Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Henrique Hermida

    Espero que a Folha ouça o Demétrio.

    Responda
  2. EDUARDO BASTOS

    “O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), possível candidato ao Palácio do Planalto nas eleições 2022, afirmou que Ciro Gomes (PDT) é um candidato da direita e defendeu que a oposição se una no segundo turno da disputa.” Continuem assim, esquerda. Está ótimo de ver o BBB de vocês. Kkk

    Responda
  3. EDUARDO BASTOS

    Esquerdista que se diz democrático ou não sabe o que defende ou apenas modificou a sua crença porque, caso contrário, não ganharia nem para síndico. A esquerda teve que deixar de ser conta a propriedade privada (agora ela usa o produto e o taxa) e a favor da democracia (ela posiciona elementos que não foram eleitos no poder) para tomar o poder. Socialismo e esquerda não combina com liberdade e muito menos com democracia. Acorde.

    Responda
  4. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Autocontradições marcam este texto. Primeiro, lembra corretamente que esquerda e direita não são simples reflexos equivalentes e simétricos. Em seguida, a propósito de equilibrar a "narrativa", lista vários argumentos/fatos que podem ser facilmente subsumidos a um reforço do antipetismo. Existe, afinal, polarização "de centro".

    Responda
  5. Renata Moro

    A segunda “não transpôs os limites democráticos e da civilidade” porque não conseguiu, porque bem que tentou. Os dois extremos são idênticos, sim, de modo que, se o fato de se tentar fazer crítica equilibrada e lúcida, sem cegueira, torna alguém "em cima do muro", então viva o muro. "Isentão" é outro termo que passou a ser colado nessas pessoas. E a mim absolutamente não ofende, ao contrário. Considero um reconhecimento de equilíbrio.

    Responda
  6. EDUARDO BASTOS

    Eu gosto de ver que Bolsonaro fez a imprensa falar de bolha, a esquerda perceber que ela não estava sozinha e o povo entender que existe economia além do keynesianismo mequetrefe. Ou seja, como eu sempre digo: Bolsonaro é aquela peça que avança no xadrez além das linhas inimigas e muda totalmente a estratégia do jogo. Está difícil para os vermelhos perceberem que o jogo mudou. Só isso já valeu o voto. As cartas embaralharam novamente e a esquerda ficou atônita, já que sempre ditava regras.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Acho que o Benito era amigão de vocês, da esquerda. Aliás, ele era socialista, lembra? Goebbels também. Aliás, o fascismo é o socialismo nacionalista, não é por nada não que k Nazismo tem o nome que tem. Hitler é filho da esquerda, assim como Mussolini. Toma que o filho é teu. A China é fascista. Cuba e fascista. Venezuela é fascista.

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      O exagero no poder atribuído à esquerda é uma tática argumentativa dos fascistas. Seu amigo Benito adorava usar esse truque.

  7. EDUARDO BASTOS

    A esquerda brasileira é tão falsa que é capaz de apoiar a ditadura de Maduro (e seus atentados contra os direitos humanos) só porque existe o espantalho da direita. Eles admitem (fico pasmo!) que aceitam a ditadura como escudo protetor. São estes que votam em Lula e posam de moralistas aqui.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Esquerdista que se diz democrático ou não sabe o que defende ou apenas modificou a sua crença porque, caso contrário, não ganharia nem para síndico. A esquerda teve que deixar de ser conta a propriedade privada (agora ela usa o produto e o taxa) e a favor da democracia (ela posiciona elementos que não foram eleitos no poder) para tomar o poder. Socialismo e esquerda não combina com liberdade e muito menos com democracia. Acorde.

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Existe um contingente de esquerdistas democráticos. Os sujeitos nefastos que defendem aberrações como a Coreia do Norte ou o regime do Maduro são o bobo da corte, o tio do pavê da festa. É útil para a mídia dar à sua voz um volume que naturalmente não possuem. O absurdo vende.

  8. EDUARDO BASTOS

    Deve ser difícil para os petistas aceitarem que possuem um ladrão em seus quadros. E vocês continuam votando e arrotando moral. Esta é a decadência petista. Schadenfreude.

    Responda
  9. Galdino Formiga

    Excelente conteúdo e boa argumentação. Para os de opinião contrária a verdade é sempre dolorosa.

