Hélio Schwartsman > Judeus ultraortodoxos apostam na proteção de Deus contra o vírus Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"Going To Synagogue Makes You Happier, Pew Study Finds" - February 10, 2019 By Jenny Singer - forward.com
"Pessoas que são ativas em congregações religiosas tendem a ser mais felizes e mais engajadas civicamente do que adultos não filiados à religião ou membros inativos de grupos religiosos, de acordo com uma nova análise do Pew Research Center dos Estados Unidos e de mais de duas dezenas de outros paÃses. Pessoas religiosamente ativas também tendem a fumar e beber menos." - 31/01/2019 Relação da religião com a felicidade, engajamento cÃvico e saúde em todo o mundo - pewforum.org
A capacidade de observação e discernimento dos cumpanheiru que apóiam de modo irrestrito ditaduras opressoras e sanguinárias como o Irã, Cuba, China, Coréia do Norte, Venezuela e congêneres corresponde a uma miopia cognitiva de uns dez graus... A realidade que eles enxergam é diametralmente oposta aos fatos! Curiosamente, muitos desses militantes têm nomes espanhóis (cubanos? Venezuelanos?). Vejam abaixo!
Os Haredins deveriam vir para o Brasil que aqui tem muitos intermediários de Deus que com um dÃzimo diferenciado curam de dor de cotovelo a Covid. São eles: Mala sem Alça Malafaia, RRSoáres,DólaresU$, Valdemiro feijão de Ouro, Edir DÃzimo Macedo, Feliciano boca de diamante, et caterva.
Uma coisa em tudo que estamos assistindo é inegável e talvez a melhor das explicações estará na convergência entre Ciência, Filosofia e Espiritualidade, na qual se insere também, não exclusivamente, a fé. É que as formas de contágio e condições de resistência e sobrevivência ao corona-vÃrus, já não obedecem a nenhum critério de previsibilidade quanto a idade, sexo ou etnia. Não estará aqui a prova da existência da Lei do Karma, de cada um? Deus nos ilumine, abraço fraterno em agnósticos e ateus!
''Deus deu a vida para cada um cuidar da sua'' - frase de parachoque de caminhão.
Said: sabedoria popular !
"Atheism Has a Suicide Problem" - Staks Rosch Contributor Staks Rosch is a vocal atheist, humanist, progressive, and Jedi. - 12/08/2017 - m.huffpost.com - "A depressão é um problema sério na grande comunidade ateÃsta e, com muita frequência, leva ao suicÃdio. Isso é algo que muitos dos meus colegas ateus muitas vezes não gostam de admitir, mas é verdade. Sei que muitos ateus, inclusive eu, gostariam de acreditar que os ateus são pessoas mais felizes do que os crentes religiosos ..."
Abner, uma só pessoa não permite atingir significância estatÃstica.
Eu sou!
Neste caso, talvez a fé seja um fundamento problemático, já que por ser/ter a certeza absoluta de coisas intangÃveis, não precisa ser racional. Proteção divina- milagre da fé, verdade autêntica ou argumento simbólico sem garantias suficientes e imune a qualquer tipo de interrogação? Mundo de ilusões ou essência profunda? É a linguagem da fé e o paradoxo das razões da fé que contra o vÃrus representa um perigo. ..../Claudia F.
O que é intrigante, também, é que uma hipótese cientifica não é falseada por uma evidência empÃrica contrária. A hipótese tem tenacidade para aguentar muitas evidências contrárias; até que chega o ponto em que ela é substituÃda por outra hipótese cientÃfica mais abrangente. A fé cientÃfica acredita que ela pode vencer a disputa com a fé religiosa apenas dando razões empÃricas para falsear uma hipótese religiosa. Será isso suficiente? Ou uma nova concepção de ciência é necessária?
O Sr. Matone há meses atrás veio aqui dizer que confiava na cloroquina com base nas pesquisas do grande infectologista francês Didier Raoul. Agora, que este reconheceu a ineficácia do medicamento, não seria o caso do homem de fé retratar-se?
A capacidade de observação e discernimento dos cumpanheiru que apóiam de modo irrestrito ditaduras opressoras e sanguinárias como o Irã, Cuba, China, Coréia do Norte, Venezuela e congêneres corresponde a uma miopia cognitiva de uns dez graus... A realidade que eles enxergam é diametralmente oposta aos fatos!
