Opinião > Aparelho militar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maria Lopes

    Existe a mística da disciplina militar; na realidade, um mau militar, que chega ao ponto de planejar atos de terrorismo graves contra a população e contra os quartéis ,não só sai ileso, sai com promoção.E depois, generais de quatro estrelas, teoricamente competentes, fazem acordos com ele, e até o ajudam a alcançar a maior promoção de todas. Chegando a essa alta posição, só faz me...da mas os generais continuam lá, firmes e fortes ao lado do nefasto. A impressão disso tudo? A pior possível.

    Responda
  2. Maria Lopes

    Exige a mística da disciplina militar; na realidade, um mau militar, que chega ao ponto de planejar atos de terrorismo graves contra a poluentes contra os quartéis , não só sai ileso, sai com promoção. E depois, generais de quatro estrelas, teoricamente competentes, fazem acordos com ele, e até o ajudam a alcançar a maior promoção de todas. Chegando a essa alta posição, só faz me...da mas os generais continua lá, firmes e fortes ao lado do nefasto. A impressão disso tudo? A pior possível.

    Responda
  3. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Matéria contraditória. Os militares no governo agem como civis, e não como militares, pois se fossem como militares haveria quebra da hierarquia, já que um ex-capitão estaria comandando generais. A própria matéria reconhece ser Bolsonaro o responsável pelos atos dos nomeados por ele ao afirmar que o Ministro Pazuello foi um desastre como estrategista (opinião controvertida) por obedecer a Bolsonaro...

    Responda
    1. Said Ahmed

      O presidente é o chefe das forças, independente da origem. Pode ser um ex-militar, um sindicalista, um sociólogo ou uma economista. O busílis está no credo de que o ''militar é capaz de resolver tudo''. Militares e ex-militares podem e devem fazer parte do governo se possuírem preparo, currículo e histórico que justifique a indicação. No caso do Pazuello, o credo falhou.

  4. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    A discussão está enviesada, na minha percepção. Não é critério de inclusão ou exclusão ser militar, mas ser perito na pasta. No caso da saúde, esse desafio é muito mais complexo. O hospital é uma das organizações mais complexas, pela intensidade e pela articulação de serviços de diversas naturezas (assistência, hotelaria, segurança de pessoas, equipamentos e materiais). Imaginem o SUS A ocupação do Ministério da Saúde dá a dimensão do que é ter alguém que não entende nada da pasta.

    Responda
  5. Benedito Silva

    Tudo tem um lado bom. Como o Brasil é uma país de memória curta, Pazuello é a vacina que rememora o desastre dos governos militares. Obrigado, Ministro, o anticorpo está sendo criado!!

    Responda
  6. João Braga

    Talvez a FSP possa ter razão. Mas ainda prefiro os militares a gente como Geddel Vieira Lima, Dirceu, Palloci, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Edison Lobão, Erenice Guerra, Romero Juca, Fernando Pimentel, Guido Mantega, Nestor Cervero, Jorge Zelada, Paulo Roberto Costa, Renato Duque...e outros. É preciso enumerar mais ou basta?

    Responda
  7. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Um exército que foi incapaz de punir com efetividade um elemento terrorista de seus quadros.

    Responda
  8. Cloves Oliveira

    A FSP deveria abster-se de falar sobre militares para não se expor ao ridículo. A noção de que o lugar dos militares é no quartel assemelha-se a afirmação machista de que lugar de mulher é na cozinha. Nos EUA, os militares e ex militares possuem preferência para o ingresso em cargos públicos, resultando que mais de 30% dos funcionários públicos a nível federal são ex militares. Pelo raciocínio folhista, o grande número de civis que trabalha nas forças militares também deveria ser eliminado.

    Responda
    1. niemeyer franco

      Fosse generalato sinônimo de sabedoria, o Brasil não estaria nessa barca furada. Que esses militares retornem aos quartéis e parem de ocupar "boquinhas" nesse governo nefasto.

  9. Vanderlei Nogueira

    Todos que se formam no Exterior se tornam líderes no Brasil e forças internas e ocultas impedem que o estudante brasileiro obtenha o conhecimento

    Responda
  10. Vanderlei Nogueira

    Por que o Brasil não pode dominar o ciclo e ter tecnologia para refino do Petróleo? Por que o país não investe o pré-sal na industrialização do país ?

    Responda
  11. Vanderlei Nogueira

    Todos ou quase todos os (Presidentes) da Petrobras foram indicados pelo Presidente da República. Tendo este tipo de visão, então, o país deveria se preocupar, também, com a indicação do Ministro da Economia para o atual presidente da Petrobras, ambos formados em Chicago. Inteligência brasileira: exportar óleo bruto para China e importar gasolina dos EUA (fazer uma média)

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Preciso acabar com a Petrobras, uma empresa de fachada para lavagem de dinheiro

  12. Luís Cláudio Marchesi

    O general da ativa Eduardo Pazuello é o caso gritante no qual a patente mais alta pede penico para um decréptito e insubordinado capitão reformado. Se tivesse amor à farda, já teria pegado seu quepe e pedido demissão

    Responda
  13. Luís Cláudio Marchesi

    O general da ativa Eduardo Pazuello é o caso gritante no qual a patente mais alta pede penico para um decréptito e insubordinado capitão reformado. Se tivesse amor à farda, já teria pegado seu quepe e pedido demissão

    Responda
  14. Fausto Faria

    À sorrelfa os cargos estão sendo ocupados, parece que as intenções verdadeiras estão camufladas.

    Responda
  15. José Oliveira

    Alguns problemas dos quartéis, são, além da hierarquia infalível, que omite culpados em nome dela, e o forte espírito de solidariedade nas corporações. Por exemplo, o atual capitão, foi insubordinado quantas vezes e saiu ileso? Aquele deputado que foi PM, também, insubordinado com várias prisões, depois virou deputado. Imaginem acobertados com ideia de serem blindados pelo poder absoluto? Além disso, as atribuições dessa importante instituição não é esta. E estão armados.

    Responda
  16. MARCOS CESAR MORAES

    A Folha vai no ponto: os oficiais militares têm boa formação, são capacitados nas suas áreas; devem ser valorizados e modernizados sempre, mas para a função para a qual são capacitados - a defesa nacional. Essa nobre função deve ser repensada a cada dia, já que as novidades da internet e das demais tecnologias demandam mudança de preparo e de ação. Qdo assumem outras funções, às vezes políticas, carregam o peso e o nome da farda para esferas sujeitas a outra lógica de atuação.

    Responda
  17. Said Ahmed

    Existe na cabeça das pessoas essa ideia de que o mundo dos militares prima pela organização. Talvez venha dos filmes sobre o militar alemão nazista, frio, calculista e irredutível, talvez venha da escola de administração quando se estuda o taylorismo, talvez venha da aura que reveste o lema de hierarquia e disciplina. Mas o certo é que não existe esta primazia da organização pelos militares. Não precisava do Pazuello para constatar isso. Bastava ver a quantidade de explosivo nas mãos do crime...

    Responda
    1. Said Ahmed

      ... organizado, explodindo agências bancárias pelo país afora. Tudo bem, hoje parece que está sob controle, com casos esporádicos cá e lá. Mas havia uma época que eram muito frequentes, quem tem boa memória se lembrará. O exército é quem controla explosivos. Será que naquela época o Pazuello estava à frente da fiscalização e controle de explosivos?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.