    Responda
  10. Marcelo Silva

    Manholi e suas manhas, visando sempre limar o PT e Lula!

    Responda
  11. Luciano Napoleão de Souza

    É uma tragédia para o Brasil a esquerda ter sequestrado a cultura e a educação superior! Vemos quadros qualificados tendo que se esquerdizar para sobreviver! Conheço muitos que se renderam ao sequestro e hoje se esforçam para manter sua vida profissional! É uma síndrome de Estocolmo cultural!

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Ué, vamos lá, vocês bateram palmas quando o petismo construía estádios de futebol ao invés de hospitais. Vocês tem culpa pelo estado caótico de hoje. Tem o DNA de vocês, meu caro.

    2. Daniel Alvares

      E o Lula? E o pete? Nenhuma palavra sobre os 30 anos de peculato, é isso mesmo?

    3. EDUARDO BASTOS

      Comenta você da lavagem de dinheiro e da corrupção passiva do ape:deu:ta de nove dedos. Lindo de ver...

    4. EDUARDO BASTOS

      Gosto de ver a ilusão do Daniel Alves de defender o anacronismo petista e da esquerda. Gosto de ver o desespero da patuleia vermelha de hagiografias bem higiênicas dos monstros que ela vota. Vocês são pândegos.

    5. Daniel Alvares

      Você defende o genocida imbrochavel (sic) e vem criticar Lula, Dilma, Boulos... Ah, aproveita e comenta os 30 anos de peculato da familicia, sobre o que você esqueceu de passar pano.

    6. EDUARDO BASTOS

      O Daniel Alves adora montar um espantalho e bater nele para desviar a discussão. É velha essa tática, hein!? Quando você fala em inteligência da direita, eu me lembro das frases tortuosas da Dilma, dos impropérios preconceituosos de Lula e da mediocridade cínica de um Boulos, por exemplo. Vocês decaíram muito. Tanto que lambem as botas de Felipe Neto e Átila Iamarino. É mole? Deixa eu pintar meu colírio alucinógeno... kkk

    7. EDUARDO BASTOS

      A esquerda vota em ditadores enrustidos e em cor/ruptos estatistas. Não conseguem escolher a liberdade, sempre escolhem ser tutelados, mandados e adoram fazer bondade com o dinheiro alheio. É a união da desfaçatez com a hipo/crisia em seu mais alto grau. E depois posam de moralistas por aqui.

    8. Daniel Alvares

      Disse quem votou em genocida cloroquinista.

    9. EDUARDO BASTOS

      Quando eu vejo alguém chamar a direita de estúpida, me lembro que a esquerda vota em Boulos, Haddad, Dilma e Lula. Aí eu vejo quem é estúpido.

    10. EDUARDO BASTOS

      Frequento uma instância desta por opção e posso garantir; lavagem cerebral è pouco. É doutrinação direta e deslavada. Eles perderam a vergonha.

    11. Daniel Alvares

      Hahahaha... é cada uma, que só rindo alto! Não existem intelectuais de direita porque a direita é estu.pida, simples assim

  12. Daniel Alvares

    Çei... mas e aí? Vai ou não vai assumir a paternidade do Bozo?

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Esperando o artigo completo a respeito da eficácia do CoronaVac. Aliás, você já viu que a variante P1 quase não e neutralizada pela vacina? Pois é... a ciência levou mais um cascudo agora. O racionalismo exacerbado de vocês, médicos politizados, me deprime e me deixa com vergonha alheia da classe. Aprendam a ser mais humildes e defendam o tratamento precoce. Não há o que fazer, meu caro. A ciência tem limites, por mais que doa na sua cabecinha de vento.

    2. EDUARDO BASTOS

      A esquerdopatia é tão intensa que ele acreditou em um relatório da Anvisa. Kkk. Você notou que tem dois pesos e duas medidas? Vergonha, Daniel. Esperava mais de você, ainda mais que falou em RCT (Oganza, ele é o cara). Kkk. Pândego.

    3. EDUARDO BASTOS

      Mande aí o artigo, prezado cientista da fé. Mande o estudo completo aqui, não fuja. Não fique posando de cientista com dois pesos e duas medidas. Onde está o estudo? Você pede rigidez para uma coisa e se baseia em fé em outra? Vergonha, Daniel.

