Hélio Schwartsman > Pedido de impeachment é remédio para não normalizar atitudes contra a democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O autor tem razão. Mesmo que o Pedido de impeachment não prospere pela maiorira que o prsesidente tem na câmara, sua apreciação em plenário já demostra claramente que boa parte da sociedade tem conhecimento das irregularidades praticadas e do freio a constiuição de um estado autocrático. Não colocar em pauta o Impeachment é negar o direito mesmo a derrota. E não é porque houveram outros impeachments recentes que este não possa ser apreciado (trauma na Republica) é permancer no erro.
Concordo com o texto, mas achei a última sentença infeliz.... paÃs de maricas? Sério? Usar esse termo? o certo não seria paÃs de covardes? Peço desculpa, mas acho isso grave
Sim, com o desejo estilÃstico de usar de ironia, o colunista reproduz a homofobia de jair bolsonaro em um sentido muito próximo para ser considerado irônico. Ao tentar não normalizar ataques à democracia, ele cai na armadilha de normalizar um preconceito.
Já foi preso?
Querendo ro ub ar a bola de novo, né militante (mau) perdedor ?
O texto me lembra uma frase de Darcy Ribeiro que, certa feita, indagado sobre suas idéias de mudar o estado das coisas : " eu sei que posso não ter sucesso, mas isso não quer dizer que abrirei mão delas, nem deixarei de lutar por elas". E se falta o tal clamor popular, para que se instale o impeachment, talvez o silêncio eloquente dos mortos pela Covid sirva , pelo menos, para o inÃcio do processo. Mexa-se Arthur Lira!!!
Perfeito. Assino embaixo. Serviria para expor os deputados. O povo veria o deputado que presta e aquele que vota por interesse. O deputado honrado votaria pelo impeachment evitando esse desgoverno que vive ameaçando a democracia e levando o paÃs para o buraco. Relembre o comportamento dele ante a pandemia. Só isso seria motivo para o seu afastamento e tem ainda muito mais.
Ainda esta ladainha? Que sono.
É a ladainha dos mortos.
Alguns leitores falam em buscar meio mais objetivos para nos livrarmos do desastre. E se esses meios não aparecem? Resta encaminhar o impeachment, que exige uma dose de sensatez, menos covardia e honestidade daqueles que detém o poder. Se não for isso, fica a opção de buscar pólvora, um remédio já recomendado. Quem se atreve?
Apesar da expressiva votação que o atual presidente teve, ele nunca esteve à altura do cargo. As evidências da sua incapacidade e de muitos de seus ministros são irrefragáveis. Do ponto de vista pragmático, um processo de impeachment, iria parar de vez o nosso combalido paÃs. Não obstante, não devemos deixar em branco esta distopia governamental que vivemos. Algo precisa ser feito e não esperar que a história vai lembrar e julgar o brutal impacto desse governo. Até lá, estaremos numa melhor.
É necessário aguardar os resultados das urnas em 2022. Parte da imprensa está desistindo dos argumentos.
O ano 2022 cada vez mais parece ser uma eternidade. Um grave erro de 2018 não pode esperar 4 anos para ser corrigido.
Os republicanos falaram a mesma coisa, "deixem o povo americano decidir quem será o presidente". Aà quando o povo americano decidiu, e não pelo Trump, eles começaram com as alegações de fraude que culminou nos eventos do dia 06/01. Bozo vai fazer a mesma coisa por aqui, pode contar com isto, e como o Braasil não tem instituições fortes com a dos norte-americanos, vai vir mais um golpe e, provavelmente, um novo "regime diferenciado". Por que você acha que as multinacionais estão deixando o paÃs?
O impeachment é uma legislação ruim. Fazer ainda assim 'de brincadeirinha' (disfarçado de dever moral) não vai atingir Bolsonaro e ainda vai normalizar o golpe de 2016 e esta parece ser a intenção de fundo do articulista, que foi um de seus entusiastas. É hora de buscar outras formas, menos nebulosas e mais objetivas, de avaliar o mandatário do Executivo. Sem golpes! ;)
O Legislativo banalizou o impetichment. O impedimento de Dilma foi um achaque a este recurso democrático tão importante. Enquanto Bolsonaro ainda tiver aprovação dos famigerados 30% isso só fortalecerá o discurso odioso e extremista deste percentual. Eles, de forma proposital, não deixam de falar " E o Lula? E o PT? O comunismo, bla, bla, bla" e os incautos seguem iguais zumbis estes bobagens. A resposta a este Governo deverá ser dada nas urnas.
