Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Neli de Faria

    Nas estações do metrô, antes de o Dória (quer que as pessoas sejam incultas?) ser governador, tinha uns quiosques que vendiam livros a 2,5,10 reais. pois bem, desse general, nem se fosse a um real, compraria. peitar Juiz? O juiz que se deixa peitar por militar, não nasceu para ser juiz. Foi o que escrevi na época e repito agora.

    Responda
  2. filipe moura lima

    Desculpas, Ademar. Fui precipitado e não me dei conta do mico. Estou envergonhado. Concordo com vc.

    Responda
  3. filipe moura lima

    O senhor Ademar está com um quadro preocupante: febre alta, alucinações... Estou preocupado.

    Responda
  4. alderijo bonache

    Deveria ter vergonha de escrever uma coisa tão infame!

    Responda
  5. ademar lourenço

    Prezado Sr Claudio, minha análise é de quem viveu a historia. Não me contaram, e nem tenho conhecimento dos fatos narrados por "comunistas democratas". Essa coisa de periférica bla bla bla...saiba que se dependesse da ideologia desse autor e outras que gozam hoje de total liberdade de expressão, estariamos todos plantando cana.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Jango era tão comunista, mas, tão comunista que se exilou em sua fazenda no Uruguai. Vá estudar História do Brasil: em meados dos anos 1950, os militares já queriam tomar o poder. E Fidel apenas sonhava em derrubar Fugêncio Batista. A Ditadura acabou com o Brasil: na Segurança Pública, na Educação e nas ferrovias.

    2. Maria Lopes

      Dá para imaginar o tipo de vivência da história de que fala. Sugiro que leia os volumes sobre a ditadura do Gaspari. Você era só tipo que acreditava que as receitas de bolo que o Estadão publicava nas páginas censuradas eram da pauta culinária? Os Lusíadas?

    3. Daniel Liaz

      Ademar, não vou mencionar o ataque baixo e preconceituoso que vc fez contra o Élio. Só vou lhe dar uma dica. Essa conversa de "Eu vivi a historia", "Não preciso de analistas (estudiosos, pesquisadores especialistas" é de uma presunção tão patética que ultrapassa os limites do ridhiculo

    4. Joaquim Rocha

      Verdade, Ademar. Deculpe-me. O 'acorda' não era pra você.

    5. Joaquim Rocha

      Acorda. O brasileiro está literalmente plantando cana. Voltamos à ser um agro país. Liberalismo de direita só serve para aumentar a desigualdade social. Bur rice, pois quanto mais pobres existem, menos ricos existirão.

    6. filipe moura lima

      estou curtindo seu post

  6. Paulo Cesar

    Esses livros de memórias que tentam reescrever a história são coisa muito antiga. Vamos ser claros, esse tipo de publicação só convence meia dúzia de malucos. Parece o livro de "verdades" inconvenientes do Ustra. Só lê essas coisas quem perdeu o juízo. Melhor ir direto para o Paulo Coelho.

    Responda
  7. filipe moura lima

    VB, o ''Pinochet" da Dilma, além de traíra é mentiroso!

    Responda
  8. CLAUDIO L ROCHA

    A imprensa brasileira não tera credibilidade enquanto não assumir seu erro apoiando um juiz politico que posicionou-se justiceiro contra lado que julgaria, fato que so poderia ocorrer em uma republiqueta de bananeiras. assim como apoiou e incentivou golpe a soberania do voto que deram nome de impeachement, com certeza o mais fraudulento da historia. Isso propiciou a chegada ao governo do pior grupo politico que possa existir em um Pais, ou seja, extremistas, no caso bolsonaro e os seguidores

    Responda
  9. neli faria

    E nem sendo vendido a 1 real, comprarei. (Antes de o Doria governador, em algumas estações do Metrô tinha quiosque vendendo livros a 1/2 reais. Comprei preciosas obras. Assumiu e tirou das estações, Consolação, Brigadeiro e Sé). Quanto a ,aspas, pressão que o general(saúde para ele!), teria dado nos Ministros do STF: se se deixaram pressionar, com a devida vênia, não nasceram para serem ministros. Duvido que algum deles tenha se deixado pressionar! É enaltecer alguém com poder que não tem.

