Joel Pinheiro da Fonseca > Ninguém quer o segundo turno dos pesadelos, mas caminhamos para ele mesmo assim Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Meu Deus o articulista não lê o que escreve. Opção é Moro e Huck ? ? ? Querem o caos do PaÃs. Não aproveitou seu mestrado em filosofia .
Nunca vi um comentário tão ruim sobre a conjuntura polÃtica brasileira. Bolsonaro tem grandes chances de não ir para o segundo. Outra coisa básica que o articulista ignora, não existe " centro ". É direita na veia mesmo.
"Ninguém", quem, cara-pálida? Fale por você. O percentual de eleitores que acompanhará Lula é muito grande, e crescerá mais. LL!
Donde para o colunista com 30% de voto cativo, Bolsonaro está garantido no segundo turno. No contorcionismo matemático e estatÃstico que ele faz, não há então nenhuma chance de outras duas candidaturas ficarem cada uma num intervalo de 31 a 35% e deixarem o Bozo amargando o terceiro lugar?
O segundo parágrafo é um primor. Queria saber se o articulista viajou ao futuro e descobriu quem será o juiz de instância que julgará o ex-presidente Lula? Mais ainda, será que Joel saberia se a sentença é desfavorável ao ex-presidente? Não me leve a mal carÃssimo, mas queria saber também se a sentença do TRF 1 também foi contrária? Então, já voltou ao presente? A ficha suja não se caracteriza pela condenação nas duas primeiras instâncias? Rapaz, esses seu segundo parágrafo é insuperável.
Excelente texto...
O sujeito gasta várias linhas para escrever um artigo que sugere...... Sérgio Moro como opção? Francamente. Está vivendo na lua ou é agenda?
Sério?! Vai começar de novo a falácia de polarização, dicotomia, autocrÃtica, risco PT? O colunista tem certeza que estes argumentos têm coerência? Acredita mesmo que é preciso não deixar o PT ir para o segundo turno , para se resolver os nossos problemas? Poupe-nos desse discurso vazio e medÃocre.
Joel, para variar, com suas análises toscas, rasas, sem embasamento e praticamente inúteis em termos de elucidação da temáticas submetidas ao crivo do público. Como assim segundo turno de pesadelo? Lembro bem que, em entrevista ao Painel (da GNews), o próprio articulista enunciava o apoio a Bolsonaro, confessando tanto a admiração quanto o voto no atual presidente..... Celso de Barros (Folha) e Claudio Couto (FGV) colocam no chinelo esse "economista" com mestrado em filosofia (wtf?).
O problema do articulista é apostar em um falso antagonismo, de caráter obscurantista e desonesto. O Bolsonaro é um extremista, um fanático, o Lula é uma liderança carismática de um partido social-progressista, por sinal, bastante ortodoxo em economia. O PT se antagoniza com o DEM, partido liberal de extração elitista. Entre esses dois temos PDT e PSDB, o primeiro trabalhista, getulista, de centro-esquerda e o segundo neoliberal.
Apenas o Mandetta me parece ter cultura, conhecimento e dignidade para ser Presidente, entre os mencionados.
tentativa tosca de socializar o próprio psicodrama da hesitacão (sincera ou não, pouco importa agora) diante da urna eletrônica no segundo turno de 2018: "Cada um de nós já sabe muito bem como votaria. Mas colocar-nos nessa escolha já é uma derrota. Estamos tão viciados na dicotomia e tão descrentes de qualquer terceira via que não largamos dela. Guiamos para o precipÃcio, vemos o precipÃcio na nossa frente, mas não mudamos a rota".
vamos falar sobre pressa no juÃzo sobre a realidade? "Se forem rápidos, Lula voltará a ser ficha-suja, dessa vez sem a esperança de uma reversão graças à suspeição de Sergio Moro". aparentemente, o articulista não se apercebeu de que o ex-juiz está mais próximo de tornar-se ficha suja do que o ex-presidente.
Raso como um pires.
Como um pires emborcado!
