Ruy Castro > O Brasil nas ruas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Diretas Já. Saà do escritório,Praça da República, e fui à pé até a Praça da Sé para pegar metrô e ver o movimento! , ao passar no largo São Francisco,cheiro de gás lacrimogênio.Fiquei revoltada!À noite, deitei para dormir. Aquele cheiro me incomodava. Desci as escada, peguei a lista telefônica: Michel Temer.Liguei!Xinguei. Do outro lado Ele: mas, mas,mas...No sábado Ele foi até a Faculdade pedir desculpas para os Estudantes.Era o Secretário de Segurança Pública/Montoro e eu? Nem estudante era!
Hoje olhando para o passado, vejo que os Oportunistas sempre inventam algo para iludirem o povo!Diretas, já!Cruzado/fiscal do Sarney! Constituinte! Diretas(ufa)! Impeachment!Real! Reforma da Previdência( FHC!) Reforma da Previdência(lula!) Copa do Mundo! OlimpÃadas! Reforma da Previdência (Dilma!), Impeachment! Reforma da Previdência(bolsonaro!), e assim, vão empurrando com as suas baitas barrigonas o povo na ilusão. Diretas ,já? Para quê? O subdesenvolvimento continua!
Cada povo tem o governo que merece.Estão aà Lula e Dilma para confirmar.
E Collor e bolsonaro. Já dizia Figueiredo: querem eleição para que se não sabem votar. Está demorando muito para aprender. Já se vão 30 anos de eleições.
Sério?Então ignominioso é o Dr morte?!
Lula, Dilma e bolsonaro, né?
Perto do atual, esses dois são estadistas.Mesmo a Dilma com todo despreparo.
Muito bom. Mas tenho dúvidas se a mobilização, hoje, seria da monta da de 1984.
Ah sim... o Lula não gostava de ninguém no palanque. E como odiava o FHC fez a campanha para elegê-lo senador.... por puro ódio. Quando eu digo que tem cronistas que só não saem do armário e assumem o bolsonarismo porque os patrões estão brigados com o nosso mico, digo, mito, sou criticado.
Felicio Almiro, um sujeito muito estranho...
A putrefação começou com o golpe de 2016 apoiado por este jornal. O que sentimos agora é o fétido cheiro que começou a exalar com força a partir da eleição do nosso mico, digo, mito, com o velado apoio deste jornal.
Felicio Almiro, você tem razão. O Ruy foi injusto ao dizer que o Lula não gostava de ninguém. Todos nos lembramos de que o Lula gostava do Sarney, do Collor, do Maluf, do Delfim, do Renan Calheiros... Quer apostar que um dia ainda o veremos abraçado ao Bolsonaro?
Gente, voltou a repetir a pergunta: Esse Hildebrando é aquele mesmo da motosserra?
Mas pode me chamar de carluxo.
Pela inteligência, parece que sim.
Mais uma vez acertando no alvo, Ruy. Há meses que eu venho sustentando esse tese: a pandemia está salvado o governo Bozo. Motivo pelo qual ele tem investido nela, dificultando a aprovação, compra e aplicação das vacinas. Mas não tenho dúvida: vacinado, o povo vai às ruas pelo impeachment, e o Brasil inteiro vai se transformar em uma grande Candelária.
respeito muito o Ruy, mas sobre o primeiro discurso , vem da Wikipedia: "A primeira manifestação pública a favor de eleições diretas ocorreu no recém-emancipado municÃpio de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife em Pernambuco, no dia 31 de março de 1983.[2]"
Com todo o respeito, danem-se os fatos. Para a historia temos historiadores. Ruy é cronista e muito do que ele descreve pertence à memoria afetiva. Falha e incompleta. Estudante, lembro apenas do comÃcio da Candelária. Se tivesse que escrever, escreveria que, da inércia, o povo foi à rua para uma imenso reunião que inÃciou o desmonte do regime. O estudante irmão em Recife diria diferente. O importante é resgatamos aquele momento, no Rio, Recife e demais cidades.
Mais hildiotice para destoar desta festa promovida pelo Ruy...
Também estive presente no comÃcio da diretas já, no Rio de Janeiro. Foi muita emoção. IndescritÃvel. Fora, Bolsonaro!!
Eu também. Tinha 23 anos. Depois fui jantar no Bar do Tio Otávio, na Voluntários da Pátria. Foi tão marcante o comÃcio, que lembro-me até o que comi depois! Estava feliz, muito feliz, pois parecia que superarÃamos logo a desgraça sob a qual havia crescido. Depois não passou a emenda e, por uns anos, desisti do paÃs, pedi demissão do BB e fui morar longe. Estamos muito mais podres agora!
Quem sabe o brasileiro precisa conhecer a barabaridade para dar pequenos saltos de progresso. Quem sabe 4 anos de militares lambendo o cabelo do seboso não seja suficiente para os 10% que separaram o professor do miliciano mudem de ideia para pelos menos derrotar bozó. Mas, qta barbaridade temos que viver para finalmente e realmente nos libertarmos da elite mais egoÃsta do mundo e de todos os tempos?
