Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bruno Lima

    Em grande correto, o artigo. Mas há de se ponderar que há psicólogos na linha de frente, fisioterapeutas atuando na reabilitação de pacientes acamados por muito tempo etc.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A prioridade é, ou deveria ser, apenas para os que atuam na linha de frente do atendimento aos contaminados. Fora isso, a prioridade tem que ser para os que correm o maior risco de morte, que são os maiores de 60 anos e os portadores de comorbidades. É muito difícil entender isso?

    2. Rafael Pimenta Machado

      Segundo os critérios adotados pelo PNI devem ser considerados profissionais de saúde todos aqueles que comprovarem vínculo a algum hospital, clínica, ou outra instituição que presta serviços de saúde (seja psicólogo, biólogo, profissional de educação física). Não é pra quem é só um personal trainer, ou coisa do gênero. É ridículo certas prefeituras aceitarem isso, ou será que não sabem sequer ler o português que está escrito lá no PNI. E as pessoas ainda se aproveitando disso.

  2. mario josé corrêa de paula

    Só não escutamos um novo "e daí?" porque as pesquisas mostram uma bela queda na popularidade do atual inquilino do Planalto. Pelo menos ele está quieto, e não temos que ouvir novos absurdos. Parabéns Dr. Varela.

    Responda
  3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Tinha uma máxima : cada povo tem o governo q merece. Isso aqui sempre foi uma bagunça, mas tinha governos digamos " normais " (não q fossem bons, mas normais), escolheram esse, enquanto não tirarem, e antes q ele de golpe, vai continuar assim. Deve ser o q o povo merece.

    Responda
  4. adalberto nishioka

    Estado de necessidade, esse termo existe no mundo jurídico. Não os culparia não, jaja teremos vacinas o todos, mas não condeno quem conseguiu antes, sendo prioritário ou não, até porque afinal quem leva covid p dentro de casa? Eh justamente quem tem que sair, trabalhar, ônibus lotado, mas ok vamos vacinar primeiro quem tá isolado. Ok

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Para poder sair do isolamento, idi.ota! Para não morrerem quando contaminados pelos familiares que não estão isolados porque tem que trabalhar, estudar. Da para entender isso, es.tu.pi.do?

  5. Tersio Gorrasi

    Que coisa, não? Não sabia nada disso que foi dito aqui. Pensei que estava indo tudo bem, com vacinas suficientes para todos, tudo correndo conforme o previsto, de forma ordenada e civilizada, todos respeitando direitinho a sua vez de vacinar, e com gestores da mais alta competência e honestidade. O Brasil precisa de muitos gênios visionários como este colunista

    Responda
  6. Carlos Telles

    Aliás o país está totalmente bagunçado, isso interessa aos grupos de poder que sempre mandaram e que não estão nem aí para o povo.

    Responda
  7. julio c s barbosa

    pátria desalmada, brasil !

    Responda
  8. Thiago Martinez

    Sem contar a atuação em ambulatórios e consultórios. Por que médicos que não atuam diretamente no combate à pandemia, mas tratam outras questões de saúde, que voltaram a atender em seus consultórios podem receber vacinas e psicólogos “terapeutas” não? Não é indiferente o atendimento online em relação ao presencial. Será possível que até hoje não temos um reconhecimento da importância fundamental do cuidado em saúde mental?E mais:que esta falta de reconhecimento vindo de um profissional da saúde?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Todos tem sua importância! E os motoristas de transporte coletivo? Quer alguém mais exposto? Ocorre que os que apresentam maior risco de morte são os mais velhos, daí a prioridade. Difícil entender isso?

  9. Benedito Claudio Pacifico

    Parabens pelo excelente artigo , a ideia de colocar militares obedientes em tudo que é lugar e trocar qualquer um que apresente uma ideologia diferente sem se importar com as consequências é só mais uma das trapalhadas de um governo de desconstrução que assumiu um país que precisaria ser reconstruido.

    Responda
  10. Thiago Martinez

    Além desta atuação mais direta, atuamos em serviços de saúde mental - que tiveram um aumento exponencial do número de internações psiquiátricas. Os pacientes destes serviços, devido à própria condição de crise não usam máscaras adequadamente, não respeitam o distanciamento social, nem mantém os protocolos de higiene (muitas vezes pela própria condição de exclusão social). Muitos pacientes foram contaminados e continuamos atendendo, fizemos um isolamento para estes pacientes.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E os velhinhos do grupo de risco? Se todos que tem contato com o público forem prioritários não haverá prioridade para ninguém! Difícil entender isso! Os prioritários são os que tem maior risco de morte. Difícil entender isso?