Sim, tudo o que o Bolsonaro sugeria o sujeito apoiava, o que é estranho pois ele é uma pessoa que estudou, o Bolsonaro repetia o que o Trump falava... mesmo quando Trump era desmentido na hora pelos especialistas e o Matone apoiava.
Porque as evidências eram poucas e conflitantes, médicos responsáveis deveriam ter sido cautelosos, ao invés de fazer do medicamento objeto de batalha polÃtica ou apoiar polÃticos que faziam o mesmo.
Naquela época, as evidências a respeito eram poucas e conflitantes. As evidências atuais não mostram benefÃcio no uso de hidroxicloroquina. Isso é comum em Medicina. Certos remédios que se usava para diabetes largamente há 25 anos, hoje se sabe que aumentam o risco de infarto.
Desconfiam profundamente de tudo que venha do Estado, mas vivem basicamente de auxÃlio estatal, já que se dedicam integralmente à fé, sem trabalhar.
The Times of Israel : "Are Jews The Happiest People On Earth?" By Rabbi Joshua Hammerman 13 April 2017 - O Relatório de Felicidade Mundial anual foi publicado. E, vejam só, Israel ainda está na 11a posição entre os 155 paÃses pesquisados. Só para colocar isso em perspectiva, os EUA estão no 14o lugar, e os paÃses à frente de Israel incluem lugares cercados por água, como Austrália, Islândia e Nova Zelândia e uma variedade de nações escandinavas...
Na Europa a maioria da população é não praticante. É o que ocorre em todos as nações desenvolvidas, exceto nos EUA. Não há a menor relação entre religião e felicidade, prosperidade ou segurança pública. Os dados são mais do que eloquentes a respeito.
Se não estou enganado, Israel caiu para a 14° posição no último relatório. Já a Holanda, se bem me lembro, está na 6° posição, com sua população majoritariamente ateia ou não praticante...
Marcos Andrade Moraes, respondendo à sua questão, se os judeus ortodoxos são mais felizes, veja "Religion and happiness among Israeli Jews: Findings from the ISSP religion III survey" Jeff Levin Journal of Happiness Studies 15 (3), 593-611, 2014. Sim. Os judeus ortodoxos são mais felizes.
Falácia e omissão! Os árabes palestinos não foram "expulsos". Ainda há gravações das rádios egÃpcias transmitindo para eles o apelo para saÃrem temporariamente da região, até que a Liga Ãrabe acabe de matar todos os judeus. Por outro lado, cerca de um milhão de judeus foram sumariamente expulsos dos paÃses árabes onde viviam havia milênios, desde 1948.
Como são felizes sabendo que vivem na terra e possivelmente nas casas dos palestinos expulsos de seus negocios, pomares, sÃtios, igrejas e mesquitas na época que a ONU criou em 1948 um estado para eles? Mais de 700.000 palestinos foram expulsos e ainda vivem em campos de refugiados espalhados na Cisjordania, LÃbano, SÃria, Jordania. Uma felicidade construida sobre o sofrimento dos palestinos .
não me lembro de ter escrito isso; deve ser num desses que foram censurados.... Perguntei se quem vive mais necessariamente vive bem ou melhor. Desconfio que vc entende que são sinônimos de ser feliz. MAM
Perguntei qual é o seu povo e vc não respondeu... MAM
Matone, ou é hobby ou são hobbies... Ficou a dúvida. Desinformação é um hobby pra vc? MAM
Mas o solo da ignorância é fértil e produtivo, para um que vai tem mil na fila.
Pois é, você levantou uma hipótese real, o Presidente atual do Brasil (inocente á sua maneira, é claro) pode ser um "Heredim" , precisamos respeitá-lo por isso e tentarmos convencê-lo a seguir o Torá. Faça um "Plano Judaico" de salvação do Brasil Hélio, e tome as "Colinas do Planalto".
De fato, o fenômeno da religiosidade é intrigante. Partindo da hipótese de que Deus criou tudo que existe, tenho que reconhecer que o critério parcimonioso que usou para a distribuição da inteligência foi bem pensado a seu favor. Caso contrário, Ele seria severamente desmentido ou criticado por muitas criaturas, devido ao avanço da ciência em todas as áreas, fato que diminuiria sua onisciência. Assim, parte significativa da humanidade nega a ciência, preferindo deixar tudo nas mãos de Deus.
