Opinião > O tuíte do general Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Samuel Fagundes

    FSP, falta a vocês vergonha na cara. Tem que envolver tudo, até o STF. Mídia inclusa nessa podridão. Agora tudo mundo faz de conta que não deu sua.cota de contribuição. Vocês deram a cota de vocês, parabéns. Conseguiram o que queriam? Foi um bom investimento??

    Responda
  2. bagdassar minassian

    ... quem sabe já esta cantando caçapa para 22.

    Responda
  3. Rauland Borba Batista

    O EB já se mostrou incompetência desde de 1964, por não ter nenhum poder (competência) de investigação partiu para violência; mudou o que.

    Responda
  4. Rauland Borba Batista

    Samba-oração de Mateus Aleluia, o refrão fala. Ó, Deus, meu pai Parai a mão do opressor Calai a voz do enganador Fazei chover só chuva de amor Meu Deus, meu pai, meu protetor

    Responda
  5. José Carlos Monteiro da Silva

    Não denota pendores golpistas? Denota o quê, FSP? *Tudo indica que a manifestação de VB ficou circunscrita àquele episódio*. Ah, entendi: se toda a cúpula do exército ameaça só uma vez, então pode, os pendores são democráticos! Os dois últimos parágrafos do editorial são dos mais pusilânimes que já vi. E isso, vindo do jornal mais hostilizado pelo Bolsonáusea. Qual passará a ser a postura da Folha se o capitão decidir lhe fazer um afago?

    Responda
    1. PAULO CESAR PINTO DA SILVA

      O curioso, José Carlos, é que o editorial está numa seção do jornal nominado "O que a Folha pensa". É? Pensa? Então tá...

  6. PAULO ROBERTO HASSE

    Também é perturbador da ordem jurídica que ministros determinem a soltura de indivíduos tais como André do rap & similares ou peçam vistas de processo travando o mesmo por 5 anos tal como foi noticiado sobre processo de liberdade de imprensa .

    Responda
  7. Cristina Dias

    Decorridos três anos da mensagem manifestadamente golpista do general, escrita em conjunto com seus pares, a FSP nos surpreende com um editorial pusilânime.

    Responda
    1. Cristina Dias

      *manifestamente

  8. Alisson Sellaro

    O saudoso Clovis Rossi disse, neste jornal, dois dias depois da evacuação verbal do general VB: "Se são uma ameaça ou apenas uma manifestação completamente fora de lugar, só o tempo dirá. Mas é forçoso constatar que ou a democracia se corrige ela própria ou outras ameaças virão, de gente fardada ou de candidatos a messias —tipos que nunca faltaram na história latino-americana."

    Responda
  9. Hercilio Silva

    A imprensa apoiou isso, o importante sempre foi tirar Lula da eleição. Mesmo ao custo de levar a extrema direita ao poder. A qual diferente de Lula não censurou jornal.

    Responda
  10. Said Ahmed

    As FFAA tem duas missões: (1) nos defender de agressões externas, e (2) nos defender de nós mesmos. Quanto à primeira, o limite são nossas fronteiras (e somos muito mal aparelhados). Podemos repelir algumas agressões (de países vizinhos e mais fracos militarmente), mas não todas. E me parece que é indesejável por parte das FFAA querer ir além destas limitações. Isso faz com que a importância real das FFAA passe a ser a segunda, de natureza pretoriana, o que diz muito sobre a natureza das FFAA.

    Responda
    1. Said Ahmed

      O lema das FFAA deveria ser ''Repressão e Defesa''.

    2. Said Ahmed

      Oi Benjamin, a leitura do art. 142 da CF não deixa dúvidas. As missões das FFAA são: primeiro a defesa da nação contra agressões externas, segundo a defesa dos poderes constitucionais (entendo os três poderes E-L-J), e terceiro, a pedido do ELJ, a garantia da lei e da ordem. Quem poderia ensejar a defesa dos poderes constitucionais senão nós mesmos? A não ser que uma força externa consiga neutralizar as FFAA e invada o congresso, o STF ou o Planalto... mas neste caso, acho que não sobraria FFAA.

    3. Said Ahmed

      Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

    4. benjamim picado

      procuro na CF os artigos que falem dessa segunda missão das FA, "nos defender de nós mesmos". acaso seria um eufemismo para explicar aquilo que as mesmas performaram nas comunidades do RJ quando da intervenção federal, anos atrás? bola na quadra de said.

  11. benjamim picado

    caso fosse aos arquivos, o que encontraria nos editoriais desta folha, nos dias seguintes àquele 3 de abril, sobre o tal julgamento no STF?

    Responda
    1. benjamim picado

      caro alisson, grato pela informação.

