-
João A Silva
Nossa, quanto ressentimento!! Ou será puro market? A História da humanidade é uma sequência de atrocidades e injustiças, mas também de atos heróicos e de amor. Supremacistas brancos devem ser combatidos com toda a energia, assim como genocidas, como os de Ruanda que, por acaso, eram negros.
-
Alberto Kiess
Na Irlanda também há uma grande quantidade de brasileiros, onde, recentemente observamos ataques dos jovens irlandeses aos brasileiros que lá trabalham com entregas de alimentos e outros serviços como seguranças, auxiliares de limpeza e etc. O fato é que quando há desemprego crescente em uma nação, seus nacionais não gostam de ver imigrantes ocupando seus lugares. A discriminação infelizmente existe, mesmo quando estes nacionais não querem ocupar essas vagas.
-
Andre Ferraz de Toledo
Se o povo oprimido lesse suas colunas provavelmente não estaríamos nessa situação de barbárie que nos encontramos. Pelos comentários abaixo, a maioria que leu é composta de supremacistas brancos. E como sempre, não entenderam nada.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Dona Marilene, a senhora deve ter tido uma infância muito difícil, e que deve ter marcado profundamente sua personalidade. Deve saber que não é a única. Milhares, talvez milhões de crianças tenham passado a mesma coisa. Frequentemente muito pior. Além da miséria e do preconceito, abuso familiar, pai alcoólatra. Crescem. Vão para a avenida, e vestida a fantasia, desfilam toda sua fidalguia e galhardia. Amam. E são amadas. Fazem amigos e famílias. A senhora já experimentou amar?
-
Renato Almeida
Acho que ela até escreve bem, mas realmente tem um ódio incontido no coração, uma mágoa enorme. Sinceramente não entendo porque continuar nessa vibe negativa. Quanto a ganhar mais ou menos, existem milhões de variáveis envolvidas, algumas ela citou, mas também pode ser por fama, experiência, assunto, etc. Sou branco e homem, (apesar de ter crescido na pobreza) e conheço muita gente que faz a mesma coisa que eu e ganha muitas vezes mais.
-
-
Rodolfo Coelho
Já que citou Monteiro Lobato, que não pode se defender, deveria ter citado o outro, que supostamente ganha mais, para termos certeza da qualidade de sua escrita.
-
Ayer Campos
Tudo bem, pode ser,,, mas 'pau a pau' não é, né?
-
Rodolfo Coelho
Realmente não... E uma mania de ver quem tem o maior... Kkkk
-
-
JOAO FERNANDO DE COELHO
Escreve mais, Marilene, mantém o bloco na rua. O Brasil precisa.
-
Gustavo C
Excelente texto, verdadeiro e bem escrito. Sou homem branco e concordo com tudo que Marilene disse.
-
FLAVIO ZOLETTI
Que espetáculo de ódio e ressentimento. Viche
-
ALEXANDRE ZACARIAS I PEREIRA
Discurso de ódio? Rancor? Racismo? Discriminação? Misandria? Infelizmente isso parece ser um ponto comum para movimentos que criticam tudo o tempo todo. A questão passa a ser quem realmente deve ser alvo de críticas. Esse tipo de discurso nada resolve e não ajuda ninguém. Ok, destruam-se em nome de um deus qualquer, menos da razão.
-
Erica Luciana de Souza Silva
Compreendo perfeitamente suas palavras. Vc não precisa de um psicanalista, como alguém sugeriu ali embaixo. Vc precisa juntar mais palavras e ideias para q nós reflitamos sobre nossa realidade. Em Portugal as construtoras tiveram q se inovar para atenderem a brasileiros: construir apartamentos com a vergonhosa dependência de empregadas. Vergonhas q os brasucas nos impõem. Desculpem a ideia solta.
-
RICARDO CARVALHO DE BARROS
A senhora aqui está a precisar de um psicanalista.
-
Paulo César de Oliveira
Racismo por racismo, a autora é mais racista que Lobato, e com um racismo cheio de ódio e ressentimento, ausentes em Lobato. Trecho de personagem de Bugio Moqueado, referindo-se a seu competente braço direito, o preto Estevão: "Negro, quando acerta de ser bom, vale por dois brancos."
-
Fabiano Caetano de Souza
Não sei de quem se trata, o tal que ganha 10 vezes mais. Só queria dizer que o Pondé, outro colunista por aqui, pago também para escrever umas palavras pra gente ler, poderia ganhar 10 vezes menos que você, e ainda assim estaria no lucro.
-
Luigi Oliveira
Sem dúvida! Até nos ressentimentos se tem diferenciais. O de Marilene é mil x mais interessante, no produto (textos, bem ou mal pagos), que os de Pondé, que não consigo mais terminar há anos, mesmo sendo tão curtos. Só insisto em começar devido à lembrança do esplêndido livro dele sobre Dostoievsky, e entendo que é daí mesmo que veio o ressentimento: a consciência de que ali estava o bom caminho, o auge... e que descambou para os já tantos anos de decadência intelectual e moral abismo abaixo.
-
-
Victor Medeiros do Paço
Há de compreender Monteiro Lobato em seu tempo. Tenho 89 anos. Naquele tempo, havia mais racismo n Brasil. Negro só subia no elevador de serviço. Lembro-me de uma marchinha de carnaval, que fez muito sucesso: "O teu cabelo não nega, mulata, Porque és mulata na cor Mas como a cor não pega, mulata, Mulata, quero o teu amor!" Naquele tempo, eu nunca pensava em me casar com uma mulata. Mas hoje, sou casado com uma que conheci há 22 e foi um casamento feliz.
-
Adriano Ferreira
Tem muito branca e branco pobre, desempregado, passando fome. Infelizmente, a miséria não é exclusividade negra, não, Marilene. Mas, essa bobajaiada identitária só serve pra isso mesmo: colocar pessoas exploradas umas contra as outras, fazendo esquecer que o problema é, principalmente, de desigualdade econômica e luta de classes. Só resta essa bobagem de disputar quem é mais miserável.
-
Adriano Ferreira
O problema, profa. Marluce, é que você foi grosseira. Poderia ter feito sua sugestão de leitura, sem me ofender. Sobre sua sugestão, agradeço, mas já li esse e outros livros sobre o mesmo tema. Todavia, minha leitura não se limita a isso. Por isso, tenho condições de saber o quanto esse discurso identitário é uma cilada para a esquerda. Você pode até discordar de mim quanto a isso. Mas, não pode me ofender. Seja uma verdadeira doutora. Ok?! Abraços fraternos!
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
O texto que deveria ter sido excluido é o desse Adriano, revejam seus critérios dona Folha!
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Adriano Ferreira
Tem muito branca e branco pobre, desempregado, passando fome. Infelizmente, a miséria não é exclusividade negra, não, Marilene. Mas, essa bobajaiada identitária só serve pra isso mesmo: colocar pessoas exploradas umas contra as outras, fazendo esquecer que o problema é principalmente, de desigualdade econômica e luta de classes. Só resta essa bobagem de disputar quem é mais miserável.
-
Marcos Barreto
Excelente texto!
-
Carlos Bernardes
Mais um dia... desabafos, indignação...tudo tem o seu momento de desequilíbrio... ora acumulado, ora esvaziado... e seguimos, um dia de cada vez. Fica um abraço.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.