Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FLAVIO CALICHMAN

    Querida Mariliz, concordo com esta sua coluna. Não adianta tapar o sol com a peneira, a eleição do Arthur Lira enterrou a possibilidade de abertura de processo de impeachment, pelo menos até onde a vista alcança (sendo o Centrão o que é, vai saber...), e é preciso que o centro democrático encontre alguma forma de convergência e de coesão, portanto as conversas e articulações têm de começar é já. Não podemos de modo algum cair de novo na terrível armadilha da extrema-direita reacionária versus PT

    Responda
  2. José Augusto Bernabé

    É o PT Futebol Clube começando com a sua "Torcida Uniformizada". Sinto muito minha linda, o PTFC, assim como o Palmeiras, vai continuar a não ter Mundial. Tchau bela. Vai chorar como o Fiuk.

    Responda
    1. Luiz Carlos Alberto Heyn Filho

      Bom lembrar que nas últimas 5 eleições o PT venceu 4. O futuro, nem com bola de cristal para saber.

    2. Paul Muadib

      Em 2022 o geno.cida vai ser eleito em primeiro turno....para líder de pavilhão de Bangu 8.

  3. Neli de Faria

    Penso que a oposição deveria se unir hoje em torno de um nome. Mas, esses oportunistas(todos, sem exceção), somente pensam em si, em seus projetos de poder. O Brasil?Isso gente não pensa.Só pensa em si. Aliás, como FHC pensou quando colocou o câncer chamado reeleição. Antes os oportunistas pensavam em fazer um bom mandato para eleger o sucesso,hoje o oportunista quando entra, desde o primeiro dia de mandato, trabalha só para ser reeleito. Pobre Brasil, até quando vai suportar esses inúteis?

    Responda
  4. Galdino Formiga

    Vontade não é realidade. No momento existem dez candidatos ou pré-candidatos à presidência da república. Em 2022, evidentemente, os eleitores decidirão a melhor opção.

    Responda
  5. Fernando Monteiro

    Mariliz, entenda um negócio: você foi uma das que defendeu a ruptura institucional do impeachment, retirando do cargo uma pessoa eleita democraticamente. E, diferentemente do que pensa seu colega filósofo Hélio, não existe recall na eleição. Não tente usar o mesmo subterfúgio agora, retirando, de antemão, a legitimidade da candidatura do pt em 2022. Se vc tem outra opção, que a exerça na urna, e não com essa retórica furada....

    Responda
    1. mariliz pereira jorge

      Caro senhor Monteiro, eu jamais defendi o impeachment da presidente Dilma. Pelo contrário, me posicionei contra o seu afastamento, também porque sabia que o luto, como o senhor demonstra, seria eterno. Retórica furada é atribuir críticas ao partido da ex-presidente a qualquer apoio aquele processo. Boa noite.

  6. Marisa Coan

    Mariliz creio que mais do que os postulantes à presidência, estão os jornalistas interessados na próxima eleição.

    Responda
  7. Maria do Socorro Castro Lopes

    BOLSONARO 2022 , nem segundo turno vai ter. Não tem nenhum candidato a altura dele. O que a mídia retrata, não condiz com a realidade. BOLSONARO, vocês vão ter que engolir.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Ah, senhora, digna de pena. 235 mil brasileiros mortos(minha irmã Clemeci no Rol), e a senhora ainda apoia o Capitão Cloroquina e o general tratamento precoce?? Só não viro ateia, porque as Sagradas Escrituras previram a eleição desse cara: Coríntios 11:14! Vade retro, bolsonaro.

    2. marcos antonio gomes

      Maria do Socorro falou a verdade o Bozo não tem nenhum candidato a altura dele, pois ele é baixo sem estrutura, rasteja pela vida , e vai engolir muito sapo ainda !!!!!

  8. Bernardo de Morais Linhares

    Tarefa difícil pro Brasil: se a esquerda ganhar, não governa, e a direita extremista ganhar, vai morrer muita gente.

    Responda
    1. marcos antonio gomes

      Bernardo de Morais Linhares, o Brasil da direita pós ditadura, Collor o país foi palco de um louco e deu no que deu, depois o PT assumiu o poder o Brasil, foi um pais tranquilo, todos tinham dinheiro e emprego, pois a esquerda cuida do povo, a direita não aceitava, deram o golpe foi um fracasso total colocaram o Bozo da direita extrema, um sem noção que foi colocado no governo e por isto o Brasil nessa situação! A direita não aceita derrota e vive perdendo, a direita não sabe fazer direito! kkk

  9. RODRIGO NAFTAL

    Na verdade, não é que 2022 já começou, mas 2013 ainda não acabou. Desde que as mídias sociais ganharam protagonismo, vivemos em um beco sem saída. Eleição de Dilma, impeachment, Lava Jato, ascensão de Bolsonaro são fenômenos que só foram construídos nesse novo mundo. A criação de narrativas, raramente embasadas em fatos, são ecoadas por uma multidão que cada vez mais abre mão do senso crítico.

