Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Eu gostaria de ver o que diriam, se vivos, o Marechal Castello Branco e o Presidente Geisel a respeito dos atos do general Villas Boas. Seria interessante se o colunista Elio Gaspari, conhecedor profundo de ambos, mandasse do além-túmulo uma daquelas mensagens ao general.

    Responda
  2. Carlos Fernando de Souza Braga

    Tomara que as exibições constantes, quase diárias, de autoritarismo, b.u.rr.i.ce e profunda incompetência do exército tire de vez essa ideia que muuuuuuuuiiitos brasileiros têm de querer convocá-lo por qualquer crisezinha. E que finalmente o próximo poder civil o coloque no lugar de onde nunca deveria sair: o quartel. E qualquer siricotico antidemocrático: prisão.

    Responda
  3. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Senhora articulista, é muito simples: só não votar no governo que os nomeia para cargos em comissão. Mas para que isso ocorra é preciso um proposta de governo consistente e melhor que o em andamento. E não adianta atribuir aos militares as mortes pelo Covid-19 porque não cola. Os eleitores não são trouxas....

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Na medida em que estão no ministério da saúde militares que desconhecem o SUS e a política de saúde e por sua incompetência o ministério distribui um medicamento ineficaz, atrasa a compra de vacinas e agulhas e não deu a devida atenção ao aviso da escassez de oxigênio em Manaus, um insumo básico para doenças respiratórias, eles são responsáveis, extremamente responsáveis pelas mortes pela COVID 19!!

    2. nair odete de campos

      Ah, os eleitores sao trouxas, sim. Pelo menos 57 milhoes deles!

  4. José Teodoro da Silva

    A tendência é que esses militares se apeguem cada vez mais ao poder com tantas benesses que o regime está proporcionando a eles, ainda mais com tantos re tardados lhes enchendo a bola, e assim vai se formando um poder paralelo e determinante com seus próprios interesses, como as forças armadas de Mianmar

    Responda
  5. Antonio Augusto Affonso Penna

    A cada dia se torna mais difícil acontecer o meia volta vou ver. Repete-se no Brasil a mesma fórmula da Venezuela com o aparelhamento crescente da república brasileira, Esta terra ainda vai se tornar um imenso quartel e, com a tibieza da sociedade civil, não vai demorar muito. A amarelada do STF a tanto sinaliza.

    Responda
  6. Regina da Silva Mariano

    ops....vade retro!

    Responda
  7. Regina da Silva Mariano

    Milicada dos infernos! Vade ret

    Responda
  8. Antônio Corrêa Custódio

    Em 2022, no primeiro turno, o exterminador dos corruptos : Dr. Sérgio Moro.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Infelizmente, você irá incorrer no mesmo erro que incorreu em 2018. Sergio Moro é feito da mesma massa de bolsonaro: autoritarismo e nenhum respeito pela vida!

  9. Lineu Saboia

    Cristina Serra é facílimo mandar os militares para os quartéis, basta você votar contra Bolsonaro em 2022. Agora se a maioria votar a favor do Presidente, significa que o povo quer Bolsonaro no poder e os militares nos seus cargos. Democracia é o melhor sistema, não acha?

    Responda
  10. Davi Pessoa Ferraz

    Agora nós podemos evoluir. Que tal pensarmos em acabar com a obrigatoriedade do serviço militar? E é até uma discriminação uma vez que é obrigatório só para homens.

    Responda
  11. Davi Pessoa Ferraz

    Sim. É possível com Haddad em 2022.

    Responda
  12. Emerson dos Santos

    Parabéns, Cristina Serra. Mais um texto corajoso e impecável. Lugar de militar é no quartel. Mais uma vez, estão contribuindo para sabotar a democracia.

    Responda
  13. Mauricio Sucheuski

    talvez seja possível, desde que o PT, Lula, reconheça os gravíssimos erros que cometeu (quase toda a cúpula presa ou na coleira). De modo algum volte a ser candidato (a lava-jato julgou os 'fatos' e comprovou os ilícitos). E que a esquerda e o centro, a exemplo de EUA encontrem um candidato dentro política. Outsiders, está provado que são meros oportunistas ou populistas, vide Trump. Precisamos encontrar o nosso Biden. Desse modo fortaleceremos nossa democracia e os militares terão q voltar.

    Responda
    1. Mauricio Sucheuski

      Os militares terão que voltar para onde jamais deveriam ter saído (suas casernas e seus clubinhos de aposentados). A constituição lhes concede o poder da força e assim como o soldado raso obedece o seu sargento e este ao seu capitão ... e no final os senhores generais obedecem a constituição e como o soldado não pode opinar os senhores generais não podem do mesmo modo opinar pois estão subordinados a força da constituição. Cabe-lhes garantir a mesma e nada mais.

