Luiz Felipe Pondé > Por que esses picaretas não dizem 'não vá porque fulano está com Covid?' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esse livro de Carl Sagan excelente. E, bem lembrado: algum adivinho leitor de mãos, cartas ou búzios chegou a prever isso que aconteceu, na escala em que aconteceu? E de hoje em diante provavelmente incluirão: cuidado pra não pegar um vÃrus desconhecido!
Pondé, por acaso você conheceu um sr. chamado Patrick Jane ? Caso não o tenha feito, recomendo.
Meu caro, se a humanidade estivesse sujeita à lógica sua lógica faria sentido.
A lógica é financiar mansão de 6 milhões com juros abaixo do juros do programa Minha casa minha vida.
Mas o general da saúde já disse a data. Será no dia D na hora H...
o complicado é que pra cada tragédia que acontece sempre surge um guru que falou muito antes o que aconteceria mas "ninguém o escutou". Quem lê a tal previsão faz interpretação arbitrária de "tempo profético" e diz que foi extremamente precisa. Não é possÃvel refutar alguém que interpreta os dados a seu bel prazer.
Que texto pobre, parece uma trivial conversa de mesa de bar floreada com Popper e algumas lantejoulas! Só faltou a célebre pergunta: já que ele é adivinho, porque não acerta os números da megasena? Sugiro a FSP incluir um.botao para o leitor pode "desler" uma coluna dessa!
Mesmo assim apareceu gente dizendo que não entendeu.
A situação e grave. Porem uma grande maioria da população não acredita nessa doença Segundo moradores das periferias de São Paulo, não acreditam porque não querem. A ignorância pode ser a chave da felicidade. A pandemia está revelando o baixo nÃvel cultural do brasileiro.
Falta esclarecimento, divulgação cientÃfica e polÃtica governamental em apoiar com estudos sérios um plano para lidar e exterminar com essa ameaça Claro que parece ser o óbvio. A culpa não é das periferias e sim de quem toma as decisões e cria os anjos e os demônios.
Faz parte da condição humana. Umberto Eco já escreveu:" A força dos fantasmas está justamente na sua irrealidade". .../Claudia F.
Diante do estudo do qual pessoas com ideologias extremistas tem dificuldade de entender questões complexas, fica fácil entender a quantidade de reacionários nos comentários deste texto.
Querido Pondé, concordo quase sempre contigo mas me explique isso: Fui a uma "Bruxa", chegando no consultório, sim ela tem consultório e é psicóloga, ela diz assim – Seu carro é preto e o final da placa é 45, certo? Sim, respondi (o manobrista passou a placa do carro, pensei) Aà ela disse – Não vai acontecer nada contigo, jogue água benta nele e venda-o. O câmbio do carro quase caiu, parafusos soltos e fui assaltado 3 dias depois. “No creo en brujas, pero que las hay, las hay”. Vendi o carro.
Pondé é D+..
"Seu" Pondé como sempre exibindo sua "erudição", e misturando alhos com bugalhos. Em tempo: tenho todos os livros do Sagan. E acabei de comprar um que recomendo ao ilustre "filosofo": " Variedades da Experiencia Cientifica- uma visão pessoal da busca por Deus". Ler, e entender Sagan não é para amadores, combinado Doutor Pondé?????? Eu continuo lendo essa coluna na esperança que um dia Doutor Pondé saia "do salto".Alias, Sagan era muito humilde, taokay?
Claro que os que vivem de previsões, são malandramente vagos. Mas existem também pressentimentos que as vezes dão certo, como naquele ditado do relógio parado, que está certo 2 vezes por dia. Recentemente no jogo Chelsea x Atlético de Madri, um comentarista da TV que defendia a substituição do jogador Giroud, teve de repente um lampejo: não vou continuar repetindo isso porque daqui a pouco ele faz um gol, queimando minha lÃngua. Não é que ele faz mesmo um golaço de bicicleta pouco depois?
Só acrescentaria que muitas das chamadas ciências humanas também se aproximam muito da astrologia. Por exemplo: quantos cientistas polÃticos previram o surgimento e a vitória de Bolsonaro? Não vi nenhum. Até 1 ano antes da eleição, todos eles se assanhavam com a briga pela candidatura tucana (que acabou sendo irrelevante), com as alianças dos partidos tradicionais e com a discussão sobre se Lula seria ou não candidato. Ciência polÃtica é mesmo ciência?
