Opinião > Decretos da bala Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rogério Medeiros

    Antes fosse apenas populismo armamentista, e não mais um passo para tornar as milícias bolsonaristas uma ameaça real à democracia. A cumplicidade (ou tiro no pé?) dos militares neste caso é mais uma entre as decepções que em pouco mais de 2 anos mancham a imagem positiva que Forças Armadas construíram nas décadas pós redemocratização.

    Responda
  2. Daisy Santos

    O empenho desse desgoverno com a sua política armamentista em detrimento da maior parte da população que é contrária ao porte de armas por cidadãos precisa ser combatido com medidas duras e enérgicas pelas instâncias competentes. No ambiente tóxico e grotesco da politica atual reflexões filosóficas sequer remediam os danos colaterais irreparáveis que essa insanidade bélica pode causar. Vejamos um recente trágico evento envolvendo família de CAC's em Goiânia.

    Responda
  3. Alan Moacir Ferraz

    Judiciário e congresso tem que pôr um freio nesse maluco. Brasil tem 30 vezes mais homicídios que Europa. Japão onde andar armado é proibido a quantidade de crimes é menor ainda. Dos países desenvolvidos os Estados Unidos (armas permitidas) é o que mais crimes tem, muito superior à Europa. Precisa maior evidencia? Só um quociente de inteligencia de minhoca não percebe isso. STF e Parlamento ponham uma camisa de força nesse sujeito enquanto é tempo. A maioria das armas cairão na mão de bandido

    Responda
  4. José Bernardo

    Bom editorial, mas com final vaporoso. À imprensa ainda livre não cabe apenas "esperar que", mas uma postura assertiva - por exemplo, com o questionamento da constitucionalidade desses decretos.

    Responda
  5. Paulo Silva Barbosa

    Até quando seremos enganados com a falta de objetivo governamental em combater o desemprego, a pandemia, a fome voltando novamente e trocando por um programa com um enorme lobby que fez mais de 85 visitas ao Palácio do Planalto , para a liberação do mercado , mostrado a sua força e insistência junto as autoridades governamentais. Pelo visto o mercado de armas vai comemorar com muitos lucros este comércio e muitas famílias irão lamentar as mortes do uso indevido deste aumento de armamentos .

    Responda
  6. Jove Bernardes

    Há 26 anos, na primeira terça-feira de julho, Jair Não-Sou-Coveiro Bolsonaro, homem de 40 anos, experiente, capitão reformado do Exército, confessou-se “indefeso” diante de dois jovens “com aparência de classe média” que lhe assaltaram levando a moto e uma Glock 380. Essa humilhação se deu às 8h30min na rua Torres Homem, Vila Isabel. Diante de dois jovens, o Messias virou uma flor, trêmulo, surpreso, frágil. Agora, cheio de guarda-costas, propagandeia armas para todos como solução para tudo.

    Responda
  7. Neto Ghizzi

    Quais são as empresas que fomentam esse avanço? Quem são os lobbistas? Nenhuma palavra. Tudo é "discurso populista maluco", como se o avanço de um setor muito específico da indústria e do comércio fosse um problema do plano das ideias.

    Responda
  8. Fernando Artacho Carvalho Martins

    Está cada vez mais claro que está armando as mílicias preparando para um golpe em caso de derrota nas eleições de 2022. Com a crise econômica a vista, pela irresponsabilidade e ineficiência deste (des) governo teremos a tempestade perfeita para uma guerra civil

    Responda
  9. Herculano JR 70

    Como fala Helio S hoje, há certas lutas q devem ser lutadas apesar de serem impotentes. Gosto da retórica d Bnaro q armas são p defesa contra o estado. Raro e excepcional nesse pais um presidente declarar q o estado q ele preside deve ser limitado. Bem, eu prefiro a rebeldia fiscal, mas vale a retórica armamentista.__afirmar q em 2020 os homicídios cresceram por conta de armas e ignorar os males do combate Covid é hipocrisia. Assim como afirmar q a liberdade de ter arma armara a população.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      A partir de hoje, você é a Velhinha de Taubaté, o reduto da credibilidade do governo criada por Luis Fernando Veríssimo na década de 1990. Só você para não perceber que a retórica bolsonarista de que armas são para defesa contra o estado é falsa como a motivação que ele deu para imprimir notas de R$ 200. O senhor é de fato impagável.

    2. Ney Fernando

      "Os males do combate à covid'... Então combater uma doença é fazer o mal, mas sonegar impostos e liberar as armas é fazer o bem.

  10. José Alves

    Ninguém é obrigado a adquirir uma arma. A descoberta da pólvora descolou o homem de outros animais que resolvem tudo na força bruta. O que vale mais, uma pesquisa de opinião feita por entidade particular ou um plebiscito? Gostava mais da folha quando era isenta, não tomava partido.

    Responda
    1. Antonio Roberto Spinola Costa

      O que leva um maluco a querer adquirir seis armas?

    2. Jove Bernardes

      Engraçado, para dizer o mínimo, o seu raciocínio segundo o qual força bruta fica de um lado e a pólvora do outro. Como é que é isso? Pólvora retórica, sem pavio e espoleta e vontade, como a que Jair Não-Sou-Coveiro Bolsonaro usou para ameaçar os EUA outro dia? Se o uso for esse, sinto muito, só leva ao ridículo. O outro uso, até onde entendo, é como força bruta, mesmo.

    3. Ney Fernando

      Antes e depois da descoberta da pólvora, muita gente considera a força bruta a melhor forma de "resolver" tudo, exceto quando se vê como a vítima dessa força bruta.

  11. Luiz Paulo Barreto

    Balas de Bolsonaro são para eliminar quem pensa diferente e inocentes, abrindo caminho para ditadura.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.