-
Peter Janos Wechsler
Alguém esperava outra coisa do que a impunidade? Só pode ser brincadeira. Bateaux Mouche, Boite Kiss, Ninho do Urubu, Samarco, etc. Ninguém foi e jamais será responsabilizado. Aqui é o país do bacharéis.
-
MARCOS BENASSI
Cristina, querida: os Milhos da Juta corporativos vão muito bem, obrigado. A fundação renova até faz umas propagandas aqui na folha, volta e meia aparece blá blá blá deles. 200 casas, um milhãozinho por vida perdida: nem essa merreca sai sem cesariana. Enquanto isso, ninguém se recusa a comprar minério desse sssaafados. A gente devia começar uma campanha: não quero carro com minério da Samarco. Se uma coisa dessa cola, em 6 meses está tudo resolvido!
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Não dá para generalizar. Temos jornalistas bons e bom jornalismo. Cristina Serra é um exemplo. Ela não usa o discurso sobre meio ambiente e causas sociais, como retórica (atendendo as demandas politicamente correto). Ela também se apresenta p/ criticar e apontar as mazelas de determinados juizes e procuradores, aliados a determinada imprensa e jornalismo (inclusive a poderosa), que com seus conluios e armações devastaram muito mais que Mariana, derramaram lama no Brasil. Quem vai lavar isso daí?
-
Fagner Torres de França
Cristina Serra, queria ser seu amigo. Vc orgulha o jornalismo. Parabéns.
-
Henrique Marinho
Relato realista. A Renova não tem entregue os produtos que deveria, empurrando com a barriga até vencer o prazo de 10 anos. O MP pediu sua extinção, mas o que deveria fazer é pedir a prisão de seus diretores.
-
Said Ahmed
Disse Robert Antelme: ''Quando o pobre torna-se proletário, o rico torna-se SS''. Isso foi lá atrás, na esteira da segunda guerra. Hoje, quando o pobre ergue a voz, o rico apresenta suas armas.
-
Ricardo Fernandes
A Samarco sempre foi pródiga na remuneração de seus diretores, e draconiana no trato com seus funcionários. Existia um esquema de cooptação do sindicato da categoria e bajulação dos membros do MP, principalmente os procuradores do trabalho. A Fundação Renova é um embuste trágico, retrato da política da Vale em precificar os riscos. Vide Brumadinho, onde preferiram apostar na inércia!
-
Jurema Nordeste
em qualquer país do dito primeiro mundo, a presidência dessa mineradora estaria presa naquela mesma semana do crime. Tristes trópicos...
-
Wil Prado
É uma vergonha desastrosa. Só comparada com a própria ganancia do rompimento das barragens. Gastam bilhões em propaganda verde/amarela na televisão e se negam à pagar justas indenizações ao povo. Preferem amedrontar as vítimas com o lobby das propinas. E a Justiça não age. Vamos esperar pela próxima tragédia?
-
MARCOS BENASSI
Não, caro Wil, evidente que não vamos esperar: iremos ativamente na direção da próxima desgraça. Bastará observar as eleições de 2022 - a quantidade de estrupícios Bozofrênicos eleitos será o velocímetro da Mmmeerda.
-
-
Wil Prado
Cristina Serra, mais uma vez oportuna e brilhante. Mas desta vez foi além. Li sua matéria com lágrimas nos olhos. Essa mulher que saiu de moto avisando a todos para subirem as encostas é uma verdadeira heroína. Desde já, proponho que ela seja homenageada com um espaço público na cidade. Fico pensando pq ninguém na imprensa mencionou esse episódio. Sugiro q você faça outra matéria com essa brava mulher.. Não podemos deixar passar em branco a boiada da Samarco/Vale.
-
Paulo Silva Barbosa
As vítimas desta tragédia tanto as humanas como a agressão e destruição ao meio ambiente, são meras vitimas , segundo na visão míope e destorcida desta fundação, Mostrou neste tempo total incompetência para lidar com aquilo que foi proposto e fundada . Tornou-se inútil em não fazer seu dever de casa em reconstruir a vila de Bento Rodrigues e recuperar a flora e a fauna da região afetada. A mineradora é ótima para extrair o minério de ferro, mas insuficiente para lidar com a comunidade .
-
João Teixeira de Lima
Só há uma solução e todos nós sabemos qual. Mas isso é utopia. "povo marcado ê, povo feliz".
-
José Oliveira
Talvez quando a décima barragem se romper, eles tomem alguma providência, ou, toquem um tango argentino...
-
MARCOS BENASSI
Nada de novo no front, né, Cristina? A falta de vergonha corporativa corre solta, mostrando claramente que esse tipo de monstro econômico age somente para benefício de si e de seus acionistas. Mais vale uma campanha "Não compre carro com aço da Samarco" do que uma série de decisões judiciais lenientes sobre um desastre ambiental e social, mas que não mexem com o bolso. A postura da empresa é um mal em si, que não começa nem termina no desastre: deveria ser objeto de profunda reflexão pública.
-
MAURO JOSE CAVALETTI
Atitude própria do capitalismo que detém lobbies que sempre os defendem. Vencem pelo cansaço. Os royalties, os dividendos e a alta nas bolsas de valores ditam as regras àquela meia dúzia de mega especuladores que, em meio à lama, navegam lama acima com suas lanchas e hiates particulares. O povo? Ah, o povo é um mero detalhe. Salve a justiça muda, cega e surda aos que padecem nesse país chamado Brazil, onde os que padecem aplaudem seus algozes. Viva a nova ditadura.
-
MARCOS BENASSI
Infelizmente, Mauro, não é nova: é velha como a Sé de Braga. A diferença entre as duas é que, enquanto a igreja expõe ossinhos e pedaços de seus santos como relíquias, a empresa quer que tudo fique enterrado na lama que largou por sobre a terra.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.