Opinião > Recomendações contra o Brasil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Armando Vieira

    Bonito discurso do sr. Aldo. Pena que defende a destruição da Amazônia "para dar comida aos pobres" como pode ser lido em uma sua entrevista, há alguns anos, ao Scientific American. Ou mudou de opinião ou não mudou nada e continua sendo oportunista.

    Responda
  2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A falta de perspectiva macro da História, o esquecimento da análise do Imperialismo (devidamente atualizada), o mergulho no identitarismo fragmentador e corporativo, confunde parte da nova geração forjada na academia, pautas justas, porém anuladas pela ignorância em relação á totalidades mais abrangentes!

    Responda
  3. Henrique Marinho

    Os antifas ianques estão pondo os bracinhos de fora, depois que o buldogue saiu. Entretanto, o establishment americano só tomará medidas contra o Brasil se houver interesses estratégicos para eles, e não por essa bobagem de ONG. O artigo é razoavel, mas a epígrafe é duvidosa.

    Responda
  4. Ivan Cunha

    E, como se não bastassem tamanhas atrocidades contra o povo e a Natureza, vêm as elites oportunistas de sempre defenderem o indefernsável, um rumo que só aprofunda a alarmante desigualdade social que nos coloca no topo dos desiguais. Não restando onde apelar, tem mesmo que se apelar para quem pode ajudar a por ordem nesta casa sem chefe, quem importa produtos agroinduatriais e outros que contribuem não só para aprofundar o desequilibrio ambiental, mas para manter no poder um despreparado.

    Responda
  5. Andréia Chaieb

    Artigo passa pano! Agora que as consequências justamente dos ataques Bolsonaristas à soberania, causas sociais e meio ambiente, o cara vem aqui falar que a nossa soberania será atacada? O que o Sr. fez enquanto a boiada passava solta, destroçando o Brasil? Adultos sabem que as consequências são inevitáveis!

    Responda
  6. Emerson Teixeira de Lima

    A pergunta è a quem interessa um Brasil submisso, fraco e com povo intelectualmente desfavorecido? Engraçado me lembro de um pais asiático ou dois que eram assim e investiram pesado em educação (um deles) e outro em comércio exterior de mercadorias baratas e de má qualidade ,que hoje mudaram a relação internacional na balança do poder.

    Responda
  7. Gabriel Nascimento de Souza

    Me parece que a política de enfraquecimento da soberania nacional promovida pelo presidente Bolsonaro e pelo (anti) chanceler Ernesto Araújo vulnerabilizou e tornou o Estado brasileiro suscetível à esse tipo de empresa colonialista (nada de novo vindo dos nossos vizinhos do norte). Se não fosse a incompetência e o descaso do governo brasileiro, não haveriam desculpas para essas tais "recomendações". A verdade é que, sejam republicanos ou democratas, todos são americanos, e o gentílico já basta.

    Responda
  8. ALEXANDRO DA REIS

    Em nome da soberania nacional, Aldo pesa a mão contra a agenda dos povos indígenas e da comunidade negra, e, apesar de criticar, acaba por advogar a pauta bolsonarista. A interpretação de Aldo é limitada. Ele escreve para justificar a própria posição equivocada sobre a realidade brasileira e de seu povo. O conteúdo do relatório não é isento, mas o ex-deputado exagera nas acusações.

    Responda
  9. Marcelo Almeida

    Aí que está, de um lado existem pessoas cujas vidas são repetidamente destruídas ou prejudicadas pelo Estado brasileiro (sob interesses de grandes empresas) e do outro você tem o Estado brasileiro sendo violado em sua soberania. Quem se importa muito com a violação da soberania nacional são pessoas que usufruem das benesses do Estado (onde me incluo), mas não acho justo exigir das pessoas que só usufruem da violência e do abandono do Estado, que coloquem o Estado em primeiro lugar.

    Responda
  10. André Alves da Silva

    Parabéns, querido Aldo, em tempos tão sombrios, ler um texto seu é como banhar-se em bálsamo. Escreva mais frequentemente neste espaço e volte visitar Americana, sentimos Saudade.

    Responda
  11. EDSON CARLOS MOROTTI

    Elegeram esse desqualificado e psicopata para Presidente deu no que deu. Essa insana guerra ideológica começou com a eleição do Bolsonaro. Agora estamos aí, com um desqualificado, incompetente e mensageiro da morte no cargo. Um Presidente que comete reiterados crimes de responsabilidade, destrói a Economia, a Educação, a Saúde, a Ciência e Tecnologia, a Cultura, o Meio Ambiente, enfim, está destruindo o país.

    Responda
  12. MARCOS BENASSI

    Seu Aldo, estou sabendo do conteúdo da coisa agora pelo senhor, então me atenho àquilo que foi aqui destacado, certo? Vamos ver: Alcântara. Você acha que aquilo lá é normal? Que as comunidades da região foram respeitadas? E que quem tem algum respeito por isso deve usar os serviços ali prestados? Pecuária & Cia. Ltda.: deve-se comprar commodity de quem desmata, queima e arrasa para produzir? Deixa pesticidas escorrer nos rios circundantes? Aplica agroquímicos de avião em cima de gente?Sei não.

    Responda
    1. Ivan Cunha

      E, como se não bastassem tamanhas atrocidades contra o povo e a Natureza, vêm as elites oportunistas de sempre defenderem o indefernsável, um rumo que só aprofunda a alarmante desigualdade social que nos coloca no topo dos desiguais. Não restando onde apelar, tem mesmoq ue se apelara para q

    2. Andréia Chaieb

      Bem colocado!

    3. Ayer Campos

      O respeitável político que sempre foi Aldo parece que empacou as ideias nas brumas do nacionalismo e do colonialismo, figurino guerra fria. Na situação atual, se trata antes de indigitar o retrocesso e o intolerável do que de exibir progressismo (que, aliás, não sei o que é...)

  13. Vanessa Lima

    Já que por aqui as autoridades competentes estão decididas a nada fazer e justificar cada ação destrambelhada e catastrófica do parvo a quem chamam chefe de estado, bom seria se alguém em qualquer lugar pudesse fazer algo efetivo para nos livrar dessa praga. Colonialismo é sempre cruel e desumano, mas o que dizer de um governo que age de forma cruel, desumana e genocida com seu próprio povo? Não existe soberania se o povo é massacrado e abandonado a própria sorte.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Pois é, Vanessa, também estranhei esse papo do seu Rebelo, não parece muito com ele mesmo de uns anos atrás. Daquilo que ele falou, parece-me que o relatório está certíssimo: mantenham distância do Brasil do genocida, o país ficou tóxico.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.