Celso Rocha de Barros > O centro democrático existe? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Carlos Eduardo

    Análise muito bem feita. O inexpressivo Eduardo Leite é apenas um peão do bolsonarismo .

    Responda
  2. Antônio Corrêa Custódio

    A única solução para o nosso Brasil, sair do centro da corrupção e retomar o seu desenvolvimento : Dr. Sérgio Moro, no primeiro turno.

    Responda
  3. Luciano Napoleão de Souza

    Este seu artigo é tão desnecessário quanto a tentativa de Dória querer se candidatar a presidente!!! Não a mínima chance. Por isso a reação de membros do PSDB em colocar Dória em seu devido lugar.

    Responda
  4. Luiz Candido Borges

    O trecho (reeditado) "...o tal centro democrático talvez sempre tenha sido a direita incomodada com o fato de que Bolsonaro não ter lhe entregue nacos suficientemente grandes do governo, do orçamento, do poder" me lembrou a clássica definição da UDN: "Negociata é um bom negócio para o qual nós não fomos convidados".

    Responda
  5. Gustavo Carvalho

    Tudo que está acontecendo era previsível para quem tinha um QI maior que 60. Tucanos são só bolsonaristas que usam talheres. E havia quem dizia que a tal frente ampla não saía por *hegemonismo* do PT. Não saía pq tucanos, demos, centrão e Bolsonaro estão do mesmo lado.

    Responda
  6. Laércio Pugas

    Vejo muitos comentários ofensivos ao PT. Certamente partem de pessoas, que mesmo desenhando, nunca vão entender porque Lula deixou a Presidência com 87% de popularidade, elegeu e reelegeu Dilma e mesmo sob ataques da Lava Jato e da mídia conservadora colocou Fernando Haddad no segundo turno com 47 milhões de votos.Fica a sugestão: Nunca se apaixone por política, pois via de regra a emoção substitui a razão. Taí Bolsonaro para comprovar.

    Responda
  7. Karlene Gonçalves Marinho

    DEM e PSDB sempre foram partidos de direita. Agora, como se não tivéssemos memória, a Folha e outros veículos da grande mídia insistem em classificá-los como centro, numa tentativa clara de dissociá-los de Bolsonaro, mesmo eles tendo apoiado e ajudado na eleição dele. Faz isso também com Moro, que até dia desses era ministro de Bolsonaro. Folha, escolha seus candidatos, mas respeite a inteligência e capacidade crítica dos seus leitores.

    Responda
  8. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Na Pandemia a incompetência subiu à cabeça. Insistem na cloroquina, que não tem eficácia comprovada cientificamente. Não conseguem assegurar a vacinação, nem mesmo oxigênio para os hospitais. Não conseguem responder a esse festival de mediocridade e respondem sempre com o mesmo bordão: e o PT?.

    Responda
  9. Hercilio Silva

    O centro democrático tem preço. Pagou levou.

    Responda
  10. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Essa direita bolsonarista não é mais bur-ra por falta de espaço na cabeça. Em 130 anos de república, apenas 13 anos foram de um governo de esquerda, na verdade social democrata (O PT nunca foi de esquerda). Os demais 117 anos foram de direita xu/cra e autoritária mandando no país, incluindo os 21 anos da última ditadura que arrasaram o país. Milicos são incompetentes e já deram mostras disso. Sem contar a corrupção que nunca foi investigada. Pazuello e Bolsonaro estão cometendo genocídio.

    Responda
  11. Galdino Formiga

    Centro em política não existe e em eleições presidenciais não ganha nada. É a realidade nos últimos vinte anos.

    Responda
  12. wilson kfouri

    Lava Jato contribuiu para o caos que o Brasil vive, diz artigo no ‘New York Times’ Para diretor-executivo do Observatório Político da América Latina e do Caribe da Universidade Sciences Po, de Paris, Lava Jato foi vendida como a maior operação anticorrupção do mundo, mas se tornou o maior escândalo judicial da história do BrasilI

    Responda
  13. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Bolsonaro já ganhou. Vai ter, com certeza, o PT como adversário em 2022. E o lamentável " centro democrático" estará novamente, de maneira envergonhada, com Bolsonaro. Lamentável.

    Responda
  14. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Se não formos arm ados p a rua e meter a porr ada nesses fd ps eles vão ficar 50 anos no poder.

    Responda
  15. Ana Ferraz

    Celso Rocha de Barros, sua análise é ótima. Este centro democrático não existe. Sempre foi a direita e a extrema direita juntos. A única diferença entre bolsonaro, dória e huck é o português ruim do primeiro. E, infelizmente, incapazes de enxergar o alto preço em vidas que estamos pagando pela eleição deste ser abjeto, os eleitores que se omitiram em 2018 (brancos, nulos e abstenções) podem sair de casa para votar em bolsonaro em 2022!! Recomendo a leitura da coluna do Thiago Amparo.

