Hélio Schwartsman > Pazuello, o verdadeiro mito Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parabéns! O povo fanático por um oportunista tem que ler o seu artigo para compreender o que é ironia. Quantas vezes um fanático diz: ah, você escreveu assim... e respondo: vá estudar figuras de linguagem. Quem sabe , com seu didatismo, o fanático aprende o que é ironia.Parabéns por essa coluna: insuperável!
Parabéns Hélio, o problema é que "eles" não vão entender a ironia. Demasiado complexa para a capacidade sináptica "deles". Corre-se o risco de lançarem o bufão para presidente
Brilhante artigo! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Namastê
O Pançuello e o Bozo estão disputando qual é mais incompetente. Esta briga tá acirrada! Enquanto isto, as vÃtimas lotam as UTIs e os sobreviventes sofrem o desemprego e desesperança.
Nunca li um artigo tão lúcido e tão verdadeiro. O Brasil se acostumou com mentiras. Quando se depara com um argumento inquestionável, tem chilique. Esta nação precisa investir pesado em saúde mental para evitar uma catástrofe nas relações sociais. As Forças Armadas representam o poderia bélico de um paÃs. Sua principal função é exterminar inimigos. Por enquanto, seus lÃderes têm aniquilado habitantes do território brasileiro. Sem armas. Imaginem quando tiverem nos apontando fuzis...
Talvez seja por isso que Bolsonaro está tentando conceder a estrela de General de Exército ao Pazuello, que, como oficial intendente, só pode chegar a General de Divisão.
Sou um crÃtico ferrenho do Governo Bolsonaro e obviamente penso que o Pazzuelo faz um trabalho horrÃvel. Dito isso, o Hélio perdeu a mão faz tempo. No afã de criticar o governo (o que para qualquer brasilerio com um pingo de bom senso já é até algo desnecessário se fazer), vem escrevendo algumas besteiras.
a coluna dele é insuperável. Deu uma lição do que é ser irônico. Fora bolsonaro, fora panzuelo . E viva o Hélio sobrenome que não sei escrever sem ler.
Concordo, apela demais para conseguir emoção, cliques e atenção, não faz crÃticas racionais e construtivas
Exercito nao existe p matar pessoas !! Q é isso ??
Todo e qualquer exército existe para enfrentar o inimigo e todos os exércitos são treinados para matar pessoas, no caso do Brasil a Caserna matou muitos brasileiros na ditadura militar e agora mata através da omissão e atitudes reprováveis apoiando o desgoverno Bozo no espalhamento do vÃrus.
Obviamente, a função do exército é matar pessoas. Brilhante texto!
Exército existe para matar pessoas, sim.
Seja qual for a guerra, seja qual for o exército , pessoas morrem de um lado ou de outro. Acho difÃcil argumentar que o objetivo de um exército não seja matar soldados do exército inimigo durante uma guerra. Se não for assim, não é necessário armar exército algum.
Enquanto isso pseudo-pentecostais e pseudo-patriotas seguem o pulsilânime sem máscaras e negando o caos
Pois contam que esse mito, hoje general da saúde, ainda recruta foi encarregado de pintar o meio-fio. No primeiro dia pintou 2,5 km, no segundo dia pintou 1 km e no terceiro dia pintou 150 metros. O sargento quis saber qual era o problema. "Meu sargento, é que a lata fica cada dia mais longe", respondeu o especialista em logÃstica.
A qual o sargento respondeu perguntando " e de leite condensado?"..
Volta e meia, tu acerta em cheio nas tuas colunas, hein, Helinho! Congratulações!
Os negacionistas teem um papel deprimente na historia!
Negacioniistas? Genocidas mesmo!
A vacina poderia ser um alento e mudar toda a configuração da Pandemia no Brasil, mas nunca foi levada a sério, o plano de imunização brasileira é um completo desastre. O desgoverno Bozo gastou bilhões enterrou o Brasil em uma recessão econômica e até hoje não tem nem rumo, nem plano e nem nada palpável e assentado em aspectos estritamente técnicos e cientÃfico para debelar a Pandemia de Covid-19 no Brasil. O Ministreco da Doença é responsável pela tragédia e responderá na justiça.
General Genocida não está sozinho, ele tem ajuda do Capitão Anticristo e do Tchuchuca Antipobre. Juntos eles já exterminavam pobres e negros mirando na cabecinha e com mata leão. Torturavam velhinhos até a morte na fila do INSS e perÃcia. Sumiam com indÃgenas e sem-terras na calada da noite. Mas o cancelamento de CPFs estava lento demais, foi quando surgiu essa miraculosa arminha biológica de dedos e perdigotas. Tornou-se anacrônico sufocar um a um no mercado, agora vão sufocar cidades inteiras!
Temos que concordar com os termo de Genocida, e a alcunha de Capitão Anticristo.
