Luiz Felipe Pondé > Prometi em 2008 quebrar o coro dos contentes, algo que faço até hoje na Folha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ótimo texto, Pondé! Que você continue a fazer da diferença!
"Quebrar o coro dos contentes", de Frias, era uma tirada inteligente - hoje é um lugar comum publicitário, justamente o que Pondé vem criticando há tempos. O contentamento tornou-se um lugar efêmero e fugaz, como revelam melancolicamente os bolsonaristas não-brucutus que se benzeram em janeiro de 2019. Nada há mais a 'quebrar', nem mesmo o irritante 'politicamente correto', que não precisa que se escancarem seus 'fundamentos' fajutos na hipocrisia e na exibição de virtudes.
Obrigado por tanto, Pondé! Suas colunas alegram minha segunda-feira.
O colunista escreve que foi contratado para fazer contraponto com o pensamento hegemônico da esquerda acadêmica que inundou a mÃdia impressa, e o que acontece? Os leitores de esquerda aparecem para comentar e criticá-lo por justamente isso. Santa ingenuidade! Chega a ser hilário...
As únicas criaturas que parecem estar contentes todo o tempo são os ruminantes. Já para os humanos, essa é uma impossibilidade. Isso porque não somos desenhados para ser consistentemente felizes, mas sobreviver e reproduzir, duas funções importantes, mas de difÃcil realização. Além do mais, estar dessatisfeito com a vida não é um fracasso pessoal. As flutuações no nosso humor e bem estar é o que nos fazem humanos.
Profundo, muito profundo.
Vc esqueceu que os ruminantes são veganos? Tem seres humanos num esforço enorme para virar vegetal e viver de fotossÃntese que fingem uma felicidade excessiva sim na tentativa de provar para ele mesmo e para o mundo inteiro que está escolha não só é a melhor como o único caminho certo para a purificação do corpo e da alma.
Parabéns Pondé! Suas colunas aliviam a mesmice aborrecida da maioria dos colunistas da folha.
Comecei a ler o Pondé em livro antes do jornal. Um dia li -Contra um mundo melhor- e me identifiquei imediatamente com o autor. Só então comecei a lê-lo na Folha e desde então faço disso um hábito semanal. E o mais curioso é ver comentários de gente que diz que o Pondé é ruim, mas lê comenta os artigos todas as semanas. Imagina se gostassem.
Verdade
O Otávio em 2008, pela afirmação a você Pondé, já se sentia prisioneiro do Aparelhamento do PT, e hoje com a adesão em massa do jornalismo brasileiro ao "coro dos descontentes" , os quais podemos rotular de Legião dos Imbecis, estamos vendo na MÃdia ativista brasileira a famosa Cena do filme Mad Max I, onde as "Celebridades" com sua jóias no pescoço e seus Rolls Royces em um Deserto vagando sem saberem onde ir. O Brasil escapa dessa roubada, espero que a Folha também. Continue sim.
Ai que saudades do Paulo Francis... Do Millor também
Me parece que já passou da hora do Pondé deixar de lado a malhação da esquerda, que praticamente já é cachorro morto, e apontar suas baterias retóricas para a direita, que é a atual dona do pedaço. O Frias lhe deu uma boa orientação? O Millôr Fernandes lhe dá outra: "Imprensa é oposição (ao poder, não aos desafetos); o resto é armazém de secos e molhados".
Obrigado Professor Pondé, sempre.
A narrativa é bonitinha; o princÃpio, legÃtimo. A grande questão é que, na prática, o colunista e ex-professor da Faap (bastião da filosofia brasileira) escreve usando templates. São uns 3-4 textos-modelo que ele rodizia, trocando um pouco do enchimento, aqui ou ali. Para os assinantes do jornal de longa data é um saco total pois Pondé vende, semana a semana, os mesmos 3-4 textos, num dos casos mais escancarados de autoplágio do jornalismo brasileiro. Fico pensando quanto duraria no NYT...
Isso é um texto de despedida?
Mas é bem interessante ler a militância abaixo espumando arrogância moral e ódio pelos cantos das bocas. Não era #consenso petista, mas um consenso civilizatorio#, rsssrs! A civilização dos Homo petralhus
Excepcional, embora não tenha conseguido quebrar o coro dos contentes que hoje não só é maior como mais extremista, nem nunca vai conseguir. Na verdade acho que o ex-patrão nunca quis isso, e o autor pode ter sido usado como boi de piranha. Histeria, seria o foco; para alimentá-la, quanto mais perto o inimigo, melhor.
Pondé é o filósofo ressentido que aspira à oficialidade. Como não consegue despertar a atenção dos Intelectuais, busca lidar com os fracassados, burros e incautos. Parabéns Pondé, um dia será filósofo oficial junto com Olavo.
Nossa que necessidade de transformar o mundo humano em duas parte,não? Muito inteligente enxergar o mundo como sendo só intelectuais de um lado e fracassados, burros e incautos do outro!
Uma caracterÃstica do ressentido é achar que os outros são ressentidos.