    4. Daniel Alvares

      Em tempo: zurros similares ao seu (talvez você os ecoasse) foram ouvidos sobre a Sputnik V, e se calaram há duas semanas com a publicação no Lancet. Faço questão de vir aqui te dar um pescotapa virtual com a publicação final da coronavac, que não mudará nada para quem leva medicina a sério mas vai calar a boca dos especialistas de WhatsApp. Até lá, segue firme no ozônio e capricha na ivermectina até a TGP bater em 700.

    5. Daniel Alvares

      Ignorância ou desonestidade intelectual? De um lado, um dossiê técnico que embasa a aprovação por uma agência do uso de uma vacina. Posso desenhar de novo para facilitar o pensamento binário: parte do dossiê é um (ou mais) estudo(s) de fase 3. De outro lado, nada. Nenhum dado, nenhuma recomendação de sociedade médica ou de agência regulatória sobre tratamento (placebo) precoce. Não sou arrogante, seu embasamento científico é que é muito pedestre.

    6. EDUARDO BASTOS

      Ué, ainda estou esperando o artigo que embasa a vacina chinesa. Não me venha com relatórios técnicos e votos de fé na Anvisa. Isso só mostra como você tem um viés político e desmerece o tratamento precoce de modo vergonhoso e desinformado. Quero o RCT da vacina chinesa, não uma prova de fé. Obs: você não está discutindo com qualquer um, coloque isso na cabeça. Sei muito bem como funciona a ciência e sua arrogância só prova a sua inocuidade.

    7. EDUARDO BASTOS

      A esquerda/lha pira... adoro ver vocês assim... Kkk

  13. Hercilio Silva

    Ainda nessa? Confundindo social democracia com extrema direita. Apoiar a Venezuela contra a interferência que colocaria uma ditadura de direita no lugar não é ser autoritário.

    Responda
  14. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    No interior da bolha o mundo é pequeno. É urgente furar a bolha para encarar e interpretar os milhares de fatos, fatores, criações ideológicas, temas subjacentes, ideias brilhantes. Dentro da bolha o habitat da tribo, dentro da tribo o privilégio de uma suposta superioridade moral que abriga um fundamentalismo patrulheiro, duro, sem mobilidade ou flexibilidade, intolerante e opressivo. ..../Claudia F.

    Responda
  15. ADONAY ANTHONY EVANS

    O artigo é bom. E a invasão da Renata Loprete, melhor ainda. Governos de direita ou de esquerda detestam a Imprensa. Por que gostariam? A questão colocada por Renata leva à pergunta: Como repensar o jornalismo na Era da Pós Verdade e da Realidade Paralela? Jornalismo de gamers adolescentes profissionais? O influencer, êmulo de jornalista Felipe alguma coisa atacou a leitura dos clássicos. Há um livro de Italo Calvino, Por que Ler os Clássicos. Será essa a geração dos jornalistas que teremos?

    Responda
  16. benjamim picado

    "O PT preferia o “controle social da mídia”, isto é, a intimidação por meio de movimentos sociais". Momento em que o articulista confunde ceticismo com pura desonestidade. O velho Pirro talvez lhe dissesse: *Pombas, Demétrio, não tô acreditando.*

    Responda
  17. ANDRE STANGL

    Sem (com?) dúvida, um pouco de ceticismo, temperado com alguma ataraxia é a opção mais saudável nesse momento. Quem teme o relativismo flerta com o absoluto.

    Responda
  18. RODRIGO NAFTAL

    Demétrio iguala os polos, Bolsonaro e PT, e se apresenta como a superação desse conflito. Por mais que se critique o PT, não há grau de comparação. O PT nunca representou ameaça à democracia. Por mais liberal que seja um governo, é intrínseco ao poder buscar cooptar a imprensa. O X da questão é até que ponto essa tentativa se traduz em atos que atentam contra a autonomia da imprensa. Ao contrário de JB,o PT jamais rompeu com esse limite.

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Benedito você ainda acredita nesta história de maior corrupção no país por causa do PT? A fila anda. Os índices de corrupção, se é que isto existe, mostram que o atual governo está em pior situação do que todos os anteriores do PT. A corrupção é impossível de ser erradicada. O que se pode fazer para diminuí-la é como se reage à ela, a impunidade é o seu combustível. Tem acompanhado o caso moro neste assunto?

