Ilustríssima > Discussão sobre racismo em obra de Lobato deveria levar em conta opinião de crianças negras Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gustavo Carvalho

    Ótima ideia. Todo esse debate sobre Lobato se assemelha aos livros dele, nos quais os personagens brancos debatem e Tia Nastacia fica olhando em silêncio. Falam inclusive sobre ela, na frente dela, e a pobre mulher nunca tem direito à palavra. A Emília, alter ego do escritor, sempre humilha Anastácia da forma mais cruel e racista, sem direito a réplica.

    Responda
  2. José Oliveira

    Boa ideia, mas as crianças negras deveriam ler a obra de Monteiro Lobato, antes, durante ou depois dela passar pelo bisturi da censura, mutilação e preconceitos? Sem contar a folha de parreira do anacronismo do ódio revisionista.

    Responda
  3. Emilia Amoedo

    Ler um autor de uma época diferente da nossa e julgá-lo com uma visão atual é injusto e perverso. Sugiro que se retirem dos livros as situações que remetem ao racismo e que já estão ultrapassadas e deixem o resto da história. O universo do Sítio não pode nem deve ser perdido, mas pode ser renovado.

    Responda
  4. Barbara Maidel

    Na minha opinião os textos de Lobato voltados ao público infantil deveriam ser lavados de termos racistas: corrige-se o racismo ofensivo às crianças negras e suas famílias sem usar delírio anacrônico para apagar tão bom escritor. Só que a ressentida Felinto não queria nem isso, o texto dela é para varrer Lobato do mapa. Não concordo e acho que essa sanha não tem limites. Não sabem separar as coisas e épocas e logo vão querer que a gente só leia os contemporâneos irrepreensíveis moralmente.

    Responda
  5. Manoel Bolonha

    Se é para ouvir crianças(o que concordo) por que não ouvir opinião de crianças negras e brancas? Por acaso será que ambas leêm ou leram as obras? Dª Dirce já tem a opinião das crianças brancas para sugerir ouvir as crianças negras? Ou, então, por que não ouvir crianças de todos os gêneros, raça e côr?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Os mais afetados diretamente são as crianças negras. Não me parece que ela excluiu as brancas, mas as negras são as vítimas diretas do racismo. As brancas devem ser ouvidas para avaliarmos os efeitos no seu comportamento quanto ao racismo.

  6. Vilarino Escobar da Costa

    Muito tenho lido sobre o caráter racista de Monteiro Lobato . Em minha insignificância tenho que não podemos dissociar o autor de sua obra , e seu contexto social . Na verdade o contexto social do Brasil e principalmente nas classes mais altas , sempre foi caracterizado pelo racismo . Não podemos ser ingênuos a ponto de querer apresentar alguém como algo que ele não é apenas para querer salvar suas obras. A história, escrita pelas elites, com certeza esconde o caráter negativo de muitas pessoas

    Responda
  7. Jose Afonso Gonçalves

    Monteiro Lobato foi um gênio da Literatura Brasileira, criou Saci, o primeiro herói negro nacional. Palmas a memória desse grande escritor.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O saci não é obra do Lobato, é uma criação do folclore nacional na qual ele se baseou para escrever um livro.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.