Por quê? Economês em bom português > Privatiza tudo! Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. DIEGO CUNHA DE ALBUQUERQUE

    Há espaço tanto para ação estatal quanto para empresa privada. Mas empresas visam exclusivamente o lucro (e estou ok com isso) não estão preocupadas com o acesso a serviços dos mais pobres, por isso em certas áreas a atuação estatal é necessária. A Petrobrás deveria segurar mesmo o preço dos combustíveis, por isso, deveria ser 100% estatal para nos dar competitividade em se tratando recursos energéticos.

    Responda
  2. DIEGO CUNHA DE ALBUQUERQUE

    Digam-me depois que tiverem vendido todos os aeroportos lucrativos como é que ficam os aeroportos deficitários? A Infraero como um todo tinha lucro, os aeroportos superavitários mantém os que não são lucrativos! Muitas pessoas serão privadas desta opção de transporte com a privatização. Que o diga a região norte! E os correios? Privatizados não entregaram nem a pau onde não for lucrativo.

    Responda
  3. DIEGO CUNHA DE ALBUQUERQUE

    Será que é difícil a Folha entender que o Bolsonaro está derrubando o preço da Petrobrás pra vendê-la a preço de banana? 6 meses depois da venda a Petrobrás vai estar valendo 10 ou 20 x mais! Onde foi que vi isso mesmo? Ah lembrei Vale do Rio Doce!

    Responda
  4. DIEGO CUNHA DE ALBUQUERQUE

    Quem escreveu essa merda?

    Responda
  5. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

    Oiiiii??? Coluna ou blog sem assinatura? Isso é demonstração de covardia, pusilanimidade, falta de caráter mesmo! Folha, por favor, não repita seus erros como o apoio ao Golpe Miliar de 1964! Caso contrário, cancelarei a assinatura e farei campanha pra isso! Por que a gente tem q se identificar nos comentários, então?

    Responda
  6. José Antônio

    ´´Empresa Academi Blakwater de serviço militar privado interessasse pelas privatizações do Exército, Marinha e Aeronáutica.`` É o Estado mínimo em ação dos camisas-amarelas.

    Responda
  7. João Tomás dos Santos Abrão

    Às vezes me sinto envergonhado por assinar um jornal que faz matérias desse tipo. Complicado.

    Responda
    1. João Agostini

      Concordo, é o texto mais inútil sobre privatização que eu já li, com generalizações infantis. Estatiza esse grupo, pelo menos terão uma desculpa para a própria ruindade, seguindo o raciocínio do texto.

  8. Aroldo Andrade

    O artigo nem tem assinatura. Decepcionado com esse jornal. Se empresa privada fosse tão bom o Amapá não teria tido falta de energia.

    Responda
  9. FRANCINEZIO AMARAL

    Como dizemos, aqui no Amazonas: Telesé FSP?! Se saia com essa coluna toda guenza e de um senso comum digno dos preguiçosos que não gostam de estudar e só reproduzem as falácias pregadas por uma elite bur-ra, incompetente e com herança escravocrata! Sério que vcs estão completando um centenário?? Sério? Sério mesmo?

    Responda
  10. Paul Muadib

    Se empresa privada não é bom para o povo, explica então sobre o fundo de bilhões de dólares que a Noruega tem por causa da sua empresa estatal de petróleo...Esse sujeito é daquele que se for traído pela esposa em casa, vende o sofá ou a cama, mas continua com a esposa...

    Responda
  11. Carlos Rela

    "a recomendação de política pública é taxar combustível fóssil mais pesadamente. Isso é o que diria um economista neoclássico, não um esquerdista pré-histórico." Aí esse economista neoclássico dá a partida em seu SUV de 4 km por litro e vai embora enquanto milhões de pessoas não terão condições de abastecer seus veículos. Não falem em energia limpa que aqui no Brasil vai demorar gerações.

    Responda
  12. FRANCISCO PUCCI

    Para não estender essa discussão ad-infinitum, só analise tudo que ocorreu com a privataria do FHC, oh! gênio da Economia privada. Se não bastasse, acompanhe os preços comparativos da "economia privada brasileira" com a mesma em outros países.

    Responda
  13. Antônio Carlos de Luca

    Folha e mercado unidos para sempre ! O pobre cada vez mais pobre e o rico batendo palmas, me engana que eu gosto folha.

    Responda
  14. Tersio Gorrasi

    Matéria de algum irritadinho não conseguiu ser aprovado no concurso, destinado aos que possuem competência para isso. Tão frouxo que nem se identifica

    Responda
  15. Leandro A

    Não entendo como um jornal pode ter uma coluna sem a assinatura do colunista. Talvez só em Cuba exista isso kkk Qual o medo de vocês?

    Responda
  16. Simone Rodrigues

    Fazia tempo que não lia esta coluna, pois a considero a pior do jornal. Os responsáveis apenas escrevem chavões do senso comum sem a menor preocupação em mostrar qualquer conteúdo com comprovação científica. Ainda por cima, escondem-se por trás do nome "Por quê" para não mostrarem a cara de quem escreve esses péssimos textos. Vergonha alheia pelos colunistas e pelo jornal por publicar um material de tão baixa qualidade e relevância!

