Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Fernando Marques

    É irracional que tenhamos um setor de agronegócio tão bem-sucedido e milhões de brasileiros famintos, como acontece hoje. Ou seja, alimentos existem, mas para consumo externo. A condução da economia tem o dever de encontrar um ponto razoável entre os interesses dos setores que produzem alimentos e as necessidades da população. Que se acionem as taxas sobre exportação que alguém citou aqui. O liberalismo como cartilha é uma falácia. Eis uma pauta a ser pensada a sério para 2022.

    Responda
  2. Gilberto Rosa

    O Petróleo é produzido aqui. Como em qualquer país produtor, o petróleo deve ter seus preços trabalhando em conveniência da economia e população. Nós não devemos pagar mais por gás, gasolina e transporte para que os 0,1%, chamado de mercado, possam ter mais lucros. Um erro, de óleo e arroz, não justifica outros, vários países sobretaxam exportações de commodities para que o mercado interno seja abastecido com preços menores, recentemente a Rússia fez isto com o trigo.

    Responda
  3. Adriano Ferreira

    O governo liberal na economia está mais para um Dilma III.

    Responda
  4. João Vítor Matiola

    O óleo de soja e o arroz não são produzidos por uma empresa estatal e não são monopólio da União, né ô.

    Responda
    1. Luis Nunez

      Se a Petrobrás fosse estatal ainda daria para discutir o assunto, mas ela é mista, tem ações na bolsa.

    2. Jove Bernardes

      Entendi. Bolsonaro só ataca inimigo parado e desarmado, pelas costas. É, é um estilo.

  5. Hernandez Piras Batista

    Um demagogo puro, nada mais do que isto! A elite empresarial do Brasil sempre acreditou em atalhos autoritários para ter políticas a seu gosto. Chegou ao cúmulo de levar um demagogo xucro ligado a milicianos ao Palácio do Planalto. O resultado é o caos e a ruína, cujo preço mais alto, é claro, será pago pelos mais pobres.

    Responda
  6. Igor Cornelsen

    Bolsonaro, oficiais do Exército em geral, a esquerda, tem os mesmos conceitos em economia. Acham que é do interesse geral intervir nos preços e na economia. Ainda não entenderam que as riquezas das nações são feitas de invenções e de muito trabalho e investimento de empresários. Por isso somos e continuaremos a ser um país pobre, sem muitos investimentos produtivos. Se algum dia algum governo copiar os ricos e respeitarem investidores este país sai do atoleiro.

    Responda
  7. Gilberto Rosa

    Colonistas da Folha. Bolsonaro vendeu e vende a preços ridículos a Petrobras, mas eles estão preocupados com o mercado, que nada mais é do que os 0,1% parasitas financeiros inernacionais. Balela preço internacional, o petróleo é produzido aqui, não deve penalizar a economia e 99% da população cobrando mais caro gasolina e gás para dar mais lucro para os 0,1% do mercado. Alguém tem dúvida porque Dilma foi derrubada e Lula preso pela lava jato? Petróleo e suas guerras.

    Responda
  8. Eduardo Henrique de Oliveira

    O mandato do presidente da Petrobrás venceria em março. Com isso ele embolsa alguns milhões de reais a mais. Aumentaram três vezes seguidas os combustíveis para que o falso messias posasse de herói salvador da pátria dos caminhões. Mesmo tirando bilhões do valor da Petrobrás para ele vale tudo para se manter no poder. O mesmo fará em outros casos semelhantes. Será que ninguém enxerga quem é o fundador do Tresoitão ?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim, chega a ser patético, depois de vários aumentos esta panaceia que nada mais faz do vangloriar aquele que destrói o Brasil.

  9. Jose Geraldo Leite Coura

    Ao final desde governo, se isso acontecer antes, melhor, se não, vamos ter que entrar em Recuperação Judicial, não vamos falir porque temos bastante riqueza e condições de pagar pelos erros de nossos governantes, temos que apreender a colocar pessoas competentes no cargo de cuidar das riquezas do Brasil, que tal iniciar as escolhas agora e esquecer todos esses ai que almejam o poder, queremos quem deseja trabalhar!!!

    Responda
  10. CLAUDIO HURGEL VICTOR LEITE

    Pergunte no “Posto Ipiranga”?

    Responda
    1. Elias Alves

      Acho que esse tal posto só está vendendo combustíveis adulterados.

  11. José Cardoso

    Bem observado. Como disse a Margareth Thatcher: se é para estatizar o que é "estratégico" então a agricultura, bem como a rede de distribuição deveria ser estatizada. Estratégico é o controle pelos políticos dos cargos bem pagos nas sinecuras estatais.