Há algo similar com as periferias de São Paulo. “Pancadões”, a religião. E La Nave Va. Fellini retratou em seu filme uma sociedade em decadência.
Meu Deus. E isso vindo de um ateu irreversÃvel e orgulhoso, só para provocar um fundamentalista aÃ.
Marcos, o que você chama de "ataque" meu nada mais é do que a defesa do Povo a que pertenço, citado nominalmente, com a expressão do contraditório. A isso denomina-se liberdade de expressão e defesa. Aliás, com argumentos oriundos de respeitadas publicações cientÃficas, de rigor extremo.
os argumentos oriundos não tem nada a ver com a reflexão do Helio. Não seja cÃnico. MAM
Vc se refere ao texto do helio ou ao meu que o censor apagou? MAM
Esse povo tem nome? MAM
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Ele atacou! " Tanto os funerais de rabinos ortodoxos em Israel quanto o funeral de Diego Maradona, na Argentina, atraÃram multidões, com muitas pessoas sem máscaras. As principais diferenças são que o funeral de Maradona foi organizado pelo governo esquerdista, na Casa Rosada, e que não provocou crÃticas ácidas dos cumpanheiru militantes colunistas e comentaristas da Folha. O problema, portanto, não parece ser aglomerações urbanas sem máscara, mas sim acreditar em Deus. Né, Hélio?"
Sou profissional da Endocrinologia e Metabologia. O resto, é hobbie.
A verdade o que mata é o extremismo e o fanatismo cego em não aceitar a evolução do mundo, onde hoje o homem tem o poder de definir o seu destino para o bem ou o mal .
Nada melhor que a se utilizar da lógica e da razão. Cientistas, estudiosos alertam: Use mascara, evite aglomeração, higienize-se com álcool e tome vacina. E as pessoas se "julgam" mais sabedores que todos. Aà da no que estamos vendo por aÃ... Contágios em excesso. "Extremismos" não são bons em nada da vida.
Marcos Andrade Moraes, utilizei argumentos cientÃficos, de revistas cientÃficas. Você só gosta deles quando defendem o que você acredita?
V'nishmartem meod l'nafshotechem ("Cuideis extremamente bem de suas vidas.") (Deuteronômio 4:15).
Fundamentalista é atraso, seja de que cepa for. Basta ler o Matone. É realmente chocante que ele use tais argumentos para tentar contrapor o que Helio disse. É diversionismo puro. Patético que Igor com Y apoia e defende. MAM
v'nishmartem meod l'nafshotechem ("Sejam extremamente protetores com suas vidas.") (Deuteronômio 4:15).
Pessoas religiosas vivem em média quatro anos a mais do que seus pares agnósticos e ateus, descobriu uma nova pesquisa. A diferença entre adoradores praticantes e aqueles que não faziam parte de um grupo religioso pode ser devida a uma mistura de apoio social, práticas de alÃvio do estresse e abstinência de hábitos pouco saudáveis, sugerem os autores. - Referencia abaixo.
Viver mais não significa viver bem ou melhor. Pergunte para as mulheres e crianças... Vc é desinformador ao misturar duas questões dÃspares. E ao faze-lo torna-se cúmplice de 255 mil mortes no Brasil. Vc é tudo o que Igor com Y não me deixar expressar... MAM
Hélio, vejo sua preocupação em pertencer a um grupo que supostamente teria maior risco de vida. Então, convido-o a ler os dois artigos cientÃficos abaixo, provando que os judeus haredim têm menor taxa de mortalidade geral, e convido-o, para aumentar, pragmaticamente, a sua expectativa de vida, a se juntar a esse grupo.
"Live Long and Prosper: Health in the Haredi Community" - Author: Taub Center Staff - Bulletin Articles - May 31, 2016 - Taub Center For Social Policy Studies In Israel - Os membros do grupo populacional Haredi em Israel parecem ter uma expectativa de vida mais longa e relatar uma saúde melhor do que seria de esperar devido ao seu status socioeconômico. Os pesquisadores Dov Chernichovsky e Chen Sharony atribuem esse fenômeno inesperado aos altos nÃveis de capital social da comunidade.
