Ciência > Em livro, pesquisador de Harvard revela as origens psicológicas 'esquisitas' das nações ricas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O padrão familiar WEIRD descrito não se encontra na penÃnsula ibérica antes da industrialização e do fim do antigo regime (ou seja, pré sec. XIX). Ponto mais ocidental e, possivelmente, mais católico da Europa Ocidental. Espero que ele tenha feito essa ressalva na pesquisa.
Acho bem equivocada a afirmação! A PenÃnsula Ibérica do século XVI foi resultado da imposição do norte dela (Astúrias) sobre o sul dela (árabe/berbere e islâmico)... Tanto que os ibéricos foram os primeiros a se lançar nas Grandes Navegações e construÃram impérios coloniais riquÃssimos e poderosos até o século XVIII. Vale lembrar que no mesmo perÃodo que os ibéricos expulsavam os muçulmanos, os nórdicos se cristianização (foram pagãos por muito tempo!).
Isso pq a penÃnsula ibérica teve dominação árabe por séculos, até a reconquista cristã no século XV. Ou seja: quando a Europa central já estava passando pela reforma, a Espanha e Portugal estavam saindo da dominação árabe. Isso explica demais o poder dos clãs familiares no Brasil ainda hoje
Esquisito é a senhora mãe dele.
Isso me lembra um pouco o prêmio anual "ignobil" sobre pesquisas esquisitas.
De desainer pintou a russia em vez da “china imperial”no mapa do modelo A, e nem o editor nem o revisor prestou atenção?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Em livro, pesquisador de Harvard revela as origens psicológicas 'esquisitas' das nações ricas Voltar
Comente este texto