    Responda
  12. niemeyer franco

    Alguém acredita que um PR, que tem predileção a bandi dos mili cianos, é capaz de entender de algo que possa beneficiar a sociedade? Não, não. Ele entende bem é como beneficiar seus familiares e amigos band idos.

    Responda
  13. João Teixeira de Lima

    Outro dia ele falou que os venezuelanos comem cachorros e gatos para não morrerem de fome. Hoje vi uma notícia de um site de Manaus dizendo que mendigos estão comendo esses animais. Para o 'capitão' isso é insignificante, a prova é esse brilhante artigo do Vinícius Torres. Daqui a pouco os caminhoneiros e as grandes transportadoras terão diesel bem baratinho, mas não transportarão alimentos que ficarão nas prateleiras porque o povo não pode comprar.

    Responda
  14. Joaquim Salomão

    Quem diria, o Capitão Rachadinha, poderoso facínora destruidor do meio ambiente, da civilidade e da democracia, acabou virando tchutchuquinha de empresários de transporte rodoviário. Machão só em discurso para deleitar seu gado lunático, mas, na prática, é um medroso c a g ã o.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      O destino de todo machão é afinar a voz no final. Enganados pelos seus cérebros primitivos, muitos membros do bando ainda acreditam nas exibições viris e confundem com coragem. Vi no Discovery Channel um documentário sobre gorilas e lembrei do Bolsonaro e filhos.

  15. Luiz La

    Tentar baratear as coisas é bom mas baratear só pra agradar seus amiguinhos, só porque tem medinho dos caminhoneiros não! Vamos ver até onde isso vai e se realmente alguma coisa desse beneficio chega aqui embaixo, onde não se tem caminhão nem transportadora!

    Responda
  16. Lygia Barros

    Bolsonaro tem medo dos caminhoneiros , o povo pode passar fome que ele não se importa.

    Responda
  17. Vera Queiroz

    Donos do dinheiro grosso não reagem enquanto não virem as riquezas do país se transformarem no adubo de suas cacas.

    Responda
  18. Lucinio Nones

    A aí Bolsonaro!!! Não queria Governar? Então governe....Achou que era fácil né? Que não precisava fazer aliança política? Agora guenta

    Responda
  19. bagdassar minassian

    ... óleos bons para continuar nas 'frituras' de indicados e nomeados para ajudarem-no na, atual, ‘quase’ tudo que esta aí.

    Responda
  20. Joao Nash

    Mas não é bom que o Bolsonaro tenha abandonado a agenda neoliberal do Guedes?

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Bom mesmo seria se abandonasse o cargo.

    2. Luiz La

      Não se abandona aquilo em que nunca se embarcou...

    3. Simone Rodrigues

      Para nós do povo, é ótimo que se abandone essa agenda nefasta, mas o tal deus mercado não pensa da mesma forma. Mais povo, menos mercado!

  21. JOSE LUIS BOMBONATTI

    Vacabrás e Arroz Pátria Amada Brasil S/A, para o gado!. Múúúúú.....rsss....

    Responda
  22. Alaor Magno

    O preço dos alimentos vai subir independentemente do governo atual, vai puxar a inflação para um patamar mais elevado. Os alimentos produzidos no Brasil são apenas para atender o mercado exportador que paga mais do que o brasileiro, culturas como feijão, arroz são plantadas pela agricultura familiar, necessitando importar para segurar o preço com estoques reguladores. A proteína animal terá aumentos sucessivos por que o gado se alimenta de milho e soja devido aos pastos secos do centro oeste.

    Responda
  23. Paulo Sales

    Mais um artigo de liberalzinho simca chambord. Deixa eu te falar amigo. Quer uma economia liberal no Brasil? Então tem que pagar a preço de hoje um salário mínimo de 6 mil reais, porque no mais, è retórica covarde e escravagista.

    Responda
  24. Julio Oliveira

    Imagino o quanto estes jornalistas perderam com a queda das ações da petrobras, espero que percam mais, talvez uma forma de subsidiar os combustíveis seria cobrar imposto sobre lucro com ações de até 20 mil por mês, ajudaria bastante. Mas o amigo aí só esqueceu que existe estoque regulador e que se estivesse funcionando, os preços dos itens que ele supõe não haver intervenção não estariam no patamar que se encontram, mas o Bolsonaro é filho da folha, eles que embalem a criança

    Responda
    1. Elias Alves

      Estoque regulador ? Só se for de cloroquina e leite condensado.