    2. Lourenço Faria Costa

      A lava jata também precisa reconhecer seus (inúmeros e ainda mais graves) erros, não acha? Enquanto agentes de Estado (FAs, Juízes, procuradores) não compreenderem seus respectivos papeis institucionais, afundaremos acada vez mais nessa lama. Meliantes, devem ser submetidos às leis...que já existem, independente de reconhecerem seus erros ou não.

  14. wilson kfouri

    Este general da banda golpista morreu e esqueceu de deitar.É melhor deixar o energúmeno balbuciando palavras sozinho...

    Responda
  15. Lourenço Faria Costa

    Guardada as devidas proporções, Paul von Hindenburg e cia. acharam que Hitler seria só uma figura patética e manipulável; só um maluquinho radical inofensivo. Deixou chegar na chancelaria. Deu no que deu! Caminhamos a passos largos para desestabilização social e política do país. As FAs estão mostrando suas garrinhas totalitárias. Bolsonado está claramente armando suas milícias para 2022. Neste ínterim, grande parte da imprensa continua chorando a LJ, menos CS e outros poucos.

    Responda
  16. José Roberto Pereira

    Na Ditadura eram militares fardados, hoje são milicianos fardados... e uma vez

    Responda
    1. Lineu Saboia

      Poxa, falou a experiência!

    2. José Roberto Pereira

      (cortou) ... e uma vez que eles sentem cheiro de sangue, picanha e mamata, já era!

  17. RICARDO LEME

    Não foi só a Comissão da Verdade que os incomodou. Eles consideraram uma provocação a indicação de uma ex-terrorista para presidente da república. Era uma humilhação ter que bater continência para ela. Não se iludam, os militares não deixarão a esquerda assumir o poder.

    Responda
    1. Alisson Sellaro

      Indicação, não. Voto. Essa coisa "subversiva" que estes democratas vermelhos tentam impor. Onde já se viu isso de democracia, não é mesmo?

  18. ROBERTO de lima cruz

    Não teremos uma vida politica sem a sombra desse pessoal também privilegiado por conta de como este pedaço de terra chamado Brasil foi planejado!

    Responda
  19. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Se colocar na cadeia por sedição acaba rápido.... os generais da Argentina estão todos morrendo na cadeia. Na banânia tiram onda. Cadê o STF ?

    Responda
    1. Ana Ferraz

      No Brasil estão comendo picanha, bacalhau, tomando cerveja e whisky superfaturados em plena pandemia em meio a um número crescente de mortos e de pessoas passando fome!

  20. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Se colocar na cadeia por sedição acaba rápido.... os generais da Argentina estão todos morrendo na cadeia. Na banânia tiram onda. Cadê o STF ?

    Responda
  21. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Golpista que é golpista e não perde a linha. O generaleco debocha em tuite do ministro aha, uhu o Fachin é nosso: "Três anos depois", escreveu. São todos do mesmo poço de água fétida.

    Responda
  22. Antonio Ferreira de Castilho

    Militares estão aí para defender a constituição. E a constituição é clara, militar é quartel e ponto.

    Responda
  23. Adriano Ferreira

    O pior é saber que esse tipo de lixo militar está abrindo cada vez mais escolas no Brasil. E os pais pensam que isso é o melhor para seus filhos. Lamentável...

    Responda
  24. Neusa Maria Equi

    Abril de 2018, então o juiz mu ro digo moro estava junto com as forças armadas! Enganaram todos desde a imprensa, o povo obtuso e até o STF.

    Responda
    1. Neusa Maria Equi

      Foi o que eu disse, todos enganados, interpretação de texto!!!!

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Que possam ter enganado o povo obtuso pode ser verdade; Mas a imprensa e o STF estavam juntos no golpe de 2016 e na eleição do nosso mico, digo, mito.

  25. João Monteiro

    Supondo que o Alto Comando do Exército cumprisse seu "sonho" e deposse o STF: Que condições físicas teria o General Villas-Boas para liderar as suas tropas? Sem preconceito aos cadeirantes, mas é um fato...

    Responda
  26. Geraldo Magela

    Uma coisa a gente tem certeza, estes caras que não têm nada o que fazer em seus quartéis e tomaram esta decisão de ameaçar ministros do STF, não estavam sozinhos. Por trás deles, estavam toda a elite empresarial, toda elite do judiciário, do legislativo e do executivo. Não tenham dúvidas.

    Responda
    1. Lineu Saboia

      Claro, ninguém queria a volta do desastre chamado Lula.

    2. Geraldo Magela

      Então José Soares, me esqueci de acrescentar a imprensa. Aliás, todos golpes começam, primeiramente, nos bastidores da macro imprensa.

    3. josé SOARES

      Concordo plenamente Geraldo. Foi assim em 64 e acrescento parte da imprensa.

