João Pereira Coutinho > Mundo pós-pandemia será lembrado como a gripe espanhola, um embaraço Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. NELSON PRADO ROCCHI

    A gripe espanhola com 50 a 100 milhões de mortos num mundo de 1 bilhão e 800 milhões de habitantes deixa o Covid 19 com no máximo uns 3 milhões de mortes no planeta com quase 8 bilhões de habitantes, como algo ridiculamente leve. Muita histeria coletiva.

    Responda
  2. Laura Virgínia Moraes de Oliveira Neta

    Será que essa pandemia não ficará lembrada como a crise do capitalismo? Minha aposta.

    Responda
  3. João Monteiro

    Eu já acho que quando o pior da pandemia passar, infelizmente, não acho que vamos aprender alguma coisa com ela (no máximo, a lavar mais as mãos). É só ver pelo comportamento das pessoas quando os números de infectados da Covid-19 diminuíram. Parecia que estava todo mundo vacinado e curado, fora as festinhas e aglomerações que ainda acontecem, mesmo com esse cenário atual...

    Responda
  4. josé Roberto de Menezes

    Mundo pós pandemia deverá dosar as atrocidades da globalização institucionalizada. Avaliar os benefícios sociais, da rebeldia disciplinada do governo Chinês, em favor do desenvolvimento tecnológico nos países emergentes.

    Responda
  5. Joao Pinheiro

    Parecemos zebras pastando. Corremos quando os leões atacam. Depois que um de nós é transformado em almoço dos grandes felinos, todos os demais param e voltam a pastar, silenciosamente, aguardando o próximo ataque.

    Responda
  6. Gildasio Fernandes Dantas

    Eu acho que não devemos ser tão otimista. Depois de tantas mortes exatamente em uma era que estavamos tão autoconfiantes que tinha pesquisadores que podiam inventar uma maneira de viver eternamente, eu acho que o homem não vai continuar o mesmo cultivando os seus hábitos triviais como antes.

    Responda
  7. Kleber Veloso

    Coutinho, tudo em ordem, mas "ressignificação", pelo amor.....

    Responda
  8. Said Ahmed

    Mário Quintana diria ''eles passarão, eu passarinho''

    Responda
  9. Rodrigo Caldas

    No caso atual existem diferenças. Existe uma guerra contra a desinformação e o fascismo latente, com seus filhos bolsomitas e trumpistas. Há, concomitantemente, uma luta em prol da democracia. Então, acredito que a história lembrará desse momento de forma distinta, pois nenhum momento é igual. É capaz de, naquela época, considerando as circunstâncias, a turma ser menos ignorante que os atuais ignorantes. Hoje, considerando o acesso à informação, vc precisa se esforçar muito p se manter ignorante

    Responda
  10. david molero

    Depois da covid 19 seguiremos com fé, esperança e amor, mas a maior de todas é o amor. Ap. Paulo aos coríntios.

    Responda
  11. CÃ SAR MURILO JACQUES

    E eu concluo com o trecho final da poesia de Drummond, Congresso Internacional do Medo: ... depois morreremos de medo. E sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas."

    Responda
  12. Marco A B Santos

    Embaraço, em Espanhol, é quando a Mulher está recentemente grávida.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.