    2. BENEDITO DE OLIVEIRA JR

      Só tem uma forma da esquerda voltar ao poder e tirar o fascista. É Boulos ou Lula com o PT expurgado.

    3. BENEDITO DE OLIVEIRA JR

      Sim o PT fez e permitiu a maior gatunagem da história desse país. Quando Lula, melhor presidente que esse país já teve, criou o PT junto com seus companheiros sindicalistas, jamais imaginou que aquele sonho de humildes trabalhadores fosse acampado e aparelhado por uma corja de intelectuais acadêmicos corruptos que inundou o partido e que acabaria culminando com a prisão do seu fundador.

  19. EDUARDO BASTOS

    Eu sempre gosto de dizer que Bolsonaro foi o cisco que caiu nos olhos límpidos da esquerda festiva. E incomodou muito. Ainda incomoda. Ele foi a Blitzkrieg que invadiu a trincheira dos inteligentinhos vermelhos e mudou a relação de forças. Isso que importa. A política e a imprensa nunca mais serão os mesmos depois de Bolsonaro. A FSP já mudou (basta ver matéria antigas do jornal). E isso é ótimo. Mostra que foi pautada e deixou de pautar.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      “Uma agência sanitária séria (Anvisa) avaliou um dossiê (muito mais dados que um estudo) e aprovou o uso emergencial da vacina, não tenho nenhuma dúvida da qualidade da avaliação”. Eu acredito na Anvisa. Isso basta. Uma sonora gargalhada para o seu método científico. E pode pesquisar no Google. Não há artigo aprofundado sobre a vacina, para o seu desespero.

    2. EDUARDO BASTOS

      Eu gosto de ver que o relatório da Anvisa é sucinto e é vergonhoso que alguém que se diz médico possa acreditar em números jogados em uma apresentação e, a partir daí, começar a defender a sua nova fé. Sim, você depositou sua fé na Anvisa. Onde está seu ceticismo, Daniel? E por que dois pesos e duas medidas? Me manda o RCT duplo cego da vacina chinesa. Quero ver.

    3. EDUARDO BASTOS

      Quero um artigo completo, revisado, padrão-ouro, com as hipóteses bem montadas e toda a estatística. Não vem me dizer que você acreditou apenas em relatórios técnicos, Daniel? Logo você, o anti-negacionista e o defensor do método científico. Que decepção, Daniel.

    4. EDUARDO BASTOS

      Me manda o artigo completo, randomizado e duplo cego. Você acreditou apenas em um relatório de uma agência governamental? Onde está o seu viés científico, Daniel. E com que autoridade você pede RCT para todo o resto e evita pedir para a vacina chinesa. Vergonha, Daniel.

    5. Daniel Alvares

      Uma agência sanitária séria (Anvisa) avaliou um dossiê (muito mais dados que um estudo) e aprovou o uso emergencial da vacina, não tenho nenhuma dúvida da qualidade da avaliação. Você tem? Já o uso precoce de placebo que você defende não é recomendado por nenhuma agência ou sociedade médica em nenhum lugar e não se baseia em nenhuma evidência. Sua insistência só mostra mais seu despreparo.

    6. EDUARDO BASTOS

      Eu não acredito, prezado Daniel, que você acreditou apenas em um relatório técnico para aceitar a eficácia da milagrosa vacina chinesa. Tem certeza? Um mísero relatório? Como você enche o peito para pedir RCT para todo o resto e agora tem fé apenas em um relatório técnico da Anvisa? Como, Daniel?

    7. EDUARDO BASTOS

      Gosto de ver que os pândegos pandeminions que aqui comentam podem um RCT duplo cego para tudo e, na hora de apresentar o padrão-ouro para a vacina chinesa, engasgam e mandam eu ler um relatório técnico. Ora.. me mostra o estudo completo, com randomização e revisão de pares. Mostre-me.

    8. EDUARDO BASTOS

      Quero o estudo completo, não o relatório técnico. Você tem aí? Aposto que não. Sabe o motivo? Ele não existe. Você acreditou apenas em um relatório? Que vergonha, Daniel.

    9. Daniel Alvares

      O relatório técnico está no site da Anvisa, público para qualquer um que se interesse. Já o leu?