Por causa desses 30% de boçais é que os isentões devem sair da toca e tomar vergonha na cara! Senão o medinho do Petê vai nos presentear com Jair (ou algo pior) novamente!
Esses 30% ele não perderá nunca. Essa gente é caso perdido, não se move pela razão. Mas o impeachment só tem chances de ocorrer se o povo que não aceita tanta barbaridade estiver disposto a lutar por isso indo às ruas. Do contrário só nos resta torcer para termos eleições e que até lá às instituições não sejam terra arrasada.
Discordo, inclusive quanto a um suposto julgamento da história. Getúlio saiu vitorioso de um processo de impeachment em 1954. Alguém se lembra disso, exceto os historiadores? É até bem possÃvel que deixá-lo se desgastar, em vez de tentar sua deposição, que o levou ao suicÃdio, tivesse sido um caminho mais favorável à oposição.
Concordo plenamente, ou vamos esperar que algum tribunal internacional faça justiça por nós.... pois o descaso e as mortes só estão aumentando!!!!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Gado no pasto.
Razões para o impeachment, nunca houve tantas, mas a distância entre os motivos para a punição e a ação correspondente é a que existe entre a Terra e a Lua. Se aquele que presidiu a Câmara limitou-se a observar o aumento da pilha de denúncias, o atual vai colocá-la no gavetão do esquecimento. Concordando com a simboligia que isso representa, considero que a aceitação do impeachment já seria a evidência de que não tentaram esconder o lixo embaixo do tapete da história. Os pósteros reconheceriam.
Conversa de polÃticos merece de adultos a mesma seriedade do tagarelar de crianças sobre brincadeiras. Daà serem ridÃculas as entrevistas nas quais posudos polÃticos verborragiam. Quem ainda é inocente, leia o livro Pare De Acreditar No Governo, de Bruno Garschagen.
As conversas e entrevistas, se conduzidas nesse sentido, podem revelar as ideias, a visão de mundo e os projetos polÃticos do entrevistado, ainda que ele procure não revelar nada disso, como foi a recente entrevista do neto do Toninho Malvadeza, que muito revelou mesmo nada dizendo.
Mesmo que não haja uma reparação jurÃdica e polÃtica a história já está reparando o erro/crime que foi o Golpe de Dilma e a prisão sem prova, articulada pelo Partido da Lava Jato. Só os sem noção não reconhecem isso, ainda! Mesmo que bolsonaro não enfrente um processo de impeachament porque ele sempre foi e é o centrão, a história não o absolverá dos crimes que está cometendo, principalmente da morte por, negligência, de quase meio milhão de brasileiros na pandemia!
Lula foi condenado em todas as instâncias por unanimidade.
"Toda unanimidade é burra" (Nélson Rodrigues, não?)
Muuuuuuuuuuuuuuuu
Hélio , teu choro é Livre, mas chora ...
Ei, pobreza.
Muuuuuuuu
Tudo o que vem desse meio de comunicação resume-se a “dor de cotovelo”, a cada dia que passa à população quer ver a e$querda (subversivos) mais distante das tradições familiares, aceitem a nova fase e deixem de ser hipócritas pregando uma filosofia de vida e vivendo outra. Assino a FSP há anos simplesmente para ter acesso a tamanhas aberrações publicadas diariamente pelos “pseudos” ...
''O impeachment, hoje, não seria aprovado, mas daà não decorre que a parcela dos brasileiros que rejeita as atitudes do capitão reformado não tenhamos a obrigação moral de pelo menos ensaiar uma reação institucional para que seus muitos crimes de responsabilidade não fiquem impune''. Sr. HS, uma pergunta: essa mesma lógica poderia ser aplicada diante do maior desvio de recursos públicos que existiu no oito anos de governo Lula ou só vale agora quando esse processo foi interrompido? Dois pesos?
..... nos oito anos de governo lula ...
Lula esta mostrando à que veio a lava jato. Esta mostrando com provas nao convicção, o que fizeram com ele, Lula foi o estadista que tirou o paÃs do mapa da fome... prova ai o contrario Marcos??? Mas prova!!!
Marcos Toffoli, que medo vc tem desses que vc quer preso né? Por que será? Eu temo o seu mico, e falo porque, ele quer acabar com a população pobre com os velhos (pobres é lógico) ,com os que levam comordidades...cadê a vacina? Ele ,seu mico, esta envolvido em negócios escusos naquele condominio com seus filhos. Ele o mico está vendendo o B. a preço de banana. Ele seu mico toma leite condensado na piscina. Ele seu mico ganhou a eleição no fake! Fala ai, com provas de Gen.e Dirceu!!
