Opinião > Caso de cassação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Roxana Filetti

    É desconfortável discordar de um editorial corretamente discorrido, pois não há ali incorreções exatamente, mas omissões. A adesão respeitável ao fato de que o inquérito do Supremo foi instaurado apoiado no cumprimento do Regimento do STF - que tem força de lei, portanto, legal, correto? Um expediente legítimo escapando da inércia da procuradoria Geral da União que simplesmente não age. E finalizando, o crime não está na opinião, mas na ameaça, inaceitável, às instituições e à democracia.

    Responda
  2. RICARDO MUNHOS DE CAMPOS

    O mais triste disso tudo é saber que tem muita gente que elege este tipo de gente.

    Responda
  3. benjamim picado

    estou tentando me lembrar do nome do colega deste deputado que falou sobre "um cabo e um jipe" e que um AI5 seria oportuno, à época dos primeiros protestos contra o PR, já em 2019. qual era o nome dele mesmo? e por que anda tão calado ultimamemte?

    Responda
  4. noel neves

    Nenhuma instituição democraticamente constituída pode ser agredida por qualquer um! Ainda mais por um vulgo parlamentar sem noção!

    Responda
  5. Igor Cornelsen

    O discurso ofensivo cumpriu o seu papel. Ninguém sabia quem era Daniel Silveira, agora sabem. E ontem o JN passou 30 minutos falando do indivíduo e suas agressões, protegendo o seu mentor Jair Bolsonaro de aparecer como responsável pela falta de vacinas e das mortes da pandemia que estão baten do recordes.

    Responda
    1. benjamim picado

      mais importante é o "conhecimento" que a carceragem vai ter do indigitado, caro igor.

  6. Jove Bernardes

    É, dona Folha. E cassado o caso dele sai do STF e vai para primeira instância. Dããã.

    Responda
    1. benjamim picado

      pois bem, caro jove, como a câmara não lê a folha, veja o que vai acontecer: ele vai ter a prisão confirmada na câmara, e vai cozinhar por um tempo, enquanto PGR e STF constroem caso, para julgamento no supremo mesmo - donde uma condenação e cassação dos direitos. a propósito, este roteiro já foi escrito pelo reinaldão.

    2. benjamim picado

      pois bem, caro jove, como a câmara não lê a folha, veja o que vai acontecer: ele vai ter a prisão confirmada na câmara, e vai cozinhar por um tempo, enquanto PGR e STF constroem caso, para julgamento no supremo mesmo - donde uma condenação e cassação dos direitos. a propósito, este roteiro já foi escrito pelo reinaldão.

  7. Maria Lucia Lobo Pires

    O deputado em questão ultrapassou (no mau sentido) limites a vida inteira e nunca lhe impuseram freios (punições reais) a altura do seu comportamento desvairado e inconsequente. Espero que a Câmara o faça agora! A quem essa criatura representa? E o que ela representa para o país? Espero que seus eleitores (31.000??) façam um exame de consciência e percebam o desperdício de seus votos.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Não farão exame de consciência, e se o fizerem, acharão o contrário, que está bem empregado. Lembra do Programa de Calouros do Sílvio Santos, que permitia à choldra inculta e ignara ficar confortavelmente nos seus sofás nas tardes de domingo para gozar de se fartar com o ridículo alheio que se aventurava na tentativa de fazer fama e dinheiro e eram gongados sem piedade pelos jurados? É por aí. Vão se rir a valer e esperar pelo próximo.

  8. Jorge silva

    No futuro não saberemos responder as novas gerações o que aconteceu conosco nestes tempos. Porque deixamos a situação chagar a este ponto? O que houve? A Democracia, viga mestra da sociedade está em risco e a sociedade olhando? Milhares de pessoas morrendo em uma pandemia e um incapaz na Presidência , e tudo bem? Seremos cobrados pelas crianças de hoje adultos de amanhã

    Responda
  9. Antônio Carlos de Paula

    Cassação e bom tempo na prisão!! Assim espero.

    Responda
  10. José Cardoso

    Perfeito. Difícil encontrar caso mais típico de quebra de decoro. É preciso tirar a laranja podre senão estraga o saco. Ou o saco já está estragado?

