Ilustríssima > Fim da Lava Jato expõe erro de usar Justiça para fazer política Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. alcir moreno

    Faltou abordar a quebradeira promovida na economia. de resto ficou excelente!

    Responda
  2. Volmar Scaravelli

    Artigo extenso com titulo tao pequeno de fim de pagina traduz a posicao da folha diante desse desastre em que se encontra o Brasil, de nao assumir sua responsabilidade. Digam a verdade em titulo grande na primeira pagina, se realmente houver boa vontade e honestidade.

    Responda
  3. Manola Dias

    Votei no pt três vezes para presidente e agradeço à Lava Jato por ter retirado do poder políticos corruptos que sem nenhum pudor, traíram a confiança que depositei com meu voto... vida longa à Lava-Jato.

    Responda
  4. roque alves

    Obliquamente a Folha de São Paulo reconhece o que fez de errado ? A Folha de São Paulo deve imensas desculpas por ter apoiado esta caça às bruxas. Folha de São Paulo , vergonha! O Brasil está destruído em todos os setores, a Folha faz parte disso. Vergonha ! Folha , assuma sua responsabilidade nesta desgraça, mostre a grandeza de "seu " Frias, leio a Folha desde 1984, sempre foi meu Norte, espero que não nos desapontem.

    Responda
  5. Laskdo de Nascimento

    Sou advogado e tinha o ministro Moro como herói. Ele subverteu o artigo 5° inciso LVII, que diz: “todos são inocentes até que se prove o contrário”. Pra ele “todos são culpados até que se prove o contrário.” Todos os réus que foram julgado por ele já estavam condenados, antes mesmo do processo legal. Hoje percebo que ele é corrupto igual aos outros que ele condenou. Nem sempre a corrupção se dá mediante paga monetária. Pode ser por prestígio e promoção pessoal entre outras coisas.

    Responda
  6. Borges DJ

    Boa análise! Mas continuo dizendo que os acertos da operação são insignificantes, se comparados aos erros. O Brasil está pagando e ainda vai pagar por muitos anos essa desgraça que se chama Lava Jato.

    Responda
  7. eduardo ramos

    Fechem os olhos por alguns segundos e tentem imaginar o pais sem a Lava Jato. Qual seria a diferença com os dias de hoje? Se ela nunca tivesse existido a maior diferença é que a corrupção teria continuado nas sombras e rindo de quem trabalha honestamente. Agora que a operação acabou a corrupção voltou a sorrir novamente. A única diferença é que os criminosos viraram vítimas e quem tentou fazer alguma coisa virou criminoso porque se recusou a enxugar gelo.

    Responda
  8. JOSE CARLOS ANDRE DOS SANTOS

    Belo texto! Excelente análise.

    Responda
  9. Caubi Maciel da Nóbrega

    A Lava Jato não fez política. Ele foi desmontada justamente por ter insistido em punir corruptos poderosos sempre protegidos em um país acostumado a bajular a elite. Fazer política é apenas uma das justificativas que apresentaram para o seu fim.

    Responda
  10. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Me explica onde estava a Justiça brasileira quando roubavam e deixavam roubar. Cega com seus olhos vendados, fazendo a política de ver sem enxergar. Justiça cega, surda e muda - serve para o quê? Para os devidos processos cheios de lisura e firulas ou para a impunidade? .../Claudia F.

    Responda
  11. Jose Tavares

    A Lama Jato fez do Brasil um lamaçal nunca d'antes visto. Quem não enxerga o óbvio é obtuso ou mau caráter. Você Decide.

    Responda
  12. I J Souza

    O que a Lava Jato revelou foi que tipo de gente comanda a justiça brasileira. Não tem nada de justiça nesta operação. Revelou um Juiz , promotores/promotoras ,procuradores/procuradoras , policiais federais racistas , preconceituosos , arrogantes , ignorantes tecnicamente , ,incompetentes e de mau caráter. Foi uma grande operação de chantagem com apoio da mídia . Todos querendo se proteger apontando o dedo pro outro . Discordo pois o artigo passa pano pra chantagista magistrado .

    Responda
  13. GERALDO OLIVEIRA

    Hamilton, sua manifestação é muito válida pois enriquece o debate democrático.

    Responda
  14. ALEXANDRE ZACARIAS I PEREIRA

    O que vejo é um desmantelamento patrocinado por interessados, visto as esferas envolvidas e proficiência conveniente com que a estrutura vem sendo desmontada. Vai saber... Fica também a questão do uso de provas ilegais quando convém e se casos futuros só chegarão a termo depois de examinado o conteúdo telefônico entre juízes, advogados e promotores. Por fim, se tudo cabe ao STF resolver, talvez seja a questão de destituir as demais instâncias, STJ entre elas. Muito gasto, pouco resultado.