    10. EDUARDO BASTOS

      Me manda o artigo, vamos. Você tem fé na Anvisa, eu não. Você não irá mandar porque não existe, meu caro. E ainda posa de moralista exigindo estudo randomizado para o tratamento precoce. Vamos lá, me mande o artigo da vacina chinesa.

    11. EDUARDO BASTOS

      Manda aí o pub med da vacina da China. Quero ver como estão as amostras (se o n está grande), se o “p” está pequeno e se não há nenhum viés. Não existe este documento. Mas a patuleia vermelha acredita em PowerPoint e na Anvisa. Kkk. Isso sim é um método científico de “primeira”. Só na fé... kkk

    12. Daniel Alvares

      Eu sou médico e acredito na avaliação técnica da Anvisa. Você não?

    13. EDUARDO BASTOS

      Me manda aí onde está o estudo randomizado duplo cego. Não vai me dizer que você acreditou em um PowerPoint? Logo você que é tão “çientitico”. Como assim? Me aponte onde posso ler o estudo completo da vacina chinesa. Você não será capaz de me enviar. Ué, acreditou sem provas? Como assim? Acreditaram piamente sem nenhum artigo comprobatório?

    14. EDUARDO BASTOS

      Me manda aí onde está o estudo randomizado duplo cego. Não vai me dizer que você acreditou em um PowerPoint? Logo você que é tão “çientitico”. Como assim? Me aponte onde posso ler o estudo completo da vacina chinesa. Você não será capaz de me enviar. Ué, acreditou sem provas? Como assim?

    15. Daniel Alvares

      O dossiê completo com todos estudos (pré-clínico, fases I, II e III) substancia a aprovação do uso emergencial pela Anvisa, Einstein. Alias, até a mãe do Bozo já foi vacinada, enquanto o gado segue firme, tomando vermífugo. Mas de novo, reitero meu apelo: não use nenhuma vacina, e siga firme no ozônio no Brioco. Ah, e senti falta dos PubMed IDs destes estudos que você citou, ou alguma recomendação de uso de placebo precoce o or alguma sociedade médica (real, de preferência)

    16. EDUARDO BASTOS

      Quero o estudo duplo cego randomizado da vacina chinesa. Você tem?

    17. EDUARDO BASTOS

      Meu caro, pesquise você terá muitos estudos que comprovam a eficácia da ivermectina e também da HC no estágio inicial da doença. Também estou esperando que você envie o estudo duplo cego randomizado da vacina chinesa. Você tem aí para me passar ou apenas acredita em PowerPoint?

    18. Daniel Alvares

      Aguardando referências de estudos clínicos duplo cegos randomizados com resultados positivos. Envio os estudos com resultados negativos, tanto para tratamento (placebo) precoce quanto para profilaxia. para que se cale e pare de passar vergonha: PubMed IDs: 32673060 e 33001138. Obs: a pesquisa de artigos de tratamento precoce com ivermectina em estudos duplo cegos não retornou nenhum resultado. Ozônio idem, mas siga usando se gostar.

    19. EDUARDO BASTOS

      Quis dizer tratamento precoce. Para o desespero de vocês, ele existe e é eficaz. Fique acreditando na vacina chinesa de 60% e desenvolvida a toque de caixa. Gosto da “çiência” de vocês. Para a vacina, aceitam tudo. Para o tratamento precoce, nada. Saia da bolha e respire. Estude e se informe.

    20. Daniel Alvares

      Você quis dizer placebo precoce, correto? E quanto à vacina, rogo que não se imunize, lamba o corrimão do PS do HC e assim contribua para melhorar o pool genético da humanidade (deixa o Darwin trabalhar!)

    21. EDUARDO BASTOS

      Tratamento precoce existe e é eficaz. Fique você com sua ciência minúscula da vacina chinesa com 50% de eficácia e amostras pequenas...

    22. EDUARDO BASTOS

      Meu caro, basta você pesquisar. Tratamento precoce contra o COVID funciona e existem diversos artigos que o comprovam, inclusive com Ivermectin e HC. Saia da bolha. Mas acho que você acredita em vacinas chinesas com 50% de eficácia e “n” pequeno, correto? Sua ciência é minúscula.