    Responda
  10. ademar lourenço

    O que me xoca ou choca (???) é a falta de inserção de alguns analistas , e por consequência seus baba ovos, no momento atual dos acontecimentos. Inspirados por algumas borrachadas e choques eletricos, foram importantes no contexto e compreensão históricos de uma época. Não se desapegaram. Alguns textos, parecem estar sendo escritos como se vivessemos ainda nos anos 70. Com certeza continuam utilizando as boas, saudosas e barulhentas Remingtons portáteis.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Os anos 70 estão de volta - aliás, estavam sempre por aí. Os atores daquela época voltaram ao poder - com as mesmas ideias retrógradas d autoritárias e destrutivas. Não fizeram autocrítica (capacidade em falta por aqui em todas as latitudes). O mundo mudou muito mas eles continuam na década de 70. Pobre país.

    2. CLAUDIO L ROCHA

      Talvez porque muitos que ficam analizando os analistas, avalierm os fatos de forma periferica e por assim ser não percebem o paralelo que amarra os fatos historicos trazendo-os para os momentos atuais

  11. CLAUDIO L ROCHA

    O exercito brasileiro se relegou pepel de guardiao protetor dos interesses da elite economica do Pais, tem como prioridade combater lideranças e movimentos da sociedade que busquem diminuir a brutal desigualdade social. Nosso exercito na impossibilidade de guerrear um inimigo externo, combate parcelas da sociedade que tentam agir para diminuir a enorme desigualdade social resultado da brutal concentração de renda

    Responda
    1. CLAUDIO L ROCHA

      Triste...

  12. frankklim alencar figueiredo

    Fake News em livro general? Cadê a moral e etica?

    Responda
  13. Marcelo Magalhaes

    "Impedimento"! Eles nunca irão admitir que foi um golpe, quando o mundo inteiro já sabe. Mas, não adianta, vetusto articulista. Graças a Deus que há os sites independentes, nos quais só há jornalistas PROFISSIONAIS e não vendidos.

    Responda
    1. neli faria

      Golpe? Então o impeachment do Collor também foi golpe? Ou não foi golpe porque o PT apoiou o golpe? O marqueteiro do pt manda e todos batem bumbo: golpe, golpe , golpe. Só que impeachment é processo político que foi inserido no Brasil pela lei 1079/1950 e recepcionado pela Constituição. Golpe é a ruptura da ordem Constitucional pela força militar (e não pela força política!):31/3/1964, 15/11/1889.Dois tristes exemplos de golpes.

  14. Heitor Siqueira Sayeg

    É abominável a postura da Folha na filtragem dos posts. Nem ok eles liberam. Vão pro inferno esses avaliadores. E deixam passar um monte de porcaria.

    Responda
    1. Marcelo Afonso Oliveira

      Essa é a ideia. Só deixam passar as postagens que geram polêmica e fazem com que outros leiam.

  15. Helio Cardoso

    Há 65 anos, a Costa Rica aboliu as suas forças armadas e substituiu as bases militares por escolas. É considerado o país de uma população mais feliz do mundo.

    Responda
    1. neli faria

      Endosso. Chega de pagar carvão, picanha e cerveja para essa gente. batem no peito dizendo ser Patriota, mas, patriotismo dessa gente é como meu defunto pai, então vivo, dizia: dinheiro no aspas, borso. Cantar Hino Nacional? Qualquer torcedor o faz, com mais amor ao Brasil, nos estádios de futebol.

  16. Paulo Sales

    Brasil é republiqueta golpista. Paizinho atrasado de gente pobre e excluída, com elite medíocre e política afastada do povo. Não vai mudar. A luta é ora não piorar.

    Responda
    1. CLAUDIO L ROCHA

      E falar que ja fomos uma potencia mundial mas desde a quartelada que chamam proclamação da republica, o exercito se arrogou papel de tutelar a consciencia do brasileiro, fato piorado apos o golpe de 64; enfim nosso exercito que teria tudo para ser glorioso colaborando com o crescimento da nação previlegiando a liberdade do povo, esse exercito se transformou numa instituição guardia dos interesses do poder economico, e como detem o poder das armas, usa do poder para impor-se ao proprio povo

  17. DIVINO RICARDO CAVALCANTE

    Ainda bem que temos o Gaspari para resgatar a verdade, ao que que alguns falastroes fardados querem nos impingir( esse pessoal nunca tira a farda e o fardo sobre o pais)

