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  1. JOAO BATISTA DA SILVA

    "Num mundo racional, todo novo prefeito deveria baixar a velocidade máxima na cidade", diz o colunista. Até quando? Qual seria a velocidade máxima irredutível? A velocidade máxima permitida não depende de diversas circunstâncias próprias de cada cidade? Simplesmente baixar a velocidade obrigatoriamente toda vez que um prefeito assumir o cargo, seríamos forçados a imaginar o dia da velocidade 0km/h e então o novo mandatário seria obrigado a instituir a velocidade máxima negativa!

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  2. Herculano JR 70

    Padilha, no extremo da sua idéia se o transito parasse caberia muito mais veículos. O calculo e de fluxo e qto mais veloz mais carros passam por hora. A90km/h ha aumento de fluxo, de fato ñ tão significativo devido a distancia de segurança, se respeitada, determinada pela regra dos dois segundos ou nr de carros entre veículos, 1 veiculo a cada 20km/h, q de fato praticamente determina o fluxo.

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  3. Lucas Cansado

    Hélio, tem gente que se recusa mesmo a ver a realidade. Aí ficam fazendo mil ressalvas ao que você escreveu. Várias delas são até verdadeiras, mas não como ressalvas: o que você disse é indiscutível. Mal comparando, esses comentários me fizeram lembrar do refrão "e o PT?" E a má educação dos motoristas? E a irresponsabilidade deles? E a má condição das ruas e rodovias? E, e, e. Nada disso elimina a verdade simples que você apontou.

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  4. Galdino Formiga

    O principal problema não é a velocidade e sim o condutor do veículo (formação deficiente, indisciplina no trânsito, pouca solidariedade, uso de álcool e drogas, etc). Evidentemente que outros fatores conhecidos contribuem.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Terraplanismo puro! Quanto maior a velocidade mais rápido tem que ser os reflexos do motorista. O campo de visão se estreita com a velocidade de forma que o motorista sequer vê um pedestre que inícia uma travessia, por exemplo. Há assistiu uma corrida de automóveis onde os pilotos são exímios motoristas? Por que será que ocorrem acidentes graves mesmo assim?

  5. MARCOS BENASSI

    Caro Hélio, discutir somente velocidade encobre a péssima formação de condutores e a relação tóxica desenvolvida em entre as pessoas no trânsito. Sem dúvida, um acidente a 60 km/h causa menos danos do que outro a 80 km; contudo, a falta de atenção, o desrespeito, o "eu primeiro", enfim, a civilidade, somem quando se discute a redução de velocidade como panacéia. A mim, me incomoda profundamente.

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    1. Lucas Cansado

      Ótima pergunta, Padilha! Esse negacionismo em toda parte está cansando...

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O que é mais fácil e viável , eliminar tudo isso que você apontou ou reduzir a velocidade?

  6. José Cardoso

    Diminuir a velocidade máxima reduz os acidentes, mas outro risco grande é a velocidade relativa entre os veículos. Uma moto a 40 km/h em meio a uma fileira de carros parados num engarrafamento, a alguns centímetros deles, é um risco enorme. Mesma coisa para os que costuram no trânsito.

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  7. Herculano JR 70

    Veloc ñ mata, aviões andam a 800Km/h. O q mata é o q se faz em veloc. Diminui-la congestiona e emperra a cidade. É visão autoritária achar q o povo ñ pensa so as toridades. Educar e dialogar, coisa q o poder ñ sabe, ñ multar. Nada melhor q elas pra corromper o já corr+upto estado. Especialistas afirmam q acidentes se devem a falta de infra estrutura, obrigação do estado. Os problemas são de gestão e o estado e especialista em faze-la mal. Veloc deve ser recomendada nunca obrigada

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    1. Herculano JR 70

      Padilha, no extremo da sua idéia se o transito parasse caberia muito mais veículos. O calculo e de fluxo e qto mais veloz mais carros passam por hora. A90km/h ha aumento de fluxo, de fato ñ tão significativo devido a distancia de segurança, se respeitada, determinada pela regra dos dois segundos ou nr de carros entre veículos, 1 veiculo a cada 20km/h, q de fato praticamente determina o fluxo.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Outro terraplanista! Cabem mais veículos trafegando a 50 km/h nas marginais do a 90, pela simples razão de que a distância entre eles tem que ser muito maior, daí que cabem mais carros na via em baixas velocidades do que em altas. A multa educa e pune os irresponsáveis. Por que será que os radares são eficientes em controlar a ? e são incorruptíveis! A recomendação será simplesmente ignorada! Só um bozominion para apresentar um argumento desses!