No meio de 99% de picaretagem, sempre existem aqueles 1% que desafiam toda explicação, pois quanto mais buscamos o conhecimento, mais chegamos à conclusão que nada sabemos
Profetas do óbvio e farsantes não são uma exclusividade do Brasil. Em todas as direções há pessoas que desejam esbarrar com o sobrenatural. Recentemente, a Netflix lançou um documentário sobre a Vida após a Morte. O documentário traz lume a como tais farsantes usam de táticas psicológicas e tecnológicas para induzirem uma plateia esfomeada e carente a obterem respostas e a verem algo transcendental em situações sigilas e corriqueiras
Profetas do óbvio e farsantes não são um exclusividade do Brasil. Em todas as direções há pessoas que desejam esbarrar com o sobrenatural. Recentemente, a Netflix lançou um documentário sobre a Vida após a Morte. O documentário traz lume a como tais farsantes usam de táticas psicológicas e tecnológicas para induzirem uma plateia esfomeada e carente a obterem respostas e a verem algo transcendental em situações sigilas e corriqueiras
Boa coluna. No entanto, a argumentação usada para derrubar a crença em práticas premonitórias é totalmente inócua tanto para os milhares (ou milhões) de videntes ou assemelhados, como para os que acreditam em suas predições. Afinal, em pleno século XXI, apesar do avanço da ciência e da tecnologia, que tudo ou quase tudo explicam, a maioria das pessoas ainda crê em milagres, visões, espÃritos que se comunicam com videntes e outras irracionalidades. É chover no molhado.
Muito bom!
Farsantes e falsos profetas são um perigo para o ingênuo povo brasileiro. Porém o Brasil os tem aos montes
Suave e irônico para um domingo. Muito bom!
É muita besteira escrita para conclusão mimosa de raiva. Será defeito do espelho? Diz a verdade. Tem medo...
Pondé, por que tanta enrolação para concluir o seu raciocÃnio?
Negando as evidências Evelin?
Simples assim : ego inflado e arrogancia "intelectual".rsrrsrsrsr.Pondé sendo....Pondé. Eu leio na esperança de que um dia ele se transforme. rsrrsrrsrsr. E escreva sem pedantismos.
Acho que o principal nessa questão é saber separar o que é conhecimento cientÃfico, capaz de realizar predições, e o que é o esoterismo e qual a sua função. Às vezes a prática esotérica é funcional para causar mudanças internas relevantes ou dar 'um empurrãozinho' na vida da pessoa. Acho que o ponto que deve ser batido é que existem alternativas mais eficazes (e com metodologia e estudos), como terapia, mas que muitas vezes é de difÃcil acesso pra grande parte da população.
?
Afinal, de que ele está falando, é falta de assunto?
Tem um estudo recente provando que pessoas com ideologias extremistas tem dificuldade de entender questões complexas. Kkk...
Mais pondé sempre acreditou nos mantras tucanos: "O PT é o partido mais corrupto do Brasil", "basta tirar a Dilma", "assim que fizer a reforma trabalhista serão criados milhões de empregos", " falta a reforma da previdência para o pleno emprego e retirada de privilégios", essas previsões nos levaram a esses tragédia, onde negacionistas charlatões prescrevem remédios sem ter eficácia comprovada e tentam desacreditar cientistas que gastaram toda a vida estudando! Acorde a tempo!
Ao ouvir premonições sempre pergunto, e os números da Mega Sena, você não sabe?
Jamais acreditei nesses gurus, eles são encantadores de serpentes. Prever futuro é fácil. Basta se enxergar no presente, e, em vez de “ “gostaria””, planeje e contemple planos A, B e C. Os que acreditaram nesse capitão de plantão, estão pagando com a ilusão, com o sofrimento e com a morte.
Pondé sendo pondé,o verdadeiro rolando lero.
A cloroquina é um exemplo perfeito de picaretagem.
A espiritualidade não antecipa a solução de uma questão, uma vez que a busca pelos bons resultados é uma condição para o aprimoramento intelectual e moral da humanidade. Não fosse esse detalhe, não haveria razão à existência dos seres. Seu pensamento é limitado ao entendimento materialista, portanto, perecÃvel como a própria matéria, Sr. Luiz Felipe Pondé.
Aà entra a autossugestão e o estrago tá feito.