Parece que os militares pelo mundo afora já mataram 2,5 mi pessoas sem disparar um único tiro. A nova e terrÃvel arma passou a ser um organismo microscópico que é introduzido através da aproximação do inimigo, rosto descoberto e alguns comprimidos de cloroquina com ivermectina
Mas na vida real quem deverá ser acusado por genocÃdio? O negacionista que manda ou o pau mandado que obedece? Ou o exército inteiro por ser complacente com alguém que de posse da farda, representando a instituição, deixa que toda essa tragédia aconteça.... tenho certeza que todos os soldados ao enfrentaram uma missão na mata, são vacinados contra a febre amarela!
O desgoverno Bostassauro já cometeu sorrindo o maior geno cÃdio do século XXI. Mas des graçadamente parece que vai dobrar a meta.
Mais um exemplo de ironia : Esse toma lá da cá com militares esta cheio de boas intenções .
Tenho que me render. Um sujeito que consegue fazer bons médicos receitarem medicamentos, apesar da falta de evidências de resultados e contra a boa ciência, tenho que reconhecer que é mito, mesmo. Além de humilhar, em plena pandemia, os 3 ministros da saúde que ele próprio nomeou. E pior, continuar no poder..!
Há pelo menos dois erros conceituais nesta matéria: 1. Militares não existem para matar pessoas, isso só ocorre como efeito colateral na defesa da pátria e das instituições e 2. Pode até haver alguma responsabilidade, (por omissão) por muitas mortes nessa pandemia, mas obviamente não por todas, esteja quem estivesse na gestão da saúde ou apesar de recursos e insumos suficientes para o tratamento adequado
Segundo seu argumento pode se criar um exército sem armamento e que cumpra sua função . Só que isso não é possÃvel. O exército necessita de armas para cumprir sua função . Porque ele precisa de armas ? Para matar o inimigo. Para pelo menos ameaçar ou intimidar o inimigo. Em situação de conflito não consigo ver uma função que não seja eliminar a ameaça. Isso envolve matar oponentes, requer armas e é essa a função do exército. Ou é comer leite condensado?
Efeito Colateral... sei. Defender o indefensável está mais difÃcil a cada dia...
Defesa da patria e das instituições? Aconteceu quando?
A responsabilidade do governo brasileiro e de sua polÃtica de extermÃnio é por aproximadamente 2/3 das mortes; ou 3/4, se descontarmos aquelas fora da média mundial causadas pelo Trump, igualmente demente. Se se comparar a paÃses de populações semelhantes e de idade média dos habitantes idêntica, mas com polÃticas decentes de proteção à população pelo governo, como a Nigéria, por exemplo, a responsabilidade dos genocidas que governam o Brasil salta para 9/10 do total de mortos.
Impressionante como a capacidade de interpretação de alguns tem a profundidade inferior a de um pires.
Passada de pano nojenta!
Sa mensagem dá entender que efetivamente o general é responsável por uma parte das mortes, porém como não da totalidade, então está absolvido. É isso mesmo?
Se tivermos que depender de generais como este para a defesa da pátria, temos que torcer para não precisar deles. São trazidos para o governo apenas para ter vencimentos adicionais. Melhor seria deixá-los pintando muros e troncos de árvore, ou capinando e colocar ao menos profissionais de saúde mediamente qualificados para dirigir a saúde.
Esses que estão aà no poder são especializados em matar, vide como o pr faz campanha contra o distanciamento, o uso de máscara e também contra vacina
Ironia, você leu o inÃcio do comentário? Ironia.
Hélio, posso concordar. O problema é que esse verdadeiro Mito, Pazuello, presta obediência ao mito Amador, o genocida Jair Bolsonaro. Ou seja, cabe urgente impeachment a ambos.
Capitão pau-mandante e General pau-mandado, que é mais culpado? Quem mandou sem saber o que fazia ou o que obedeceu sabendo que ia dar eme? Com o mugido, o gado.
Já vimos vários tipos de diplomas serem vendidos numa esquina qualquer, mas de logÃstico, nunca.
Seria cômico se não fosse trágico. Mas o maior responsável e deveria ser responsabilizado pela lei é quem pois num cargo quem nada entende do assunto. À rigor os dois de nada entendem e num governo sério não ocupariam nem o mais insignificante ministério.
Num governo sério os dois só teriam aquilo que merecem: a rua para andar.
Devidos aos desacertos e os desatinos não será bem lembrado nos futuros compêndios da história .
Desde o processo de redemocratização, as Forças Armadas buscaram gradativamente refazer a sua imagem e com um certo sucesso. Porém a partir de 2016, a Força conseguiu se autosabotar. Primeiro, o Twitter infeliz do General Vilas Boas. Depois o apoio injustificado à Jair Bolsonaro, personagem que fora extirpado da corporação pelas razões mais justas. Terceiro. Embarcou de forma inconsequente no pior governo da história. Só a busca desenfreada ao Poder justifica escolhas tão equivocadas.