    Responda
  11. João Perles

    A população em geral e as instituições, em particular, precisam decidir se o país deve ou não iniciar uma fase de existência do vale-tudo, em que, sob pretexto da imunidade, alguém pode subverter todo processo histórico de lutas pelas garantias constitucionais. A vontade de uma parcela de eleitores esquizofrênica que elege um aprendiz de miliciano não pode prevalecer sobre o arcabouço que fundamenta e assegura o tecido social.

    Responda
  12. Valdir Silva

    Tenho um arrependimento: ter anulado meu voto em 2018 e contribuído indiretamente para que Jair Bolsonaro fosse eleito presidente da República. Não creio que esse deputado disse o que disse por si próprio. Creio haver algo articulado com o presidente, que elogia a ditadura militar, tem o Ustra como um dos seus heróis e recentemente disse ser a favor de que jornais como esta Folha, o Globo, o Estado deixem de circular. A democracia corre perigo. CASSAÇÃO E PUNIÇÃO do deputado, imprescindíveis.

    Responda
  13. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Até quando esse espírito de (porco)corpo vai existir no Congresso Nacional? Até quando a imunidade parlamentar vai manter a impunidade dentro da casa? No BBB21 o telespectador deu um bom exemplo ao mau comportamento do Nego Di. Se esse parlamentar pode dizer o que disse e por que não o cidadão comum?

    Responda
  14. José Oliveira

    E por falar nisso, como está o caso daquela Flordelis? Esse Rio de Janeiro sabe eleger nossos representantes...mas pensando bem, não é só lá não. É no Brasil inteiro. Estamos ferrados há muito tempo.

    Responda
  15. Herculano JR 70

    Democracia é limite ao poder e aos poderes. O protagonismo dos poderes e suas intrigas ñ e democracia e subversão a ela. Resultado de estado grande q se mete em tudo e ñ permite q o país ande. O estado precisa ser diminuido a começar desregulando a saude, limitando escola e tudo mais q o estado perverte. Lembremos, qdo se pede saude ao estado se autoriza legisladores para ela o q exige judiciario pq se ha lei ha litigio, medicos e tecnicos de saude, e burocratas q alcançam ministérios.

    Responda
  16. Luís Cláudio Marchesi

    O deputado é um delinquente. O Congresso é corporativista. O presidente joga no time do delinquente e se cala ante aos ataques às instituições. Agredido, o STF dará a palavra final? Certamente não por tratar-se de um parlamentar. Esse pertence ao grupo dos "intocáveis" ( relembrando a histórica sério americana sobre mafiosos).

    Responda
  17. Luís Cláudio Marchesi

    O roteiro do deputado - delinquente está traçado: afastamento para apuração de irregularidades; eventual expulsão do partido; julgamento pela comissão de ética da Câmara. Aí termina o enredo para o delinquente: afastamento temporário do cargo, moção de censura e a volta do marginal ao cargo. O corporativismo é tão covarde quanto ao presidente (zero-zero) que se cala diante de ataque à democracia. Não poderia ser diferente: Bolsonaro Nova no mesmo time do deputado marginal

    Responda
  18. Andrey Lucas

    Prisão completamente ilegal, com vários juristas renomados (inclusive de esquerda) sendo contrários, mas pra folha é apenas questionável.

    Responda
  19. Anna Amélia Meule

    Ele deve e vai sair da prisão. Agora a cassação, isto sim, deve de acontecer. Incitador à violência como este pedante não deve ter lugar na política nacional.

    Responda
  20. Rafael Gonzaga

    Guilhotinem politicamente todos que querem guilhotinar nossa democracia!!! Se tivessem guilhotinado Hitler em seus primórdios, muito teria sido evitado.

    Responda
  21. eli moura

    Por mais abjeto que seja a atitude do deputado, ele foi eleito pelo povo, a menos de crime grave, ameaças não o são, só o povo tira o mandato. Ele representa a muitos que pensam igual, infelizmente. Editorial da Folha se lê em cima do vaso sanitário, no final tem alguma aplicação. Cuidado quem lê em celular.

    Responda
    1. Ney Fernando

      O crime foi muito grave.

  22. Luiz Antonio

    Do jeito que o primata eleito pelos eleitores do RJ tem aparecido nos jornais, imagino que seja um deputado de primeira linha, altamente produtivo como legislador. Ou não?!