    Responda
  10. Alexandre Miquelino Levanteze

    Acho que o PT tem é que buscar compor com outros partidos de centro e esquerda, sem protagonismos e disputas de vaidade e orgulho, buscar fazer uma frente com as lideranças dividindo sempre, senão vai ser um repeteco de 2018, infelizmente.

    Responda
    1. marcos antonio gomes

      Alexandre voce acredita que vai ter outra facada no Bozo, em 2022 ele terá que debater com outros candidatos , já imaginou um debate do Lula com o Bozo, o Bozo será massacrado em questões de segundos, pois ao Bozo falta QI!!!!!!

  11. Sylvia Alves Corrêa

    Nas últimas eleições há os que votaram em Bolsonaro e nele votarão se for candidato. Há os que votaram em Haddad e voltariam a repetir o voto caso ele seja candidato. Os que votaram em Bolsonaro por falta de outra opção, se arrependeram. Há, ainda, os que anularam seu voto por objeção aos candidatos. Esses dois últimos segmentos podem decidir as próximas eleições a depender do candidato de oposição a Bozo. A situação está mais para "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".

    Responda
  12. Rauland Borba Batista

    A Marília tem razão Bolsonaro vira outra pessoa quando está férias ou quando fala de reeleição, a defesa do filhos (rachadinha) ele já terceirizou, mais fica difícil quando PT apoia o candidato de Bolsonaro no senado (eleições).

    Responda
  13. Maria Ines Polotto

    Estamos em 2022 porque não aguentamos mais o verme genocida fascista obtuso! Parabéns Mariliz.

    Responda
  14. Jackson de Moura Ferro Silva

    Mariliz é paga só para falar mal do Bolsonaro . Muito pouco para um jornalista .

    Responda
    1. Neli de Faria

      Digno de pena. 235 mil brasileiros mortos(minha irmã Clemeci no Rol), e a senhora ainda apoia o Capitão Cloroquina e o general tratamento precoce?? Só não viro ateia, porque as Sagradas Escrituras previram a eleição desse cara: Coríntios 11:14! Vade retro, bolsonaro.

    2. Marisa Coan

      Jackson, não sei se vc acompanhou Mariliz nos anos de lils e Dilma. A colunista criticava então os protagonistas de então como faz hoje com Bolso. Na época, havia a band alheira petista por ela largamente criticada.

    3. Ney Fernando

      É porque a gente paga para ler um jornal que considere a realidade na divulgação de notícias e de opiniões, e não para apoiar as sandices do bolsonaro, do seu governo e dos seus filhos zeros à esquerda.

    4. Guilherme Magalhães de Carvalho

      E alguns recebem bolsa gado pra comentário pelego em jornal... cada um tem o provento que merece. Só resta saber se você entrou no grupo de 600 ou de 200?

  15. Jackson de Moura Ferro Silva

    Mariliz , 2022 começou só pra você .

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Jaquinsano, teu choro é livre!

  16. Jackson de Moura Ferro Silva

    Mariliz , foca em 2021 .

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Diga isto ao seu candidato! Ele está em campanha desde o primeiro ano de governo. O bolsonarista típico para apoiar o Presidente, contradiz todo dia.

  17. MARCOS BENASSI

    Mmmmm, Dona Mariliz, é bão, só que não... Já não se trabalha no executivo federal; se nóis bota os cavalos tudo na raia, virgem santa, aí é que ninguém produz mais nada. E tem a consideração feita pelo Boulos em relação a uma "frente de esquerda" ou "frente anti-bozo": não será melhor discutir uma pauta comum e daí extrair o contentor? Ou você tá propondo mesmo é botar fogo no matagal? Tipo, que se faça tudo ao mesmo tempo agora? Eu fico meio desconfiado, acho que vai dar uma balbúrdia...

    Responda
  18. Guilherme da Rosa

    É isso, tem toda razão, ótima leitura.

    Responda
  19. Odete Borges

    Concordo em 50%. O PT tem espaço nesta democracia. Os outros precisam deixar de covardia, por o bloco na rua e impedir que o coiso chegue ao 2 turno. Que os candidatos se apresentem e pautem os dias com suas propostas. Mas ao invés de agirem estão por aí cheirando o bozo, disputando migalhas, criticando Lula e Haddad. Tirem o bozo do 2 turno e que vença o melhor.

    Responda
    1. Ney Fernando

      Tire o bozo e tire esse "andrade" do lula, senão os dois irão ao segundo turno e aí o país vai penar por ainda mais 4 anos.