    2. JOSE LUIS BOMBONATTI

      Estoque regulador, onde Seo Júlio?. Sob o governeco de bolsonaro, nada funciona!. Imposto sobre o lucro dos rendimentos de ações? Bebeste o quê?...

  25. Pedro Alexandre Fecchi

    Trabalho com saúde! A caixa de luvas para procedimentos aumentou 200%.Sr Vinícius acho que está misturando laranja com banana!

    Responda
    1. Elias Alves

      Sr Pedro onde leu o artigo ? Entendeu ? Acho que não.

  26. francisc celso boitar

    Caro Vinícius, antes de mais nada quero deixar claro que não sou ,nem de perto, bolsonarista. Não precisa entender muito de economia pra saber o quanto o preço do diesel, influencia no preço final de quase tudo, inclusive de arroz e óleo. Portanto, meu caro, acho que nessa ele acertou.

    Responda
    1. Elias Alves

      Sr Francisc, usando sua lógica, simplista, vamos pegar o aumento do diesel e descontar do aumento dias alimentos citados. Não seria portanto o aumento do diesel o causador desses aumentos. Logo ele não acertou. O curioso é que quando a Dilma interveio na Petrobras, o mercado, os senhores do dinheiro, o gado e tantas outras pessoas, ditas do bem, fizeram um massacre. Agora prevalece o silêncio em homenagem à demagogia. Em tempo não sou petista, critiquei muito as atitudes daquele governo.

    2. francisc celso boitar

      Respeito sua opinião, caro Pierre Laville

    3. Pierre Laville

      Caro Francisc, não precisa mesmo entender muito de economia para escrever issso...

  27. ORLANDO MARTINS

    Não precisa ser um genio para entender que o Presidente agiu de forma corretíssima, pois a insensibilidade e insensatez do ex-presidente da Petrobras, obrigou o Nosso Presidente a tomar tal atitude. Agora comparar esta questão com a questão do aumento do arroz e do feijão, me parece que o autor desta matéria é a Dilma. Eu imagino se o nosso presidente não tomasse a atitude que tomou, como faríamos se os caminhoneiros parassem o Brasil em meio a esta Pandemia. É o que querem, eu acho

    Responda
    1. José Freitas

      Ora, ora. Diziam que Bolsonaro não interferiria na Petrobras como outros fizeram. Que não acabaria com a lava jato, como, se outros fossem eleitos possivelmente fariam. Que inauguraria uma "nova política", como outros governos praticaram. Vemos o baixo intelecto fazer tudo ao contrário que prometeu e vocês, fanáticos, não se furtam a arranjar uma justificativa fajuta. Apenas lamentemos.

    2. Alaor Magno

      No seu caso precisa ser mais que gênio para enxergar o que o bozo faz é apenas propaganda de si mesmo, enquanto as verdadeiras demandas não são feitas por incapacidade de governar para os pobres, atende apenas a meia dúzias de homens bons, que tenham pelo menos várias holdings atuando no financiamento de campanhas políticas e manutenção do status quo bozoliano.

    3. Monica de Freitas

      Olha o gado imaginando... não estudou o básico, não se esforça o mínimo mas defende o que não entende. Interpretação de texto, de economia e de administração pública zero. Não para de passar vergonha...

    4. Monica de Freitas

      Olha o fado imaginando... não estudou o básico, não se esforça o mínimo mas defende o que não entende. Interpretação de texto, de economia e de administração pública zero. Não para de passar vergonha...

  28. Miro Costa

    Rapaz, que jornalista elegante no uso das palavras. E é sempre assim. Um repertório de Churchill. E com certeza ele acha que comunica melhor suas ideias (ou espumas de cachorro louco) que o deputado Daniel Silveira ou próprio Jair Bolsonaro.

    Responda
  29. João Marcelo Ramos Pires

    Só se fizermos greve de fome e pararmos de comer arroz e feijão.

    Responda
  30. Antonio Pimentel Pereira

    Pergunta? Qual governante federal trabalhou para que o mercado funcionasse de verdade no país? Todos de igual modo praticaram intervenção para atender aos seus interesses, não existe produto caro, o que existe é falta de renda, emprego e apoio para a livre iniciativa gerar esse ciclo virtuoso que começa nas microempresas e produtores rurais. Faz assim, junta forças e faz como no plano real, entrega pra quem entende e a inflação controlou. Nossa elite é uma decepção, vamos amargar o terceiro mund

    Responda
  31. Aderbal Silva Aguiar Junior

    Entretanto, há de se diferenciar as diferenças relativas e absolutas na % orçamento família brasileira pobre

    Responda
  32. Carlos Gueller

    Comentário perfeito! Escrevi nos comentários de outra matéria: o tal do mercado vai continuar bancando o fascismo explícito em nome das reformas implícitas?

