Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto A Neto

    Oscar toma emprestado de Karl Popper não apenas a sua obra mais importante - A Sociedade Aberta e seus INIMIGOS - a título da coluna, mas o próprio teor da obra que foi escrita e publicada entre 1938 e 1944. No contexto da ascensão meteórica do nazismo, fascismo e comunismo. Popper é considerado o 'ideólogo-raiz' dos ''neoliberalismos'', mas é necessário fixar os contextos e ''zeitgeist''. Popper percebera que a democracia representativa definhara, sob efeito da Grande Depressão e anomia social.

    Responda
  2. Diogo Oliveira Bayão

    Faria questão de entregar pessoalmente uma cópia desse texto ao colunista Helio Schwartsman.

    Responda
  3. Helano Timbó

    Mais um claro artigo do professor. Realmente, não se pode comparar Alemanha e Brasil, posto nosso atraso institucional, cultural e político. Improvável - pelo passado - os alemães elegerem um sujeito que tenha as ideias medonhas do homúnculo que nos desgoverna.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Disse-o bem, pelo passado é que se acredita que os alemães não elegeriam um Herr Bozo. Quando o Bolsonaro for passado por aqui, espero poder dizer o mesmo no Brasil.

  4. Cloves Oliveira

    A democracia é uma aspiração a um modo de vida que respeite a liberdade das pessoas e promova a estabilidade do país. Não é uma forma de governo assim como o republicanismo. Uma democracia que seja totalmente inclusiva e igualitária nunca existiu e nunca existirá. Falar de democracia sem definir o termo é um exercício de futilidade. É um meio ou um fim, um processo ou um conjunto de resultados? A paz, a liberdade, a estabilidade, a prosperidade e a cidadania podem ser obtidas sem democracia.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Estou ansioso para saber como a liberdade e a cidadania podem ser obtidas em um regime não-democratico. Publique uma versão em russo e outra em chinês, por favor.

  5. José Cardoso

    A defesa das instituições deve ter a participação de todas elas. No caso, o melhor teria sido uma solicitação à câmara para punir o deputado. Afinal defender o AI-5 também deveria preocupar os parlamentares, que foram vítimas do autoritarismo. Uma decisão do STF de mandar a polícia prender um parlamentar por insultar seus membros inevitavelmente cheira a corporativismo.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Ele não apenas insultou. Ele ameaçou agredir e incentivou a agressão. E usou a liberdade que a democracia garante para defender coisas que a destroem. E nem sempre todas as instituições estão de acordo sobre todas as questões. A separação dos poderes foi pensada para que cada uma vigiasse a outra.

  6. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Excelente texto. Precisamos sempre defender as instituições que protegem a democracia. Não nos resta outro caminho.

    Responda
  7. RODRIGO NAFTAL

    Muito bem-vindo o texto. Nada como os precedentes históricos para que possamos realizar as nossas escolhas. Por mais que um país tenha optado pelo pior caminho, há sempre tempo para mudanças de rotas.

    Responda
  8. jose luis baumfeld

    Realmente o caso Daniel Silveira é muito controverso. Forçar o direito penal e suas leis processuais ou permitir a impunidade de um parlamentar que agride a democracia- e que, como o professor Vilhena disse, é apenas a ponta do iceberg? Acredito que a Corte deveria ter imposto medidas alternativas à prisão, mas, uma vez que decidiu unanimemente pela prisão, não caberia ao Parlamento, em juízo essencialmente político, decidir contra. A heterodoxia foi justificada pelo bem maior.

    Responda
  9. Said Ahmed

    A Alemanha ''ainda'' é democrática, assim como EUA. Mas a crise da democracia é global. Se a democracia alemã cair, as outras democracias europeias seguem, em efeito dominó. Se a democracia dos EUA cair, cai tudo. O futuro não é muito promissor.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      mas atualmente revivemos o neo fascismo no Brasil. Um genocida, mais de 250mil mortes e continua ironizando a pandemia. Deveria ser julgado no tribunal de Haia, Said.!

  10. Said Ahmed

    Para que a democracia seja aplaudida por todos, ele precisa ser benéfica para todos. Desde 1988, a democracia tem sido benéfica para quem? Não é à toa que o oportunismo extremista encontra respaldo nas camadas mais inferiores, afinal eles precisam de democracia para que, se ela em nada ajuda? Democracia ou ditadura, tanto faz. E eles votam.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Concordo plenamente. Mas a questão é como fazer isso. Há alternativa fora da democracia?

    2. Vilarino Escobar da Costa

      Perfeitas colocações. Para que a Democracia continue vencedora é preciso que os benefícios chegam a todos, principalmente as camadad menos favorecidas . Eu até faria um trocadilho com a frase que diz " Justiça que tarda é injustiça " ... Democracia que previlegia não é Democracia!