Ilustríssima > Corrida por vacina contra Covid nos lembra de atraso tecnológico do Brasil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vitor Viola

    Os filhos da ignorância e da desinformação estão aí nos três poderes. O do executivo também chamado de mito está nos colocando na lanterninha do mundo com a destruição da pesquisa, da ciência, da cultura, da vida. Tem que ser extirpado logo .

    Responda
  2. NACIB HETTI

    Uma das razões é a expotação de cientistas. O Brasil gasta uma fortuna na formação mas não abre espaços. Resultado: nossos jóvens promissores são empregados no exterior. Nem ingredientes para remédios somos competentes para produzir.

    Responda
  3. José Cardoso

    Há um aspecto importante do desenvolvimento chinês e japonês que é saber copiar. Inicialmente os produtos desses países tinham fama de serem cópias mal feitas. Mas ao insistirem, foram aperfeiçoando e aprendendo. É como falar uma língua estrangeira, a princípio com muitos erros. Mas uma coisa é certa: se ficar calado não vai ter fluência.

    Responda
  4. ANTONIO ANTONIOLLI

    Esse atraso tecnológico tem muitos motivos, principalmente a partir da ditadura onde o país ficou num limbo devido o nacionalismo exacerbado, teve até Reserva de Informática. Descontrole na inflação, juros altos, aumento de impostos e benefícios trabalhistas diminuíram lucros que deveriam ser direcionados para pesquisas fazendo com que as empresas nacionais de grande ou médio porte fossem vendidas a grupos internacionais que não tem interesse em ajudar o Brasil a progredir nessa área

    Responda
  5. Daniela Ue

    ““Cerca de 80% dos pesquisadores no Japão fazem pesquisa em empresas privadas”?” Sou pesquisadora em uma universidade pública japonesa e posso garantir que a informação não é correta. Assim como no Brasil, a maioria faz pesquisa em universidades públicas. E mesmo nas privadas, grande parte do fomento vem das agências de promoção científica ligadas ao governo japonês.

    Responda
  6. José Norberto Muniz

    O tema é oportuno. Entretanto, a proposição e os argumentos são de política científica e não de C&T. Na realidade, o que temos é a ciência da CAPES e a tecnologia do CNPq e das Instituições de fomento à pesquisa. Ambas, sem coordenação e ousadias, proliferam e perpetuam a ciência e a tecnologia dependentes. Um dos exemplos é a pesquisa agropecuária, investigando sob as demandas da empresas de sementes internacionais.

    Responda
  7. Renato Almeida

    Muito triste tudo isso. Difícil encontrar uma única causa para tanto atraso. O paradoxo de termos ótimos cientistas e fraca tecnologia deve ter relação com o voto obrigatório, onde uma maioria de infelizes que não sabem para que vieram ao mundo acaba definindo quem serão nossos líderes. Aí sabemos no que dá.

    Responda
    1. Marcos A T Garcia

      O fim do voto obrigatório seria um golpe nos currais eleitorais.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.