O autor é totalmente tendencioso. Eu também preferiria uma terceira via neste momento para apaziguar o Brasil. Mas nós não devemos esquecer que o centro representado principalmente pelo PSDB é que começou esta situação, incentivando a quebra constitucional com o impeachment e que criou todo esse clima de ódio que vivemos hoje.
O próximo segundo turno será diferente. bolsonaro não estará nele.
Nossos lÃderes são os mesmos dos anos 80. O ideário da esquerda brasileira é o mesmo dos anos 80. Essa direita brucutu que saiu do armário com Bolsonaro, tem um alinhamento identitário com organizações como TFP e Opus Dei, zumbis do Brasil dos anos 60. Precisamos nos livrar desses esqueletos e rejuvenescer o paÃs. Não me refiro à idade das pessoas, mas à s ideias que as orientam. Nesse sentido, temos velhos demais votando e sendo votados. E pelo menos até 2026, parece que será mais do mesmo.
pelo andar da carruagem, dificilmente esses velhos ( molusco, mito, ciro, marina ) ainda estarão vivos em outubro de 2022 . A gripezinha bolsomita está levando os velhos a rodo .Basta ler os jornais .
Jornalista precisa ser muito desonesto para classificar o Mussolini de Maringá como candidato de centro. Parece brincadeira. Deve achar que todos que leem este jornal são idiotas.
Não voto em Moro, Mandetta ou qualquer outro que tenha aceitado colaborar com o protofascista. Questão de princÃpios.
Sou contra a polarização Lula-PT e não acredito nada nesta "esperança" que o lÃder petista pretensamente despertaria, mas Sérgio Moro, ex-ministro do Tenente, foi um dos que nos colocou nesta situação. Para mim, a diferença entre ele e Bolsonaro é só de estilo.
Vou tentar ser otimista e achar que essa polarizacao deu o que tinha que dar e o pais mudara de rumo em 22. Acho que muita gente esta farta disso.
Ficamos assim: toda a culpa é de Moro e não existe nem nunca existiu corrupção no Brasil.
É sério que pra você a saÃda seria o Sérgio Moro ? Que piada. Enfim,não vai haver cenário polarizado no segundo turno, porque não haverá segundo turno. Lula eleito com cinquenta e tantos por cento no primeiro.
Porque agora a oposição é um genocida, com mais de 200,300,600mil mortes; com o pior enfrentamento a uma pandemia. Nem preciso citar a economia né ?
Vai sonhando. Nem no auge da popularidade ele conseguia ganhar no primeiro turno, por que o faria agora?
Brilhante artigo, Joel! Mas nesta escolha de Sofia, não tem como não ficar com o Lula!
Meu caro articulista, pode ficar tranquilo , Lula vence no primeiro turno.
ilusão de demografia cometida pelo articulista: a quem corresponde esse "ninguém" do tÃtulo? em suma, a coluna foi aparentemente ditada a seu autor pelo próprio pai, ouvindo uma mensagem de whatsapp de marina silva.
Em março de 1921, exatos 100 anos atrás, monocraticamente, Lênin altera a sigla do Partido Social Democrata e Trabalhista da Rússia para Partido Comunista Russo, e declara: ''Creiam-me! Só podem existir dois tipos de governo na Rússia: Czarismo ou Sovietes''. Em março de 2021, cem anos depois, Lula e Jair repetem o lÃder bolchevique. No Brasil, segundo Lula e Jair, só existem dois tipos de governo: lulismo ou bolsonarismo. O paÃs em transe segue a marcha batida do colapso! Com Supremo com tudo.
Em março de 1921, exatos 100 anos atrás, monocraticamente, alterar a sigla do Partido Social Democrata e Trabalhista da Rússia para o Partido Comunista Russo, declarou: ''Creiam-me! Só podem existir dois tipos de governo na Rússia: Czarismo ou Sovietes''. Em março de 2021, cem anos depois, Lula e Jair repetem o lÃder bolchevique. No Brasil, segundo Lula e Jair, só existem dois tipos de governo; lulismo ou bolsonarismo. O paÃs em transe segue sua marcha batida ao colapso! Com Supremo, com tudo.