    Responda
  16. benjamim picado

    minhas teses sobre o quadro psíquico de uns e outros me foram confirmadas pelo administrador dos comentários dessa folha - aos quais agradeço, compadecido.

    Responda
  17. SERGIO saraceni

    Tudo muito preocupante...

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      De fato! Tanto mais se todas as decisões da Lava-Jato forem anuladas, que é o que o triunvirato pró-impunidade (Bolsonaro, Lula e Gilmar Mendes) que hoje governa o país, parece estar articulando. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  18. benjamim picado

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. wilson kfouri

    A direita, além de fragmentada,está desmoralizada pelo apoio dado ao miliciano psicopata genocida em 2018, inclusive com ações ridículas como BolsoDoria. Agora posa de madalena arrependida tentado protagonizar o antibolsonarismo que ,por direito,pertence à esquerda. Desta forma para 2022 vislumbra-se no horizonte à disputa entre a extrema-direita ( Bolsonaro) e a esquerda( Haddad) mas desta vez sem o surgimento de fake news," facada", ausência nos debates e falso dilema..

    Responda
    1. wilson kfouri

      Lava Jato contribuiu para o caos que o Brasil vive, diz artigo no ‘New York Times’ Para diretor-executivo do Observatório Político da América Latina e do Caribe da Universidade Sciences Po, de Paris, Lava Jato foi vendida como a maior operação anticorrupção do mundo, mas se tornou o maior escândalo judicial da história do Brasil

    2. Nelson Vidal Gomes

      A verdade é que não houve disputa nenhuma entre Direita x Esquerda em 2018 e sim da esperança ( que não se realizou) contra uma organização criminosa, apontada como tal pela Lava Jato, que o triunvirato pró-impunidade que hoje governa o país, formado por Bolsonaro, Lula e Gilmar Mendes quer acabar, já está acabando. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  20. Carlos Simaozinho

    "Enfim, morreu de vez o argumento dos tucanos que dizem que votaram no Bolsonaro porque do outro lado era o PT". Parabéns pela sacada, Celso, é isso mesmo. PSDB e DEM são de direita, engoliram o Bozo em 2018 porque comungam da mesma ideologia que o Capitão. Só que são mais polidos, educados, mas, na essência, representam a mesma coisa: nossa elite atrasada, ruralista, extremamente segregacionista, que somente pretendem manter o status quo...

    Responda
  21. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Não existe Centro Democrático, isso é peça de ficção. O que existe são matizes da direita conservadora, ponto. A maioria na verdade não passa de bando de oportunistas. O PSDB e o Dem se virem alguma chance em Bolsonaro vão correr pra o colo do Bozo. Cabe à esquerda conseguir um mínimo de unidade em torno de um projeto e de um nome. Nessa ordem.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Nelson só fala dos últimos 13 anos. É os anos de chumbo q mos deixaram com maior dívida externa do planeta. Hiperinflação lembra ? É namastê é o cá rã lho

    2. Nelson Vidal Gomes

      É isso Brízido Galeano! Namastê!

    3. Nelson Vidal Gomes

      É isso Brígido! Namastê!

    4. Brízido Galeano

      Mas Nelson, a esquerda no poder, que durou treze anos(!), só pensava ''naquilo'': mensalão, petrolão etc. O eleitorado, atônito, assistia a todo momento as bandalheiras petistas e correram para um ''outside'' que deu nisso a que estamos assistindo. Faz parte do jogo. O primeiro delator - Paulo Roberto Costa - foi chamado de Joaquim Silvério dos Reis pela Dilma e, ao mesmo tempo, Lula e Stédile abraçaram a Petrobrás em virtude da delação do dito cujo. Na Itália, esquerda é chamada de Sinistra!!!

    5. Nelson Vidal Gomes

      Que "esquerda xará!?A que governou por 14 anos com os maiores juros do mundo e escorchante tributação do consumo, que obrigava pobre a subsidiar ricos, sem mover um palha pela reforma tributária? A que deixou 100 milhões de brasileiros sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento básico? A que tem como sua referência o PT, cuja verdadeira identidade é PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros? Namastê!

  22. Nelson Vidal Gomes

    Dória como se já não bastasse ser o Governador de São Paulo, saiu na frente na questão das vacinas em defesa do Brasil. Mostrou que não é conduzido, conduz. Tudo do que precisamos de nosso próximo Presidente da Republica. Mas assim como Lula não quer outro deste no PT(Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros), FHC também não no PSDB. Não por acaso, ao sentir "faro" do crescimento de Dória correu a apoiar, veladamente, o jovem Eduardo Leite.Deus nos ilumine abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. José Antônio

      ''Mostrou (BolsoDoria) que não é conduzido, conduz.'' Mesmo? Apenas um marqueteiro. Tipo da turma que criou o Patão Amarelo.

