Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sergio Facchini

    Num ritmo de 1.5 milhoes de pessoas/dia, os EUA ja vacinaram 50 milhoes de pessoas, ou com a vacina da Pfizer ou com a da Moderna. Espera-se a aprovacao para breve da vacina da Johnson&Johnson que pode ser dada numa unica dose. E porque o Brasil, um pais classe media e com recursos financeiros, nao consegue fazer o mesmo. Brigas politicas, falta de seriedade e de organizacao do governos federal/estaduais resultaram na insuficiencia de vacinas no pior momento da pandemia. E deu no que deu.

    Responda
  2. Maria I G santos

    Não foi falta de aviso. Mas o Brasil, Sampa de modo especial, elegeram o mico... O Mito... Sei lá! O "coiso"!!.. Que se encarregou de fomentar a aglomeração, atacou o uso de máscaras... Pois é... A Lei Universal não pode ser abolida: o que se planta, se colhe. O Brasil terá que fazer sua triste colheita por conta da sua escolha desastrosa... E, pelo andar da carruagem, a ceifa da messe está só no começo. Preparemos o lombo.

    Responda
  3. ademar lourenço

    Sou empresario, emprego dietamente 11 pessoas.Acabo de ler a matéria que minha região retrocedeu a fase laranja.Pra regozijo de alguns comentaristas, declaro que em 2 meses estarei quebrado.E dependendo do desembolso de capital de giro nesse periodo,sem condicoes até de saldar meus compromissos operacionais.Minha aposentadoria não comporta mais consignados utilizados pra suprir o deficit de caixa da empresa. Serão mais 12 pais e mães de familia na fila do desemprego e do desespero.Sinto muito.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Então, senhor Ademar. Mesmo assim o senhor aprova as atitudes inconsequentes de Bolsonaro no trato da pandemia. Estranho isso.

    2. Mateus CR

      Estive na mesma situação que a sua, porém com 5 meses de antecedência, foram 18 empregos diretos e 9 indiretos, fiz o que pude, vendi bens e quase passei por uma separação pra manter o emprego de todos, fiz o que pude, acreditei que seria passageiro, falhei... Perdão a todos os meus funcionários e família

    3. Mateus CR

      Estive na mesma situação que a sua, porém com 5 meses de antecedência, foram 18 empregos diretos e 9 indiretos, fiz o que pude, vendi bens e quase passei por uma separação pra manter o emprego de todos, fiz o que pude, acreditei que seria passageiro, falhei... Perdão a todos os meus funcionários e família

    4. Celso Augusto Coccaro Filho

      Situação difícil, vamos torcer para superar. Talvez se as pessoas prestassem mais atenção aos bons conselhos - máscara, comportamento cuidadoso - fosse possível o desenvolvimento sustentável, ou conciliar a economia com a pandemia. Infelizmente optam pelo comportamento oposto, e não teremos nem a recuperação da economia nem a da saúde.

    5. Celso Augusto Coccaro Filho

      Situação difícil, vamos torcer para superar. Talvez se as pessoas prestassem mais atenção aos bons conselhos - máscara, comportamento cuidadoso - fosse possível o desenvolvimento sustentável, ou conciliar a economia com a pandemia. Infelizmente optam pelo comportamento oposto, e não teremos nem a recuperação da economia nem a da saúde.

    6. Maria I G santos

      Igual a vc, tem um monte. Isso é uma guerra. Mas a vida é o mais importante. Dinheiro, empresa, outras virão. Segue o baile.

    7. Maria José de Araujo Costa

      O que eu te diria, se me perguntasse: guarde os seus trocados pra comer, que seja pão com manteiga, seus funcionários devem ir pra fila do auxílio emergencial. Estamos em clima de guerra, sendo que não podemos dizer que vai ser escolhido, jovem ou idoso. Enquanto não entendermos a gravidade do vírus, vamos ficar nesse debate.

  4. MARCIA Carvalho

    O brasileiro, não importa a classe, está vivendo como se não houvesse amanhã. O vírus, ele, é democrático.

    Responda
  5. Mauricio Herrera

    O cara acha que por que paga convenio nao precisa se preocupar em fazer isolamento social e fica em festas, achando que vai ter leito de luxo pra ele....

    Responda
  6. VITOR SOARES

    Lotação de 104% ??? Sério que tá escrito isso?! Superaram as leis da Física.

