Ruy Castro > O preço da liberdade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Oh, que esquecimento: " O importante é levar vantagem em tudo, certo?" O mote subjacente dos governos Lula e Dilma, excelências da aplicação da Lei de Gerson aos casos concretos, a esquerda escargot faz de conta que esquece. Inexiste patriota mais fervoroso que um boquinhocrata petista. Também para ele não existe democracia mais avançada que a de Cuba, desde que para lá não seja mandado. Ah, Rui, por que você não grafou no texto o nome do brigadeiro Eduardo Gomes? Fair play, Rui.
Gosto daquela: "Brasil não é pra amador"... rs
Ainda não identifiquei quem disse que polÃticos no detrito federal fazem na vida pública o mesmo que fazem na privada.
Escrever sobre cinema, teatro, shows, literatura, música, televisão e futebol é um alento para o leitor, em época de pandemia. Sobre polÃtica nacional, é um desperdÃcio cultural do autor.
Ruy, voce tem nos feito perder muito tempo com este fala-bosta (e me parece que você não entende de fala-bostas) mas antes deste interregno voce falava do que entendia! Tente se recuperar! Precisamos do Ruy.
Rui Castro e Mário Sérgio Conti fizeram neste 25/02, magistralmente, a crônica do beco em que estamos encurralados.
Realmente! Vivemos um momento sui generis onde as frases, outrora tão eloquentes, perderam significado prático. E viva 2022.
Quando li o tÃtulo, completei mentalmente: e a eterna vigilância. A História é para servir de exemplo. Ruy não é singular, é plural!
Rui: Simgular.
Este governo é tóxico. Envenenou o paÃs.
Texto importante. Diante das barbáries que atualmente vivemos, mirar os chavões clássicos pode ser um primeiro passo para volta à normalidade.
Os filósofos gregos já usavam frases de efeito. Teve um que falou tanto que foi obrigado a tomar cicuta.
Não concordo, nem com você e nem com o Geisel que acham que "tudo é relativo", nos meus 74 anos fugindo dessa Bala Perdida que é o VÃrus, começo a compreender que tanto a "Liberdade" quanto a "Verdade" jamais foram ou serão alcançadas e que o chamado "Destino" é definido pela "Mãe Necessidade", sempre e sempre, portanto, vamos viver o Dia. Viva o Flamengo.
Boa, Ruy! Tudo profundamente preocupante...
O Ruy deixou de considerar que a maioria dessas frases pode ser usada tanto por um lado do espectro de pensamento como pelo outro. Por exemplo: "o preço da liberdade...", atribuÃda a Eduardo Gomes, pode ser usada por um polÃtico fascista com a mesma propriedade com que ela é usada por um pensador imbuÃdo de pensamento libertário. Ou não?
Não, porque lá a liberdade já se foi.
Neste tétrico momento da vida brasileira, cabe nunca esquecer da frase atribuÃda a Eca de Queirós: fraldas e polÃticos devem ser constantemente trocados.
E pelos mesmos motivos.
Boa lembrança de antigas frases sobre polÃtica. Concordo com Ruy. A realidade está tão adversa que muitas frases perderam sentido e propriedade. Mesmo a frase que serve de mote para a conclusão do texto traz qualquer alento: "O preço da liberdade é a eterna vigilância ". Vigilantes estamos, vendo tramas explÃcitas em andamento. Muitos soltam gritos de alerta. Por ora, vou desviar minha atenção da realidade e buscar outras frases interessantes sobre o tema. Para distrair.
"O preço da liberdade...", segunda a Wikiquote, 'muitas vezes atribuÃda erradamente a Thomas Jefferson, jamais foi encontrada nos seus escritos. A mais antiga fonte estabelecida que contém uma sentença bastante semelhante é um discurso de John Philpot Curran {polÃtico irlandês} pronunciado em 1790 e publicado em Speeches on the late very interesting State trials (1808)'.
Frases são normalmente associadas a quem as populariza, não a quem as cria.
Gosto daquela repetida por minha avó angolana: "Depois de mim virá, quem de mim bom fará".
Algumas pérolas. No caso de di Lampedusa, Ruy fez uma inversão que não favorece o sentido e ênfase do original. "Se vogliamo che tutto rimanga com'è bisogna che tutto cambi." Se queremeos que tudo permaneça como está, precisa trocar tudo. A diferença é sutil.
parece que esta última frase é atribuÃda a T. Jefferson e era o lema da antiga UDN.
Parabéns e obrigado. Você conseguiu uma sÃntese perfeita. Quão belo e quão triste! "Seja como for, essas citações ficaram sofisticadas demais para o que está acontecendo hoje no Brasil. Nossa realidade se brutalizou de forma a não comportar mais análises, só constatações - e alertas. Está na cara!" Triste demais porque é verdade!
"Vim para destruir tudo o que está aÃ" sintetiza bem o que acontece hoje. Quem não tem capacidade para construir só destrói o que está feito. Me lembra, também, do diabo "que veio para matar, roubar e destruir", João 10:10
E também está a ocorrer: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princÃpio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44".
Caro Ruy, belo estoque de frases que tirastes da manga. Mas são todas elas subalternas, nenhuma tem o efeito que uma Bozosentença tem no mercado: alguma dessas dá prejuÃzo de 100 bilhões em três ou quatro dias? Frases de amadores... "Vim para destruir tudo o que tá por aÃ" é a frase que acaba com todo um paÃs, rapidinho. "Tire você suas conclusões", é uma pérola da retórica olavista que fica bem aqui ao final: não vale um tostão furado, mas coroa qualquer anti-raciocÃnio.
Vamos precisar de neologismos para descrever o quanto abominável (esta não é suficiente) é este inominável que nos governa (sic)!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > O preço da liberdade Voltar
Comente este texto