Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Diálogos analisados pelo Conjur revelam a participação de jornalistas na chamada força-tarefa da Lava Jato. “Assim como eu colaborei lá atrás entregando todos os e-mails do Cerveró para vocês, por favor, peço essa ajuda para desmontarmos essa farsa (referia-se ao banqueiro André Esteves)”, pede o repórter Thiago Prado, que na época trabalhava na revista Veja. Em dado momento, Dallagnol brinca, dizendo que o jornalista já pode entrar para o Ministério Público.

    Responda
  2. Fagner Torres de França

    A equação é simples: combater crime com crime chama-se crime.

    Responda
  3. osmar Carneiro

    O Antonin Scalia sabia do que falava quando morria de medo da aristocracia judicial

    Responda
  4. João Braga

    Moro é um paradigma. É fácil criticar de longe. Destemido enfrentou as pessoas mais poderosas da República. Os reus condenados tiveram na imensa maioria suas penas majoradas em outras instâncias, nenhum inocente foi condenado. Os fins justificaram os meios e nesses não há nenhuma gravação de co rrupção. Gilmar Mendes poderia explicar sua esposa no conselho de Itaipu.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Paradigma maior é o nosso mico, digo, mito. Nunca trabalhou, aposentou-se aos 30 anos e junto com toda a famíglia passou a mamar nas tetas do erário público. Sem dúvidas esse Moro também é paradigma de como se dar bem na vida. Agora desfruta da fama defendendo corruptos internacionais condenados na Suíça.

    2. Uiltom Felipin

      não desconsidere, caro leitor, que as instâncias superiores podem funcionar como meras extensões homologatórias, quando existe a possibilidade de compadrio. não se promove justiça com métodos ilegais, isso é fundamental para que se tenha uma justiça confiável. não parece ser esse o caso. Moro sempre foi, pelo que se sabe agora, um paradigma de desrespeito à Constituição, mas queridinho de instâncias superiores e mídia comprometida.

    3. Paulo Silva

      Ô joãozinho. Tu podia explicar prá nós por que o Queiroz depositou R$ 89.000 na conta da Micheque.

    4. Lourenço Faria Costa

      *fins justificaram os meios*...esta é uma filosofia potencialmente genocida. Em nome dos *fins* quantos já não foram assassinados, presos, torturados, desparecidos em regimes totalitários de esquerda e direita?

  5. Heitor Vieira de Resende

    Na Itália, o Juiz Falcone foi assassinado, a Operação Mãos Limpas pouco a pouco esvaziada, mas botou mais de 1000 na cadeia. Aqui, graças a pessoas com a colunista e o inefável Nacif, terminaremos vendo os juízes e procuradores presos e os condenados na rua. Tudo voltará a ser como antes.

    Responda
    1. CESAR PAES

      Você precisa saber que Falcone não era o Juiz que presidia o Processo, mas o Juiz de instrução, uma espécie de promotor daqui e sua função foi diametralmente oposta da de Moro e trabalhava com o Ministério Público italiano porque isso faz parte das atribuições do Juiz de Instrução por lá. E ele não participa do julgamento exatamente por essa peculiaridade de sua atuação. Isso é diametralmente diferente do que fez Moro, que era o presidente. Se os condenados estão soltos a culpa é dele.

    2. Riciere Vercezi

      Tudo voltará a ser como antes? Tomara! O resultado da LJ foi só arrumar a vida do marreco. Para o resto da população, desemprego e perda de renda. Os tais bilhões recuperados melhoraram a vida de quem? Aécio, Serra, Alckmin devolveram alguma coisa? Ah, esqueci que o moro e o ladanhou nem investigaram.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Informe-se melhor e não passe vergonha aqui nos comentários. Falcone foi um juiz italiano especializado em processar os chefes da organização criminosa siciliana Cosa Nostra. Recebeu prêmios no mundo todo por sua imparcialidade e foi assassinado pela Cosa Nostra, antes da Operação Mãos Limpas em 1992, que começou logo depois de sua morte. A Operação Mãos Limpas limpou o caminho para Berlusconi e a lava-jato para o nosso mico, digo, mito.