    2. Rafael Pimenta Machado

      A vacinação é só pra profissional de saúde de linha de frente!!Tem que comprovar vinculo com uma instituição hospitalar ou congênere (não importa se é psicologo, biologo, educador físico - se ta trabalhando diretamente, tem que ter vacina). Agora não faz sentido dar vacina pra quem não faz isso, é personal trainer, ou terapeuta que faz consula online etc. E muitas prefeituras só estão pedindo apresentação de carteira de conselho..isso é um absurdo!!!Assim não vai ter nunca vacina pros necessita

    3. Rafael Pimenta Machado

      Os professores das redes públicas passam pelos mesmos problemas, e ainda ocorre aglomeração nas escolas. Acha que tem mais direito que professor?

  11. Paolo Valerio Caporuscio

    Brasilpsons é desordem, decadência e bagunça em todas as áreas faz tempos.

    Responda
  12. Thiago Martinez

    Sou psicóloga e residente do Hospital Universitário Pedro Ernesto, que é um dos hospitais referência durante a pandemia. Nós atendíamos em enfermarias e CTis de covid-19 os pacientes em sofrimento psíquico agudo, acolhíamos os profissionais da saúde e familiares. Participávamos do momento de comunicação de falecimento ou notícias difíceis. A psicologia não é um acessório. Somos profissionais da área da saúde e tivemos um lugar no combate à pandemia. Viva a saúde mental. Viva o SUS.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Todos tem sua importância! E os motoristas de transporte coletivo? Quer alguém mais exposto? Ocorre que os que apresentam maior risco de morte são os mais velhos, daí a prioridade. Difícil entender isso?

    2. Fernando Candido

      obs: este texto eh copiado de algum lugar? ou foi erro de grafia no psicóloga?

    3. Fernando Candido

      Ué.. nao entendi.. Justamente, profissionais da linha de frente devem ser vacinados primeiro, depois grupos vulneraveis.. o problema são medicos, terapeutas, psicologos, educadores fisicos que NAO estao na linha de frente serem vacinados antes de grupos de risco.. eh justamente isso que ele argumenta.. nao falou nada contra alguma atividade especifica ou profissao.. todos sao importantes na luta contra o virus..

    4. Mauro Guedes

      Não se questionamento os profissionais que estavam na linha de frente. É óbvio uivantes que estes devem ser imunizados. O problema foi criado com as listas de profissionais e vindos pelos conselhos profissionais, que apenas indicaram todos os seus profissionais inscritos, inclusive os que não atuam.

    5. Bira Scutari

      Concordo plenamente com vossa observação em relação aos profissionais de terapias como psicólogos, creio que a indignação do Dr. na matéria seria em relação à alguns outros profissionais terapeutas como "personal e administrativos", mas Varela colocou tds no mesmo patamar isto é errado. Tenho uma filha autista, cuja mãe dá aulas para crianças especiais e entendo perfeitamente sua indignação, vcs profissionais de saúde mental não cuidam só do paciente cuidam da família!

  13. moacyr da Silva

    Excelente artigo, Dr. Drauzio. Reforçaria algumas indagações: e tem ministério da saúde, dirigido por um militar que saiu de qual consultório? E um governo genocida que passou todo o tempo ironizando a pandemia, receitando cloroquina e não se importando com a compra de vacinas? O elenco de questões seria longo e os esclarecimentos do Sr. são fundamentais!

    Responda
  14. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    Dr Drauzio está certíssimo, é uma vergonha!!

    Responda
  15. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    E personal trainers, psicólogos, veterinários etc.

    Responda
  16. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    Vergonha, com 73 anos fico revoltado vendo fisioterapeutas sendo vacinados

    Responda
  17. Roberto Didier Oliveira Didier

    Dr Drauzio é um excelente comentarista, bom comunicador, tem ideias claras, mas já errou tanto sobre essa pandemia, que alguém precisa alertá-lo, que não deveria abrir a boca ou escrever qualquer palavra sobre o assunto. Por que não te calas, Dr Drauzio? Quem muito fala, muito erra! Seus pais não lhe ensinaram isso?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Que idi.o.ta !!!!

    2. Fernando Candido

      Quem acertou mesmo foi o Osmar Terraplana..

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      E o prezado quem é? Agora qualquer robertinho zero na vida acha que pode mandar um Dr. Drauzio Varella calar. Vá lá para o curralinho do Alvora que seu mico, digo, mito está distribuindo spray contra a coronavid.

    4. VALDEMIR JESUS

      Roberto Didier Oliveira Didier seus pais ensinaram bem você ser "ridículo" e como adulto tornou-se míope. Ou será resultado de excesso do uso da bendita cloroquina?

    5. Rinaldo Bastos Vieira Filho

      Favor informar onde ele errou! Ou fique calado você, ó gado

    6. Rafael Lopes

      Cidadão, fez esse comentário de gado, e não explicou a que veio. Qual é o problema com a fala do médico? Em que ele está errado?

  18. Mauricio Andrade

    Lamentável. A que ponto chegamos.

    Responda