Outro bom remédio para não normalizar atitudes contra a Democracia é manterem-se encarceradas pessoas como Lula e José Dirceu.
Ainda que tivesse tido um julgamento imparcial, que não teve e disso não há dúvidas, o Lula foi investigado, processado, condenado e já cumpriu parte da pena e ainda aguarda o julgamento de recursos que podem resultar em nova prisão. No caso do seu Mico muitos crimes foram cometidos, inclusive com o resultado morte, mas permanece impune. Isso não o deixa indignado?
O que se tem contra o Lula é a suposição irrazoável de que ele aceitou propinas no modo de reformas em um sÃtio e um apartamento que, afinal de contas, ele tinha renda para adquirir. Essa acusação não para em pé. Você odeia o sÃmbolo Lula? CompreensÃvel, isso vem do nosso berço podre. Mas como disse o Bezerra da Silva: "Não adianta, preto você mata um, nascem dois, mata dois nascem quatro, mata quatro nascem oito". O Lula é esse preto.
Baseado em que, meu caro? O Dirceu, especificamente, admitiu que coordenava um esquema de caixa dois de campanha. É preciso que ele seja punido e que seja investigado se ele se apropriou de parte da grana. E a condenação do Lula? Ela obedece ao princÃpio da razoabilidade? Não há nenhuma evidência de que ele usufruiu de bens incompatÃveis com sua renda, nem se encontraram contas em seu nome com as centenas de milhões roubados.
A impunidade, muito pior que a corrupção, é o que rege os polÃticos no Brasil. Eles sabem que não serão punidos, não serão condenados e não pagaram penas.
Esse im.be.cil do Toffoli fica repetindo uma mentira. Os petistas investigados foram todos presos, condenados e cumpriram/cumprem pena. Já o miliciano criminodo e genocida que é o seu mico comete crimes em série e nada disso o deixa indignado. Não passa de um hipocrita!
Assim como todo conjunto solto e livre do PT
Os 'pósteros' poderão achar esta geração anti-maricas, mas desconfio que banalizar os 'pedidos', no embalo do falso entusiasmo dos meios justiceiros, pode redundar, para a maioria dos 'presentes', em sensação de 'piti' generalizado promovido por detentores de privilégios combatidos pelo mito.
"Banalizar"???!
Houve crimes ou são pesadelos do autor? Se houve crimes ha, primeiro, tribunais para julgar, ou ñ ? Agora, o gde problema brasileiro, q impede o avanço do paÃs são a gigantes instituições ditas democráticas dos três poderes e o privilegio adquirido. Democracia é limite ao poder e ao estado, portanto se realiza com estado pequeno limitado. Estado gde se torna anti democrático. Como Bnaro tem discurso anti estado estou com ele em muito.
O Bozo é corporativista ao extremo. Durante 27 anos de parlamento tudo o que fez foi apresentar 1/2 dúzia de projetos para beneficiar a categoria mais privilégiada do estado, a milicada. Depois de eleito continuou isso mas agora com poderes efetivos e continua comprando o apoio da milicada parasita com aumentos salariais, previdência privilegiada, cargos mil e, de quebra, muita picanha com cerveja, leite condensado e alfafa. Mas isso não te deixa indignado.
Bozo anti estado ? Ivermectina com cloroquina está afetando a mente dos bolsominions.
É isso aÃ, caro Hélio. É o xixi no poste: muda o poste? Não. Mas fazê-lo denota um limite posto no pedaço. No mÃnimo, é a república fazendo um xixizinho na perna do Bozo. E serve, sim, com fins práticos, para demarcar quais parlamentares tem estofo digno do nome e quais são recheados de Herda, a mesma que compõe os miolos Bozofrênicos. Nesse sentido, o filho do César sai queimadÃssimo de sua cadeira presidencial: andou de lado feito caranguejo por dois anos, sentado sobre os impedimentos....
Boa, Marcos - no ponto. A propósito, às vezes tenho vontade de fazer xixi no poste da 'moderação' - depois, como diz o Chico, penso na vida pra levar, e sigo com manias distrativas sujeitas a enquadramentos sardônicos como 'beletrismo' e 'nostalgia dos anos 40 e 50'...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Pedido de impeachment é remédio para não normalizar atitudes contra a democracia Voltar
Comente este texto