  6. Gilmar pereira da silva

    Muito boa suas reflexões, não sou jurista, mas como cidadão posso lhe afirmar que o comportamento desse Ex-juiz" e sua turma é de dá medo no cidadão comum o que ele fez com figuras eminente da república atropelando os ritos da justiça é em alguns caso até inventando provas é assombroso, espero que tenha punição exemplar; e se tiver é graça a jornalista como você que tem tido coragem de "desnudar o rei".

    Responda
  7. Galdino Formiga

    ... fundamentados e bem construídos ...

    Responda
  8. Lourenço Faria Costa

    O populismo judiciário, com a ampla e notória complacência da mídia profissional, é o principal fator de corrosão das Instituições...é pior do que populismo político. Está amplamente disseminado, como uma metástase. Assim como as Forças Armadas devem ser lembradas de suas prerrogativas institucionais, alguns magistrados também. Quanto à imprensa...bom, é de sua livre escolha optar pelo apoio à baderna institucional, ou remar contra a maré. A escolha da Cristina Serra foi remar contra a maré.

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      *parabéns mais uma vez Cristina Serra por escolher o caminho difícil, mas correto!

  9. Galdino Formiga

    Os autos fundamentados é bem construídos foram ratificados em todas as instâncias jurídicas. É inútil o questionamento.

    Responda
  10. Carlos Figueiredo

    Nacif contribuir com algo sério? Essa coluna só pode ser piada...

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      É... Sério mesmo é o zap da sua tia bozolina

  11. luiz maddalozzo

    Paciente me informou q era HIV positivo. Muito ativo sexualmente. Divorciado mas vezes ocasionalmente mantinha relações sexuais com a ex esposa. A fisioterapeuta , minha conhecida , estava muito interessada em se relacionar com ele. Como médico deveria informar a elas sobre o HIV positivo ? Consultei o CRM e em várias laudas concluíram q minha responsabilidade é com o paciente. Situação semelhante a do Sérgio Moro. Os meios justificam os fins ? Muitas vezes SIM.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem decide em quais vezes sim?

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Hãn?!

  12. Claudio Gomes

    Não dá para argumentar com viúvas do lulopetismo, assim como não dá para argumentar com bolsonaristas. Lula é corrupto, e as provas existem. Por favor não neguem isso. As provas são óbvias (nem falei do sítio!). Se houve falha de Moro, que ele seja punido por isso, obviamente. Mas sem negar a corrupção de Lula e PT. É o negacionismo dos defensores da corrupção que nos trouxe ao pior governo da história do Brasil (Bolsonaro). Revejam seus conceitos para podermos sair dessa em 2022

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Ninguém se escandalizou por que não existiu. História petista inventado, assim como inventaram o tal caso banestado do Moro. Vcs não entendem. Enquanto ficarem endeusando Lula e se recusando a admitir que foi corrupto e que o PT foi corrupto, mais força dão ao pior presidente da história do Brasil (Bolsonaro). Pensem no Brasil. Esqueçam Lula, e teremos uma chance de sair do buraco em 2022.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Lembra-se que a construtora Mendes Júnior abriu uma estrada para o sítio do FHC de presente? Quanto teria custado isso? Alguém se escandalizou, investigou e o condenou pela prática de um ato de ofício indeterminado? Deputados foram comprados por R$ 200 mil para aprovarem emenda constitucional para à reeleição de FHC. Alguém se escandalizou, investigou, julgou, condenou e teve impeachment? Escândalo mesmo é petista corrupto!

    3. Claudio Gomes

      Está nos autos dos processo, e mencionado pelo TRF4 como motivo para aumentar a pena de Lula. Vá se informar melhor, quem sabe ler os autos e decisões judiciais. E pare de dizer que não há provas. Há provas em profusão. Para não falar do sítio e todas as reformas e benfeitorias feitas pelas empreiteiras de graça.

    4. Carlos Fernando de Souza Braga

      Onde vc achou essa declaração do triplex no IR do Lula? Manda pro Moro que nem ele conseguiu achar.

    5. Claudio Gomes

      Ja citei. O apartamento no IR do Lula. Quanto ao sítio, sério mesmo? Precisa de mais prova óbvia do que já tem? Todas as reformas de graça? Todas as benfeitorias feitas pelas empreiteiras? E a sentença nem foi do Moro.