Que foi, Ponté ? Teu guru te enganou ou enganou alguém das suas mais caras revelações? Não "arrudeia". Falou, falou e não disse nada. Põe na mesa, diga os nomes, os fatos. Assim como vc colocou fica muito superficial. Vamos lá, coragem. Tamos juntos nesta.
Imaginei uma cigana abordando o Pondé na rua para ler a sua mão.
Não entendi onde filosofó quis chegar ou dizer, tá como o Chacrinha veio prá confundir, não para ajudar, não gasto mais minha retina com essa pessoa, ela não é pinico
Acho muito legal quando pessoas que nunca se aprofundaram no fundamento do esoterismo, criticam-no. O cara quer que as pessoas que prevêem o futuro tivessem feito alguma coisa para impedir a Pandemia. O Pondé está falando nesse texto sobre seres humanos ou sobre semi-deuses, com autorização divina para impedir a Pandemia (que o próprio esoterismo enxerga como uma consequência espiritual)?
Impedir a pandemia, não. Avisar que ela iria acontecer.
Pondé parece sofrer de alguma demência!
Pondé, tenho a impressão que você escreve sempre de cabeça quente, sempre indignado. Escreve um texto de cabeça fria, sem deixar a indignação influenciar suas ideias, e sem apelar muito para ironias. Aceita o desafio?
Algumas pessoas são sugestionáveis demais, essas são presas fáceis destes bicaretas, mas também compram qualquer produto vendido pelas telinhas. Algumas scharlatanices tem prazo de validade. Por exemplo, pararam de falar em materialização de ectoplasmas. Acontecia quando a fotografia era analógica, não era digital deixou de existir, mas tem scharlatães que dizem que continua acontecendo, só que ''em salas fechadas e inacessÃveis''. Ah tá, assim é fácil.
Em salas fechadas e inacessÃveis fica fácil. Tal e qual disse o Carl Sagan no livro citado: um fantasma que não se vê nem se ouve nem se percebe só pode ser um fantasma inexistente. Não é com essas palavras exatas, mas é esse ideia.
Que textinho ruim, Pondé! Li pra ver se fazia algum sentido, tinha algum aprofundamento, e nada!
Existe um estudo recente no qual pessoas com ideologias extremistas tem dificuldade de entender questões complexas. Kkkk...
Verdade, Flávio. É o medo do desconhecido ou o medo de se conhecer, que faz muitas igrejas neopentecostais ganharem rios de dinheiro.
Olha, pode-se ou não concordar com o autor, mas talvez você devesse tomar umas aulas se não conseguiu encontrar o sentido do texto. Pelo menos aqui me pareceu bem claro e fico feliz de ver pessoas escrevendo sobre isso. Já tive casos na famÃlia de pessoas que foram atrás desse tipo de coisa e quebraram a cara (não por falta de aviso).
O texto não é nenhum tratado de filosofia ou teologia, entretanto tudo o que ele descreve seduz 90 por cento da população mundial. Se houve mais pessoas na mÃdia denunciando essas farsas "espirituais" os estelionatários da fé não teriam uma vida tão fácil,
OS farsantes são muitos e os vendedores de ilusões para os manipuláveis estão travesseiros de lÃderes espirituais, lÃderes polÃticos ( tomem cloroquina que vc estará curado da Covid...) , jornalistas que transformam fake News em noticias e por aÃ, e haja seguidores, a seita só aumenta...
Depois desta leitura tudo que posso escrever é que não votei no Bolsonaro. Aquele discurso de honestidade anticorrupção não me pegou!
Coluna tecnicamente perfeita. Não tem nem como criticar
Absolutamente.
Existe muita gente experta que vende falsas soluções, que vão do feijãozinho milagroso até sprau contra covid. Por todos os lados há farsantes, alguns destes travestidos de gurus que lêem cartas até "médicos" sem CRM que oferecem receita de nebulização no whatsup. As pessoas acreditam e ficam esperançosas.
Parabéns pelo texto. Excelente.
O que impressiona é o nosso mito mor não ter ordenado ao bnds o financiamento à exportação dos feijões da covid! O exército talvez pudesse sintetizar a fórmula e produzir em seus laboratórios. Know-how!
É sempre bom e saudável prevenir contra farsantes, mas os disfarces e os avatares estão mudando a cada instante.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Por que esses picaretas não dizem 'não vá porque fulano está com Covid?' Voltar
Comente este texto