    Responda
  15. Guilherme Torres Godoy

    Lava jato? Onde estão os super homens da lava jato? O principal deles, depois de seu fracasso como Ministro do Oligofrénico, esta lá nos EE UU esperando que alguém lembre dele para se candidatar a presidente, o segundo da lista, o Dallagnol, o homem do Power Point, e das palestras de 300 mil, sumiu, ai acabou, porem: A. Neves, livre, M. Temer livre só para lembrar, que a lava jato, acabou com o pais, a corrupção esta viva, certo Flavinho?

    Responda
  16. GERALDO OLIVEIRA

    Infelizmente a Lava Jato foi politizada (e onde tem política não tem justiça) tendo como foco somente os partidos de esquerda, quando na verdade a corrupção é interpartidária e está permeada em toda a sociedade. Ajudou a eleger um extremista destemperado que acumula um saldo de mais de 260 mil brasileiros mortos, uma economia 'voo de galinha', e uma dívida pública na estratosfera. Mas em 2022, a sabedoria popular dará um basta em tudo isso!

    Responda
    1. Jose Tavares

      Geraldo, exato, além do que ficou evidente a politização, basta notar que os políticos que viraram réu, eram todos da base de apoio do governo petista que era o alvo a ser abatido: PP, PMDB, PL etc etc... Notem que os de oposição, DEM, PSDB de FHC, Aecio, Alckmin, Aloisio Nunes etc etc.... todos livres, leves e soltos.

    2. Hamilton Octavio de Souza

      A politização foi estimulada pela defesa dos investigados e punidos para melar a operação. O foco não esteve nos partidos de esquerda, já que a maior parte dos condenados era formada de empresários de empreiteiras, funcionários de estatais, doleiros e políticos do PP, PMDB e PT. Entre os políticos, maior número do PP e do PMDB. Será que Eduardo Cunha, Sérgio Cabral, Pezão, Calheiros, Jáder Barbalho, Ciro Nogueira, Arthur Lira e outros são de esquerda? Nenhum pobre, preto e periférico foi preso.

  17. José Oliveira

    me desculpem a comparação de um leigo. mas a Lava Jato, com todas as suas mazelas, foi uma espécie de vacina, que para combater esse vírus terrível - que todo mundo sabe qual é-, e que é pandêmico, e conseguiu, parcialmente, como todas as vacinas tem de ser fabricada com elementos e a truculência desse mesmo vírus nacional, constantemente em mutação...

    Responda
    1. Jose Tavares

      O quê??? Vacina ou Veneno? Praticamente matou a democracia ao atuar pra colocar o Brasil nas mãos de um insano que ama ditadura fascista.Se precisar, a gente desenha.

  18. Felipe Macedo

    prenderam meia dúzia de bode expiatório, inclusive Lula, junto destruíram a democracia, o devido processo legal e elegeram a faMILÃCIA e esse governo genocida. Valeu a pena? O que melhorou no país? nada né! muito pelo contrário

    Responda
  19. Hamilton Octavio de Souza

    Num país com tanta desigualdade, miséria, desemprego, condições precárias de moradia; com demanda urgente de investimentos em educação, saúde, pesquisa, tecnologia, formação profissional e de precisar de autonomia na produção do que é básico para a população - o Estado e a sociedade tem o dever de combater com vontade todas as práticas de corrupção, já que elas desviam recursos fundamentais e impedem a construção da democracia. O Brasil não terá futuro se não punir os corruptos.

    Responda
    1. Jose Tavares

      Sim, mas há uma enorme diferença entre combate a corrupção e politicagem. A Lama Jato atuou pra jogar o Brasil nas mãos de um insano que odeia povo e ama ditadura fascista, não só colocando em sério risco a democracia, mas atua pra impedir investigação dos verdadeiros corruptos, interferindo nas instituições em benefício próprio Se precisar, a gente desenha.

  20. Helano Timbó

    Análise técnica e imparcial. Os acertos e muitos erros da operação - com a condescendência da grande mídia - resultaram nesses tempos atuais turbulentos.