    Responda
  18. CLAUDIO L ROCHA

    Nosso glorioso exercito que de verdade nunca combateu ninguem; na guerra do paraguai se juntou a argentina e uruguai contra solano lopes, e na 2ª guerra so entrou qdo o nazismo ja estava vencido. Esse nosso exercito na verdade é guardiao e protetor do interesses da elite economica do Pais, tem como prioridade combater lideranças e movimentos da sociedade que busquem diminuir a brutal desigualdade social. Nosso exercito na impossibilidade de guerrear um inimigo externo, combate o proprio povo

    Responda
    1. ADRIANA QUEIROZ

      Como disse o Greg, no episódio delicioso "ideologia de general": na ausência de conflitos externos, os militares brasileiros elegeram o povo como inimigo, inaugurando, assim, o home office. Visionários, não?

  19. roberto vieira

    Milico serve para pintar meio fio e poste com cal. Opa! Esqueci da picanha, cerveja, vinho e leite condensado.

    Responda
  20. Edison Luciano

    Ele falou o que quis, mas Ela não vai perdoá-lo! Vai sofrer...

    Responda
  21. rubens goncalves

    acho que em breve ele tera acertos com o criador. o bem o paraiso e o mal o inferno. ou nao.

    Responda
    1. Edison Luciano

      Antes do acerto a coisa vai ser bem triste!!!

  22. Antonio Ferreira de Castilho

    Estes generais ,faltam o que fazer. Quem sabe, carpir mato, para saber o que é trabalho. Militar tem uma serventia, proteger o país de invasões estrangeiras e só.

    Responda
    1. rubens goncalves

      militar defendendo privatizações. acho que os restos mortais : castelo branco, costa silva, emilio medici, geisel e figueiredo estao revoltos em seus ossos. militar de hoje. apatridas.

  23. Felipe José

    Nenhuma novidade no Brasil. Mais um general mentiroso e com inclinações golpistas.

    Responda
  24. André Luiz

    Gaspari é o nosso "Forrest Gump" tupiniquim. Se fez de amigo da família Geisel para colocar as mãos nas anotações do falecido Presidente e a partir daí fazer suas ilações, nem sempre fiéis aos fatos. Muito do que escreveu derivam das atentas observações de Heitor de Aquino Ferreira, com as devidas adaptações fantasiosas.

    Responda
    1. CLAUDIO L ROCHA

      A grande imprensa brasileira não voltara a ter credibilidade enquanto não assumir seu erro apoiando um juiz que se coloca publicamente a favor de um lado, fato que so poderia existir em uma republiqueta de bananeiras. assim como apoiou e incentivou golpe a soberania do voto que deram nome de impeachement, com certeza o mais fraudulento da historia. Isso propiciou a chegada ao governo do pior grupo politico que possa existir em um Pais, ou seja, extremistas, no caso bolsonaro e os seguidores

  25. Alberto A Neto

    Elio deveria ouvir Pedro Simon e ver seu depoimento disponível nos arquivos do Senado Federal. Simon relata a disposição do MDB de assumir com Ulysses para não frustrar as ruas com um legítimo representante da ARENA e provocar uma catarse depressiva nacional. Mas Simon declara textualmente no vídeo: ''Leônidas apareceu com um parecer do Ministro Leitão de Abreu e de supetão afirmou: ''Assume o Vice!''. Elio passa o pano macio na tutelagem histórica das Forças Armadas sobre os 3 Poderes.

    Responda
  26. Cintinha M

    Enfim, general Villas Bôas, nunca deveria ter se manifestado no twitter, nunca deveria ficar do lado de Bolsonaro. Fez uma leitura errada e seu nome não será poupado, vai para o esgoto da história, como os dos outros generais que compactuam com bolsonaro E lembre-se de que tem sangue nas mãos. Os militares apoiadores desse governo carregam nas mãos o sangue dos civis brasileiros. Não é exagero afirmar isso, pq se a gestão da pandemia fosse feita com eficiência muito menos tinham morrido.

    Responda
    1. CLAUDIO L ROCHA

      Desde o golpe da proclamação da republica, que foi uma quartelada, o exercito brasileiro não nos deixa ter liberdade para exercitar as contradições de um convivio democratico com todas as consequencias e responsabilidades que esse processo exige. Não os guardioes da nação, mas defensores de um status de poder onde a elite financeira do Pais dita o como o povo deva viver, e no caso do Brasil a elite dita que devemos viver na miseria, coube ao exercito fazer cumprir essa norma/regra

  27. ademar lourenço

    Prezado Elio Gaspari, vc já deu sua contribuição ao jornalismo e a cronica política e cotidiana. Eram outros tempos, e as pessoas prestavam atenção em você e no que você escrevia. Agora chega né? Um bom sofá, um cachecol, uma biblioteca e uma chicara quente de chá inglês. Bom descanso.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Lambebotas de general?

