Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cloves Oliveira

    A culpa é do Darwin. A taxonomia tradicional desenvolvida por Lineu levava em consideração aspectos do fenótipo das criaturas, ou seja a aparência externa. Com a publicação da teoria da evolução, os cladistas mudaram os critérios e passaram a considerar que para constituir uma categoria distinta, haveria que existir um ancestral comum. Como todas as criaturas vieram da água não é possível separa peixes de elefantes ou humanos. Não é que os peixes não existem, pois isso seria absurdo.

    Responda
  2. José Cardoso

    Depois que seu único filho morreu de tifo, o casal Stanford sublimou a dor da perda na construção da universidade, cujo nome original é Leland Stanford Jr. Eles eram tão ricos que no início os cursos eram gratuitos. Não sabia dessa história do assassinato da viúva. Mas o que fica é a obra, a universidade é uma beleza inclusive como arquitetura.

    Responda
    1. Cassio Vicinal

      Não sabia da gratuidade... A arquitetura é invejável. Me fascina a Escola de Medicina, sua localização e as sucessivas transições com o passar do tempo.

  3. Paloma Fonseca

    Que rolo esse livro "Uai, vixi, Dom Esquisito".

    Responda
  4. Alexandre Matone

    Será que o DNA existe? Afinal, James D. Watson revelou-se um racista e eugenista de marca maior. O artigo vale mais pelo seu conteúdo latente do que pelo manifesto. Mesmo que algo -o peixe - sabidamente exista, trate-o como se não existisse, se as idéias ligadas a ele forem politicamente incorretas. Hélio, é por isso que, para você, o Criador "não existe"? Ele se mete na sua vida sexual, é csionista, é a favor da pena de morte. É por isso, Hélio?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Foi isso que o senhor extraiu do texto, Matone? Uau.

  5. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Os nazistas, à moda eugênica, eliminavam tudo o que consideravam indesejável. Como nasci cego, eu certamente estaria na categoria dos indesejáveis. Já ouvi de minha irmã sobre a necessidade de exterminar deficientes mentais. Com eugenista não há o que negociar, porque ele ou ela, não não vê nada a negociar comigo. Só o meu extermínio. nada pessual, é claro.

    Responda
  6. MARCOS BENASSI

    A vinhaça de ontem, tendo tomado as proporções que tomou; tendo a discussão, abaixo, começado como começou; e, mesmo tendo eu gostado da proposição científica embutida - pulada de cerca homossexual ajuda a escrever biografias - tenho que dizer a profunda verdade última: a culpa é do Bozo, inequívoca e inescapavelmente.

    Responda
  7. Paulo César de Oliveira

    Como um cara inteligente como o Hélio pode achar que ser apoiador da eugenia talvez seja pior que ser suspeito de assassinato?Eugenia busca aumentar a felicidade e reduzir o sofrimento humanos estimulando a reprodução de portadores de genes que favorecem traços desejáveis(saúde física e mental, beleza, inteligência, etc) e desestimulando a reprodução de portadores de genes que determinam a produção de traços indesejáveis.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Eugenia não tem lado A. Eugenia é racismo disfarçado de ciência. Quem faz escolha dos "traços indesejáveis"? No meu entendimento, por exemplo, nas características descritas, (saúde física e mental, beleza e inteligência) o Bozo era bom candidato à castração. Agora é tarde.

    2. Luiz Candido Borges

      O Paulo Cesar apresenta bons argumentos, o "lado A" da eugenia. De fato, a humanidade se destacou da seleção natural, mutações nocivas à espécie se propagam, pondo-a em risco. O problema é o "lado B", os critérios e seleção dos "indesejáveis": para acabar tudo em racismo genocida é um passo curtíssimo.

    3. Eduardo Rocha

      Tempos terríveis esses. Passei anos acreditando que em algum progresso da humanidade e agora descubro que a escória apenas estava escondida no armário. Reacionários, racistas e ignorantes diversos se expõe, orgulhosos. O que faltava para completar esse quadro tenebroso era um eugenista confesso. Agora não falta nada. Ou se falta, prefiro não saber.

    4. Paulo César de Oliveira

      Repito que eugenia nada tem a ver com racismo.Genes desejáveis e indesejáveis existem em todas as raças. Que tipo de detalhe vc deseja, Eduardo. Posso lhe dar a referência da ocorrência média de 3 mutações deletérias novas por pessoa: The high spontaneous mutation rate: Is it a health risk? | PNAS, de James Crow. Possa tb lhe dar uma pequena lista de eugenistas(estou em boa compania): Platão, Galton, Churchill, H.G. Wells, George Bernard Shaw, Bertrand Russel, Helen Keller, John Maynard Keynes.

    5. Jove Bernardes

      Aumente nossa felicidade confirmando para nós quem de fato você é, peceó. Você, com seus pensamentos sobre a própria eugenia, a cloroquina, bolsonaro e bolsonarismo etc. resultam de algum processo de eugenia ou é sério candidato a ela? Conte-nos, conte-nos, não pare!

    6. Paulo Zacarias

      Oi xará, acho que você exagerou mesmo no Sangue de Boi safra novecento. Esse seu papo lombrosiano-frenológico fashion de felicidade só pra gente sem unha encravada é uma exclusividade nesse Brasil hoje bozoloide, apesar de há muito a eugenia ser praticada no Brasi com muita sutileza na Educação, na Saúde, nos Direitos... ou uma vaguinha numa fila de vacinação, né não? Às vezes, é só trocar Gattaca por condomínios feudais, Miami, Paris...

    7. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Eugenia=racismo.

    8. Eduardo Luiz De Faria

      É mesmo, Paulo? Por favor, nos dê mais detalhes, mais detalhes. (Os comentários seus são sempre muito interessantes e permitem que se desenhe um perfil impressionante do se pensar. Quando não são sobre sites fake em louvor à cloroquina, são sobre apoio à segregação racial). Continue, continue.

    9. Paulo César de Oliveira

      Outro dado importante: em média, cada pessoa nasce com duas ou três mutações novas que não estavam presentes no organismo de nenhum de seus pais. Como a esmagadora maioria das mutações são deletérias, na ausência de algum tipo de seleção estabilizadora(seja seleção natural, como morte por fome,predadores, doenças,etc., seja pela eugenia), essas mutações vão se acumulando e, ao longo de dezenas ou centenas de gerações, provocarão inevitavelmente a degeneração do genoma.

    10. Paulo César de Oliveira

      Outro dado importante: em média, cada pessoa nasce com duas ou três mutações novas que não estavam presentes no organismo de nenhum de seus pais. Como a esmagadora maioria das mutações são deletérias, na ausência de algum tipo de seleção estabilizadora(seja seleção natural, como morte por fome,predadores, doenças,etc., seja pela eugenia), essas mutações vão se acumulando e, ao longo de dezenas ou centenas de gerações, provocarão inevitavelmente a degeneração do genoma.

    11. Paulo César de Oliveira

      Eugenia nada tem a ver com racismo: genes desejáveis e indesejáveis ocorrem em todas as raças(W.E.B. Du Bois, intelectual negro, era eugenista). Também não tem nada a ver com o extermínio de judeus no Terceiro Reich, mesmo porque, para os propósitos da eugenia,basta estimular ou desestimular a reprodução;não é preciso matar ninguém. Aliás, como os asquenazes são a etnia como QI médio mais elevado, o extermínio maciço de judeus pelos nazistas foi um dos maiores atos anti-eugênicos da história.