    Responda
    1. Jose Tavares

      Perfeito. Com rara exceção, tornam-se duplamente coniventes, por terem apoiado e agora por tentarem ocultar os crimes e as patifarias que estão vindo à tona, mas graças as redes sociais eles vão cair em descrédito ainda maior, porisso temos de acessar apenas os que estão jogando a favor do Brasil. Eu já desliguei a TV, maior manipuladora de mentes, e aposto na infalível Lei do Retorno, desta ninguém escapará. Amém.

    2. ALEXANDRE ZACARIAS I PEREIRA

      A mídia é sempre condescendente com o que quer que dê notícia. É o único fator constante na equação.

  21. João Perles

    O maior legado da Lava Jato se resume na eleição de uma genocida para presidente da República.

    Responda
    1. Borges DJ

      E a destruição total das grandes empresas nacionais de construção e energia

  22. Eduardo Silva

    O grande problema da Lava Jato foi centra-se em Lula (vide powerpoint) e esquecer dos demais e aí sim teve um foco estritamente político. Os grandes bandidos continuam por aí impunes e atuantes, inclusive os da direita extremista. Acorda Brasil!

    Responda
  23. Jose Carlos

    O principal legado da lava jato, apesar do caráter político seletivo, foi escancarar o maior e secular problema, a elite econômica egoísta que corrompe todo agente político para concentrar toda riqueza desse país. Uma pena que a população, manipulada pela imprensa da elite, só veja o menor culpado. A classe política. Enquanto isso, há 4 anos a elite solidifica os mecanismos de concentração que tinha perdido parcialmente com a constituição de 1988, apoiando a extrema direita desavergonhadamente.

    Responda
  24. Mario Donizete Pelissaro

    O uso politico da Lava jato sempre esteve evidente desde o inicio. Se tornou escancarado com os vazamentos seletivos às vesperas de eleicoes e principalmente a partir daquele Power point bizarro, mostrado por Dalagnol.

    Responda
  25. Luiz Antonio

    Existem trabalhos que têm que ser realizados por homens, não por adolescentes, o resultado taí, não tem PowerPoint que conserte. Os pseudos justiceiros, que gostam de brincar de xerife e bandido, na maioria criados em apartamentos, nos deixaram esse legado que aí está: um mitômano em Brasília.

    Responda
  26. Odair Luiz Andreani

    Excelente artigo, parabéns! Deveria ser de leitura obrigatoria a todos os membros do judiciario, Ministérios Públicos, polícias e órgãos de imprensa!

    Responda
  27. Iago M Zulu

    O que se passou, na realidade, foi o oposto. O que aconteceu foi o uso da justiça, por políticos poderosos, para acabar com a Lava-Jato e perpetuar a impunidade.

    Responda
  28. PAULO ROBERTO FELIX DA SILVA

    Texto corajoso. Parabéns!!!!

    Responda
  29. Emerson Luis de Moraes

    Dissecou o defunto fétido da Lava Jato, não com bisturi, mas com régua e compasso! Só faltou extrair o tumor alojado no fígado de uma parcela do STF e STJ. E identificar no sangue um vírus parasita muito potente (que se disfarça no meio de outros) chamado Rede Globo.

    Responda
  30. Luiz Carlos Wilcke

    Todo o problema nosso no judiciário nasce na nova republica com a promulgação da Constituição Federal de 1988. No artigo 5 ela deixou aberto a possibilidades de recursos ade eterno quando não determinou que a lei complementar deveria regulamentar o tal "Transitado em Julgado". Deveria determinar em quais condições o réu poderia ter direito a ter recursos levado ao STF. Talvez uma Constituição exclusiva pra regulamentar o art.5,e determinar em lei complementar quais crimes e passível de recursos,

    Responda
  31. Anderson Nunes

    Nosssaaaa, minha boca caiu em saber que o jorn.al F.olh.a de S. Paulo percebeu isso hoje, 06 de março de 2021, do ano da graça de nosso Senhor!! Tô besta!

    Responda
    1. Renato Almeida

      O artigo é ótimo, disseca em detalhes os resultados e vícios da operação. Só uma correção no seu comentário. Essa não foi uma opinião do jornal, foi uma opinião independente.

  32. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    [...]"Por isso, o papel da mídia é de evidente relevância. Sua função informativa deve conviver com um jornalismo crítico e investigativo..." que fique a lição FSP! Afinal já se vão 100 anos!

    Responda
  33. Luiz Carlos Wilcke

    O prejuízo causado pela ação do Presidente Castelo ( nomeado pelo Bozo), ja en vezes a cima do prejuízo causado pela Vasa jato.

