Opinião > Pela defesa da liberdade constitucional à fala parlamentar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Barbara Spini

    Engraçado e contraditório, para dizer o mínimo, o fato das deputadas Zambelli e Major Fabiana defenderem o direito do parlamentar - cujo nome não mencionarei - à liberdade de realizar um discurso antidemocrático (e, portanto, inconstitucional) tendo como prerrogativa máxima a própria Constituição. É como assumir abertamente a estratégia suja e dissimulada de descreditar as instituições democráticas para depois invalidá-las, tão utilizada pela direita brasileira...

    Responda
  2. Daniel Alvares

    O que o eunuco anabolizado fez não foi manifestar sua opinião, foi ameaçar a integridade física de pessoas do STF. Está preso por isso. Simples assim.

    Responda
  3. Fernanda Guardiano

    Eu se fosse parlamentar teria vergonha de pertencer a mesma classe política do Dep. Daniel Silveira. Defendê-lo mostra o quanto estamos mal representados no Congresso.

    Responda
  4. Fernanda Guardiano

    Acho um tanto quanto curioso a indignação da Deputada Carla Zambelli achar lícito as ofensas do palarmentar ao STF, mas críticas ao governo Bolsonaro, acusar como atos ilícitos.

    Responda
  5. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Fazendo uso de um termo caro do léxico bozofrenico: l i x o !

    Responda
  6. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Tudo jogo político. Aparentemente a Câmara autorizou a prisão do Deputado, mas está providenciando em tempo recorde uma PEC para impedir casos futuros e a norma, por ser mais benéfica ao réu, implicará na imediata soltura do Deputado, se não ocorrer antes por outras razões. E o Supremo terá fechada a porta para determinar novas prisões.... Poderes são poderes e exigem bom senso e sabedoria para o seu exercício e não surtir o efeito contrário do almejado!

    Responda
  7. Paulo Silva Barbosa

    Caso explícito de corporativismo ! Sentem ungidas por alguma divindade que desconhecemos e questionam as acusações de todos os tipos , como fossem acima das leis e de todos. Esta lei que estão propondo é inexistente nas democracias europeias e da América do Norte ( EUA e Canadá). Já possuem mordomias, privilégios e benesses de mais, mais esta seria proteger mais falcatruas e irregularidades cometidas por esta classe , egoísta ao extremo.

    Responda
  8. ROGERIO CARVALHO

    Que textinho reles, cheio de citações, obviedades e muita, mas muita, demagogia... precisou de duas pessoas pra fazer isso?!? Bem, o que esperar de duas mulheres de vida fácil (no sentido de que elas não trabalham muito, é claro!)?...

    Responda
  9. Joaquim Salomão

    V A C A S !!!

    Responda
  10. henrique alves sales

    Texto ruim, mas tem uma coisa correta, logo no início. A culpa de tudo isso é do legislativo. Se tivessem expulso todos os que cometem crimes, escondem dinheiro na cueca, matam seus maridos, atentam contra a democracia, etc. provavelmente, o supremo não teria feito isso. Se tivessem, o próprio legislativo, usando de suas prerrogativas, expulso o Daniel Silveira, quando este atentou contra a democracia logo no começo, isso não estaria assim. A culpa é do legislativo, só do legislativo.

    Responda
  11. Lucio Malagoni Cardoso

    Texto sofrível, e falta de vergonha na cara...

    Responda
  12. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Não tinha os 'aloprados' do Lula!? Taí os do Bozolina!

    Responda
  13. Mario Donizete Pelissaro

    Texto mal escrito, tipico de gente com poucos recursos intelectuais. Fora isso, o argumento é incoerente e desprovido de bom sendo. Enfim, é a cara do Bolsonarismo e seus seguidores.

    Responda
  14. Jorge Silva de Souza

    Aliás, o artigo é tão ruim que nem há desenvolvimento da tese central, somente copia de livro e depoimento. Triste decadência!!!