    6. Galdino Formiga

      A moderação não aceita concordar com essa opinião.

    7. Carlos Figueiredo

      Gomes, você está exigindo demais dos petistas que sobraram e dos bolsominions de plantão. A cegueira é uma doença incurável para essa gente que tem politicos de estimação...

    8. Carlos Fernando de Souza Braga

      Cite, então, essas "provas óbvias", por favor.

  13. Wil Prado

    Ô Gomes, você não acha que está sendo mais realista do que o rei? Falta de informação ou má fé? O próprio Moro questionou os procuradores: "As provas são suficientes?" Eles admitiram: "Não temos provas, temos convicções". Mas vc diz que elas estão todas lá.

    Responda
  14. ivani cunha di sarno

    O texto deveria estar na Ilustrada . Uma análise em profundidade requer reflexões e rigor na imparcialidade.

    Responda
  15. Claudio Gomes

    Vcs são patéticos e defensores da corrupcao. Tudo o que dizem eh bobagem. As provas estão lá, todos acharam e foram as bases para condenação. Não finjam que a prova não existe. Ela está lá. Ponto final. Lula é corrupto, o PT foi corrupto, sério que vcs negam isso? Em tempo, não assisti nenhum seriado fictício sobre esses fatos que estão aí. Façam me o favor.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Cite, por favor, as provas que estão lá e "ponto final".

    2. Matheus de Magalhães Battistoni

      Quem defende Moro, o sócio da Alvarez y Marsal e palestrante pago pela CIA, defende a corrupção e o entreguismo.

    3. R Moraes

      Concordo, as provas contra o Lula existem, logo pode-se condená-lo sem se preocupar com os detalhes do processo legal. Como também existem as provas sobre atuação ilegal do Moro (ligações hackeadas), então acredito que o Sr também defenda a condenação do juiz (não importando como as provas foram obtidas).

    4. Maurizio Ferrante

      Mais um da turma do - não vi e nao gostei-

  16. Claudio Gomes

    Sério mesmo??! “Documentário” de Luís Nassif, aquele do GGN, blogueiro pago pelo governo lulopetista por mais de dez anos? Esse é sua fonte isenta de informações, com fatos distorcidos, mentirosos e tirados do contexto, como esse tal Banestado?? Vamos falar sério. E para aquele que buscam “provas” da corrupção de Lula, é só ver a sentença do TRF 4. O apartamento está no IR do Lula!! Não é possível fingir que existe uma prova mais clara do que essa.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Maurizio Ferrante

      A fantasia das pessoas é ilimitada. Bem, se o apartamento está no IR do Lula, corre e avisa o moro (com minúscula mesmo) que parece que ele esqueceu dessa prova

    3. Mauricio Soares

      O apartamento está no IR do Lula!! E o Moro não achou, nem ninguém! Que juizinho incompetente pra acusar, hein? Se não ter achado nada foi a razão de condená-lo por lavagem de dinheiro!

    4. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Do mecanismo você gostou né? Corre e leva as provas pro moro, ou para alguém que restou da lava jato, porque ele mesmo reconheceu a, ausência de provas. Se ateve a depoimentos de porteiro e de vendedora de loja de material de construção. Querer fazer de ídolo o juiz(sic) imor(o)al é idolatrar justiceiro!

    5. Rafael Lopes

      Aquele sentença do TRF4 que saiu em tempo recorde, numa velocidade nunca antes vista na história do judiciário? “Tendi”...

  17. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Trabalhei sete anos no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. É proibido punir um funcionário com transferência de local de trabalho. Um dia estavam ameaçando um colega nosso e eu lembrei que legalmente isso não poderia ser feito. Ouvi, dentro do TJ-RJ uma frase que me marcaria: "Não tem esse negócio de legalmente."Eu não estava numa reunião do PCC ou do Comando Vermelho, felizmente não participo destas instituições, ouvi exatamente dentro da instituição, que deveria guardar o respeit

    Responda
  18. Carolina Figueiredo

    Eu não tenho nenhuma prova,mas sinto que colocar Lula na cadeia tem relação com o Lula no primeiro é segundo mandatos ter colocado a polícia federal prendendo juízes por corrupção é abuso de poder. É uma vingança uma retaliação. Não sou petista, esquerdista ou lulista. Só para constar.