    Responda
  34. sérgio dourado

    Verdade: só pode usar a Justiça pra soltar ban/dido: aí é regra qdo se trata do colarinho branco. Lava Jato fez história e ficará na história como referência de que o Brasil precisa mudar e sair do domínio dessas má/fi/as. Querem dinheiro da Lava Jato pra combaterem incêndio e até pra comprar vacina: mas não teve crime! Farsa.

    Responda
    1. Luiz Carlos Wilcke

      Se o juiz solta um preso e porque na origem o processo foi mal feito.

  35. Alisson Assunção

    Oi, a cooperação internacional considerada possível e ágil, também fez parte de mecanismo ilegal entre FBI e operação lava-jato a revelia da ciência do Ministério da Justiça. Ou seja, fizeram cooperação a margem da lei, afetando nossa soberania e segurança nacional. Foi um desastre.

    Responda
  36. Salvador de Oliveira Silva Salvador Silva

    Bolsonaro acabou com a lava jato para proteger sua família, grande dia!

    Responda
  37. Val Batista

    Os juízes e promotores da Lava Jato não serão punidos. Eles vão é enriquecer ainda mais. E vai terminar tudo em pizza, ou receber como punição uma aposentadoria com salário integral. Enquanto isso, as prisões estão abarrotadas de traficantes de maconha já liberada em outros países, ou que levam drogas pro filhos das elites. As prisões estão de pobres. Mas se o traficante é político, nem 500 quilos de pasta base de coca, levam-no para a prisão. País nojento, Judiciário mais nojento ainda.

    Responda
  38. Manola Dias

    Não se consegue punir quem faz as regras cumprindo as regras por eles escritas, elas são feitas para garantir a impunidade deles mesmo... Vida longa à lava-jato.

    Responda
    1. Cristina Dias

      Não entendeu nada...

  39. Val Batista

    Os crimes da Lava Jato expôs o Judiciário brasileiro que desde a época da escravidão recebia pecúnia para fazer vista grossa ao tráfico de negros. Há tantos registros históricos a nos envergonhar, que a Lava Jato é só mais um a escancarar as nossas misérias e a expor as razões da nossa desigualdade social. E vai terminar tudo em pizza, o máximo que os integrantes da Lava Jato vão receber de pena é aposentadoria com salário integral.

    Responda
    1. Luiz Carlos Wilcke

      Acho que o maior problema nosso são as leis, que na maioria das vezes tem gatilhos que permitem a quem tenha recursos se livra da cadeia.

  40. Mauricio Dias

    Boa análise! Faz possível apontar o erro: deve-se sempre cultuar o compromisso com a verdade na justiça e na política porque uma uma coisa não pode existir sem a outra. Esse é o jogo. Infelizmente o compromisso cedeu ao poder. A lava-jato é importante mas errou ao permitir o impeachment de Dilma e de novo, ao legitimar a entrada de Moro na política. Não corrigiram as regras do jogo, permitiu-se um jogo sem regras. Temos isso como resultado: mentira ao invés de verdade: Bozo. Não há mais jogo.

    Responda
  41. JOSE ALCEU BERNERT

    O último parágrafo talvez pudesse ser escrito como' A política ainda é maior que a justiça no Brasil '

    Responda
  42. Sergio Paulo Portela

    Parabéns pelo comentário Antônio Carlos. Só resta saber, no país da impunidade, se os atores e transgressores da LJ, juiz e procuradores, sairão impunes desse processo.

    Responda
  43. Joaquim Branco

    Análise correta e desapaixonada de uma operação que poderia ter ajudado o Brasil a estar em outro patamar, cujo viés ideológico é hipocrisia de seus membros e apoiadores, inclusive na imprensa, deixou como legado a pobreza a destruição de empregos e empresas e o extremismo estúpido.

    Responda
  44. eli moura

    mais do que dissolver é preciso punir. está aí o caso dos militares para os quais não houve as devidas punições, agora voltam para continuar a destruição da nação e da democracia que tentaram a 60 anos atrás

    Responda
  45. Antonio Carlos Antonio Carlos

    Parabéns, meretíssima!! Talvez só tenha faltado um comentário sobre a benevolência que a Lava Jato contou das instâncias superiores (TRF, STJ, STF), mancomunadas ou acoelhadas pela hábil manipulação da opinião pública pelos atores da LJ e, penso eu, ainda haverá de ser contado e documentado um dia a existência de possível interesse econômico além-fronteiras na destruição, a qualquer custo, da empresa Petrobrás e da indústria da construção civl brasileira. Tema para um próximo artigo. Parabéns!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.