    Responda
  15. benjamim picado

    "A data de 19 de fevereiro de 2021 ficará marcada na história como o dia em que deputados abriram precedentes para a cassação da procuração parlamentar, concedida pela população por meio do voto, ao autorizar a manutenção da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ)". acaso lembram-se as duas do 14 de março de 2018? recordo-as quefoi quando "cassaram" o mandato de uma vereadora adversária de vcs., no estado de uma de V.Sas., lembram-se? escandalizaram-se ambas, à época? claro que não.

    Responda
  16. Jorge Silva de Souza

    Lamentável o jornal como a Folha de São Paulo dar espaço a pessoas como Carla Zambelli, notadamente espalhados de fake News. Em mais um delírio, defende o direito de mentir e atacar a democracia. Aliás, não era essa senhora que malhava o jornal e a mídia? Não entendi o trabalho de publicar esse artigo nefasto, incoerente e falacioso nesse jornal Triste, lamentável e indicador do fosso civilizatório no qual o país está desde a eleição presidencial.

    Responda
  17. Luiz Mafra

    Como pode a Folha de São Paulo ceder espaço pra tais figuras que durante a campanha de 2018 surfou na onda "contra a velha política e seus vícios" e criticavam de forma ferrenha a imunidade parlamentar. Hoje estão ai, subestimando ou dando um tapa na cara dos seus eleitores. Isso vale para o partido NOVO, o NOVO do mais velho.

    Responda
    1. Neli de Faria

      O povo não sabe votar, já dizia o grande filósofo Edson Arantes do Nascimento no início dos anos 1970.

  18. Alisson Sellaro

    Defensor de ditadura quando é enquadrado na lei clama por liberdade de expressão. O Brasil, realmente, não é para amadores.

    Responda
  19. Luís Costa

    Na verdade, nem é mesmo pra ler um artigo vindo de pessoas como essas!

    Responda
  20. Luís Costa

    São pessoas nefastas à democracia como essas deputadas que assinam o artigo que querem se utilizar das garantias de liberdade da democracia para atacar e destruir a própria democracia...são, como o deputado preso, um perigo para a democracia já ameaçada!

    Responda
  21. Neli de Faria

    Data vênia, as digníssimas deputadas não estão corretas. O deputado é inviolável em sua manifestação Política , desde que não instigue a quebra, ainda que indiretamente , do regime Democrático. O deputado não pode destilar o ódio a outro Poder. Democracia, excelências, é o regime em que existem pessoas com ideias díspares. Regime de ideia única é ditadura(de direita, de esquerda, Civil(37/45) ou Militar(64/85.) Os congressistas devem respeitar o Legislativo, sempre!

    Responda
    1. Neli de Faria

      E o País está no abismo!Data vênia, excelências, é falta do que fazer. Mais de 250 mil brasileiros mortos(minha irmã Clemeci no triste rol!),por má gestão do Executivo(sem ministro da Saúde ,técnico!, há 9 meses!), instigando aglomeração,o não uso de máscara, receitando como se fosse infectologista .Que triste país é esse! Há muito,sugiro a redução do nº de Deputados Federal, estadual, distrital,vereadores e de Senador.Democracia não se faz com quantidade de políticos.Falta qualidade!Data vênia!

    2. Neli de Faria

      As senhoras são novas; acompanho política desde a renúncia de Jânio.Acompanhei o período da Ditadura Militar!E políticos(da oposição ou da situação), sabiam debater, fundamentar as suas manifestações. Os de agora, devem aprender a fundamentar. Em minha vida , aprendi que quem xinga, apela, ou não sabe fundamentar ou não conhece a língua portuguesa. Pode-se criticar(e deve!), o Judiciário/Executivo:sem apelar.Basta saber fundamentar. Defender esse deputado quando o Brasil está num abismo?

  22. Tadeu Roberto Corbi

    Traduzindo, a deputada defende o direito de acabar com a democracia usando o direito de expressão garantido por esta mesma democracia. Figuras execráveis.

    Responda
  23. Ivan Zacharauskas

    'os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos': se deputados, senadores e quaisquer cargos públicos confundem liberdade de expressão com total falta de cultura, educação e respeito, então que seja revisada a Constituição e revogada a liberdade de expressão para uso em benefício próprio claramente indevido!