    Responda
  23. Italo Cesar Sega

    É um posicionamento errático. Ou temos o devido processo legal na sua integralidade ou o adotamos conforme nos convém. Se o adotamos conforme nossas necessidades imediatas, poderíamos admitir que a Java Jato foi ilegal, porém necessária para barrar o Lula.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Qualé cara, tomou gardenal com cloroquina? O STF é o órgão máximo da justiça, até aceita críticas, mas ataques agressivos com palavrões chulos... os caras não tem sangue de barata! Hipocrisia é não ler a constituição.

  24. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

    O editorialista não tem conhecimento jurídico preciso. A prisão é justificável, porque o deputado ataca a Constituição Federal diretamente, a quem deve obediência. Todos podem discordar dela, e trabalhar para modificá-la. Mas não podem desconsiderá-la in totum, pois, nesse caso, desconsiderariam a própria imunidade e liberdade q a mesma lhes assegura. Ao contrário do que diz o texto, não é admissível, numa democracia, atacar a própria democracia de maneira totalizante e generalizada.

    Responda
  25. João F Santos

    Esse sujeito também é policial? Deve ser expulso, a bem do serviço público, e, em respeito à instituição e a seus colegas honrados.

    Responda
    1. Rosane Ferreira Ibiapino

      Já foi...

  26. Hildebrando Teixeira

    Corromper e se deixar ser corrompido, rou b ar dinheiro público, pode? Ah, claro que pode!

    Responda
    1. Ney Fernando

      Miliciano depositar 90 mil na conta da primeira dama pode também?

    2. Carlos Pinheiro

      R A C H A D I N H A PODE?

  27. Hildebrando Teixeira

    A esquerda xingar e difamar os 3 poderes quando não atendem seus interesses, pode?

    Responda
    1. Daniel Pimentel

      Lá vem o Marlon Brando do Tietê com sua ignorância tácita e uma abundante necessidade de nióbio!

    2. José Roberto Pereira

      Não se faça de Hildiota. Boi Bombado Miliciano não apenas xingou e difamou, ele atacou e ameaçou tanto os Ministros quanto a Instituição. Reincidentemente!!!

  28. Hildebrando Teixeira

    Senador, se não for da base do Governo, como o Cajuru, pode xingar o STF?

    Responda
  29. Hildebrando Teixeira

    O STF atacar o executivo porque tem outra ideologia pode?

    Responda
    1. Carlos Pinheiro

      O presidente zurrar e pisar a Constituição com ferraduras pode?

  30. RAUL GONCALVES DE NETO

    Segumdo o pensamento da Folha se o deputado fizesse um vídeo defendendo a pedofilia, ele poderia invocar a liberdade de expressão e o foro privilegiado.

    Responda
  31. Maria jose dos santos

    Esse deputado Federal Nao sei o que é o resultado desse governo do ódio..imagine esses sujeito armado questionandoque as eleicoes de 22 foram roubadas ...O presidente ja disse em reuniao de abril passsado que quer armar a população...

    Responda
  32. Francisco Nascimento

    Não entendo como um eleitor consciente e lúcido vota num espantalho tirânico desse. Este parlamentar obscuro e leviano deveria ser cassado, para honra, moral e dignidade da Câmara dos Deputados, cujos membros deveriam se envenvergonharem de ter em seu colegiado um participante deste nivel rasteiro.

    Responda
    1. Carlos Pinheiro

      Sou um eleitor consciente, lúcido e não depositei meu voto na privada do bolsonarismo pois não uso ferraduras, não zurro nem como alfafa já que não chamo de mito um quadrúpede falante.

    2. Eduardo Freitas

      Os cariocas tem muita simpatia por milicianos, falsos evangélicos e afins.

  33. Miro Costa

    O que a Folha pensa é o seguinte: a Lei de Segurança Nacional, base para a prisão do deputado boquirroto, é entulho autoritário do tempo da ditadura, e, portanto, não deveria mais ser usada. É isso que a Folha expressa faz tempo. Exceto, é claro, se for contra adversários, como é o caso.

    Responda
  34. Julio César Cardoso

    O Deputado pode ser um ogro, mas isso não faz de seus algozes santos; a Folha poderia citar qual é a Lei que prevê prisão por se xingar uma autoridade, desejar sua morte, protestar contra o Estado ou sugerir sua reforma? O que a Lei proíbe é o anonimato e a organização político partidária com o objetivo de sabotar o Estado; aliás, o Juiz atingido em sua honra não pode ser quem acusa, prende e julga. Pra isso existe Procurador e MP.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      A calúnia, a ameaça e o incitamento ao crime não se enquadram na liberdade de expressão. Eu concordo, vc discorda, e neste caso, quem decide é um juiz. Quem não concorda com decisão de um juiz, recorre-se até os Tribunais superiores, que swmpre têm a ultima palavra, o quw já foi dado em votação unânime de 11x0.

