Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lucas Cansado

    Grande texto, Reinaldo. Precisávamos agora é de produzir vídeos engraçados, animações, cartoons, mostrando o ridículo e a mentira desses falsos argumentos. Seria muito mais útil, por exemplo, se Luciano Huck, em vez de ficar nessas entrevistas com intelectuais estrangeiros, ajudasse a organizar o financiamento disso. Ei, Felipe Neto, você poderia ajudar!

    Responda
  2. Carlos Victor Muzzi Filho

    O lockdown funcionou na Itália e na França? Por isso esses países têm mais mortes proporcionalmente do que o Brasil? Qual o critério usado para afirmar que “funcionou” o lockdown? A superficialidade da argumentação é lamentável.

    Responda
    1. fabio saraiva moura

      " No caso dos lugares que fizeram a coisa direito, sim, embora os efeitos positivos sejam temporários enquanto não há vacinas (aquelas que o governo federal tem enrolado para adquirir)."

  3. NELSON PRADO ROCCHI

    Mortes por milhão de habitantes: Brasil = 1.238; França = 1.353; Itália = 1.649; Inglaterra = 1.826; USA = 1.616; Espanha = 1.521; Portugal = 1.623. A situação do Brasil em que pelo menos 50% dos brasileiros da classe media, pobres, pessoas que vivem em comunidades e barracos, moradores de rua e pessoas de cracolândia não fizeram nenhum isolamento não está nada mal comparada com os diversos países acima. Por que?

    Responda
    1. Anderson Gomes

      Só faltou ler a última parte, né?!

    2. Tiago GAdelha de Moraes

      A resposta pra sua pergunta está no item 4 do texto. Países europeus têm uma proporção de idosos 2x maior que o Brasil, portanto são mais vulneráveis. O cálculo "por milhão" sem considerar a pirâmide etária gera esta distorção. Além disto, a "segunda onda" ainda não terminou no Brasil, ou seja, os números não estão fechados.

  4. Franciso Rodrigues Nogueira

    Concordo com tudo q o jornalista citou. Faltou, entretanto, dizer que o confronto entre o governo federal e os estaduais na tentativa de resolução do problema só tem contribuído para o seu agravamento principalmente pq um certo segmento da população aceita a politização. Mas parece claro o lado q está errado em tudo isso.

    Responda
  5. CLAUDIO L ROCHA

    Tudo isso começou com psdb/fhc aecio e cia., que ajudaram a quebrar as regras institucionais para retirar PT do governo, abrindo caminho para isso que está aí. O problema é que Bolsonaro sendo ultra direita conhece o jogo de manipulação e cinismo dos liberais, poristo está ganhando o jogo manipulação. Bolsonaro so perde se a direita reconhecer o erro que fez contra a esquerda, e incorporarem o PT/lula ao jogo politico, fora isso esse inferno não acaba.

    Responda
  6. Benedito Claudio Pacifico

    Sem apoio dos tres poderes executivos ( federal, estadual e municipal) e um unico discurso bem como linha de ação não chegaremos a lugar nenhum é torce pela vacina e rezar.

    Responda
  7. Talita Silva Porto Ramos

    Acho que o autor do texto precisa estudar o conceito de falácia pois não soube indicar as falácias e somente citou casos particulares.

    Responda
    1. Luiz Agenor Gazzi

      Quem precisa estudar é você! Estudo em escola militar, só sabe obedecer? Robôs treinados não são reconhecidos por sua capacidade de concatenação.

  8. Carlos Fernando de Souza Braga

    A Folha podia aproveitar e fazer uma matéria nesse estilo, mas explicando a história do STF ter proibido o Bolsonaro de agir nos estados e nos municípios durante a Covid. Pra gente copiar e colar (esfregar) na cara dessa gente sempre que eles vierem encher o saco com essa mentirada.