    Responda
  33. Paulao Henrique de Mello

    Segundo o desgoverno Bozo, dólar alto é bom, assim empregadas domésticas não vao para a Disney. O resultado está aí.

    Responda
  34. André Tomazini Gomes de Sá

    Kudos!

    Responda
  35. Alexandre Gonçalves da Silva

    Escrevi um comentário ontem exatamente sobre isso, citando os mesmos produtos (arroz, metais, soja e carne, mas citei picanha, claro, ao invés de alcatra... e cobre, ao invés de ferro, devido aos preços de produtos derivados, como a fiação elétrica). Citei também sobre a (im)possibilidade de nosso presidente intervir nesses casos. Se por acaso o colunista se inspirou nele, sinceramente, me sinto lisonjeado. E deixo aqui, obviamente, minha concordância e aprovação, em genero, número e grau.

    Responda
    1. Marcelo Fabiano Mangini Martines

      Boa tarde colega. Você tem blog ou escreve onde? Fiquei somente com curiosidade! Abraços

  36. sergio barbosa

    Não existe governo. É canelada para qualquer lado o tempo todo. O importante é colocar a culpa em bodes expiatórios: governadores, a esquerda, o Greenpeace, o STF, os governos anteriores etcetera Tudo faz parte do plano de golpear a democracia e o Brasil para mais uma vez os militares acéfalos se locupletarem com cargos, privilégios e poder.

    Responda
  37. Antonio Ivair Arrais

    Deve ser no posto que esse Vinicius abastece o carro dele, que o diesel aumentou só 2% em um ano. Porque nos demais postos do país, o aumento foi bem maior.

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Ao invés de postar fakes, faça uma pesquisa no site da Conf. Nacional dos Transportes e vc vai ver quem está mentindo. Vc acha que repetindo suas mentiras elas vão se tormar verdade?

    2. Carlos Simaozinho

      Leia a matéria. Ele descontou a inflação do período, pelo IPCA...

    3. Felipe Araújo Braga

      E daí? Você quer que o governo intervenha? Meu pai reforma sofás, os tecidos subiram e a margem de lucro dele diminuiu... Ele irá entrar em greve pra que o Estado diminua o preço dos tecidos? Alimentação, educação, leitos em hospitais e vacinas devem ser a prioridade do Estado neste momento! Pare de corporativismo!

  38. Antonio Ferreira de Castilho

    Nunca foi um liberal, aliás acho que nem sabe o que significa a palavra. Preço do arroz nas alturas, problema do povo, quero agradar o meu gado. E assim vai quebrando o país, mas tem 30% de aprovação. Até quando o Brasil aguenta?

    Responda
  39. Antonio Ivair Arrais

    Só um idiota esquerdista como esse Vinicius para fazer um artigo desses! Será que ele não sabe que o aumento dos combustíveis afeta em cheio o preço dos alimentos? Já que para chegar a mesa do consumidor, são transportados por caminhões e aí vem o frete caro por causa do aumento do diesel e o repasse para os preços? Saber ele sabe. Mas o que vale é bater no Bolsonaro!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Que anta!

    2. Tadeu Roberto Corbi

      Só um idiota direitista para postar tanta besteira e exaltar o obvio. Em seu comentário só a última frase se salva; "Mas o que vale é bater no bozo". De fato, bater no genocida lava a alma.

    3. Carlos Simaozinho

      Nossa, que "jênio"...Difícil de entender que o que ele falou é que, comparando-se o valor dos combustíveis com determinados alimentos essenciais, estes últimos subiram muito mais, proporcionalmente. Leia e interprete corretamente o texto, meu caro...

  40. Antonio Ivair Arrais

    Só um idiota esquerdista como esse Vinicius para fazer um artigo desses! Será que ele não sabe que o aumento dos combustíveis afeta em cheio o preço dos alimentos? Já que para chegar a mesa do consumidor, são transportados por caminhões e aí vem o frete caro por causa do aumento do diesel e o repasse para os preços? Saber ele sabe. Mas o que vale é bater no Bolsonaro!

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Querido, leia o artigo novamente, talvez você entenda. Tudo o que VTF não é é um esquerdista, se não estaria reclamando por bolsonaro tentar controlar os preços da Petrobrás como fez o governo Dilma. É por não ser esquerdista que ele está atacando bolsonaro. Mas bolsonaristas idolatram este ser abjeto e não conseguem enxergar mais nada!

