriotismo.
Em um paÃs sério, não se privatiza o combate à corrupção. Evasão fiscal, caixa dois e fraudes em licitações eram uma prática comum. Isso não acabou, nem vai acabar. O monopólio do combate à corrupção nos custou uma justiça privilegiada e partidarizada que se comportou como quem está acima do bem e do mal. Isso nos custou a deterioração de instituições republicanas, decisões exóticas e um governo de aspirações abertamente fascistas. Está bom para você?
O terror dos corruptos , em 2.022 : Dr. Joaquim Barboza e Dr. Sérgio Moro.
Antonio Correa Custodio, com relação ao moro, seria interessante pesquisar GGN TV no youtube, depois gostaria de ver sua admiração por moro.
Meu caro Helio. É verdade, parece mesmo que os membros da operação Lava-Jato andaram cruzando a linha amarela. Mas não é por isso que ele está sendo desbaratada, não é mesmo? Seriam as decisões de Gilmar Mendes, que isentou de cassação a chapa Dilma-Temer por excesso de provas, imparciais? Seria Augusto Aras um PGR imparcial? Seriam os votos de Ricardo Lewandovski, que conseguiu a proeza de aprovar o impeachment de Dilma Rousseff, mas preservando-lhe os direitos polÃticos, imparciais?
Não é de sorte que precisamos, nem agora nem no tempo futuro, precisamos é de competência. Nossos indicadores vêm piorando. Conseguimos nos superar, sucateando uma das ilhas de excelência do serviço público - o Programa Nacional de Imunização. Descemos da condição de produtores para a de compradores medÃocres de vacina.
No livro As horas mais intensas, em que canta loas ao marido, Rosângela Moro, num ato falho, reclama que o ex-juiz foi acusado, injustamente, de ter sido 'imparcial'.
Se a lava-jato morreu, precisa ser criada a nova lava jato. Sugiro Lava Jato II ou Lava Planalto. Para apurar os crimes da famÃlia presidencial. Fazê-los provar origem lÃcitas dos bens que acumularam, Loja de Chocolate (lavanderia?), apartamentos milionarios, rachadinhas etc. Finda as apuraçoes, espero que serão sérias, reservem algumas celas para esses novos inquilinos. De preferência no mesmo corredor onde estarão Lula e companheiros dele. O povo só escolhe gente inidônea p. desgoverna-los.
O artigo é contraditório. Reconhece as ilegalidades cometidas pelo Primeiro Comando de Curitiba (PCC 2), vulgo Lava Jato, chegando a dizer que o "juiz" (?) é "documentadamente parcial". Porém, lamenta a morte daquela quadr.ilha, considerando-a "melancólica". Os diálogos que têm vindo à tona, entre os "procuradores" e o chefe da quadr.ilha, são absolutamente sórdidos. Ferem de morte o Estado Democrático de Direito. Por que lamentar a morte de um ente tão pernicioso ao PaÃs?
Beleza !!! O saque aos cofres públicos foram invenções da Lava Jato. Queria saber se a turma da "direita" (Cabral, Cunha, Pezão, Paulo Preto) terá a mesma solidariedade dos indignados petistas.
Muitos escrevem bem, mas não entendem ou não querem entender o que venha a ser " Estado Democrático de Direito, o devido processo legal, o direito ao contraditório e à ampla defesa. Então fica difÃcil dialogar com leigos!
Cristina Serra disse tudo o que precisava ser dito.
Hahaha. Para o Namasté, citar outra fonte é arrogância. Hahaha
Você tem toda a razão. Comecei lendo Hélio, depois Cristina e terminei com Boulos. "Quanta diferença". Hélio parece aliviado pelo teatro ter acabado, mas grato pela farsa ter resultado em descarados Golpe de Estado, prisão polÃtica e fraude eleitoral.
Você não diz nada quando, arrogantemente, se remete a pessoa do comentador na falta de razão para contestar-lhe os argumentos. Imagina se me avocasse o direito de julgar a conduta de alguém por apoiar Lula, que nada fez pelos trabalhadores-nem segundo a menos na Jornada de Trabalho-, obrigou pobre a subsidiar rico com escorchante tributação do consumo, deu comida ao povo carente para obter votos mas não onde fazer cocô e está condenado em dois processos por corrupção, por 11 juÃzes. Namastê!
Só em um paÃs ainda muito atrasado institucionalmente como o nosso está se mostrando ser, se concebe, que, uma matéria jurÃdica de gigantesca repercussão polÃtica já julgada por 11 JuÃzes: 01 da JF, 03 do TRF, 05 do STJ e 02 do STF, seja revista e reformada por apenas 03 do STF, cuja colegialidade de 11 é determinada pela Constituição da República. Ou seja, desrespeita-se não só a proporcionalidade matemática mas também e principalmente a própria Carta PolÃtica Nacional. Namastê!