    Responda
  19. João Teixeira de Lima

    Rogério de Rezende - https://youtu.be/tBc6AnRZfjo

    Responda
  20. José Carlos Soares Costa

    Porque nao houve ilicito, é demagogia imaginar que a relação entre promotor e juiz seja somente de bom dia e boa tarde. Se o STF nao proibe que seus membros discutam os processos que estao em julgamento com a imprensa...

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Sim. Não houve ilícito, a terra é plana, cloroquina cura Covid e Ustra é um injustiçado

    2. Mauricio Soares

      “Porque não houve ilícito”! Afirmar semelhante parvoíce a esta altura do que sabemos dos crimes da lava-jato dá dó.

  21. Rogerio De Rezende Gonzalez

    Parabenizo a articulista pela abordagem desse tema tão importante quanto polêmico. Só faltou, no entanto, informar como acessar o documentário.

    Responda
    1. CESAR PAES

      Esse link do Marcio só confirma tudo que foi dito em seu detrimento por aqui. Vejam até o fim.

    2. Mauricio Soares

      https://youtu.be/tBc6AnRZfjo

    3. Mauricio Soares

      https://youtu.be/tBc6AnRZfjo

  22. Rogerio De Rezende Gonzalez

    Parabenizo a articulista pela abordagem desse tema tão importante quanto polêmico. Só faltou, no entanto, informar como acessar o documentário.

    Responda
  23. Wilton Santana

    Por que algumas pessoas insistem em não admitir o que Moro, em conluio com a promotoria, fizeram de ilícito? Por que nem o STF quis fazê-lo? É o momento de tratar disso.

    Responda
  24. ADRIANA QUEIROZ

    Cristina excelente, como sempre! Parabéns!

    Responda
  25. geraldo magela sobrinho

    Grande jornalista. Honra como pode a profissão que exerce. Deve ser por isto que saiu da Globo. Provavelmente nao a aceitou se submeter à lavagem cerebral imposta por ela aos seus jornalistas.

    Responda
  26. GETULIO MOURA DE SIQUEIRA

    Apenas lembrando: os condenados na lava jato foram julgados (em todas as instâncias possíveis no Brasil). Não há falar em inobservância ao devido processo legal. Réus são réus e pronto.

    Responda
    1. CESAR PAES

      Os erros originais foram levadas às instâncias superiores. Os desembargadores um dia ainda vão responder judicialmente pelo que fizeram. Não produzem provas novas, mas têm plena liberdade para decretar nulidades. Essas foram exaustivamente exploradas e reiteradamente apontadas. Fizeram 'ouvidos de mercador' e isso os condenará. Não se fazem julgamentos políticos em democracias, só em ditaduras. Mins. do STJ e STF também responderão. Réus não têm que ter face nem nome; sejam Garis ou Presidentes.

    2. Rafael Lopes

      Acho q vc não sabe como funciona o devido processo legal. Leitura.

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Esqueceu-se que em geral os juízes, em geral, tendem a não interferir no julgamento e tão somente na dosimetria da pena. No caso Lula teve a juíza (sic) Hardt do Ctrl C trl V, tamanha a pressa de cumprir as ordens do chefe!

  27. Jackson de Moura Ferro Silva

    Cristina, teu choro é Livre

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Seu mugido tb!

  28. Jackson de Moura Ferro Silva

    Nenhum membro do Judiciário foi a favor do Lula , todos encontraram provas contra ele .

    Responda
    1. ADRIANA QUEIROZ

      Quais provas, vc pode elencar? O criminoso-mor(o) está doidinho para saber: talvez, uma única prova contra o Lula possa aliviar sua barra nos julgamentos que virão sobre sua atuação como "juiz" e sobre os estragos que promoveu ao Estado de Direito.

  29. Jackson de Moura Ferro Silva

    Lula foi condenado por unanimidade em todas as instâncias.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Inclusive, a pressa foi tanta" que teve até Ctrl C Ctrl V da "juiza" Hardt!