  23. benjamim picado

    o centro democrático na política brasileira é apenas um terno bem cortado - o qual, vestido invariavelmente por farsantes, sempre lhes cai mal. este é o drama de gentes como marcos lisboa.

    Responda
    1. benjamim picado

      e o nelson logo abaixo está fora da caixinha.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Verdade! De igual jaez é o nome PT cuja verdadeira identidade é PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros, que tem servido para engabelar seus seguidores pseudo-intelectuais frustrados. É preciso "recuperamos" ou firmarmos a verdade como um valor cultural de nosso povo, antes que deixemos de ser uma nação, se é que ainda somos. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  24. Nelson Vidal Gomes

    Nem toda rejeição a Bolsonaro é de esquerda mas quase todo seu apoio foi anti-PT. Encoberto por este em razão de marketing. Aqui reside o erro de calculo político dos "bolsonaristas". A aproximação com o Lulopetismo para a formação do triunvirato pró-impunidade formado por Bolsonaro, Lula e Gilmar Mendes, que, a partir da eleição na Câmara e no Senado assumiu o governo do país. O Brasil não é para amadores e sim para os que o amam acima de partidos e governos. Namastê!

    Responda
  25. Galdino Formiga

    Nas últimas cinco eleições presidenciais o centro perdeu. Centrão só funciona no congresso. O eleitor não é de centro, apenas quer mudanças.

    Responda
  26. Alberto A Neto

    A Direita encontrou o seu Lula. Antes, Lula era usado igual 'camisinha' pela Direita; algo que Maquiavel já vaticinara no capítulo do Principado Civil: 'Usar um do povo' para garantir o domínio da riqueza e do poder. A direita já descartou Lula e PT. Jair é o Lula da Direita e mais ainda da extrema-direita. O 'centro democrático' foi FHC. Não funciona mais, exceto para o jogo congressual da turma da bufunfa. Jair largou na frente. O primeiro a dar formação à sua própria ''Frente Ampla''!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Análise Brilhante! Só não lhe acompanho na conclusão de que a Direita abandonou Lula e o PT. É a direita de sempre que está por trás da articulação do triunvirato pró-impunidade que hoje governa o país, formado por Bolsonaro, Lula e Gilmar Mendes. O Brasil não é para amadores e sim para os que o amam acima de partidos e governos. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  27. Igor Cornelsen

    Todos querem ser candidatos de centro em 2022. Se não tivermos um só, repetiremos a lamentável escolha entre um partido admirador das ditaduras venezuelana e cubana, e um admirador da ditadura militar no Brasil.

    Responda
  28. José Cardoso

    Lula lançando o Haddad, enquanto sonha com a própria candidatura, Aécio colocando as manguinhas de fora, o PP voltando com corda toda através do Lira. Como naquela gravura do Goya, o sono da razão produz monstros. No caso o sono é o da justiça, com o enfraquecimento do judiciário independente que tivemos nos últimos anos, principalmente em Curitiba.

    Responda
  29. Rodrigo Ribeiro

    Celso, o classe media, só se preocupa com a eleição... cadê a reflexão sobre os rumos do país? Daqui a pouco, vai ser... tem que ser Lula mesmo. Ninguém aguenta mais isso.

    Responda
  30. Richard Lins

    Nada disto! Está claro quem vai "organizar" a sucessão de Bolsonazi: o Centrão. Pode ser que eles concordem com a reeleição, mais provável buscarem um candidato menos tosco. Até DEM e PSDB sabem disso e assim se posicionam como a mocinha que valoriza o dote. O Centrão não marcharia com Doria ou Rodrigo Maia... talvez com alguém mais manobravel, e de boa família!

    Responda
  31. Edgar Freitas

    Análise perfeita.

    Responda
  32. MARCOS BENASSI

    Celso, caríssimo, entendi sua análise e acho que ela é válida, de verdade. Mas há uma questão semântica que, na prática, pode fazer diferença: não sei se foi uma "vitória do Bozo" ou se o PSDB é que perdeu - e se perdeu de si mesmo, simultaneamente. Implico de raiz com a postura Doriana, arrogante, arromba-portas desde sempre, embora faça pinta de fina. Se depender dele, do Aécio ou do atual estado do PSDB, o centro político já era: juntaram-se à massa parlamentar vendida a peso, nem à unidade.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      E o PSDB sempre em cima do muro, Marcos!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.