Vou imitar um famoso narrador esportivo: Joel VOCÊ É RIDÃCULO. kkkkk
"Nós" estamos viciados??? Me inclua fora disso. Fale por você, o que já é muito. Cada vez mais está se tornando perda de tempo tentar ler esse jornal.
O PT é perfeito? Não, mas a falsa equivalência aqui é perversa. Se a opção é o socialismo imperfeito ou o barbarismo, vocês torcem o nariz e escolhem o barbarismo. Não querem acreditar que a ideologia neoliberal de vocês fracassou, morreu, não têm eleitorado mais; nem que se agarrar na antipolÃtica do antipetismo não vai eleger 'liberais' quando têm que competir com fascistas. O colunista faria mais pelo mundo se abandonasse o jornalismo para ir plantar couve.
Lula é "socialismo imperfeito"! Lula nem sequer tentou acabar com os escandalosos privilégios tributários dos mais ricos e seu Presidente do BC hoje é Secretário do Bolsodória. Isto é socialismo para você?
Comunismo é fascismo. Sem choro...
É um problema quando um colunista tem um ego tão inflado que acha que todo mundo concorda com ele de plano, sem nem cogitar que alguém não concorde. "Ninguém quer" é muita pretensão! Joel, talvez ninguém na sua famÃlia queira, ou ninguém do seu cÃrculo queira, ou até que ninguém do seu bairro queira... mas não fala por mim, não, que eu não lhe dei procuração! Quanto ao resto, a tentativa de retomada da demonização ao PT, isso já é esperado, tanto do "fisófolo" tucano em questão quanto da fsp.
Um segundo turno de pesadelos seria Miliciano Genocida x Marreco de Curitiba, esse sim destruiria esse paÃs de vez. Molusco perto desses dois é um Alecrim Dourado que nasceu sem ser semeado.
Sérgio Moro kkkkkkk Tá de brincadeira, né?! Só chegamos a essa situação por causa do jogo polÃtico-eleitoral na condução dos processos da Lava Jato. O colunista sabe muito bem disso, a verdade é que está imbuÃdo de má-fé.
Pesadelo é Bolsonaro reeleito. Desde que mantida a democracia, nada, absolutamente nada pode ser pior que o atual presidente. Como alguém que não tem especial simpatia por Lula, mas que também não tem o ódio visceral de parte do eleitorado, me sinto confortável para analisar sem a bile: não acho que a candidatura de Lula seja boa para o Bolsonaro. Ele deve estar se borrando de medo, isso sim. Quem está garantido no segundo turno é Lula e para derrotar ele, só se o Bozo ficar pelo caminho.
Seguiam no avião Bolsonaro, Lula e Moro. O avião caiu. Quem se salvou?
Artigo lúcido! A escolha entre Lula e Bolsonaro só garante uma coisa um futuro terrÃvel a curto prazo. É o caso dos que ainda podem migrarem, buscarem refúgio no exterior. Ter 73 anos e ver este tipo de escolha é um grande desapontamento para aqueles da minha geração que acreditavam que o Brasil teria um futuro promissor.
O Joel parece que escreveu o texto com o fÃgado, 10 minutos depois de conhecer a notÃcia e enxugando as lágrimas. Análise simplória e com pouca reflexão, levando em conta que o autor é formado em economia e filosofia. A torcida para a Justiça Federal condenar de novo e rapidamente o Lula é patética. Moro versão 2.0. Que tal analizar com um pouquinho de isenção o papel do juiz e promotores da LJ nesse pesadelo fascista en que estamos enfiados?
Interessante situação em que os comentários dos leitores são bem melhores do que o texto do articulista. A Folha precisa tomar seu prumo e não insistir nos erros do passado.
ninguém mais " centrão" que o Lula por isso foi preso por corrupção. Agora votar em alguém que não tá nem aà pro povo bradsileiro? Que desde o começo da pândemia foi contra a vacina e contra o distânciamento ? Que mente até usando a carteirinha de vacina da própria mãe ? que incentiva aglomeraçoes sem o uso de mascara ? Então a polarização aà é do bem contra o mal . É do Deus contra o diabo.Já escolhi meu lado
Joel já entrou novamente na campanha de demonização do PT, como se corrupção fosse exclusividade desse partido. Se esqueceu de que o melhor governo que tivemos desde 64 foi o do Lula. Deve ter tomado uma dose cavalar de Rivotril para conseguir dormir ontem.