    2. Alisson Sellaro

      Sobre o tuíte do general (em minúscula mesmo), veja o editorial do dia 5 de abril de 2018: Desserviço militar. Já em relação ao julgamento do Lula em si, a Folha dá um duplo mortal carpado no editorial de 4 abr 2018, a exemplo do que havia dado a Min. Rosa Weber, para justificar que o STF mudou de opinião duas vezes sobre a interpretação da CF, de acordo com o gosto do freguês.

    3. Alisson Sellaro

      Sobre o tuíte do general (em minúscula mesmo), veja o editorial do dia 5 de abril de 2018: Desserviço militar - https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2018/04/desservico-militar.shtml. Já em relação ao julgamento do Lula em si, a Folha dá um duplo mortal carpado no editorial de 4/abr/2018, a exemplo do que havia dado a Min. Rosa Weber, para justificar que o STF mudou de opinião duas vezes sobre a interpretação da CF, de acordo com o gosto do freguês.

  12. Jackson de Moura Ferro Silva

    Fake News da imprensa também abre um precedente perigoso

    Responda
  13. JP Sartre

    "Não que isso denote pendores golpistas." É sério isso? Será que FSP está emprestando alguma perua para o governo Bolsonaro?

    Responda
  14. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    E não é que o 01 tinha razão! Para dar um golpe no Brasil basta um jipe e um soldado! Com uma imprensa dessas e um STF covarde não precisa de mais nada, sem falar no povo banana!

    Responda
  15. ARI VARGAS LEAL

    Mianmar é logo ali. Fardados do 3° mundo são loucos por exercitar seus músculos contra o próprio povo.

    Responda
  16. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A Folha passando pano para golpistas! Ah se fossem petistas!

    Responda
  17. Emerson Luis de Moraes

    Fico me perguntado: para que existe Forças Armadas no Brasil? Para pintar meio fio de rua e ameaçar constantemente a democracia? Como adoram um golpe! Provavelmente pq não tem nada pra fazer e ficam entediados. Aquelas medalhas exibidas no peito? São de guerra? Faz-me rir! Agora que tem uma boquinha de picanhas e cervejas, fora a pensão vitalícia ad eternum, como retirar está caterva da mamata do poder? Deixamos chegar até aqui, agora será difícil arrumar a casa.

    Responda
  18. Luiz Antonio

    Estamos vivendo a era das trágicas comédias, enquanto a Nação padece com mortes e falta de vacinas, o que vemos são atitudes como essas que demonstram claramente que, o que está ruim ainda pode piorar.

    Responda
  19. Luiz Mafra

    Ah pronto... o jornal da ditabranda, esperou o desfecho contra o Lula para se manifestar agora contra a postagem no Twitter, não vi algum editorial do jornal em 2018 expressando a tal indignação

    Responda
  20. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Não bastava um supremo acoelhado, um legislativo venal, um judiciário aparelhado, agora temos a imprensa que teme classificar os fatos como eles são. O que o general fez não foi alerta, foi intimidação, ameaça nada sutil, bem ao gosto dos limites intelectuais dos nossos generais. Triste!!

    Responda
  21. Alex Sgobin

    Realmente perigoso. O que esses irresponsáveis estão é abrindo precedentes não apenas para um novo golpe, mas para o terrorismo: estamos em 2021, não em 1964. Estúpidos!

    Responda
  22. Ney Fernando

    Ser general (ou tenente reformado) não vai livrar ninguém da prisão.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Fatos históricos desmentem sua opinião, infelizmente. Algum militar que prestou serviço sujo entre 1964 e 1985 por acaso dormiu uma noite em alguma cela?

  23. Ricardo Ferreira

    Que o EB historicamente gosta de se meter em política, até criança de ensino fundamental sabe. Mas o que me intriga é tamanho ódio a Lula, sendo que este foi o presidente que mais prestigiou as FAs com reequipamento. Alegar corrupção? Oras, tem uma penca de centenas de políticos de todos os espectros muito mais comprometidos, então não se sustenta.

    Responda
    1. Armando Vieira

      O ódio ao Lula é mais por se atrever a ser presidente por duas vezes sendo um pé rapado nordestino, além do fato de ser inteligente, claro.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Lula não só reequipou as Forças Armadas mais do que qualquer outro como não adotou nenhuma medida para desmantelar o seu caráter golpista e para revelar seus crimes durante a ditadura, como fez a Dilma. Ingratos!

    3. Rafael Lopes

      O ódio ao Lula e ao PT não tem nada a ver com a corrupção, na minha opinião. Tem a ver com o fato dessa gente nunca ter aceito um nordestino barbudo e feio como o Lula, presidente da república. Simples assim.

  24. eli moura

    Para o editorial da Folha apoiar, nestes tempos de vigilância global, o golpe tem que ser modulado, naquele momento pra folha não precisava, porque como o artigo diz Lula esta inelegível. Se estivesse elegível, ai sim o golpe seria justificável. Editorial da folha se lê sobre o caso sanitário, cuidado com as hemorróidas e celular.