    2. Daniel Pimentel

      Gshhdhdjjdduhwuwhsh!

    3. Daniel Pimentel

      A questão é mais profunda, Júlio! Crimes contra a honra, ameaça e atentado contra a ordem constitucional são crimes. Os dois primeiros elencados no Código Penal, o outro, na Lei de Segurança Nacional. Hoje, deixam o extremismo e fanatismo fascis.toide ficar na varanda, daqui a pouco estão chutando a bunda de seu filho porque ele não recitou o hino nacional e não bateu continência quando o militar X pediu uma cerveja.

    4. Marcos Correia

      Amigo, a lei foi criada pelos militares na ditadura, que o deputado apoia. É a lei de segurança nacional.

  35. Leonardo L

    Tem deputada trabalhando lá sendo ré por crime de homicídio, tem senador que escondeu dinheiro na cueca e está com mandato ok. Alguém ainda acredita em conselho de ética?

    Responda
  36. Sergio Makrakis

    A UOL e a FSP (1, ou 2, ou 3 jornalistas?) estão certos e 11 juízes do STF equivocados? Chegamos a esta deplorável situação, graças ao gotejamento da visão imaculada desses jornalistas! São uns verdadeiros anjos! Sei lá do que...

    Responda
  37. Helio Sisco

    Então vamos prender o deputado por falta de estatura moral para o cargo? Cassa-lo? Concordo plenamente. Comecemos com este. Sobrarão poucos deputados na Câmara e senadores no Se Senado. Talvez sobrem algumas vagas no STF tbem.

    Responda
    1. Julio César Cardoso

      Flávio....explica pra nós aí onde entra a questão da "moralidade" do Deputado? De que "moralidade" você fala?.

    2. Leonardo L

      Tem deputada trabalhando lá sendo ré por crime de homicídio, tem senador que escondeu dinheiro na cueca e está com mandato ok. Alguém ainda acredita em conselho de ética?

    3. Julio César Cardoso

      Esse comentário é melhor que o próprio Editorial....kkkkkkkkkk

    4. Flávio Guilherme

      A moralidade é princípio basilar da atuação dos servidores públicos. Está na Constituição. A falta dela deveria ser exceção, ou, ao menos, muito menor do que é. E isso se aplica a todos os poderes, âmbitos e cargos. Lembro quando o papo era "tira a Dilma, depois, tiramos o resto". O resto, no entanto, continua...

  38. romulo paiva

    Temos que defender a Constituição e não prevê prisão nestes casos. Os intocáveis do STF que não podem receber críticas, não podem ser inspecionados, possuem mandatos eternos. Isto está errado, não são Deuses ..

    Responda
    1. Daniel Pimentel

      A questão é outra! O poste fazer xixi no cachorro...

  39. Maria José de Carvalho

    Que moral esse deputado possui para exercer o parlamento? Linguajar chulo, incita a desordem, denigre a honra de autoridades, provoca os poderes institucionais. Isso é "liberdade de expressão" ou desordem? Nosso país voltou às cavernas.

    Responda
    1. domingos souza

      Isso é Brasil minha cara Maria José . E, Rio de Janeiro é reflexo!

  40. Marcos Serra

    Vamos prender parlamentares? Situações: 1)falar mal dos deuses do STF = dá cadeia; 2) ser pego com muito dinheiro do contribuinte na cueca = deixa ficar solto; 3) planejar e executar o assassinato do próprio marido = deixa ficar solto. E assim vários outros crimes mais graves que passam batido para os cínicos e corporativistas ministros sem qualquer voto do STF. Como julgam-se intocáveis, basta, mesmo que grosseiramente, sejam ditas verdades para fecharem-se em seus casulos de exceções.

    Responda
    1. Daniel Pimentel

      Ihhh tá misturando cloroquina com nióbio! A questão é o miss whey protein cometendo crimes contra a honra, ameaças, incitação à violência e contra o estado democrático...mesmo não sendo lá muita coisa...rsrs, o Doutor Albumina prevaricou seus anabolizantes causando desgaste da já pouca massa cinzenta! Tem outras cartas convites para os interessados, Serra!