O economista e filosofo parece refém do maniqueÃsmo que condena, deixa evidente a soberba de iluminado na terra dos incautos . Como pode um analista sério criticar polarizações e populismo sem se quer mencionar a incapacidade dos centristas equilibrados e competentes representantes do Tucanato ? Sem o mÃnimo de considerações da aventura autoritária e partidária de Sérgio Moro ?
Adoro quando chamam Moro e Huck de centro... Já passaram vergonha na coluna da ombudswoman, mas não desistem
Lamentável a leitura de um filósofo que consegue colocar Moro como candidato plausÃvel e, pelo visto, melhor qualificado. Alguém que conseguiu desmoralizar o aparato jurÃdico e produzir aberrações no âmbito da justiça e ainda proporcionar as condições para a eleição do pior presidente da história, não poderia figurar em lista alguma. Além disso, com todas as crÃticas que possam ser feitas, equiparar o ex presidente Lula a esse perverso que está na presidencia desmerece a análise.
Ninguém quem? Eu quero! E vocês, jornalistas corporativos, estão mais uma vez construindo a mesma narrativa: os extremistas, o antipetismo... Desde ontem as pessoas voltaram a ter um mÃnimo de esperança. Mesmo sabendo que foi mais um golpe pra salvar um ex-juiz que destruiu o paÃs e a biografia de um outro bem parcial.
Numa polarização em que de um lado tem um fascista autoritário boçal genocida, fica fácil de escolher de que lado se quer ficar
O rapaz insiste. Deixa de ser falso! Tá desesperado e tentando reproduzir um clima de pseudo polarização. Comparar um presidente que governou por 2 mandatos sempre respeitando regras, a democracia e as elites (esse o seu maior erro) com o que temos hoje é no mÃnimo desonesto. Dizer que ciro é centro-esquerda?! Volta Lula!!!!
O governo de Lula é muito melhor que o atual, mas isso não quer dizer que ele respeitou as regras: o mensalão solapou o sistema presidencialista no Brasil.
Acho que quem também tem que fazer auto crÃtica é a imprensa por ter idolatrado Moro e todos os seus abusos. Depois, Ciro Gomes teve 12% de votos em 2018, é o que o Bolsonaro teria se não fosse a ação do Adélio. Ciro e seus coices para todo lado jamais será opção viável. Bolsoonagro não vai para o segundo turno, Graças a Deus o percentual de tontos está abaixo de 30% no Brasil.
Falsa equivalência comparar um estadista com um fascista. A FSP distorce a realidade para acolhê-la em sua narrativa. Lamentável.
Concordo com a comentário, mas quem faz a equivalência é o articulista. A FSP é um espaço plural de opiniões.
...esticado até se desprender em pedaços aos dois polos mais fortes. O que o autor não vê ou não diz é que a realidade de conjunto está polarizada, há uma profunda crise econômica agravada e muito pela pandemia, uma crise social pronta para explodir, uma degeneração cultural com qanon, trump, bolsonarismo etc., cuja polarização polÃtica e eleitoral, mas não só, é expressão, sintomas e não causa do fenômeno conjuntural. É preciso ver o todo, ainda que abstrato para entender as partes...
O autor deste artigo expressa o sentimento dos tucanos em revoada de desespero. Ele não consegue ver que não é só o cenário eleitoral que está polarizado, com os "extremos" (um populista demagogo com fachada de Mussolini tupiniquim, que não passa de um miliciano do baixo clero, de um lado; e, outro populista demagogo, conciliador de classes, que tbm vendeu a alma ao mesmo centrão, mas com base social real na classe trabalhadora e no povo mais empobrecido), com o "centro", direita envergonhada...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Ninguém quer o segundo turno dos pesadelos, mas caminhamos para ele mesmo assim Voltar
Comente este texto