Lendo a coluna de hoje, não há como não ser tocada pela nostalgia, um misto de tristeza e saudade daqueles tempos. Tristeza de lembrar de um regime que matou, perseguiu e sufocou tantas vozes. No tempo das "direta já " estava totalmente apodrecido. Saudade ao lembrar o clamor unÃssono das vozes do povo e dos lÃderes de então, unidos por uma causa maior. Hoje, em tempos de eleições livres, as lideranças não conseguem se unir para derrotar o mal comum, encarnado na figura de Bolsonaro.
Grande crônica de 2ª feira! Esse Baú do Ruy é demais!!! Até botton das Diretas, Já!???? Risos, aplausos! Bravo!! Fora Bolsonaro!!!
Errei no dia. Parece 2ª f mas hoje é 4ª. E button saiu escrito errado.
Isso não vai dar certo. Os militares não podiam ter sido levados de volta ao governo. De fora não virá ajuda. Aqui dentro não há oposição forte. Ferrou, é tarde.
Você como biógrafo do Nelson parece que ainda não entendeu bem quando ele afirmou "o Mundo ainda vai ser controlado por uma Legião de Idiotas, não pela qualidade mas sim pela quantidade". É impossÃvel amigo, essa comparação com o Movimento das Diretas simplesmente porque na época das Diretas não havia BBB e a Folha assim como o Estadão, não eram Partidos PolÃticos e você sabe muito bem que o Lula foi uma tentativa para derrubar as Forças Ocultas que até hoje estão no Poder, hoje ele é o Maluf.
Se o Flamengo for campeão leva para a avenida a multidão que você quer. É capaz do Bozo desfilar junto, com a camisa do time que não é o dele. O brasileiro de hoje é outro. É triste mas é verdade.
Adorei esse 'memento vitae', Ruy! Eu tinha 10 anos em 1984, mas me lembro bem das Diretas Já!, um sopro de vitalidade e esperança na carcomida polÃtica brasileira, eram tempos promissores...
Brilhante Ruy. A grande verdade que perdura no tempo: "... e Lula não gostava de ninguém." Ainda hoje é assim, para o grande timoneiro Lula: Eu sou Eu e mais ninguém. Aà está o único óbice a uma frente ampla contra os fascistas.
Por que a elite e seus apoiadores odeiam o melhor presidente que já tivemos? isto sim é não gostar de ninguém que queira diminuir desigualdades! Para elite do atraso é inadmissÃvel um torneiro mecânico tornar-se presidente, nem que para isso tenha que eleger um miliciano tosco!
Muito boas e oportunas reminiscências, Ruy. Mas contra podridões atuais e pretéritas até algumas hipérboles valem: "do palanque na Candelária à praça da República, e atapetando a Rio Branco, da praça Mauá à Cinelândia —uma massa humana em forma de cruz"- não é preciso consultar a métrica da PM pra saber que isso daria muito mais do que um milhão... Mas parece que assim se costura o tecido da História... a até mesmo o fio da identidade que nos sustenta.
Ô, Ruy, carÃssimo, na questã da degradação, o Bozo é o pináculo Brazuca: malemá consegue falar, é aquela grossura que a gente sabe, tosco e sebosinho, que mais que falta? Ele é bom de fazer filho, como qualquer nordestino que ele despreza: botou quatro quadrúpedes no mundo, bonitinhos, até, e os educou bem, em seus princÃpios tortiformes. E cumpriu o que prometeu, veio para destruir. Os toscos, sebosos, burros e contra-éticos que o entronizaram e ainda aplaudem, acham um sucesso. Ah, as ruas....
Exato Marcos! Aquele que veio à terra para destruir...um verdadeiro Luci.fer
Só se for na tua cabeça escritor panfletário.
Wilson Filho, o leitor bolsonarista panfletário!
Rssss. Militante delirando tem de sobra nesta Bolha de alienação. #Não fosse pela pandemia, já haveria comÃcios gigantes contra a putrefação da elite comuno-tucano-petralha, inclusive a imprensa.# Mas a mÃdias sociais, mesmo censuradas, andam a pleno valor...
Hildebrando, vc não é aquele da motosserra???
Hilde, caro gênio. Tento não perder seus comentários humorÃsticos. Supor multidões nas ruas fazendo oposição... à oposição é genial. EngraçadÃssimo.
Olha o Zé doidinho aà gente! Estava sumido. Cuidado que o velho Marx virá puxar seu pé essa noite. Ah, só um aviso, ele come criancinhas. Também há relatos de células vietcongs infiltradas no paÃs. Cuidado!
A viseira é tão grande que mesmo o texto falando mal do Lula, tem que dar um jeito de discordar de quem fala mal do miliciano!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > O Brasil nas ruas Voltar
Comente este texto