    Responda
    1. Maria I G santos

      Porcentagem ainda está no campo da matemática. Mas deixa pra lá.

    2. Maria I G santos

      Porcentagem ainda está no campo da matemática. Mas deixa pra lá.

    3. VITOR SOARES

      Meus caros, a porcentagem citada se refere a um hospital. HOS-PI-TAL. Um hospital não comportaria pessoas a mais se não tivesse capacidade para fazê-lo. Se comporta +4% é porque tem capacidade para tal, do contrário não o faria; fecharia suas portas, como aconteceu em diversos hospitais pelo País.

    4. CLAUDIO CARNIELLI

      Não superaram a lei da física. As UTI's tem uma quantidade de leitos para os contaminados pela COVID e outros para outras doenças. Significa que estão utilizando leitos de outras patologias, apenas isso. Exemplo: 30 leitos, sendo 15 para covid e outros 15 para outras doenças. Neste exemplo, talvez tenham usado 01 ou 02 leitos destinados a outras doenças. Apenas isso.

    5. D Borges

      Um VW Gol é feito para transportar até 5 pessoas. Se você coloca 6 pessoas dentro dele ele ficará com uma lotação de 120%, ou seja, 20% a mais do que a capacidade nominal do carro. O carro ainda anda, porém fora dos padrões de desempenho e segurança recomendados. Isso sem quebrar nenhuma lei da física em! Infelizmente não consigo desenhar aqui nos comentários para deixar a explicação mais clara. Agora é a sua vez! Tente replicar o exemplo acima para o caso do hospital em questão.

    6. MARCIA Carvalho

      Leu sim. Só não entendeu. Aliás uma porcentagem altíssima dos brasileiros não entende o que lê. Isso é muito comum no país.

    7. geraldo sanches

      A quase totalidade dos presídios brasileiros têm lotação duas, três ou mais vezes que a capacidade total. Enquanto couber gente dentro do hospital, vai entrando. Simples assim. Então a lotação pode ser acima dos 100% até o limite de não mais caber ninguém ali dentro. Só nesse momento é que as leis da física agem. Antes desse ponto é como nos presídios. A única diferença, neste caso em especial, é que os presídios não são lugares de gente endinheirada.

    8. Elias Alves

      Voce obviamente não leu a reportagem. O índice de 104% considera os que estão em fila de espera. Mas deixa pra lá.

  7. Ricardo Candido de Araujo

    Elite!!! Ô elite tão execrável quanto o execrável... Parecer que correr para o Sírio- Libanês também não vai adiantar muito, pois, segundo "O Globo", lá também lotou. E aí, vamos parar de apoiar o genocida? Ou mais importante é a grana, mesmo que dela mortos não sintam falta?

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Gentil, apesar de ter absoluta certeza que nossa execrável elite não liga a mínima para nosso destino, os do "andar de baixo", não tenho o mesmo sentimento por eles, pois, em linhas gerais, sou favorável a vida. Agora, que muitos deles não ligam a mínima para a pandemia por acharem que ter acesso a hospital de ponta garante a sobrevivência deles, é uma infeliz verdade. A situação atual está demonstrando o contrário, portanto, ou TODOS damos as mãos, ou TODOS sofreremos.

    2. Maria José de Araujo Costa

      Gentil, acho que você inverteu a situação. Não é o caso de deixar morrer, mas de concluir que não adianta ter acesso a bons convênios, não é só o SUS que está saturado. Temos que ter o pensamento no coletivo, não adianta só defender o meu lado.

    3. geraldo sanches

      Nos caso desses ilustres mortos, a grana sobra para quem fica, seus ávidos herdeiros, e quem fica certamente não vai arredar um centímetro no irrestrito apoio ao pior presidente da história brasileira que eles fizeram eleger. E não nos esqueçamos que sempre haverá uma Cancun aberta ao turismo para todos eles; portanto a elite está se lixando para essa superlotação de seus hospitais e os donos desses hospitais achando tudo uma verdadeira maravilha!

    4. Gentil Cordioli

      Então porque é Elite tem que deixar morrer? Não entendi a lógica.

  8. ademar lourenço

    Me permitam retificar a manchete..."Hospital Albert Einstein tem taxa de ocupação de 100% e fila de espera". É possivel um litro de leite ter 104% de liquido?

