Opinião > Escolas podem perpetuar desigualdades Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ROSENILDO GOMES FERREIRA

    Acho que a melhor solução para melhorar o ensino público é obrigar que os gestores públicos incluindo ministros e filhos de promotores e juízes matriculassem seus rebentos na rede pública!

    Responda
  2. José Cardoso

    Ao ler o artigo me lembrei de 2 pessoas que conheço, com posições claras de esquerda, mas que fazem todos os sacrifícios e pagam caríssimas escolas particulares para os rebentos. O fato é que as famílias são o principal motor da desigualdade porque naturalmente os melhores tendem a dar aos filhos o melhor.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O correto seria termos uma escola pública de qualidade para todos, para ricos e pobres e depois dela... Universidade e escolas profissionais públicas de qualidade para todos!

  3. Cloves Oliveira

    O nó do nosso sistema educacional é que tem muita gente que sabe o que tem que ser feito, mas pouca gente que sabe como deve ser feito. Um pouco de modéstia faria bem a muitos educadores, para reconhecer que não são Deuses e que não podem desempenhar milagres. É um fato que existem pessoas que aprendem menos e mais devagar, e o pior que se pode fazer é coloca-los para competir com alunos de alto desempenho.

    Responda
  4. Carlos Amorim

    Muito bom o texto

    Responda
  5. Paulo Silva Barbosa

    Verdade ! Sem uma educação universal de qualidade e conteúdo, estaremos adiando o desenvolvimento do País. O exemplo da Coreia do Sul, em investir em uma educação fundamental de qualidade , mudou o destino do país, e hoje é uma potência econômica .

    Responda
  6. MARCOS BENASSI

    Dona Carolina, seu nome é excelente pra coisa: a videira, plantinha profícua, se não é cuidada, podada, regada, não vira nada - malemá poderemos usar suas folhas para fazer charutinhos árabes. Isso é que nem educação, ou cuida o tempo inteiro, ou não vira. Ou é proativo na poda e no direcionamento do caule, ou as uvas não saem, não adianta chorar e reclamar. Sua perspectiva de educação é muito interessante, sai do banal. Contudo, eu virei um Dumbão: cansei, ninguém liga para isso, nem paga o suf

    Responda
  7. Herculano JR 70

    Escola oficial so ate 4 anos pra ensinar contas e ler, escrever exige cultura. O resto e ideologia para implementar politicas publicas sempre melhores pra que faz do q pra quem recebe. Escola e reprodutora do meio ñ e transformadora do meio, so suga recursos. Ja bem dizia o relatório Coleman, o nivel do aluno, e da escola, é a dos pais dos alunos. Experiência municipal em Sp mostra q a periferia tem escolas piores q o centro.A escola é filtro ñ é lugar onde se aprende.

    Responda
  8. José Oliveira

    parece que irei chover no molhado. fui professor por décadas e por mais que tentávamos incluir certos alunos, e não eram só pretos e pobres não, eles nunca quiseram. esse é o ponto, nem todos querem ser incluídos, exceto se forem empurrados para a frente como o gado para o abatedouro que é o mundo real. mas a escola nunca foi lugar de deixar todos iguais, como aquela aquela máquina de moer carne do The Wall. nem toda carne precisa e deve ser moída só as de segunda ou então viram muxiba...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.