    Responda
  24. José Roberto Pereira

    Hoje é o dia Internacional dos Advogados de Milicianos? Prefiro ler o artigo sobre o Wassef.

    Responda
  25. SIMONE BOCATER

    Cara de pau dessas duas! Passando vergonha com esse texto pífio. "Daniel Silveira não é bandido". "Cei"

    Responda
  26. João Batista de Junior

    Deputados os intocáveis. Da um filme. O que será de nos oposição.

    Responda
  27. Larissa Bertani

    Basta LER exatamente a CONSTITUIÇÃO FEDERAL. [ART. 53] " § 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão".

    Responda
  28. Ricardo Ferreira

    Ora senhora Zambelli, sabemos como funciona a lógica bolsonarista, não importa "o que" mas sim "quem", não é? Pois vou dizer o que vcs são, são agressores institucionais, que atacam a nossa democracia e nossa Constituição, desde que iniciaram sua vida pública. Serão varridos para o lixo da história!

    Responda
  29. Wilson Oliveira

    Qual seria a reação dos nossos 594 congressistas se apenas um integrante do poder executivo ou judiciário pregasse o fechamento do Congresso Nacional e Assembléias Legislativas, fato ocorrido no AI5 que é defendido pelo deputado? Bom senso e comedimento com palavras e ações nunca é demais, algo pouco observado pelas autoras do texto, sendo uma notoriamente reconhecida pela propagação das mais bizarras fake news.

    Responda
  30. Joabe Souza

    Preguiça.

    Responda
  31. Marcelo Rod

    So eu sei, as esquinas pq passei, so eu sei...Ne nao Zamba?? A muie estava la, dando um gas nas esquinas espanholas...Aí, encontrou um autointitulado revoltado on line, que disse à ela que o BR estava cheio de oportunidades para propagaçao de idiotices. E ele estava certo rapá...A moçoila virou Deputada Federal, eleita pelos iguais em SP. É muita vergonha...

    Responda
  32. Antonio Lima

    Não li e não gostei.

    Responda
  33. Bianca Moreira

    Rindo para não chorar... Silveira defendeu o AI5 e suas amiguinhas vem falar de liberdade de expressão e imunidade parlamentar. Estes bolsonaristas são o esgoto mesmo. Que nas próximas eleições voltem para a fossa de onde onde sairam.

    Responda
  34. Carlos Fernandes

    "Quando se ultrapassa os limites da lei" diz a cidadã que colocou o filho na escolar militar sem ao menos prestar um concurso.

    Responda
  35. RONAN WIELEWSKI BOTELHO

    Prezadas, com devido respeito, mas é sem nexo a opinião de vocês. Não dava para esperar muito de militantes do bolsonarismo, mas forçaram demais a inteligência alheia.

    Responda
    1. Geimison Falcão

      Também percebi isso, o texto é genérico e panfletário. Difícil até acreditar que provêm de parlamentares. É nisso que dar em eleger pessoas que se destacaram por meio de postagens de apenas 280 caracteres.

  36. José Cardoso

    Está correto. O STF mandar um cabo e um soldado prender quem o desagrada, seja quem for, não é o que se espera de um estado de direito. Mas o discurso das deputadas só é coerente se votarem pela perda do mandato do Daniel por falta de decoro. Com a agravante de desacato à autoridade à policial federal no episódio da máscara.

    Responda
  37. Gustavo Henrique

    Interessante como chegamos a um ponto em que parte da população não enxerga ou prefere não enxergar as contradições dos discursos em nome da profunda raiva que alguns sentem por outros. As autoras invocam e renovam e reforçam a consagrado direito de liberdade de expressão que o deputado afastado do convívio social exaltava um instrumento normativo que afastou esse direito.

    Responda
  38. Rafael Coêlho

    Ou seja, o cidadão comum é segunda categoria: deve pensar antes de falar em respeito à própria civilidade. Já os deputados podem vomitar qualquer excreção, mesmo que sua opinião seja contra à própria liberdade de expressão. Esse pessoal que gosta de AI-5 para os outros, mas não mexe na "impropriedade" de opinião deles...

