Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EDUARDO REIS

    " O problema é que ficamos velhos rápido demais e sábios tarde demais."

    Responda
  2. geovani silva

    Como dizia o filósofo Italiano Norberto Bobbio " ... o envelhecer está na lentidão dos movimentos do corpo e da mente", curiosamente, alguns nunca envelhecem, isso não significa que a vinda não tenha finitude.

    Responda
  3. Janilo Santos

    Percebo o tempo fluir// Num tic-tac infernal // Do meu corpo brotam décadas, // Anos formando espiral. // Eu vivo no entretempo // O tempo nunca tem tempo // No relógio sideral. // (J. Santos)

    Responda
  4. Janilo Santos

    Percebo o tempo fluir Num tic-tac infernal Do meu corpo brotam décadas, Anos formando espiral. Eu vivo no entretempo O tempo nunca tem tempo No relógio sideral. (J. Santos)

    Responda
    1. Janilo Santos

      Horrível este editor de textos da FSP, não dá para escrever uma poesia assim. Meu texto acima é uma septilha (sete versos); sempre que aparecer uma letra maiúscula no meio do texto, é na verdade o início de uma nova linha. Do jeito que ficou está confuso.

  5. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

    A saída é se aliar ao tempo!?

    Responda
  6. José Cardoso

    Muito boa. Mas a definição de Aristóteles me parece perfeita: o tempo é a contagem do movimento. Seja o da rotação da terra em torno de seu eixo, ou em torno do sol, ou as oscilações de um pêndulo, as batidas do coração, a sucessão das gerações, e por aí vai.

    Responda
  7. Rubens Galves Merino

    Esta é uma das boas coisas do domingo: ler esta coluna de Ricardo, leve e divertida, escrita em português de Portugal.

    Responda
  8. Marcelo Innecco

    Seu contexto me fez recordar Ouspensky. No livro "O Quarto Caminho", coloca o tempo como aquilo que torna nosso corpo tridimensional (tal como conhecemos), tetradimensional: ou seja, nosso corpo tetradimensional é o conjunto de todas as vezes pelas quais nosso corpo tridimensional se deslocou através do Tempo. Sem definir, trouxe para mim uma percepção que tem me satisfeito. Quem sabe não pode lhe ser útil... Grato!

    Responda
  9. José Oliveira

    Ainda bem que não citou Mickey Rourke, o ator e galã que foi o predileto de Michael Cimino – O portal do Paraíso e O ano do Dragão – em sua tentativa de parar o tempo paralisou também o senso de ridículo e o bom senso. Mas toda felicidade tem seu preço, leve o tempo que levar...mas quem paga são os jenipapos do serrado nacional.

    Responda
  10. Eduardo Forville

    Eu pago a assinatura da Folha só por esta coluna. Todo o resto me deprime.

    Responda
  11. J J D Santos

    Papel aceita tudo. Santo Agostinho não tinha nada de santo. Graças a influência dele é que o vati ca no de sua época começou a per se guir g a y s. Mesmo sendo intelectual, não era feliz. Escontia debaixo de sete chaves suas relaç oes afetivas com o mesmo se xo.

    Responda
    1. J J D Santos

      Res posta para Mauricio, parece que quem estã surpreso com a história é você. E parece, ainda, que conhece muito bem sobre papeis multi uso. Vá à luta, a ign orancia é a casa dos irres pons aveis.

    2. Maurizio Ferrante

      Surge um historiador desconhecido, que faz interessantes descobertas. Em qual documentação se baseia? Por quantos anos estudou o tema? Quando publicará suas extraordinárias descobertas? Papel aceita tudo, especialmente o higiênico.

  12. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Ótimo texto. Eu tbm sinto na pele os efeitos do tempo, mas tento não permitir que ele me enrugue a alma; aprendi a considera-lo meu aliado.

    Responda
  13. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Uma das grandes enganacões de menino chamado tempo. Sempre jovem.... no nosso tempo era melhor ? Claro... tava com tudo p cima.... agora é q o bicho começa a pegar. . Boa sorte!

    Responda