A base da investigação e do processo correu sob comando de Moro em coluio criminoso com os procuradores. Outras instâncias julgaram com base nesse flagrante crime.. Então, está tudo contaminado, invalidado.
Nelson, você não tem visto ou não quer ver os diálogos sórdidos, ilegais e inconstitucionais que têm vindo à tona, entre o "juiz" (?) e os "procuradores"? Você notou que o articulista chama o "juiz" de "documentadamente parcial"? Imagine-se julgado por um "juiz" parcial, que orienta a acusação, que troca informações ilegais com a acusação. Você acharia tudo isso justo e de acordo com seu direito à presunção da inocência?
Não estou convencido de que o trato convencional entre Magistrado e MP teria sido suficiente para combater um "Estado de Corrupção". O que tem ficado cada vez mais claro outrossim, é que nada do que está sendo divulgado faz deixar de existir uma Cozinha Planejada, um Elevador Privativo, um trÃplex sem dono e sem pagamento pelo seu uso e muito menos o aprazÃvel Guarujá. O princÃpio que rege o Processo Penal é o da Verdade Real e não ficta como no Processo Civil. Namastê!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Aras oficializou, todos os partidos e polÃticos respaldaram, STF ajudou. Todos unidos no Réquiem. Só falta "flores para los muertos" e liberdade para corrupção. ../Claudia F.
A LAVA JATO realmente deveria ter sido uma grande operação nacional no combate à corrupção que, aqui no Brasil, é PANDÊMICA. No entanto, preferiram os seus mentores contrariar e ultrapassar a Constituição Federal e as leis e aà o que se teve foram atos processuais viciados e contrários ao DEVIDO PROCESSO LEGAL. As grandes empresas brasileiras foram enforcadas, comprometendo muitas obras de infraestrutura e milhares de emprego. O valor recuperado é Ãnfimo em relação aos prejuÃzos causados.
Se o alvo do Moro fosse o Fernando Henrique Cardoso, o ex-juiz já estaria condenado à cadeira elétrica! Brincadeirinha... Sabemos que isso jamaaaaaaais aconteceria ao FHC. Como de fato, graças ao próprio Moro, não aconteceu.
Não podiam melindrar os aliados...
E a sangria foi estancada...A elite politica e econômica corrupta do pais pode dormir tranquila, voltamos ao que sempre fomos, o paraÃso da impunidade. Não compactuo com ilegalidades e eventuais erros e excessos podem e devem ser revistos pelos tribunais superiores, todavia não concordo em condenar todo um trabalho sério dedicado ao combate as quadrilhas instaladas em governos passados.
Não tem solução. Em Pindorama, como disse o grande Millôr, corrupto "é quem ganha mais do que eu".
É possÃvel enganar todos por pouco tempo, poucos por todo o tempo, mas não todos por todo o tempo. Acorda, a fraude caiu!
A LavaJato acabou no dia 5 de abril de 2018.
Caro Hélio: sinceramente eu nunca vi um adjetivo (hýbris) caracterizar com tanta precisão os atos de uma pessoa que acabou inoculando-se com seu próprio veneno, pois mais cedo ou mais tarde a verdade aflora. Nem mesmo se trata de dizer que "para o bem de todos e felicidade geral da nação" os fins justifiquem os meios pois, será o mesmo que vociferar: Códigos JurÃdicos para que os quero? Pincha tudo no mato! Eu já ouvi muito "patrão" falar: "Aqui na minha empresa quem faz a CLT sou eu!"
O Brasil está com metástase da corrupção. Aparece e um juiz que, utilizando os meios a eu alcance - não estou discutindo a legalidade, e seus conhecimentos do caso "Banestado"; chega a alguns larápios da alta cúpula de partidos polÃticos e empresas (que de tão organizadas, possuiam até um departamento voltado para a construção e manutenção da carrupção).A desconstrução da lj começa com o convite de um pr, que foi humilhado em aeroporto pelo juiz para assumir o MJ. Armadilha fantastica!Fim da lj.
Não está discutindo a legalidade por quê? A legalidade é só um detalhe? Ah, faça o favor, né!
O atual presidente só era a favor da lava quando estavam investigando a administração do PT, quando a lupa virou pra famÃlia dele e sua administração começou a jogar contra.
Reginaldo, por que não discutir a legalidade? Isso não é um detalhe. Ou é, para você?