    Responda
    1. JOÃ O ROBERTO DE GOUVEIA

      A matéria está correta. Já ouviu falar em presídios com capacidade acima do projetado ? Ou salas de aulas com alunos acima do normal ? Ou ônibus com pessoas em pé, espremidas e com portas abertas ? Isso tudo é lotação acima de 100%.

    2. MARCIA Carvalho

      O título está certo é isso é muito comum em hospitais públicos ou presídios por exemplo. Existe um número de leitos, mas o número de pacientes internados supera este número, estão provavelmente nos corredores ou, no caso do Eisntein, em outras enfermarias. Não há nada de errado no título.

    3. VITOR SOARES

      Exatamente. É cada coisa. Só faltou afirmarem a descoberta que dois corpos podem, sim, ocupar um mesmo espaço.

  9. Vanderlei Nogueira

    A taxa de transmissão do estado de 0,78 não dá base para o cenário...

    Responda
    1. JOÃ O ROBERTO DE GOUVEIA

      Muitos pacientes são oriundos de outros estados, onde o sistema de saúde está colapsado.

    2. JOÃ O ROBERTO DE GOUVEIA

      Muitos pacientes são oriundos de outros estados, onde o sistema de saúde está colapsado.

  10. roque alves

    Já não creio que o povo brasileiro saia dessa pandemia. Peço perdão pelo pessimismo, mas a realidade, tristíssima , é maior do que qualquer esperança.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      A pandemia é uma enorme e dolorosa tragédia. Mas creio que ela é uma das partes (grande) que compõem a imensa tragédia em que meteram o Brasil desde que entregaram o poder ao Temer e, agora, ao Bolsonaro (doença, fome, desemprego, desmatamento, aumento da matança de pretos, pobres, mulheres e índios). Infelizmente, acho que não conseguiremos mais sair desse buraco.

    2. César Augusto Soares dos Santos

      Orem, para o mito. O brasil chegou a esse estágio de insanidade, mais por conta dos que silenciaram diante de toda a violência pregada na eleição e depois, do que por causa dos violentos em si. Um país onde uma delgada da polícia federal "falsifica depoimentos" para afastar políticos do PT (tenho a impressão que esse PT é dirigido pelo demo) da eleição, a pedido de um juiz rufião - que depois vira ministro - e sequer é investigada ... já era!

  11. Ricardo Candido de Araujo

    Ao que parece, ter um "Plano de Saúde Top que me garante o Einstein" (não é meu caso), já não garante muita coisa... Ou as pessoas entendem, definitivamente, que devem parar de assistir as lives do execrável psicopata e que a situação é altamente crítica ou muito sofreremos todos, independente da posição social que cada um se vê merecedor. Acorda, elite selvagem brasileira, pare de bater palmas para um monstro, um genocida!

    Responda
    1. MARIA STELA C MORATO

      A questão é que quem tem saude top também cai na folia.

  12. Leocádia Montalvão Caxias da Silveira

    Albert Einstein! O vírus chegou as classes mais abastadas, a maioria anti PT e eleitores do miliciano. Se eu fosse uma pessoa de má índole diria que estão colhendo os frutos, ou que deveriam se tratar no SUS, afinal é o que eles dizem para seus adversários políticos, mas vou ser solidária e desejar que consigam um leito logo e que melhorem o quanto antes.

    Responda
  13. Marcelo Costa Batista

    Cadê o João Dória e o secretário da educação Rosielli Soares com o discurso que há segurança? Cadê os especialistas da Folha de São Paulo e seus colunistas pró-escolas abertas? Cadê as mamães da educação do jornal Nacional ( as herdeiras de banqueiros) que dizem falar em nome de todas as mamães pela reabertura das escolas? Na Europa eles temem a variante britânica, aqui no Brasil e em São Paulo temos a britânica, a africana e a variante de Manaus, mas dizem que aqui nossas crianças estão seguras

    Responda
  14. Anderson Costa

    Enquanto isso, o presidente alardeia que mascaras e distanciamento não funcionam e o ministro, gênio em logística, confunde Manaus com Amapá.

    Responda
  15. MARIA STELA C MORATO

    O que essas pessoas fizeram no feriado de Carnaval?

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Vamos as alternativas... (A) Festejaram; (B) Fizeram festas; (C) Festejaram muitas festas; (D) Todas as alternativas anteriores. Pode escolher.

  16. sergio barbosa

    É só uma gripezinha

    Responda