Demétrio Magnoli > Eu acuso! Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Henrique Marinho

    Revisionismo de formadores de nossa identidade cultural, como Lobato, é como fazer uma lobotomia para curar um fetiche. O duro é que que tem gente que segue os revisionistas como os ratos seguiam Hamelin: para o despenhadeiro. A música atraente do revisionismo racial ou cultural leva à ruína. Francis, como você faz falta nessa hora...

    Responda
  2. CLAUDIA ROVERI

    Excelente texto. De gueto em gueto, vamos esquecendo a capacidade de dialogar e contextualizar fatos e personagens. E aliás, o BBB 21 está aí a nos provar que nada é tão preto e branco no mundo - com o perdão do trocadilho.

    Responda
  3. JONES DARI GOETTERT

    Eu acuso Demétrio de fazer coro com os "globais" no aprofundamento do neoliberalismo e na conservação tal e qual da estrutura de classe e de poder no Brasil. E sugiro: saia um pouco dos estúdios da GloboNews e ande mais, talvez ajude a perceber que "miscibilidade" (a la Gilberto Freyre) não é apenas anacronismo, mas também ficção.

    Responda
  4. OTAVIO PAIVA

    Excelente!

    Responda
  5. MARIA LUIZA SANTOS SANTIAGO

    Como sempre brilhante. Você expressou exatamente o que penso.

    Responda
  6. Fernando Machado

    Um mundo extremamente complexo (sempre foi, mas hoje a percepção da complexidade esbofeteia o comum dos mortais via redes sociais e Internet) requer explicações simples, confortantes e confortáveis para os que tem preguiça de refletir, daí o binarismo redutor. Preto e branco é mais fácil definir, do que infinitos matizes de cinza. Demétrio Magnoli, touché

    Responda
  7. ADONAY ANTHONY EVANS

    O Mundo vai atingir 3 milhões de mortos, o Brasil 300 mil, os EUA mais de 500 mil. Quantos deles resultado das políticas negacionistas e genocidas de Bolsonaro e Trump, heróis da Direita? O mesmo na hecatombe do Clima. No Planeta a miséria corre solta e as ondas migratórias são apenas um dos sintomas. Mas Marcelo Coelho, e as patrulhas ideológicas do que um dia foi a Esperança Socialista, caçam firulas. O próximo lacrado, Shakespeare.

    Responda
  8. Maria Lopes

    Concordo com o colunista. Um texto ótimo do Prof Jose de Souza Martins (que direitista não é ) sobre Lobato vai em direção semelhante - sobre Lobato - esclarecendo ainda aspectos da biografia dele. Esses expurgos soam e cheiram aquelas tentativas de reescrever a história de Stálin e de queimar livros de Hitler.

    Responda
    1. Renata Moro

      É o Ministério da Verdade do livro 1984 de George Orwell atuando.

  9. Iago M Zulu

    Essa patrulha do 'politicamente correto' tem que acabar. Esses patrulheiros desocupados, inúteis e sem talento sobrevivem de chafurdar pela internet a procura de alguém que não reze pela cartilha deles para destruir-lhe a vida. São como beatas alucinadas, bradando com o hinário do 'politicamente correto' na mão, pedindo a fogueira para os infiéis. Tentam em vão , com essa caçada covade , dar um sentido a suas existências medíocres.

    Responda
  10. Ayer Campos

    A direita hidrófoba é fruto dessa 'esquerda' que abusa do politicamente correto.

    Responda
  11. eli moura

    Erros de A ou B não justificam erros de C ou D. Se há erros precisam ser apontados e corrigidos, não se pode passar panos, perde se a oportunidade de construir uma humanidade melhor. Racismo eh um erro, Lobato foi racista e o colunista eh um mentecapto.

    Responda
  12. Paulo César de Oliveira

    Caça às bruxas na Idade Média europeia, Macartismo nos anos 50 nos Estados Unidos, Revolução Cultural na China maoista e "woke culture" no mundo ocidental no início do século XXI. Estamos vivendo uma dessas épocas de loucura coletiva em que as pessoas buscam culpados pelo que imaginam serem os piores crimes(feitiçaria, comunismo,trair a revolução ou racismo) e se comprazem em aplicar as punições que consideram justas.

    Responda
  13. Anderson Rodrigo da Silva

    Excelente artigo. Ninguém precisa ter medo de livro nenhum, aliás, concordo com Brás Cubas - de Machado de Assis - que diz: O maior defeito deste livro és tu, leitor. Viva Lobato.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Não lembrava dessa frase do Machadão, Anderson. Mas eis uma frase que todo escritor, acredito, gostaria de ter escrito. E que revela um só aspecto: quem vai se dar o direito de fazer o julgamento de um escritor de ficção? Pode-se escrever mal - em termos de estrutura e outros aspectos textuais. Mas criticar obras ficcionais querendo interpretar o olhar do escritor depois deste já ter partico, me parece ser pretensioso demais.

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.