    23. Daniel Alvares

      Do ponto de vista técnico, aguardando a lista artigos científicos revisados por pares ou meta-análises. Não vale pesquisa do Google ou link de fofocas do WhatsApp. Não existem. Em relação à corrupção, comece explicando o esquema de peculato da família Bozo e respondendo por que Queiroz depositou 89 mil na conta da Micheque.

    24. EDUARDO BASTOS

      Onde estava você quando estádios foram construídos ao invés de hospitais? Estava batendo palmas para o nhonhô? Achava que o Brasil tinha virado uma Suíça? Vocês tem culpa no cartório das vítimas de hoje; meu caro. A festa começou lá atrás, com o voto de vocês na festança petista.

    25. EDUARDO BASTOS

      A esquerda já aceita a corrupção como mal menor para poder salvar seu santo, Lula. Tática simples e risível. Bolsonaro não é corrupto quanto Lula. São vocês que estão sutilmente mexendo a régua para poder trazer Lula de volta. Não passarão.

    26. Marcelo Silva

      O que é a corrupção perto de toda a destruição promovida por Bolsonero?

    27. EDUARDO BASTOS

      Pesquise sobre tratamento precoce e você irá se surpreender. Mas o que fazer quando se aceita uma vacina com 50% de eficácia sem fazer nenhum ruído e com amostras pequenas? A ciência foi capturada por uma legião de incautos que a politizaram. Tratamento precoce funciona e tem evidência científica. Deixe de se negacionista.

    28. Daniel Alvares

      Evidências científicas fortes... hahahaha. Liste-as, criatura! No mundo inteiro, so nesse buraco chamado Brazil ainda se perde tempo com cloroquina ou ivermectina. Me manda o link do PubMed. Se não for médico, pede ajuda a um porque não vou discutir ciência com leigo.

    29. EDUARDO BASTOS

      E tem gente que ainda coloca na conta do governo Bolsonaro o saldo da pandemia. São irresponsáveis e desonestos de um ponto de vista intelectual. Querem apenas a cizânia e a desestabilização do governo. Não tem nada a ver com saúde, apenas com poder. Vocês foram contra o tratamento precoce (que possui evidências científicas fortes), são a favor de lockdowns punitivos e ainda por cima batem palmas para uma vacina cuja eficácia é reduzida. Ou seja, olhem-se no espelho antes de apontarem culpados.

    30. EDUARDO BASTOS

      Nossa, já tem gente abaixo que já viu unicórnios na expressão Blitzkrieg. Deve ser mais um vermelho com síndrome do 'novo homem' e que vê fascismo em tudo. Bolsonaro é tudo, menos fascista, meu caro. É incrível a capacidade das pessoas de enxergarem o que querem. Mas esta tática é muito, muito previsível. Já estou vacinado.

    31. Marcos Leão

      É impressão minha ou o amigo comparou bolsonaro aos nazistas ao dizer que ele foi uma 'blitzkrieg'? Inteligentinhos vermelhos, comunistas, desprezíveis, ... quantos adjetivos teremos para todos aqueles que discordam das políticas deste governo?

    32. Mauricio Soares

      Um cisco? Que nos custará mais de 300 mil mortos, a destruição imensa do patrimônico histórico, natural, cultural e institucional? Metáforas só prestam quando aportam luz a realidade. Bolsonaro como cisco, é mera estup idez.

  20. Iago M Zulu

    O erro é considerar a folha um jornal, que deveria possuir algum equilíbrio e isenção. Há algum tempo a folha se tornou apenas um blog opinativo, no qual blogueiros são contratados ou demitidos para produzir textos de acordo com o interesse político da folha.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Exatamente. E o que fez a FSP olhar-se no espelho e ver o monstro foi quem? Bolsonaro. Bolsonaro foi o Freud da FSP.

  21. Nilton Silva

    Parabéns mais uma vez ao colunista. O pessoal aí, alguns colegas do jornal inclusive, que gosta do aplauso fácil vai espernear, mas fazer o quê? Não dá pra agradar a todos o tempo todo.