  41. Marcelo Costa Batista

    Finalmente uma atitude correta, um gol de bicicleta para o Brasil, o mercado (banqueiros, agiotas nacionais e internacionais) que se explodam, "há mas a Petrobras vai perder valor de mercado" e daí, não adianta a empresa Nacional valer um trilhão de dólares e só da lucro para essa gente citada acima , se a riqueza não pode ser compartilhada em prol do bem da maioria dos cidadãos não vale pra nada, Parabéns presidente, agora é taxar os lucros e dividendos em percentuais franceses e noruegueses.

    Responda
    1. José Freitas

      Então que volte a Dilma! Seu ídolo abjeto está a fazer exatamente o que ela fez. Mas a estultice bolsonarista não permite enxergar.

    2. Paulao Henrique de Mello

      Parabéns por que, se ele é o responsavel pelo dólar alto?

  42. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

    Agenda liberal indo pro esgoto... Liberalismo tupiniquim é assim mesmo...

    Responda
  43. Carlos Simaozinho

    Parabéns, Vinicius, nessa você se superou. Brilhante análise, escancarando tudo o que vem sendo feito por esse desgoverno atual...

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Vitor Hugo, você não leu o texto, né? O que o Vinicius colocou é que Bozo erra em todos os lados da questão. E a Petrobrás não é uma "empresa pública", pois não pertence 100% ao governo. É uma empresa de economia mista...E onde escancarar que os alimentos essenciais subiram muito mais que os combustíveis é "coisa de classe média"? Cada uma...

    2. VITOR HUGO OLIVEIRA DA SILVA

      Excelente análise pra quem tem emprego qualificado e renda elevada. A razão de ser de uma empresa pública é atender ao interesse público. Mas vcs, classe média, que tem renda pra comprarem ações da petrobrás, querem mais é q a massa se exploda desde q seus polpudos dividendos caiam isentos em vossas mãos com essa política de preços que só interessa aos acionistas.

  44. Ayer Campos

    Peraí, se os preços são percebidos como escorchantes e o general Luna afirma que a política de preços 'não vai mudar', temos de tolerar e, se possível, dar de barato essa encenação farsesca da intervenção de JB? Será que o espetáculo e as impostações teatrais têm que continuar como forma de dissolver o mal-estar generalizado? Ou é só para apaziguar apaniguados como os caminhoneiros?

    Responda
  45. marcos fernando dauner

    enfrentar os apoiadores do agronegócio ? nem pensar ! ele apenas vai "quebrar" a Petrobrás, a maior empresa brasileira . só isso . parabéns a quem o elegeu .

    Responda
  46. João Aris Kouyoumdjian

    Parabéns pela brilhante análise. Petrobras continua à frente como estatal que atende aos interesses de vários governos. Educação e saúde, pilares do desenvolvimento de uma nação, estão privatizados há décadas e o povo fica quieto. Se a Petrobras fosse privada, talvez o preço seria menor por gestão enxuta. Como é dinheiro público, o orçamento resolve e nós pagamos!

    Responda
    1. VITOR HUGO OLIVEIRA DA SILVA

      Sugiro respeitosamente que consulte a história da petrobrás desde sua criação até os dias atuais. Na internet tem muito material. O problema da petrobrás não tem nada a ver com gestão pública. Tem justamente a ver com a intervenção privada dos acionistas na política de preços da empresa.

  47. FERNANDO MARTINS FAGUNDES

    Vacabrás kkkkkk excelente

    Responda
  48. mario josé corrêa de paula

    Com razão o articulista. O gado não tem dinheiro para comprar arroz, óleo de soja, carne, mas aplaude fervorosamente a intervenção na Petrobrás, como se isso fosse fazer alguma diferença em suas vidas. A ignorância é o maior mal dos tempos.

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      Mas, Zulma, você entendeu que o colunista mostrou que os preços dos outros produtos, do arroz, do óleo etc. subiram muito mais do que o combustível da Petrobrás? Ou seja, não foi por causa deste que aqueles encareceram.

    2. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Eu não sou gado. Bem esclarecido? O combustível afeta toda a cadeia produtiva. Aumenta os preços gerais. Pagamos mais caro tudo. E, vamos combinar, nossa moeda é o real.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O gado de carga pesada ( caminhoneiro) para o BR , o gado de corte e de carroça não .

  49. Claudio Moreira Roberto

    Deus ajude nos...o Piloto " não abe o que faz...."

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Eu acho que tem que mudar alguma coisa na política de preços da Petrobrás. Só que agora vai para lá mais um General um manda e o outro obedece. Temerário!!!!