    2. elcio matos

      Acho que a opinião de quem escreve chicara não deve ser levado muito a sério.

    3. Luiz eduardo Mendes

      Tu és mal educado e preconceituoso, espero que chegue na fase em que está Élio com a lucidez dele..... Mas acjomque vai ser difícil..

    4. Francisco Filho

      Imagina o nível de leitura de quem escreve xícara com “ch” Gado fácil de manipular demais, acredita em tudo que lê no zap mas duvida da ciência

    5. Marcelo Afonso Oliveira

      Ademar, que comentários tolos e dispensáveis. Fora a falta de educação e preconceito. Volte para seu sofá.

    6. ademar lourenço

      Xícara

  28. Cintinha M

    O exército brasileiro é uma vergonha. Eles precisam entender que o lugar deles é longe da política. Quando estão nela apoiam e ajudam a eleger uma criatura criminosa, cuja a maior preocupação é defender os interesses de assassinos milicianos, os filhos e abrir os cofres públicos para os militares. Enfim, enquanto esses se lambuzam da corrupção e de leite condensado, o povo brasileiro mingua numa pandemia assassina e poderíamos ter menos mortos se fosse administrada de forma correta.

    Responda
  29. Alberto A Neto

    1993. Geisel diz que Bolsonaro é mau militar e queria um golpe. Na entrevista destaca que a vinculação dos militares com a política é tradicional, mas em sua opinião essa interferência diminuiria à medida do desenvolvimento do país. "Presentemente, o que há de militares no Congresso? Não contemos o Bolsonaro, porque o Bolsonaro é um caso completamente fora do normal, inclusive um mau militar. Mas o que há de militar no Congresso? Ninguém''. Geisel não imaginava a 'República dos Maus Militares'.

    Responda
  30. SERGIO FERNANDO MOREL ALMEIDA

    Esse arremedo de general chamado Villas Boas, além de golpista demonstra ser um mentiroso. Que pessoa execrável!

    Responda
  31. Jose Carlos

    General, jamais poderia publicar esse livro. É um documento de sua insignificância, de sua estatura baixa de estadista. Já moribundo juntou se a completo despreparado e ignorante, que se corrompeu por gasolina na primeira vez e está envolvido com assassinato por último e sabota a saúde durante uma pandemia, sem contar as bravatas golpistas. Nos poupe nessa sua hora extra.

    Responda
  32. CLENIO CORREA

    Por sua formação militar, um General não mente. Alguns citados ainda estão vivos e podem testemunhar a veracidades dos fatos.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Quanta inocência , criança!

    2. Felipe José

      Os generais brasileiros, além de mentir, são apreciadores de picanha e cerveja bancadas com dinheiro público. Gente "melhor" não há nesse trágico país.

    3. Marco Aurélio Mello

      Rindo até 2022.

    4. Rogelio Geronimo dos Santos

      Risos.

    5. Rogelio Geronimo dos Santos

      Risos.

    6. Rodrigo Ricoy Dias

      uma pândega esse comentário! Em que mundo o senhor vive?

    7. Marco Aurelio Silvio

      Ainda recentemente, em reuniao com ministros, Generais Heleno, Santos Cruz, Mourao, et caterva, mentiram sobre a fala de Bolsonaro, quanto à intervencao no comando da PF. Conta outra, por favor...

  33. Marco Aurélio Mello

    80 mil latas e garrafas de cervejas, uísque 12 anos, vinhos, 700 mil quilos de picanha, 140 mil quilos de lombo de bacalhau, muitos desses itens comprados pelas forças armadas com suspeita de superfaturamento. Além de nos dar despesas, para que servem forças armadas no Brasil?

    Responda
  34. Pedro Martins

    Vb está totalmente desmoralizado.

    Responda
  35. mauricio silva

    Toda essa tramoia pra nos entregar a um negacionista genocida fundamentalista já chegando a 250 mil mortes, cujo governo incompetente deixou só ano passado uma dívida de 700 bilhões, 18 milhões de desempregados e nos tornou parias pro mundo todo!