  41. Marcel Silva

    Imagina se decidirem processar os leitores da Folha pelas várias calúnias e fakes que escrevem nesse fórum.

    Responda
  42. Marcos Serra

    O Douglas Aparecido de Souza, abaixo, resumiu em poucas palavras o editorial. Foi claro, objetivo e tocou em um ponto que não se via aqui há muito tempo: a sensatez de um jornalismo isento. Parabéns a ele e a quem redigiu o texto.

    Responda
    1. Julio César Cardoso

      Sensatez é dizer que a Lei proíbe que as pessoas fazem, discursem, protestem ou xinguem autoridades?. Ou será achar normal um Juiz "atingido em sua honra" determinar a prisão de quem o achaque? Onde fica a imparcialidade? Não há nenhuma Lei que proiba quaisquer pessoa de pregar contra o Estado ou defender sua reforma ou derrubada. O que a Lei proíbe é a organização política neste sentido e o anonimato.

  43. Risolete Celi Wor

    Concordo plenamente. Cassa essa desgraça que confunde ameaça a integridade física de alguém com liberdade de expressão. Será que também não tem a mãozinha dele no caso Mariele? Quebrar com tanto ódio aquela placa teve algum significado maior.

    Responda
  44. marcos andrade moraes

    Precisa haver uma lei que ressarça a sociedade quando um sujeito desses é cassado. Ele ou seu partido tem que devolver a grana que "roubou" da nação . MAM

    Responda
  45. Bianca Moreira

    Aguardo ansiosa a decisão dos digníssimos pares do Legislativo do golpista e extremista em questão. Vamos ver até onde irá o aceite a.mais este achaque a Democracia

    Responda
    1. marcos andrade moraes

      golpista? Vc é petralha... MAM

  46. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    É para isso que pagamos nossos impostos? Para sustentar indivíduos que vivem afrontando as instituições? Por que esse miliciano não volta para a câmara para defender a vacinação da população que a cada dia aumenta no número de mortos? Já chega de afronta de pessoas que deveriam estar defendendo o direito à saúde e fica defendendo interesses mesquinhos e fascistas. Basta!

    Responda
  47. A A Iuras

    Daniel Silveira espalhou fake news sobre covid-19 e hostilizou policial que pediu máscara. O Sr PR faz coisas muito semelhantes a este puxa saco! Pergunta: o STF já teria algum parecer pronto, ou está aguardando a voz rouca das ruas?

    Responda
  48. Said Ahmed

    ''... em contrapartida, estão sujeitos ao julgamento dos pares em caso de eventuais infrações éticas''. Se for tentar enquadrar o sujeito por este caminho, aí é que vai terminar em pizza. As possibilidades se resumem em quebra de decoro parlamentar, um conceito escorregadiço e conveniente (no sentido que varia de acordo com a natureza de cada legislatura), ou o abuso de prerrogativas parlamentares, onde o limite a partir do qual se concretiza o abuso inexiste.

    Responda
  49. Oséias Rodrigues

    A revogação da prisão será, sem dúvida, o grande recado à Nação passado por seus representantes: a Constituição e as leis não valem nada, tudo é um grande circo, e nós somos os palhaços. A lei só vale pra nós. Este não é um país sério. Deveríamos considerar estabelecer um recall para políticos eleitos, e nunca mais votar em gente sem caráter.

    Responda
    1. marcos andrade moraes

      voto distrital, recall e referendo. É o mínimo. MAM

    2. marcos andrade moraes

      said, que tolice é essa? Haja paciência com arrogantes como vc que esbanjam idiotias... MAM

    3. Said Ahmed

      Vai levar tempo, primeiro é necessário passar uma lei que defina e institua isso que você chama de recall (modismo passageiro). Esta lei não pode afrontar um dos direitos fundamentais, que é o sigilo do voto, sob risco de ser declarada inconstitucional. Por hipótese (absurda), caso a lei passe, como você vai provar que votou no parlamentar X, ensejando seu direito de recall?

  50. DOUGLAS APARECIDO DE SOUZA

    Ufa, há muito tempo não lia um Editorial deste Jornal com tamanha sensatez.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.