Obrigado, melhor resposta não conseguiria articular. Fala para a horda de iletrados e ignorantes.
Chato demais!!!
Um dos caras mais chatos que já tentei ler. Hoje nem o tÃtulo eu leio. Se acha melhor que todos.
Obrigada Pondé! Sua ideologia de que o ideologicamente correto é errado gerou um grande desastre no tecido social. Antes as pessoas eram cordeais agora não estão nem aÃ, falam o que pensam e o outro que se exploda... tudo é pq é incorreto ser politocamente correto." Sábio" Pondé lamentável sua posição !!! Ah claro nem tudo é pq vc diz algo. Mas vc é uma pessoa influente e deveria pensar nas consequências de suas posições.
Não seja bobo, Pondé. O contrário de petista não é ser bolsominion, vice-versa. Nesta vida não adianta se vestir ou se aceitar como um “não contente”. Morre você hoje, amanhã tem outros prontinhos para ocupar a coluna. Para todos o fim é igual.
Não era um consenso petista. Era um consenso civilizatorio. Quebrou o coro? Não. Mas ajudou a construir a tragédia. Parabéns.
Mesmo repetitivo eu leio sempre, além de assistir Linhas cruzadas. Não porque sou uma seguidora cega,mas porque é justamente uma opinião diferente da minha. Sou carente disso. O exercÃcio de procurar ler ideias contrárias enriquece o interior. Com toda a repetição é uma boa opção sempre.
Leitura do Pondé é rápida. Não preciso abrir mão disso para fazer outras coisas. Conselho se fosse bom vc vendia, não?
Arranje melhor ocupação para o seu tempo. Ele é precioso e finito demais para isso.
Sempre achei o Pondé repetitivo. Mas agora vi que ele explicou o motivo disso. Faz sentido.
Concordo, mas nunca reclamei nem reclamo porque existem questões que são de difÃcil compreensão para o leitor de jornal e a coisa mais difÃcil é vc expressar uma ideia nas palavras somente e de forma ao entendimento ficar claro.
Na minha opinião, não há como negar seu valor como filósofo, pensador e articulista, Pondé. Por mais que muitas vezes eu me irrite e discorde das suas ideias, consigo sempre entender o seu ponto de vista e acho sensato. Adoro ficar irritado com as suas colunas! Um abraço e obrigado!
Pondé um dos poucos imparciais colunistas do jornal. Corajoso, mesmo vindo do ambiente acadêmico, tem pensamento próprio. Admirável leitura.
Ñ considero ele tão imparcial, mas é único.
Nossa, Pondé, você é tão transgressorzinho.. imaginemos um mundo em que ser de direita e defensor do individualismo é ser de vanguarda e moderninho, sendo bem debochadinho, inteligentezinho e super chatinho.
Muito bom
Mesma ladainha do "sou diferentão" de sempre.
Um intelectual não deve se esconder no bando, nas ideias dominantes de cada época. O Pondé se afasta do bando, é atacado e continua fazendo um trabalho excelente
LFP o famoso chupim da direita.
Que pena que o conselho que encerra a coluna não foi seguido.
Só mudou a qualidade dos contentes. O coro dos contentes continua aÃ, só mudou o fundo, que não é mais marxista.
uhhhh marxista
Se a qualidade mudou para melhor ou para pior, só o Pondé poderá nos dizer...
A imprensa supostamente petista derrubou o PT e abriu caminho pra extrema direita. E hoje ao ver que foi enganada por ilegalidades jurÃdicas com objetivos polÃticos se recusa a reavaliar o que fez. Deve ser medo das consequências por ser recente. Vamos de novo esperar 50 anos por documentos liberados pelos americanos?
A imprensa não foi enganada, Hercilio. Ela foi cúmplice. Por isso, a recusa.
Cinquenta anos não HercÃlio. Pelo andar da carruagem não deve demorar tanto e nem depender de fatos revelados pelos americanos. Parece-me que a decadência civilizatória é global, a democracia está em crise em todos os cantos do mundo. Se Biden conseguir completar quatro anos de mandato será uma vitória. A estratégia é não deixar os progressistas (eleitos) governarem e se valer de toda falsidade imaginável.
Parabéns, Pondé! Vc é um dos poucos que ainda falam o que pensam! A maioria se vendeu!
Lula e Pondé vão ser amiguinhos no infernin dos palestrantes que cobram caro.
Fernando? Pondé é um grande pecador,não é? Vai arder no fogo do inferno! Cruz credo!
Na verdade você tem que explicar o que significa, na sua régua mora, a expressão "se vendeu". Você tem ideia de quanto o Pondé está cobrando por uma palestra ou seminário? Tem ideia do quanto o Pondé está faturando desde que entrou para o entertainment? Ser polemicozinho dá uma grana preta. Não se isso se enquadraria no seu conceito moralista de "se vendeu".
Pensa*
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Prometi em 2008 quebrar o coro dos contentes, algo que faço até hoje na Folha Voltar
Comente este texto