    Responda
  22. Neli de Faria

    A Imprensa é para passar notícias: boa ou ruim. A Folha sempre publicou os malfeitos das Administrações. Tanto que foi apedrejada por Collor,FHC e é xingada pelos fanáticos por um oportunista e é xingada pelos fanáticos que descobriram política depois em 2018 ou depois da facada.O Fanatismo impede de perceber que Jornal é para passar notícias, boas ou ruins. E que o voto não era para deletar o bom senso, inteligência e nem uma procuração para defender o oportunista a vida inteira...

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Onde lê-se “cinismo”, leia-se “ceticismo”. Apesar de que o termo caiu muito bem aqui em relação ao jornal.

    2. EDUARDO BASTOS

      A FSP só começou a se olhar no espelho e falar em “cinismo ativo” quando percebeu que tinha alguém contra lutar, o Bolsonaro. Vida longa à Bolsonaro que colocou a FSP no seu lugar. A FSP tem que se cuidar para não olhar tanto o abismo. Pode ser engolida por ele.

    3. Eduardo Rocha

      Assino seu comentário, se me permite. Só me entristece que há mais notícias ruins que boas. Mas isso não é culpa da imprensa.

  23. denise teixeira

    Faltou ceticismo da Folha quando atuou durante mais de um ano como auxiliar de propaganda da Lava Jato.

    Responda
  24. João Melo

    Caro Demétrio, li em algum lugar que a diferença entre o jornalista e o assinante comentarista é que um recebe para escrever e o outro paga. Logo, nenhum grande jornal ou veículo de mídia está fora da bolha. Você não aborda no texto o aspecto do negócio que é noticiar, talvez para seguir vendendo nós vários veículos que o empregam. Acho a Folha mais inclusiva.

    Responda
  25. EDUARDO BASTOS

    'Ceticismo ativo' virou frase chique para esconder 'posicionamento'. Ou seja, a FSP se deu conta de que, para sobreviver, terá que se posicionar. E isso envolve escolher lados. Se não fosse Bolsonaro, até hoje estaríamos achando que os jornais são neutros. Não são. O termo 'ceticismo ativo' é apenas para esconder o fato de que o jornal irá se posicionar. Não precisaria tanta distorção semântica para algo tão simples.

    Responda
  26. EDUARDO BASTOS

    A vitória de Bolsonaro mostrou para a imprensa que existia o outro lado, que há a direita conservadora e ela pensa e vota. Só isso já valeu a eleição. Ou seja, antes falando para si própria e para a claque que pensava igual, a imprensa teve que perceber que há outras narrativas e há outras verdades. Bolsonaro venceu não o governo brasileiro, mas a pauta brasileira dos jornais. Nunca mais os jornais serão os mesmos. A imprensa é AB/DB. Antes do Bolsonaro, Depois do Bolsonaro. Aleluia!

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Haddad elogiou a soviética. Lula elogiou Hitler. Lembram disso?

    2. EDUARDO BASTOS

      Bolsonaro não precisa ser totalmente de direita, minha cara. Ele precisa ser só mais à direita do que o PT e satélites. E isso ele já é. Ainda bem. O seu ídolo e a sua ideologia é que arrastaram o nosso país para onde estamos. Ainda bem que extirpamos o câncer petista da Nação. Mas, pelo visto, ainda restam viúvas.

    3. Neli de Faria

      Desculpe-me, bolsonaro Jamais foi de Direita. Ele votou para Lula: alguém de Direita votaria? Ele elogiou Chaves: alguém de Direita elogiaria? Deveria pesquisar mais o passado de seu ídolo. Imprensa: é para apontar os erros do Governante. Imprensa que elogia(ou é censurada)só existe em ditadura de Direita(pinochet;militar!), ou de esquerda(cuba, urss !) A imprensa sempre combateu:collor,Itamar, FHC...Ou o senhor descobriu política apenas em 2018,ou após a facada?

  27. Sylvia Alves Corrêa

    Da leitura da coluna de hoje, atentei para duas expressões usadas no texto: ceticismo ativo e bolha digital. O primeiro, referente à necessidade contínua de um olhar desconfiado na análise dos fatos. A segunda, relacionada ao perigo de confinamento do jornalista em zonas de conforto. Há mais uma expressão no texto: "em cima do muro". A confusão entre objetividade de análise e indecisão pode levar ao entendimento equivocado de que o jornalista não quer desagradar nenhuma das bolhas. Complicado!