    Responda
  36. Wil Prado

    Além de confessar sua ameaça à democracia, Villas Boas tenta fraudar a História, alterando cenas, desmascarado pelo colunista.

    Responda
    1. Aquiles Pereira Simoes

      Verdade. E eu li o livro! Um retrato triste da mediocridade do nosso oficialato. Para redigirem um twítter de poucas linhas, chamaram um batalhão para pensar o texto, levaram mais de dia e ainda o escreveram mal e com erros. É a competência dos nossos generais. Triste de doer.

  37. Wil Prado

    Não li o livro, mas pelo q vi na mídia é a confissão de um general que, de uma certa forma, golpeou a democracia! "O que já conversamos morrerá entre nós", desabafa Bolsonaro logo após as eleições. "O Sr. é um dos responsáveis por estar aqui". "Morrerá entre nós!", concorda o general. Uma vergonha! Simples assim.

    Responda
  38. Maria Lopes

    O Gal Vilas Boas prestou um grande desserviço à nação. Traiu a Constituição. Apoiou uma pessoa sabidamente inapta e despreparada para a função. Errática e sem escrúpulos. Um sido inglês informa que não se faz bolsa de seda com orelha de porco.

    Responda
  39. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    O livro, pelo relatado até agora (nem vou me dar o trabalho de ler), traz uma série de provas que o general conseguiu construir contra si. Fez ameaças abertas à suprema corte, que se acovardou. Pavimentou o caminho para entrada de um psicopata na presidência, e agora assiste inerte a política invadir os quartéis, com a distribuição de milhares de boquinhas, que vão assegurar a manutenção dessa promíscua relação entre as FFAA e o tenente cloroquina.

    Responda
  40. José Cardoso

    Basta perguntar ao Sarney para esclarecer. O colunista fala do dia da posse, e pelo que entendi o general fala da controvérsia sobre a sucessão após sua morte. São assuntos diferentes.

    Responda
    1. Aquiles Pereira Simoes

      Então ele diz que foi ouvir "outras vozes representativas" e não encontrou eco. Nesse momento, um jornalista perguntou: vozes verde-oliva? E ele: não, não, nada disso! Os próprios congressistas mesmos! (será?). Bom, acho que aí deve ter havido uma divisão do Congresso e os militares não aceitaram a proposta. E então ele disse que encerrou o assunto. Mas nunca houve essa conversa de novas eleições. Fantasia do general.

    2. Aquiles Pereira Simoes

      Ulisses não queria eleições diretas após a morte de Tancredo. Ulisses era parlamentarista declarado. Em 1991, em entrevista ao Roda Viva, ele fala suas razões, enquanto Sarney era o presidente. E fala que, até em defesa de Sarney, quando da morte da Tancredo, levou a ele uma proposta de um modelo híbrido: Sarney como presidente um ano, o parlamento outro ano. Isso até o fim do mandato.

    3. Maria Lopes

      Pense um pouco: Sarney já tinha assumido. Já era Presidente. Não havia nenhuma dúvida.

  41. JOÃ O MUCCI

    E tivemos a tão sonhada redemocratização do Brasil. Com os nossos políticos patetas, incompetentes e bocós no poder, nos tornamos uma imensa República de Bananas, e o sonho virou pesadelo.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Pesadelo mesmo era o que havia antes. E que está retornando agora. A comparação se torna possível, e não favorece os verde oliva

  42. Maria Valeska Rocha da Silva

    Estamos diante de um livro desnecessário.

    Responda
  43. Hercilio Silva

    Quando vemos o que generais fizeram e estão fazendo, a conclusão é, Tancredo e Ulisses erraram em fazer acordo com eles. A transição transada nos trouxe a ameaça autoritária de volta. Só aqui, o único lugar onde saíram impunes isso acontece. Havia povo suficiente a lhes apoiar para não aceitar que a ditadura quisesse continuar.

    Responda
  44. luis vidal

    Bravateiro e mentiroso. Útil à narrativa política de certas pessoas.

    Responda
  45. CLAUDIA ROVERI

    O articulista sempre preciso no trato dos fatos históricos, ao contrário de VB. Quem garante que só não foi desmentido por corporativismo?

    Responda
  46. ADRIANA QUEIROZ

    Além de golpista, mentiroso.

    Responda
  47. Alexandre de Azevedo Soares

    Escrever para leitores de verdade é uma arte.

    Responda