  8. Oziel Castanho de Oliveira

    Talvez seja melhor instalar os radares inteligentes, aqueles tão odiados pelo filho do mandatário.

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    1. Jove Bernardes

      O mandatário e os filhos do mandatário odeiam tudo que é inteligente, lógico e sensato.

  9. Robson José de Queiroz

    Concordo em parte com relação aos radares. Porém, se a intenção é a redução dos acidentes, o ideal é a instalação de radares fixos, bem sinalizados, que façam o condutor reduzir a velocidade previamente. As Polícias Rodoviárias, com seus radares móveis camuflados, além de não contribuírem para a redução dos acidentes, aumentam os riscos, pois o condutor, ao ver inesperadamente o radar móvel, muitas das vezes freia o veículo bruscamente. Essa postura dos policiais é absurda e em nada ajuda.

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    1. Lucas Cansado

      O Brasil talvez seja o único país do mundo que avisa sobre a existência de radar. Em outros países, o aviso é obrigatório, mas genérico: "A velocidade nesta via é controlada eletronicamente". E não antes de cada radar.

    2. FLAVIO Costa

      E há várias armadilhas nas cidades. Os radares móveis poderiam ser substituídos por lombadas sem nenhum prejuízo para segurança

  10. Robson José de Queiroz

    Concordo em parte com relação aos radares. Porém, se a intenção é a redução dos acidentes, o ideal é a instalação de radares fixos, bem sinalizados, que façam o condutor reduzir a velocidade previamente. As Polícias Rodoviárias, com seus radares móveis camuflados, além de não contribuírem para a redução dos acidentes, aumentam os riscos, pois o condutor, ao ver inesperadamente o radar móvel, muitas das vezes freia o veículo bruscamente. Essa postura dos policiais é absurda e em nada ajuda.

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  11. ELCIO HENRIQUE LACERDA

    Tentando responder ao sr Tercio: E óbvio que todos morreremos um dia. É o ciclo natural. Ainda bem que é assim. Nem por isso, precisamos colocar em risco nossa vida. A intenção primordial dos seres vivos é a preservação. A natural e o fortuito, deixemos pra natureza e pro acaso.

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    1. Tersio Gorrasi

      É justamente a natureza (destruída pela ganância predatória dos homens) e o acaso (ninguém pediu pra essa pandemia chegar até aqui, ela veio com esses mesmos predadores capitalistas ou nababos sedentos de aventuras sexuais de um país a milhares de km de distância) e com isso ceifando milhares de vidas por esse mundo afora, especialmente aqui, onde ninguém estava acostumado a disciplinas rígidas de isolamento como ocorre no primeiro mundo

  12. RODRIGO NAFTAL

    O mesmo se aplica à Covid. Como sob a perspectiva estatística, o risco de ter uma complicação decorrente da doença é baixo, as pessoas preferem assumir o risco ao invés de abrir mão de sua rotina.

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  13. Tersio Gorrasi

    Caro colunista, todos somos mortais e ninguém fica pra semente. Todos, sem exceção, morrerão em alguma etapa de suas vidas, desde a concepção até os 120 anos, por n causas distintas. Tentar evitar algumas delas é tapar o sol com a peneira. Você previne ou retarda 2 causas, mas ainda sobram n-2 delas. Não há lógica mais lógica do que esta

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    1. Tersio Gorrasi

      Flávio, sou apenas dono de um pensamento realista e não idealista, nada mais

    2. FLAVIO Costa

      Você deve ser dono de funerária

  14. Andre Ferraz de Toledo

    Ótima reflexão

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