    Responda
  28. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Demétrio reafirma a máxima de que os céticos não devem ser nem pessimistas (chatos) nem otimistas (tolos).

    Responda
  29. ROSANGELA M SOARES DE OLIVEIRA

    Excelente texto.

    Responda
  30. José Cardoso

    Ceticismo ativo é um conceito interessante. Porque existe o ceticismo dos que duvidam de coisas razoáveis como a ida do homem a lua, da esfericidade da terra, ou da eficácia das vacinas. Mas acreditam em coisas muito menos evidentes, como um Deus que toma conta de tudo e uma vida após a morte.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Ceticismo sobre a ida do homem a lua e esfericidade da terra não é ceticismo. É negacionismo.

  31. Franco Oliveira

    Lendo o artigo me veio a mente que a principal diferença entre os governos Lula, Dilma e Bolsonaro é que os primeiros ouviam a opinião seus partidários mais radicais mas não seguiam em frente com suas ideias estapafúrdias, enquanto Bolsonaro os ouve e segue!

    Responda
  32. José Bernardo

    O autor admite a tese da falsa equivalência para, em seguida, .... erigir um monumento à falsa equivalência. Poderia ter sido mais conciso: "E o PT?"

    Responda
  33. BENEDITO DE OLIVEIRA JR

    Demetrio é da época da Libelu que queria o povo no poder. Hoje essa esquerda acadêmica caviar representada pelo Haddad cava trincheiras nas mídias impressas e se esquece do povo. Querem apenas filosofar dos perigos do fascismo. Tem que fazer como Boulos, ir pra rua e engajar o povo novamente.

    Responda
  34. JONES DARI GOETTERT

    Ainda bem que a elite não pressiona a mídia, não é Demétrio? A tua "objetividade", em todo o artigo, serviu apenas para atacar a esquerda. Muito bom!

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Às. vezes, para se mostrar " imparcial ", ele precisa atacar tanto a direita como a esquerda. Isso que me incomoda. É inerente ao jornalismo à crítica. De fato, há inúmeras críticas justas que devem ser feitas ao PT e à esquerda. Exemplo patrulhamento ideológico. Mas querer fazer um paralelo da esquerda com Bolsonaro não tem o mínimo cabimento.

  35. Marcos Capitão

    A melhor estratégia da direita é defender a teoria que Bolsonaro e Lula são a mesma coisa com sinais trocados. Demétrio é mestre nisso. Colocar Bolsonaro e Lula no mesmo saco é uma pilantragem das grandes.

    Responda
  36. Ayer Campos

    Destaco no texto dois aspectos notáveis. A citação de Renata Lo Prete jorra luz sobre o que há de mais crucial no presente do jornalismo. Já a menção do 'plano' sinistro de Franklin Martins merece uma resposta a altura por parte do combativo jornalista.

    Responda
  37. Carlos Gueller

    Para quem tenta se aproximar do ideal de objetividade não basta o ceticismo, também tem que evitar distorcer argumentos e fatos. O texto ainda peca por tudo o que não disse na comparação entre o neo fascismo e os governos petistas. Diminuir isso ao plano "circunstancial" é uma piada. A democracia e as instituições de controle e participação pública se fortaleceram nos anos Lula/Dilma. Isso é apenas detalhe? Sim, o PT merece muitas críticas, mas brincar de equidistante é covardía.

    Responda
  38. Dario Fausto

    Não há um só gesto do governo Bolsonaro que possa ser elogiavel em termos de ter fortalecido a democracia. Nada. Só por isso não há como tecer uma comparação simétrica. Não faz sentido ficar em cima do muro.

    Responda
  39. RODRIGO DORNELLES

    Tenho a impressão de que, mesmo que Lula já tenha morrido e o PT nunca mais tenha ganho uma eleição sequer, o tio Dedé, caso siga colunista desta Folha, seguirá dando um jeito de, ao tratar do governante da ocasião, escrever sobre Lula/PT. É amor, paranoia ou recalque que chama? Qualquer que seja a resposta, o tio Dedé, às vezes, traz um ou outro ponto interessante.

    Responda
    1. Ayer Campos

      O amor, paranoia ou recalque dos bolsonaristas, como Hilde, que escrevem aqui é muito mais acendrado; Demétrio ainda consegue elogiar alguns atos de Lula e Dilma...