O problema, Hélio, não foi o juiz. Existiu todo um arranjo entre o judiciário ( incluindo o STF), os procuradores e a grande mÃdia, que transformaram esse juiz simples, porém cruel e avesso a legalidade em grande herói da luta contra a corrupção. Ontem foi lançado no GGN (Luis Nassif) um vÃdeo excelente, que reconstitui toda essa trajetória e mostra o oposto do que você afirma: o combate a corrupção, sem esse conluio, teria sim, sido muito diferente e positivo para o Brasil.
Agora resta convencer os 30%, da parcialidade do tal juiz lá de Curitiba. Seria interessante também que eles os trinta por centos vejam o vÃdeo TV GGN.
Youtube TV GGN
Falam tanto em excessos da Lava Jato mas até a defesa do batráquio está se confundindo em suas manobras no STF pra burlar o pleno e cair na 2ª "turma"... Que todos já sabem o resultado que sai de lá. O pecado da Lava Jato foi ter ousado desbaratar um esquema de décadas como o próprio EmÃlio Odebrecht dizia. Esquema esse que alimentava situação e oposição: essa era a Democracia de 1/2 dúzia q tÃnhamos e parece q alguns ainda têm saudades. Enfim: BR n sabe se dar com o futuro que lhe prometeram.
Concordo plenamente com o comentarista Geraldo Magela, ou seja, Lavajato foi uma quadrilha trasvestida de pessoas da Lei, para cometerem um crime, que irá fazer do nosso PaÃs, o tÃtulo de Republiqueta Mal Assombrada, já que os fantasmas da mesma, ainda estão assombrando a população enganada, que normal e infelizmente não ficam a par dos desmandos desses pilantras, denominados "Procuradores da Lavajato". Povo Brasileiro, não se deixe jamais, ser manipulados por bandidos.
Se olharmos a história da operação "Mãos Limpas" na Itália e a Lava Jato encontraremos muitas semelhanças. Alguns partidos centrais tradicionais foram abalados deixando espaço para figuras fora do palco polÃtico central ocuparem o poder. A corrupção continua na Itália. Será que podemos usar o conceito de vantagem comparativa e dizer que na Itália a corrupção é maior?!? Ou eu estou delirando?
*ligados
A Mani pulite acreditou que os jornais que discutiam (ou propagandeavam) a operação eram de todos os âmbitos democráticos e que isso daria uma imparcialidade a eles. Não entenderam que os italianos então passavam da imprensa escrita à TV como modo de se informar, e deram ao magnata da TV Berlusconi (misto de Silvio Santos e Maluf) um enorme poder.
Aqui a imprensa e a TV eram já todos de direita e ligada ao financismo, mas, ainda assim, quem surrupiou-lhes o poder foi a internet, o face e o zapzap, com sua indústria de mentiras e de ódio. Resultado: muito pior que Berlusconi, corrupto, é o arqui-corrupto bolsonaro.
"A corrupção continua na Itália". E, acaso, acabou por aqui?
E a grande mÃdia continua chorando rios de lágrimas pelo desmantelamento da quadrlha que destruiu o Brasil.
A quad/rilha vermelha!?
A questão é: até que ponto é vantajoso matar o hospedeiro para enfrentar o parasita, se há outras formas de combater o invasor.
Ainda falta essa quadrilha de procuradores e seu chefe maioU serem todos presos e pagarem pelos crimes que cometeram. Cem anos de cadeia para eles é pouco.
Grande erro que a mÃdia venal repete é enxergar toda corrupção apenas na classe polÃtica. A corrupção é inata sistema capitalista mundial. Outra coisa: quem financia e corrompe os servidores mais graduados são as grandes empresas e governos centrais para manterem seus interesses geopolÃticos. Foi e continua sendo assim nas colônias. Não se rouba de quem nada tem. A cobiça de nossas riquezas é a nossa maior desgraça!
Não era uma operação de combate à corrupção mas sim, uma organização criminosa que usou o judiciário para perseguir adversários polÃticos e que não mediram consequências em acabar com o paÃs.
Fato!
A própria Lava Jato é corrupta, até parece que iria combater com a corrupção. Nossa, tem gente que ainda insiste nisso?
Li um artigo muito esclarecedor no site Outras Palavras, outraspalavras.net sobre uma entrevista com a psicanalista Nora Merlin, docente, pesquisadora, mestre em Ciências PolÃticas na Universidade de Buenos Aires. O nome do artigo é “Do culto ao eu à passividade social”. Trata da colonização da mente entre outros fatores pelos meios de comunicação, redes sociais, etc.:”o neoliberalismo não é possÃvel sem essa colonização...”. Vale a pena lê-lo.
"...um juiz documentadamente parcial...". Perfeita a colocação do articulista, ao que pode ser acrescentada esta interrogação/inflexão: Qual ou quais as razões da parcialidade do menino mimado de Curitiba?