"Primeiro o twitter infeliz...". Twitter i infeliz? De um general irresponsável e b oçal?
De fato, Pazuello é, sob a métrica apresentada, um excelente general, um soldado de primeira grandeza, exceto pelo Ãnfimo detalhe de ter apontado, conscientemente, sua "artilharia" na direção errada, massacrando seus próprios soldados, não os do inimigo. Mas nesse aspecto emula o capitão, que já planejou bombardear seus colegas de farda.
Pra quem ñ percebeu, comentário aqui e opinião, formada em meio ao gde numero de verdades e mentiras em todos os canais, inclusive no Wapp, You Tube, etc, e alguma aferições e percepções. Ñ e preciso apresentar provas, ou evidencias, ainda q seja desejável qdo possÃvel. Ouça e avalie a utilidade quem quiser. Senão ignore, ou conteste com argumentos, ñ apenas xingue q ñ ofende. O q ofende é a falta de alguma profundidade.
Sabe o que é isto? A defesa do mundo de notÃcias falsas e teorias da conspiração onde vive o autor do comentário. É como se verdade e mentira fossem iguais. De uma sordidez sem limite.
Argumentar contra o enorme volume de bobagens que você posta??? Há muito aprendi que com ignorante não se debate, pois ele têm sempre razão.
Herculano, com todo respeito, você poderia repetir tudo de novo, porem devagar....complicado o que tu escreveu pó.
A quitanda dos bolsonaros implodiu o núcleo duro do Ministério da Saúde, herança do Dr. Adib Jatene quando ministro. E La Nave Va. À deriva. Fellini retratou em seu filme uma sociedade em dissidência.
Por favor, Sr. "Boso"lano Jr. (leitor) não se preocupe em escrever de forma exemplar. A dinâmica das discussões autoriza alguns deslizes, mas mostrar o mÃnimo de esforço e boa vontade nesse sentido demonstraria respeito aos demais leitores.
Critério: se vc deseja alcançar algum comentarista escreva citando o assunto em algum comentario q ele encabece. Eu li seu comentario acidentalmente, ao ler comentários aos meus, pois ñ ha como ler tudo. Talvez vc ñ tenha lido muito do q escrevo aqui pra avaliar meu esforço. Vc viu qtos comentarios são feitos aos meus. Vc ñ acha uma boa e sadia provocação?
Qual a novidade sobre a ação dos militares? Está publicado nesta Folha em 30 de junho de 2017 um discurso do então deputado Jair Bolsonaro em Porto Alegre a respeito da aprovação da Fosfoetanolamina (a fraudulenta pÃlula do câncer). -"Se cura ou não cura, eu não sei. Minha especialidade é matar." Nesse aspecto nossos militares são um sucesso retumbante.
Hélio criando desinformação, nunca faltaram seringas ...
Que mundo você vive?
Você não tem vergonha de ser a piada em todo comentário que posta ? Existe ajuda profissional para problema cognitivos e de compreensão de texto. Por favor procure ajuda, vai tornar sua qualidade de vida melhor. Não tenha medo e nem vergonha de procurar ajuda.
kkkkk
Não faltaram seringas porque não existem vacinas. O governo federal requereu os estoques dos estados e municÃpios, que mantinham seringas para uso em campanhas locais. Para vacinar e combater a pandemia, o governo não tem estoque e as empresas brasileiras não tem como atender aos volumes necessários porque não houve programação (sem compras, sem licitações, etc.). O governo federal foi incompetente mesmo...
Nunca faltaram poucas seringas, né? Faltaram "apenas" algumas dezenas, quiçá centenas, de milhões. Não fossem estoques das Secretarias Estaduais de Saúde, talvez não houvessem seringas sequer para o número Ãnfimo de doses de vacinas disponibilizadas.
Esqueceu de falar na incompetência, que nunca faltou neste desgoverno.
Não faltaram seringas porque não temos vacinas.
Arrume uma boa roupa de b porque o resto vc já tem Jack!!!!!!
Qto ao oxigenio, Bnaro assinou decreto desimpedindo as empresas fornecedoras de oxigenio medicinal dos compromissos da Zona Franca q a impediam de suprir o mercado, portanto parte do tal colapso de Manaus.
Então agora a culpa e das empresas de Manaus e não do MS, cujo ministro militar sem formação da area esteve la, dias antes para nada fazer e permitiu a tragédia anunciada. Muito simplista e desconexa da realidade essa sua alegação.