  30. Andre Ferraz de Toledo

    A lava jato é o retrato do Brasil. Usa-se a corrupção pra combater a corrupção. O resultado não poderia ser outro, o centrão de volta ao poder, o povo de volta a fome e a classe média de volta à suas poltronas de avião sem pobres ao lado para incomodá-la. Isso que eu chamo de uma operação de sucesso!

    Responda
  31. José Oliveira

    nem acredito que a Sra. está defendendo Lula, seus advogados, os empreiteiros e seus advogados. porque pelo visto, o que a Sra. está fazendo não é só acusar o Juiz mas transformá-lo em réu e condenar toda a Lava Jato. Isso que eu chamo de descer a serra...

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Que dobradinha infeliz! Quando faltam argumentos saem esse tipo de coisa...

  32. Fernando Soares D Almeida

    Adoramos LULA e toda a corrupção reinante

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Provavelmente gosta muito de leite condensado, picanha, cerveja, açaí, laranja, ... ah e fazer bolinha de chicletes!

  33. wilson kfouri

    Moro fez conluio com procuradores amestrados e ajudou eleger um miliciano psicopata recebendo em troca o ministério da Justiça e promessa de futura indicação para o STF. Por 16 meses serviu como lacaio do genocida até ser demitido de forma humilhante mesmo com a conge afirmando que Moro e Bolsonaro são uma coisa só.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      É... O Moro só descobriu os planos nazi do Bozo depois de meses no governo como ministro da justiça. Que juiz mais perspicaz e inteligente, né, não?

    2. GETULIO MOURA DE SIQUEIRA

      Moro saiu do governo porque não estava colaborando com os ideais bolso nazistas. Os filhos e os amigos do PR corriam perigo de serem presos.

  34. wilson kfouri

    O maior inimigo da Lava Jato foi quem cometeu crimes em nome da Lava Jato que, fatalmente,anularão processos viciados. Ninguém está acima da lei,nem ex-presidente muito menos ex-juiz que se utiliza de powerpoint fajuto ou " fatos indeterminados" para incriminar quem quer que seja.

    Responda
  35. José Geraldo Morello

    Mais uma pessoa, imagino Lulista de carteirinha, contra a Lava-jato. Com o poder da caneta que tem, proponha a liberdade de todos os presos na operação e a devolução dos R$ 15 bi devolvidos ao governo e a Petrobrás. E é claro para qualquer pessoa com o mínimo de discernimento que o Lula se corrompeu. Sugiro à jornalista uma aliança estratégia com o ministro Gilmar Mendes. Tudo pelo Lula livre. Sinto vergonha alheia.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Só o acordo que a Petrobrás fechou nós EUA custou umas cinco vezes mais que o tal dinheiro recuperado pela lava jato. As provas foram entregues pela própria lava jato aos americanos. Vc consegue imaginar um agente de Estado americano entregando provas a autoridades brasileiras para denunciar uma empresa americana por corrupção? Isso s contar com milhares de empregos destruídos na construção civil.

    2. Rafael Lopes

      15 bi? Te desafio a postar aqui os detalhes desses valores, de onde vieram. Argumentação rasa, falaciosa.

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Está muito mal informado! Suas fontes devem ser daquele blogueiro rei das fake news! Isso trava qualquer possibilidade de diálogo!

    4. Peter Janos Wechsler

      Concordo Zeca. As irregularidades, certamente cometidas pela LJ, estão servindo de alvará de soltura para todos os salafrários. As falcatruas, Pasadena, mais de 800 milhões de dólares nos EUA, bilhões repatriados, não mais existem. É tudo calúnia. As irregularidades processuais apagam todos os malfeitos. O Brasil profundo venceu mais uma vez. Jucá conseguiu o que queria. Venceram as capitanias hereditárias.

    5. wilson kfouri

      "A "lava jato" se vendia como a maior operação anticorrupção do mundo, mas se transformou no maior escândalo judicial da história brasileira. É o que afirma Gaspard Estrada, diretor-executivo do Observatório Político da América Latina e do Caribe (Opalc) da universidade Sciences Po de Paris, em artigo publicado nesta terça-feira (9/2) no jornal norte-americano The New York Times."