    Responda
    1. iverson magalhaes

      Bastava terem lido até o final. Kkk Mas que esse discurso é recorrente, "não deixam o presidente trabalhar" isto de fato é.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Admito que a culpa foi minha. Escrevi meio truncado e dei margem a interpretações equivocadas. Mas o que quis dizer é para a Folha fazer uma matéria que desminta essa história de o STF ter proibido o Bozo de agir na pandemia. No estilo desta. Os ânimos estão acirrados! kkkk

    3. Alexandre Missael Kozerski

      Gado

    4. Luiz Agenor Gazzi

      Aponte as mentiras... se for capaz, robô. Ou não te treinaram para isso ainda?

  9. Marcos Riera

    O texto é muito claro e didático, mas, infelizmente, acredito ser impossível usar dez parágrafos para combater centenas de memes veiculados aos milhões com todo tipo de informação absurda vendida como verdade. Não conseguimos nem sequer combater a estúpida ideia de que o STF retirou a resonsabilidade do governo federal no combate à pandemia. Detesto ser pessimista, mas não me parece haver saída enquanto Bolsonaro estiver na presidência.

    Responda
  10. Alberto A Neto

    ''A burrice é a forma mais perigosa da loucura''. Assim sentenciava Nelson Rodrigues. O que diria o Bruxo da Aldeia Campista quando identificasse que no caso da pandemia, também ''há método nessa loucura''?

    Responda
  11. Maria Lopes

    Por que ninguém fala mais em testar e rastrear? Entrevistem o ex ministro Nelson Teich!

    Responda
    1. Matheus Felipe da Silva

      No início até adiantaria testar e rastrear. Porém, com as proporções gigantescas que a pandemia tomou, acredito que essa estratégia não seja mais tão eficiente.

    2. Hernandez Piras Batista

      Não é preciso ouvir mercenários para reconhecer a importância da testagem. Aquele pseudoministro só fez este país perder tempo, no auge da primeira onda. Uma vergonha que o tratem como ex-ministro.

  12. Daisy Santos

    O problema é o descrédito e desrespeito em relação à ciência por parte dos que deveriam estar na linha de frente do combate à pandemia no país.

    Responda
  13. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

    Perfeito! O problema é o exemplo que vem de cima; JB faz tudo exatamente ao contrário e daí o gado (terraplanistas, geocentristas e nagacionistas) seguem o líder (?) e contaminam e matam a própria família, o vizinho, o colega da fábrica, o amigo da cerveja, etc., etc...A estupidez só tem limites no cemitério! Ops, aqui também quase não há mais vagas!!

    Responda
  14. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Quem leu o artigo entendeu perfeitamente, resta saber se as autoridades em Brasília entendem . Pra eles a vida segue. Duro mesmo é saber e nada poder fazer. Reage povo brasileiro!

    Responda
  15. Carlos Fernando de Souza Braga

    Daqui a pouco aparece aquele ju.me.n.to defendendo a cloroquina

    Responda
    1. Alexandre Missael Kozerski

      A bola da vez será o spray nasal que eles foram conhecer essa semana em Israel. Uma comitiva de 10 pessoas, sendo que apenas 2 são da área da saúde. Foram se oferecer para testar no Brasil esse produto miraculoso que nem o próprio país de origem está apostando, pois preferiu a vacinação, inclusive bem adiantada naquele país, algo que Bolsonaro não é capaz de copiar.

  16. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Se fosse confrontar todas as falácias, taríamos um compêndio. Como amostra, o texto está ótimo!

    Responda
  17. PAULO CESAR PINTO DA SILVA

    Gratíssimo, Reinaldo! Que clareza! Que didática! Que objetividade!

    Responda
  18. Jane Santos

    Brasile.iro tem que a aprender a se defender de govern ante ment iroso e incompe.tente.

    Responda
  19. Jane Santos

    Brasileiro t

    Responda
  20. Said Ahmed

    Precisamos de um corpo de bombeiros para apagar o fogo que se espalha. Qualquer piromaníaco que saiba articular retórica, vocabulário e semântica, mesmo em nível elementar, é capaz de provocar grandes incêndios. A falácia se espalha nas redes sociais como fogo no cerrado, causando danos irreparáveis e permanentes. Mesmo quando debeladas, sobram focos aqui e ali que ameaçam recomeçar tudo. Ação preventiva resolve sim, mas não resolve definitivamente. Triste constatar isso.

    Responda