Oscar Vilhena Vieira > A Constituição e seus inimigos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Oscar toma emprestado de Karl Popper não apenas a sua obra mais importante - A Sociedade Aberta e seus INIMIGOS - a tÃtulo da coluna, mas o próprio teor da obra que foi escrita e publicada entre 1938 e 1944. No contexto da ascensão meteórica do nazismo, fascismo e comunismo. Popper é considerado o 'ideólogo-raiz' dos ''neoliberalismos'', mas é necessário fixar os contextos e ''zeitgeist''. Popper percebera que a democracia representativa definhara, sob efeito da Grande Depressão e anomia social.
Faria questão de entregar pessoalmente uma cópia desse texto ao colunista Helio Schwartsman.
Mais um claro artigo do professor. Realmente, não se pode comparar Alemanha e Brasil, posto nosso atraso institucional, cultural e polÃtico. Improvável - pelo passado - os alemães elegerem um sujeito que tenha as ideias medonhas do homúnculo que nos desgoverna.
Disse-o bem, pelo passado é que se acredita que os alemães não elegeriam um Herr Bozo. Quando o Bolsonaro for passado por aqui, espero poder dizer o mesmo no Brasil.
A democracia é uma aspiração a um modo de vida que respeite a liberdade das pessoas e promova a estabilidade do paÃs. Não é uma forma de governo assim como o republicanismo. Uma democracia que seja totalmente inclusiva e igualitária nunca existiu e nunca existirá. Falar de democracia sem definir o termo é um exercÃcio de futilidade. É um meio ou um fim, um processo ou um conjunto de resultados? A paz, a liberdade, a estabilidade, a prosperidade e a cidadania podem ser obtidas sem democracia.
Estou ansioso para saber como a liberdade e a cidadania podem ser obtidas em um regime não-democratico. Publique uma versão em russo e outra em chinês, por favor.
A defesa das instituições deve ter a participação de todas elas. No caso, o melhor teria sido uma solicitação à câmara para punir o deputado. Afinal defender o AI-5 também deveria preocupar os parlamentares, que foram vÃtimas do autoritarismo. Uma decisão do STF de mandar a polÃcia prender um parlamentar por insultar seus membros inevitavelmente cheira a corporativismo.
Ele não apenas insultou. Ele ameaçou agredir e incentivou a agressão. E usou a liberdade que a democracia garante para defender coisas que a destroem. E nem sempre todas as instituições estão de acordo sobre todas as questões. A separação dos poderes foi pensada para que cada uma vigiasse a outra.
Excelente texto. Precisamos sempre defender as instituições que protegem a democracia. Não nos resta outro caminho.
Muito bem-vindo o texto. Nada como os precedentes históricos para que possamos realizar as nossas escolhas. Por mais que um paÃs tenha optado pelo pior caminho, há sempre tempo para mudanças de rotas.
Realmente o caso Daniel Silveira é muito controverso. Forçar o direito penal e suas leis processuais ou permitir a impunidade de um parlamentar que agride a democracia- e que, como o professor Vilhena disse, é apenas a ponta do iceberg? Acredito que a Corte deveria ter imposto medidas alternativas à prisão, mas, uma vez que decidiu unanimemente pela prisão, não caberia ao Parlamento, em juÃzo essencialmente polÃtico, decidir contra. A heterodoxia foi justificada pelo bem maior.
A Alemanha ''ainda'' é democrática, assim como EUA. Mas a crise da democracia é global. Se a democracia alemã cair, as outras democracias europeias seguem, em efeito dominó. Se a democracia dos EUA cair, cai tudo. O futuro não é muito promissor.
mas atualmente revivemos o neo fascismo no Brasil. Um genocida, mais de 250mil mortes e continua ironizando a pandemia. Deveria ser julgado no tribunal de Haia, Said.!
Para que a democracia seja aplaudida por todos, ele precisa ser benéfica para todos. Desde 1988, a democracia tem sido benéfica para quem? Não é à toa que o oportunismo extremista encontra respaldo nas camadas mais inferiores, afinal eles precisam de democracia para que, se ela em nada ajuda? Democracia ou ditadura, tanto faz. E eles votam.
Concordo plenamente. Mas a questão é como fazer isso. Há alternativa fora da democracia?
Perfeitas colocações. Para que a Democracia continue vencedora é preciso que os benefÃcios chegam a todos, principalmente as camadad menos favorecidas . Eu até faria um trocadilho com a frase que diz " Justiça que tarda é injustiça " ... Democracia que previlegia não é Democracia!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Oscar Vilhena Vieira > A Constituição e seus inimigos Voltar
Comente este texto