  27. Vilarino Escobar da Costa

    É preciso terminar com esta farra de militares em cargos civis . Isto é um absurdo . Já não bastasse os benefícios que afrontam o povo brasileiro , eles ainda acumulam salários . E aí vem um general falar se ética . Hipocrisia pura !

    Responda
  28. Emerson Luis de Moraes

    Fico me perguntado: para que existe Forças Armadas no Brasil? Para pintar meio fio de rua e ameaçar constantemente a democracia? Como adoram um golpe! Provavelmente pq não tem nada para fazer e ficam entediados. Aqueles medalhas exibidas no peito? São de guerra? Faz-me rir! Agora que tem uma boquinha de picanhas e cervejas, fora a pensão vitalícia ad eternum, como retirar está caterva da mamata do poder? Deixamos chegar até aqui, agora será difícil arrumar a casa.

    Responda
  29. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Atenção: chamar ditadores de ridículos tiranos aqui na FSP não pode. Essa moderação vai acabar virando censura. Será???

    Responda
  30. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    E a América Católica sempre a recorrer a ridículos tiranos...até quando??? Os militares estão enfronhados na política desde a quartelada que instituiu a república. Apoiaram movimentos e tendências retrógradas, transferiram para a sociedade a lógica tosca do quartel: tem quem manda e quem obedeça, ponto. Que tipo de sociedade é essa?? Que democracia é essa?? Bom...pra democracia temos formatos "diferentes", que tem tudo de ditadura, mas não é uma ditadura. Entendeu?

    Responda
  31. SINEU LUIZ DE REZENDE

    General Villas Boas está mostrando quem manda. Somos comandados por preposto das FA. A segunda turma do STF não está aguentando esperar a hora de permitir a candidatura do homem mais "honesto" do Brasil. Assim, se o condenado se eleger, vamos ver se tomará posse. Até lá, o governo já deverá ter muitos e muitos milhares de militares em todos os setores. E ainda dizem por aí que Deus é brasileiro! Aproveitemos este espaço, pois muito em breve poderemos ser proibidos de usá-lo.

    Responda
  32. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    Militar tem de estar em quartéis marchando e tocando tambor...

    Responda
    1. Jove Bernardes

      ... mas se puder ocupar cargos públicos e acumular salários, privilégios e benesses, melhor!

    2. Neusa Maria Equi

      Esquerda vou ver! Claro que é um trocadilho. rsrsrs

    3. Neusa Maria Equi

      Esquerda vou ver!

    4. Djan Zanchi da Silva

      ... e batendo continência e gritando "Sim, Senhor!!!" pra qualquer ordem esdrúxula.

  33. Marcelo Guimarães Freitas

    Estamos finalmente conhecendo nossos altis oficiais. Pazuelo ,Ramos, Heleno e outros nos fazem acreditar que pagamos impostos que são jogados fora com essa gente. São verdadeiros inúteis e agora sabemos golpistas.

    Responda
  34. Ricardo Ferreira

    Republiqueta bananeira é assim mesmo, aliás, nunca foi diferente.

    Responda
  35. ivani cunha di sarno

    Texto muito importante vai ao âmago da questão. Parabéns

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Texto mais contundente e corajoso do que o editorial de hoje! Orgulho desta mulher! É preciso dizer com todas as letras que lugar de milico é nos quartéis desempenhando as funções previstas na Constituição!

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Texto mais contundente e corajoso do que o editorial de hoje! Orgulho desta mulher! É preciso dizer com todas as letras que lugar de milico é nos quartéis desempenhando as funções previstas na Constituição!

  36. ivani cunha di sarno

    Texto importante vai ao âmago da questão. Parabéns

    Responda
  37. Daniel Vitorazzi

    Posso responder sem medo de errar: elegendo o cara sério, com projeto sério, que atende pelo nome de Ciro Gomes, em janeiro de 2023 a mão de obra da pintura de árvores e meio-fios terá um incremento efetivo em seu contingente.

    Responda
    1. Daniel Vitorazzi

      Ciro Gomes: " Nihil obstat".

    2. Daniel Vitorazzi

      Fala Jove! Estou sempre aberto para melhores sugestões!

    3. Jove Bernardes

      Ai, ai, ai, outro salvador da pátria. Quosque tandem..!

    4. Marcelo Guimarães Freitas

      Concordo 100%.

  38. Fagner Torres de França

    Penso que o correto seria uma gradual desmobilização das Forças Armadas para uma futura dissolução. Nenhuma delas serve para absolutamente nada no Brasil, salvo para ameaçar golpe e drenar recursos públicos.

    Responda
  39. Luiz Fernando

    Parabéns para Cristina! Mais corajosa que muitos que habitam nesta Folha...