Referências do artigo abaixo: Wiley Online Library - Journal for the Scientific Study of Religion - Ronit Pinchas-Mizrachi Beth G. Zalcman Ephraim Shapiro - Primeira publicação: 12 de dezembro de 2020.
Foram coletados dados sobre variáveis sociodemográficas, estilo de vida religioso e mortalidade por todas as causas de 1.230.636 judeus israelenses (62.674 haredim) entre 1996 e 2016. A taxa de mortalidade foi significativamente menor entre a população Haredi em comparação com a população não Haredi (5,0 % vs. 8,2 %). Depois de ajustar para sexo, idade, estado civil, número de filhos, educação e nÃvel socioeconômico, a taxa de mortalidade mais alta entre os não haredim se manteve.
Aqui no Brasil há um grupo parecido: exaltam o tratamento precoce e desprezam a vacina. Mas claro, isso é só nas redes sociais. Na vida real, eles não veem a hora de tomar uma agulhada.
Qualquer envolvimento religioso (de qualquer religião) indo contra a ciência em questões de saúde pública, é uma praga e acaba em desastre. Doria acabou de dizer que igrejas fazem parte das atividades essenciais e, portanto, isentas de qualquer lockdown. Livres para contagiar. Os ortodoxos em Israel são uma minoria. Não é tolerável uma minoria pôr em perigo a saúde de uma maioria sob qualquer pretexto.
Tanto os funerais de rabinos ortodoxos em Israel quanto o funeral de Diego Maradona, na Argentina, atraÃram multidões, com muitas pessoas sem máscaras. As principais diferenças são que o funeral de Maradona foi organizado pelo governo esquerdista, na Casa Rosada, e que não provocou crÃticas ácidas dos cumpanheiru militantes colunistas e comentaristas da Folha. O problema, portanto, não parece ser aglomerações urbanas sem máscara, mas sim acreditar em Deus. Né, Hélio?
E por falar em cloroquina, quem fazia tratamento com esse medicamento antes da pandemia, aqui em Minas, vai ter que esperar para continuar, porque o medicamento está em falta na Gerência Regional de Saúde. Aqui é comum desvio de verba, mas desvio de remédio....
mas não foi Deus quem cria e criou tudo. então ele criou o vÃrus e realmente só ele irá curar. aliás, ele só cura quem ora. oras bolas!
Acho que o gado " religioso " eleitoral e afins não deveriam tomar a vacina. O problema do Brasil não são os polÃticos que temos, mas dos eleitores que temos. Como podemos ter fanáticos lulistas e bolsonaristas????? Tanto Lula como Bolsonaro são desqualificados para serem Chefes de Estado e de Governo, além de nunca terem administrado uma Prefeitura. Pelo menos temos os gados trumpistas como consolo de que não estamos sozinhos na ignorância.
"Deus, na sua insondável sabedoria, colocou o vÃrus em nosso caminho, e devemos aprender algo com isso." Esta é a frase que falta aos lÃderes tradicionalistas para que a coesão social seja, como sempre, uma vantagem evolutiva. Não me parece, caro Hélio, exceção à regra social, mas sim, hidiotisse de indivÃduos-chave da sociedade. "Deus colocou o Bozo no caminho do nosso desenvolvimento como um contra-exemplo." Ouvindo-o dizer que "acertou todas" penso que os bozoloides pularam a palavra "contra"
Estadão de hoje:Aposta de Bolsonaro, hidroxicloroquina encalha e prefeituras querem devolução Medicamentos estão encalhados em armazém do Ministério da Saúde, além de hospitais e municÃpios em todo o PaÃs" O gado alienado bolsonarista não deveria ser vacinado e ,além de ozônio, deveriam ser obrigados a injetar cloroquina no reto....
Se eles não forem vacinados continuarão infectando.rs. Para o bem comum, vacinação deveria ser compulsória. Não entendo a celeuma. Havia épocas que não podÃamos viajar sem atestado de vacina contra varÃola, e ela foi erradicada. Eu, como cidadão, não tenho o direito de não me vacinar sabendo que, se não o fizer, posso matar outros. O ozônio no reto pode acabar, por tabela, no reto errado. Os direitos de um acabam onde começam os direitos do outro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Judeus ultraortodoxos apostam na proteção de Deus contra o vírus Voltar
Comente este texto