    Responda
  39. João Vitor Rocha Ribeiro

    Carla Zambelli, a pinscher de miliciano!

    Responda
  40. INACIO COCA NOGUEIROL JUNIOR

    Deputada Zambelli: Ninguém tem liberdade plena para ameaçar, ofender e colocar em risco as instituições. Ademais, o mandato conferido pelo povo aos senhores deputados não tem por finalidade colocá-lo no cargo para desferir ofensas e ou ameaçar, seja lá quem for. Depurada Zambelli: Utilize seu tempo para cuidar da saúde da população, que está morrendo por conta da bagunça e da incompetência do governo que a senhora defende.

    Responda
  41. André Andrade

    Esse pessoal não se envergonha de usar espaços democráticos para defender amantes de torturadores? Será que vale a pena dar palco para quem pretende destruir a democracia ou adapta-la para atender a sanha golpista? A questão é bem simples: não existe direito ou imunidade absoluta. Não se pode usar da proteção constitucional para destruir a própria constituição. Esse tipo de "liberdade" só existe na cabeça de parlamentares que não compreendem o que é o estado de direito.

    Responda
  42. Geimison Falcão

    Acho que depois da repercussão dessa redação de ensino médio feita pelas deputadas, elas não quererão mais sair das discussões que ocorrem dentro da bolha ideológica. Lá é cômodo pra elas, os robôs só curtem e os pseudo-humanos apenas mugem e berram.

    Responda
  43. Thiago Lima

    Não existe liberdade de expressão para um deputados que defende uma regra que acaba com a liberdade de expressão...

    Responda
  44. Geimison Falcão

    A senhora Fabiana fala como Major ou Deputada? Sugiro a Folha de SP não endossar a postura desses políticos que saíram dos quartéis para assumirem funções civis, mas ainda querem ser tratados como militares. Portanto, o certo é chamar Deputada Fabiana a não Major Fabiana. É preciso aprovar uma lei que proíba o uso de parentes militares nas casas legislativas, bem como o uso de fardamento militar.

    Responda
  45. Gerardo Xavier Santiago

    Ler Zambeli e Fabiana defendendo para o coleguinha Daniel Silveira o oposto do que o bolsonarismo sempre defendeu para os outros (tortura, morte, AI-5, etc) apenas mostra o cinismo e a falta de escrúpulos delas. Principalmente quando dizem que discordam de Daniel. Mentira, e quem é mínimamente bem informado sabe disso. Há um vídeo de Zambeli pedindo que os militares intervenham no STF, está nas redes para quem queira ver. Lamento que a Folha conceda voz para essas duas.

    Responda
  46. CARLOS NILTON DE PEREIRA

    Caras Zambellis,a procuração que o povo deu ao deputado não foi para cometer crimes em redes sociais e sim para o representar no plenário da Câmara.Senhoras Zambellis,o alcance desse crime é enorme visto que que chega até às profundezas do universo.Não foi apenas uma palavra mal colocada foram mais de19min de destilação.Não se defende o envenenamento de seja qual for o poder.

    Responda
  47. jane oliveira

    Dá um desânimo...

    Responda
    1. Larissa Bertani

      Muito.

    2. Andre Rypl

      Bá, como cansa....

    3. JOSE AUREO BIGLIASSI

      Dá mesmo!

  48. Fatima Marinho

    Carlinha e majorzinha, puxa vida, vão defender baixaria? Baixaria não é liberdade de expressão, eh baixaria mesmo e o deputado deveria ser cassado. Não tem dignidade para representar. Foi eleito com uma merreca de votos, o que pesou foi o coeficiente eleitoral, portanto, pode ser excluído sem grandes perdas para o povo que não o elegeu.

    Responda
  49. sean filho

    Se algum outro parlamentar se dirigisse a uma dessas notáveis senhoras, teriam elas a mesma condescendência para com os seus detratores? Por muito menos recorreram à Justiça para terem a sua moral ilibada protegida. De não se espera que saia nada é que não sai nada mesmo .

    Responda
  50. Sérgio Queiroz Garcia

    Duas completas idhiotas.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.