    Responda
    1. Gladson Gurgel

      Parabéns Cristina, você disse tudo, da realidade que vivemos e que não pode ter continuidade. Não merecemos tal estado de coisas.

  40. Carlos Mello

    Eu me pergunto todos os dias pra que serve um general, especialmente esses ganham dois salários; 30 mil mais salário de ministro ou do segundo escalão etc. E ainda ganham picanha e lombo de bacalhau a nossas custas. Os verdadeiros militares foram os pracinhas da segunda guerra. Esse M que está fica só brincando de acampar. Não nos esqueçamos dos crimes que cometeram no RJ; os 80 tiros no carro do músico. No que deu aquilo? Nada!

    Responda
  41. PAULO ROBERTO FELIX DA SILVA

    Não faltou o ponto de interrogação na chamada do texto?

    Responda
  42. João Teixeira de Lima

    Só quem viveu sabe. Mas Cristina, cada vez mais estou consciente de que nossa memória é muito curta, ou melhor preguiçosa. Ela está aí é só pesquisar um pouquinho. Mas sem fazer propaganda assistam ao documentário Soldados do Araguaia (Amazon). São os próprios ex-militares que contam a história.

    Responda
  43. Jesse G

    O servidor público militar aposentado, senhor Villas Boas, como já era sabido à época, apenas cumpriu ordens dos interesses que sempre mandaram no país. É o típico militar brasileiro, que faz cara de brabo para parecer sério.

    Responda
  44. Ayer Campos

    A baixa qualidade do texto final do tuíte, a que chegaram com muito esforço, revela o que todos nós já sabíamos: que quando se conjuminam porcarias de vários vetores, o resultado é um por ca lha da de magnitude ainda pior.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahaha, Herda com estrume, por mais que enfeitem, não passa de uma Josta...

  45. Geraldo Magela

    Este infeliz Gal. já próximo do portal do inferno, ainda bem. Vai cara, vai lá ameaçar capiroto.

    Responda
  46. MAURICIO LAHAN

    são cidadões brasileiros e podem estar aonde quiserem

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Podem sim!!! Mas não com o dinheiro de meus impostos e muito menos ocupando milhares de cargos num país de 15 milhões de desempregados e acumulando vencimentos. Cada vez mais se apegam à picanha, às cervejas de "marca|" ao whisky 12 anos, ao leite condensado "gourmet" de R$ 160,00 a lata e, para tanto, apoiam incondicionalmente o genocida, fechando os olhos aos 240.000 mortos que, por incrível que pareça, são seus compatriotas (será?).

    2. Marcelo Guimarães Freitas

      Devem respeitar a Constituição a qual fizeram juramento. Em qualquer país ele deveria ter sido preso.

    3. MAURICIO LAHAN

      vocês são os filhos que fugirão da luta

    4. MARCOS BENASSI

      Esses "cidadões" podiam cidadonar na Justa que os Latiu, onde Judas - padrinho - perdeu o coturno. A parte bipede do país ficaria bem feliz e aliviada...

    5. Fatima Marinho

      São militares devem estar nos quartéis, onde trabalham

    6. Paulo Zacarias

      Próxima vez, ajuda a Alto Comando e o VB a redigir melhor o recadinho.

  47. Emilia Amoedo

    Aos poucos a população desmemoriada ou com um tipo de memória "ideal" da ditadura comece a parar de endeusar militares e entendam que lá também existem pilantras e que a capacidade deles de gestão é tão ruim quanto a da extrema direita. É só olhar o casamento do Bolsonaro com o Pazuello. Um é o "Idi" e o outro é o "Ota". Deu match.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, que blague ótema! Id e ego. Superego, nenhum. O pobrema brazuca é de ordem psicanalítica!

  48. MARCOS BENASSI

    Cara Cristina, talvez esse período nosso seja útil para que se respeite a burocracia estatal. O burocrata é uma peça fundamental no funcionamento da máquina: sem ele, as providências, o cotidiano, o dia a dia da nação, é comprometido. No imaginário popular, o funcionário público virou um estorvo, um parasita; agora, a profecia auto-realizável se cumpre: oh, o estado não funciona. Evidente, com uns milhares de Aliens pendurados no varal, a única coisa que temos é Alien secando. Funcionário, nada.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Que fim a banânia deu ao funcionário eficiente e imparcial, 'sine ira et studio'? Será que foi uma reles contribuição de Weber à trama dia bó li ca da interpretação dos sonhos?

  49. Gustavo Carvalho

    O único país de instituições verdadeiramente sólidas da América Latina é a Costa Rica. Explicação óbvia: eles não têm forças armadas.

    Responda
  50. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Tem que mandar pro inferno que é o lugar deles ,bando de incompetentes mamadores das tetas do governo.

    Responda