O objectivo da LAVA JATO nunca foi o combate à corrupção. O foco sempre foi tirar o PT do poder e o Lula da disputa eleitoral
E montar um poder paralelo com o montão de grana de que passaram a dispor.
Quando começou a chegar perto do poder atual, resolveram acabar rapidamente com a Lava Jato, com seus erros e acertos e mostrou muitas vezes interesses pessoais acima das leis vigentes no PaÃs.
Pois é, a corrupção de fato funcinou muito bem até certo momento na operação lava-jato. Promover corrupção para combater corrupção não faz sentido!
Precisa se entender que a intenção nunca foi combater a corrupção.
O enésimo colunista a aderir a última moda da imprensa: condenar o juiz e procuradores da Lava-Jato, que até ontem endeusavam, apesar de Sérgio Moro em suas ações não esconder que fazia uma perseguição e que para isso usava a imprensa, com a hipócrita aparência de inocência de uma criança assistindo a Marvel. Retomando, condenar juiz e procuradores sem inocentar suas vÃtimas. Sofre o Estado de Direito, mas as condenações -- que infelizmente podem ser revistas -- estão todas corretas!
Verdade, o jornalista devia fazer mea-culpa e mostrar que estava enganado e que, inclusive, contribuiu para a eleição do Bolsonaro e a volta do fascismo.
Manobra retórica digna de nosso STF, que consegue ler na Constituição o contrário do ali vai escrito. Até o momento, o único jornalista que vi afirmar o que me parece inescapável foi Reinaldo Azevedo no É da Coisa de 1/2/21: se for para fazer o que se deve, desta vez sem lambança, é necessário rever todos os processos que passaram pelas mãos de Sérgio Moro. Tem que refazer do zero. Mas não há perigo de que isso venha a ocorrer em Banânia.
O senhor chama de hýbris o comportamento do "juiz" moro? Eu daria logo o devido nome como bem o definiu o deputado Glauber Braga e que a folha censuraria aqui.
Hélio Schwartsman parece não ter entendido muita coisa do que foi o conluio de juiz com promotores para forjar provas, procedimentos e delações. Precisa dar uma olhada na coluna de sua colega Cristina Serra para ver a diferença entre justiça e vingança e o papel supostamente investigativo da imprensa. O "fora PT" sempre falou mais alto, com muita convicção, aliás.
Combater corrupção corrompendo testemunhas e delatores? Estava na cara que não ia dar certo. Mais serviu para engordar a conta bancário do tal "juiz" e dos ambiciosos procuradores. O caminho não é o Lawfare. Que sirva de exemplo para outros afoites aventureiros.
O caminho do Lawfare justamente não visa a justiça, não há como confundir. É o caminho para fazer rápido e sem esforço o pé de meia.
A elite econômica é proprietária dos negócios, da mÃdia e dos polÃticos. Escolhem quais são intelectuais e economistas de sucesso, e todo dia martelam para o povo a seletiva verdade que lhe interessa. Se acham que os rumos do pais poderiam ser ainda melhores para eles (é sempre bom), não demonstram nenhuma resistência. Enquanto o povo se diverte com a luta contra a corrupção polÃtica, eles tomaram conta da polÃtica econômica que rouba do povo muito mais em um dia que a corrupção em uma década!
A culpa é da mulher do Moro. O moro é um " conge" manica. O moro não existe sem ela.
A Operação começou bem, arrancando aplausos e apoio da Justiça, da imprensa e do cidadão comum. Mas escusos interesses partidários levaram os procuradores a si imiscuÃrem com polÃticos, escancarando a seletividade das investigações, até culminar com a palhaçada maior, o tal cartaz ginasiano sobre o Lula. Não podem reclamar, eles mesmos estragaram tudo. Agora têm que pagar pelo que fizeram.
Quem descobre fraudes contábeis é o auditor ! Auditor é contador ! Bacharel em Direito não é Contador ! Assim a roda gira ...
A lava-jato é a polÃcia secreta de um partido ainda por se revelar. Os populares que defendem a conspirata se satisfazem com a destruição da polÃtica, o que é um erro. A corrupção é um mal do humano, não da polÃtica, não de partidos. É preciso isenção, equilÃbrio e controle recÃproco por parte das instituições que a combatem.
Quanto ao Lula, trata-se de um lÃder importante, mas que permaneceu conservador na gestão da economia. Como ocorreu com o FHC, foi constrangido pelas circunstâncias a se omitir e a prevaricar perante a corrupção de aliados, mas ele mesmo não possui ou usufruiu de bens incompatÃveis com sua renda. Sua condenação fere o princÃpio da razoabilidade, mas serviu de deleite para uma elite classista que colocou sua cabeça a prêmio. Isso já se faz covardemente desde sempre, vide Canudos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Réquiem para a Lava Jato Voltar
Comente este texto