    Responda
  25. eli moura

    Para o editorial da Folha apoiar, nestes tempos de vigilância global, o golpe tem que ser modulado, naquele momento pra folha não precisava, porque como o artigo diz Lula esta inelegível. Se estivesse elegível, ai sim o golpe seria justificável. Editorial da folha se lê sobre o caso sanitário, cuidado com as hemorróidas e celular.

    Responda
  26. MARIO THOMAS GARFIAS

    Este é o tipo de editorial que não precisa ser publicado, nem sequer escrito. Encher espaço com letrinhas e palavras, para não dizer nada, busca, creio eu, esconder o fato de que a FSP aprovou, na época, o twitter do general, aprovou a decisão do STF de mandar encarcerar Lula e apoiou o candidato Jair Jim Jones Bolsonaro. Com esse currículo, não tinha muito o que dizer. O corpo editorial está longe de ser Flávia Lima.

    Responda
  27. daniel Rodrigues Santos

    Muito engraçada essa folha. Ficou ao lado do general em 2018, pois o te são da folha era a eleição do liberal chileno Paulo Guedes. Agora que viu que caiu no conto do liberal (quem usa o tico e o teco e tem o mínimo de conhecimento histórico sabe que o liberalismo é uma fra ude), tenta se afastar daquilo que andou de mãos dadas em 2018.

    Responda
  28. daniel Rodrigues Santos

    Muito engraçada essa folha. Ficou ao lado do general em 2018, pois o te são da folha era a eleição do liberal chileno Paulo Guedes. Agora que viu que caiu no conto do liberal (quem usa o tico e o teco e tem o mínimo de conhecimento histórico sabe que o liberalismo é uma fra ude), tenta se afastar daquilo que andou de mãos dadas em 2018.

    Responda
  29. Patricia Souza Duarte

    O editorial consegue ser mais deplorável que o twitter do general VB.

    Responda
  30. Daniel Vitorazzi

    Infelizmente, a única função real das Forças Armadas Brasileiras é zelar pelo sono da "elite" mais egoísta e medieval do planeta. O tuite podia dizer assim: "Fiquem tranquilos, nós militares estamos de prontidão para evitar qualquer tentativa, mesmo que pequena, de se buscar alguma Justiça social neste país. Mas não esqueçam de nossos privilégios previdenciários, da cerveja puro malte e da picanha, certo?"

    Responda
  31. domingos souza

    Folha ... Folha... também um Bruzundanga.

    Responda
  32. Pedro Andrade

    “Não que isso denote pendores golpistas..” Oi?? Façam me um favor, não menosprezem os seus leitores.

    Responda
  33. Ubiracy Agavino de Almeida

    Editorial borrado de medo.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Na verdade mais uma vez seriam cúmplices caso o golpe se concretizasse!

  34. JOEL PINTO

    Faltou coragem pra nomear corretamente o comportamento absurdo do General, agravado pelo fato de ser comandante à época. Não sei o que motiva a covardia, mas não é falta de vocabulário dos editores.

    Responda
  35. ALEX SILVA NOGUEIRA

    Falou, falou, falou.... e não disse nada!!! Será por temor ou concordância!?!?

    Responda
  36. PAULO CESAR PINTO DA SILVA

    É o quê?????? Não houve pendores golpistas? O que o medo e/ou a conivência não fazem... O que mais este jornal acha que seria necessário para se caracterizar uma ameaça de golpe?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Talvez um jipe e um soldado!

  37. José Silva

    Uma só palavra define a opinião da falha de São Paulo: patética.

    Responda
  38. PAULO ROBERTO FELIX DA SILVA

    FSP, sinceramente. Lamentável o editorial.

    Responda
  39. João Vitor

    "não que isso denote pendores golpistas." ??? Lamentável fsp

    Responda
  40. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    Ridicula, a posição da Folha. "Não denota golpismo". A ameaça foi golpe, que tem um STF fraco, submisso, acovardado. Seguiu o General por medo, por covardia. Mas, o que esperar da Folha? Ela fez parte disso. A Folha tem suas digitais no crime contra Lula.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      O Miro é discípulo do mito! Deve ser adepto de milicianos, rachadinhas, arminha, ....ê ê ô vida de gado...

    2. Miro Costa

      1) STF fraco? Hoje eles mandam e desmandam no país. Governam e até fazem leis e emendas à Constituição; 2) de tudo que diz ou tenta dizer a partir dos tais vazamentos, uma verdade resta intacta e não vai cair: Lula é um criminoso em séria, e só não está preso porque não temos um país sério, aí incluído o famigerado STF.

    3. marilza abrahão

      Descabido, FSP? Descabido foi o jornal ter compactuado com o dito e hoje dizer que não entendeu o recado dado pelo militar...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.