    Responda
  17. JORGE MENDES

    A maioria das empresas públicas, se fossem doadas, já seria lucro pra o cidadão. Hj elas já são privadas: para, muitos,não todos, claro, trabalhadores que ganham acima do mercado e produzem menos, além da ingerência de políticos l.adroes!!!!( quando não são ignorantes, tal qual esse quadrúpede que temos como PR). Por menos de 2 anos...Anti petistas e anti Bolso, unamo-nos!!!!(Trump mostrou o caminho!DA RUA).

    Responda
    1. Marcio Braga

      Bom mesmo é fazer como no Texas, né? Deixar as empresas privadas, de água e luz, auto regularem o setor. Olha lá a porcaria que fizeram. Existe um caminho do meio para o caso da Petrobrás, mas os veículos de imprensa, não refletem outras opiniões. Só enxergam a voz do mercado financeiro. Erram feio por omitir da verdade. A imprensa tem todo o direito de dar opinião, mas que o faça no editorial e só. Eu compro jornal pra ter a notícia completa e não um lado da questão.

  18. Eber Freitas

    Por favor, confirmem que se trata de um texto satírico. Parece que pegaram todos os clichês dos grupos de WhatsApp e jogaram na coluna em um texto que não tem assinatura.

    Responda
  19. Bruno Crotman

    Legal abrir esse espaço pra crianças de 8 anos escreverem. Parabéns pela iniciativa, Folha!!!!

    Responda
  20. YURI FRANCIS PIFFER

    As pessoas não votaram no Paulo. As pessoas votaram no Messias. "Paulos", para serem eleitos e executarem esse projeto, precisarão, de fato, passar pelas urnas. Aos que se iludiram votando em um Messias para levar um Paulo, sinto muito pela ilusão barata.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Se acreditassem de verdade no seu credo, mão teriam votado num protofascista travestido de liberal. No fundo, no fundo, queriam um.Pinochet e levaram um Hugo Chávez.

  21. YURI FRANCIS PIFFER

    As pessoas não votaram no Paulo. As pessoas votaram no Messias. "Paulos", para serem eleitos e executarem esse projeto, precisarão, de fato, passar pelas urnas. Aos que se iludiram votando em um Messias para levar um Paulo, sinto muito pela ilusão barata.

    Responda
  22. Carlos Alexandre Fanjul Igreja

    Não é aceitável um jornal de tal gabarito ter um comentarista que expressa pré-conceitos e julgamentos sem nenhum fato, deixando rastros de suas convicções pessoais ou a serviço de outros. Quem sabe e conhece analisa fatos completos.

    Responda
  23. Dea maria Kowalski

    Ficou envergonhado de dar o sobrenome do tal Paulo? E de publicar o nome do autor ou autores dessa barbaridade? Vai ver que se trata da mesma pessoa. A FSP se excedeu mais uma vez nesses cem anos de atividade.

    Responda
  24. newton penna

    A nossa (infelizmente) "elite do atraso", que nunca teve um projeto de país, a não ser a espoliação do patrimônio público em favor dos interesses privados, mais uma vez se aproveita para tentar derreter o patrimônio da Petrobrás - obviamente dando-o de graça à nossa "competentíssima" "elite empresarial".

    Responda
  25. Rafael Sousa

    Afinal, quem assinou esse texto? Sempre ouvimos falar que ora o mercado está nervoso ou ora o mercado recuperou a confiança. Apesar de a matéria falar supostamente em "economiquês" como se isto fosse uma ciência, entretanto, todos os sintomas são bastante humanos (nervosismo, calma, confiança e etc) que se opõem diametralmente à razão. Portanto, podemos receitar o melhor remédio para esses homens invisíveis defensores do livre mercado: luta de classes!

    Responda
  26. Guilherme Martin

    Já posso rever quais minhas piores decepções no aniversário de 100 anos da Folha?

    Responda
  27. LYON ANTUNES

    Matéria b.osta. Paga a minha gasolina então, bonitão!

    Responda
  28. Marcelo Silva Teixeira

    péssima reportagem a mesma prega uma teoria falida, todas as empresas privadas em que trabalhei vi todos os tipos possíveis e até inimagináveis de roubalheira....o Estado disciplina e direciona, sem o Estado só nos rest a barbárie...

    Responda
  29. NACIB HETTI

    O Estado empresário é corrupto, falido e incompetente.

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Leia o Estado Empreendedor, Mariana Mazzucato.

  30. Camila Magalhães Carvalho

    Que matéria horrorosa, cheia de dogmas e falácias de uma visão econômica liberal nortecentrica, que só é para inglês ver. Os maiores corruptos no Brasil são os empresários, que há séculos Usurpam o público em seu próprio favor. Veja o exemplo da Vale, empresa totalmente irresponsável, indiferente aos cidadãos, trabalhadores, corrupta até o último fio de cabelo. Folha de SP, vc já teve melhores analistas nesses 100 anos!!!

    Responda
  31. Adriano Ferreira

    Ah tá... Empresários não são corruptos, né? Hahahahahha! Contem outra piada. Essa foi boa!

    Responda
  32. ANTONIO FREITAS

    Quem escreveu essa bobagem plutocrata anti nacional? Ficou com vergonha de assinar essa patifaria?

    Responda
  33. LC Vivas

    Então tome um pouco de economia de mercado com meu cancelamento da assinatura da Folha.

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      Excelente resposta....reportagem extremamente mal feita....

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.