Ha gde coerência nos atos do governo Bnaro qto ao Covid. Ele e da corrente q faria isolamento seletivo, o q se mostra cada vez mais certo, contra as medidas de arruinar economia, pior q a politica monetaria, que matam mas ñ se mede e divulga, ñ fez acordo com a Covax , uma milionaria conspiração organizada pela OMS, pra desenvolver vacinas, aprovadas emergencia/e e ñ indicadas p idoso q é grupo d risco, portanto estelionato e palhaçada. Ele e contra tais vacinas p q se esforçar pra ter?
Coerência? Qual pais do mundo que fez esse isolamento seletivo e não previsto pela comunidade cientÃfica internacional? Como exemplo deste isolamento frouxo, cito a Suecia que foi o único pais da escandinavia que não adotou as restrições realizadas pelos paises da mesma região da Europa e o resultado foi que a Suecia teve 10 vezes mais mortes que os demais e o que teve o maior prejuÃzo econômico. Precisa de mais exemplos óbvios?
Há uma contradição entre o que impõe o combate à pandemia e o Estado mÃnimo autoritário defendido pelo autor do comentário. Gente honesta tentaria resolver o problema a admitindo a contradição e estudando mais para resolvê-la. Ele prefere negar a pandemia. É mais facil e conforme ao seu caráter.
Mais de meio milhão de mortos só nos EUA pela "milionária conspiração" armada pela OMS. O ignorante geralmente faz assim mesmo: preenche as lacunas de seu conhecimento ou resolve as contradições entre crença e realidade com teorias conspiratórias.
Cada uma...Isolamento seletivo é o que sempre foi feito, durante a pandemia. Nunca houve lock down, que significa fechar tudo mesmo...
Só um idiota é contra a vacina. E o general é o capacho do idiota.
Fonte : sua cabeça
Só um idiota é contra as vacinas.
Essa "Milionaria conspiração organizada pela OMS" certamente foi denunciada no seu grupo de zapzap. O único lugar onde a verdade é revelada.
Pelas trevas poderia ser o mito da caverna, não é. Quem sabe um mito da caserna, não. Está mais para o mito da cova, rasa.
Claro que daqui a 100 anos, talvez mil, o mundo estará falando desta pandemia. E, certamente os dois terão seu espaço como atores relevantes na tragédia. Poderia ser essa também uma definição de mito? Não poderemos ver, mas podem imaginar alguns seguidores rendendo homenagens a essas peças (melhor do que mito) lá no futuro.
Capachuello se encaixaria melhor numa ópera-bufa, misturando tragédia com comédia. Um servo de um patrão maluco que, para satisfazer todos os caprichos de seu chefe, acaba matando milhares de pessoas. Para acobertar seus crimes bárbaros, arruma centenas de desculpas, uma mais descabida que a outra, e mente descaradamente, dissimuladamente. E a sociedade, atônita, perplexa, e, ao mesmo tempo, inerte, assiste a tudo sem se rebelar...
Caro Hélio, em mais uma das singularidades deste governo, o general tá mais Bozofrênico do que o Bozo. Ainda outra: constata-se que, sob a batuta do tenente expulso, qualquer talento - desde que estrumoso - se potencializa. Nos primeiros dias de seu ministério, chamei-o por Pazuzu, que eu me recordava ser um demônio; depois, lendo um pouquinho na internet, percebi como havia acertado: com seu hálito fétido, Pazuzu espalhava a doença... [A ilustração está ótima! O q Annette acha de publicá-las?]
Acho ótimo! Algum plano?
O Hélio está sendo injusto com o Pazuello. O Brasil hoje tem 1.191 mortos por Covid por milhão de habitantes, mais ou menos o mesmo que Argentina, Colombia, SuÃca e Polônia e menos que Estados Unidos, Reino Unido,França, Espanha, Itália, México, Peru, Panama, Republica Checa, Bulgaria, Hungria, Bélgica, Eslováquia, Portugal, Suécia, Croácia, Lituania e mais alguns outros.
Muhuuu....Bos taurus
Então, agora, vá buscar os números de testados em cada um destes paÃses para a gente comparar. Aà está o x da questão. (Gente, esse cara aà é um dos maiores disseminadores de fake news desses comentários. Todos os dias ele vem com uma. Prestem atenção)
Justificar "número" de mortos como algo aceitável estatisticamente diz bem sobre sua personalidade bolsominica!
Os números! Basta espreme-los bem que eles confessam qualquer coisa!!
A Costa Rica aboliu o exército, mas aqui é homicida, assim definido como adjetivo de dois gêneros que pode acarretar a morte de muitas pessoas. Ao incentivar aglomerações; guerrear contra isolamento social; espalhar notÃcias falsas sobre o uso de máscaras e, por fim, demonizar as vacinas, o recruta-zero age como um verdadeiro homicida. Nele a "Lei 2889/56: Genocida é quem comete atos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso."
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Pazuello, o verdadeiro mito Voltar
Comente este texto