Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RAYMOND KAPPAZ

    Cada povo tem o governo que merece.Teve Lula agora Bolsonaro.Lima Barreto já dizia : o Brasil não tem povo, tem plateia.Essa é a triste realidade; população conformista que aceita, com a maior tranquilidade que 90% não tem esgoto tratado , 80% é analfabeto (incluidos os analfabetos funcionais), aceita mansamente a morte de mais de 1.500 pessoas por dia de Covid.Com essa polarização, teremos mais dois anos de paralisia, muito debate e nenhum progresso.Triste realidade a nossa.

    Responda
  2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Onde achavam que iríamos chegar com a demonização e consequente exclusão de apenas um dos lados do espectro político, a uma evolução política da sociedade? O que vimos, e estamos vendo, e corremos o sério risco de vivermos por ainda muito tempo, é uma regressão aos primórdios da política.

    Responda
  3. Pedro Cunha Jr Cunha

    It's not political solution!

    Responda
  4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Retrato do nosso subdesenvolvimento político, o analista só fala em nomes, não há menção a uma ideia sequer, nem a resquícios de um projeto político que tente equacionar e focar nos principais problemas do país, tudo se resume a uma disputa entre forças políticas que não se sabe exatamente que projeto de sociedade representam. Não é culpa dos políticos, como se costuma dizer, mas de uma sociedade mergulhada numa ignorância política que a resume numa disputa entre um suposto bem e um suposto mal.

    Responda
  5. eusebio luis pinto neto

    Esses analistas ... não cansam de errar e demonstram não conhecer nada do Brasil real, mas adoram ignorar os crimes das elites.

    Responda
  6. Joao Vitor sottiili

    Quando o Lula era presidente o Brasil crescia com distribuição de renda. Qual o medo???? Voto Lula sim! Já governou e foi o maior sucesso

    Responda
  7. Marco Aurélio Mello

    'Ninguém'?! É muita presunção e até arrogância falar por todos os eleitores e todos os leitores. E qual seria o segundo turno dos sonhos do colunista? Bolsonero x Huck?? Melhoras, Folha!

    Responda
  8. Antonio Pinheiro de Carvalho Filho

    O país já está de saco cheio dos extremismos. Chega de esquerda ladrona e de direita genocida. A população quer GOVERNO. Quer que as instituições do estado FUNCIONEM. Que parem de ser manipuladas pelo presidente da hora. Já deu. Ninguém aguenta mais essa dicotomia burra. Já se perdeu muito tempo. O país precisa andar!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Enquanto houver concentração de riqueza de um lado e de miséria e exclusão do outro não sairemos disso. Um lado tenta minimizar os efeitos da exclusão social e o outro tenta amplia-la.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esquerda ladrona? Parece que não entendeu nada do que aconteceu. A esquerda resolveu aderir à ladronagem histórica da direita, aliando-se a ela nesse sentido, porque achou que só assim se manteria no poder e conseguiria produzir alguma mudança na distribuição da riqueza.

  9. Marli Miranda Vieira

    "Ninguém", "segundo turno dos pesadelos". O pesadelo é seu. Fale por si. Eu e milhões de brasileiros não se incluem nesse seu texto raso e tendencioso.

    Responda
    1. Claudio Goldman

      Pode me incluir no pesadelo. Eu e muita gente.

  10. Marcos Serra

    Parafraseando o Tom Jobim, o Brasil não é para principiantes; o Brasil é para ignorantes. Não se trata de gostar do Bolsonaro ou PT. Cada um na sua. O atual governo vai mal? Em 2022 troca-se ou não, a escolher. Agora, querer aproveitar-se de manobras jurídicas ou erros processuais para tentar reconduzir à presidência o maior ladrão que já transitou por aqui demonstra não só fanatismo; inconsequência mesmo. Acreditar que essa figura impoluta é inocente ofende as sinapses de neurônios sadios.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Carlos, leva o lá.drao para casa. Quem sabe ele não te dá um apartamento ou sítio de presente?

    2. Carlos Alberto Pereira

      Melhor um ' ladrão' do que um GE NO CI DA MEN TI RO SO!

    3. renata de souza carvalho

      São dois ladrões.Dois extremistas. Dois populistas. Um genocida. Ele não consegue passar duas semanas sem ofender ou fazer a bolsa tremer, sempre ameaçando jogar exército nas ruas e virar ditador.

  11. Marli Miranda Vieira

    Sérgio Moro é um bandido, que atacou covardemente o Estado de Direito, destruiu empresas e colocou Bolsonaro no poder , usando o judiciário e seu cargo para construir sua candidatura a Presidência em 2022. Esse sempre foi seu objetivo último. Só não contava com a traição rasteira de Bolsonaro a ele e a qualquer outro que pudesse enfrentá-lo em 2022. E a imprensa que pavimentou o caminho para Bolsonaro continua a mesma . O texto do colunista não me deixa mentir.

    Responda
  12. Maria jose dos santos

    Lula na verdade esta acabando com o PT...porque ele acha que o dono do partido..A esquerda tem bons nomes para apresentar ,Hadad...Freixo..Rodolff Rodrigues...toso de projecao Nacional...mas Lula e igual Bolssonaro quer o poder....Ele tambem os filhos erram isso tudo com provas robusta....Ele tambem e um grande mentiroso igual Bolssonaro

    Responda
    1. Milton Nauata

      O pt não se reciclou, não fez mea culpa dos erros q todos partidos ou integrantes dos partidos cometem, isso é inerente em qqr organização humana. O pt tem bons quadros, e o Haddad é um deles, se lula não tivesse tanto apego ao poder veria q como líder seria um tremendo cabo eleitoral.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esqueceu de que existe um povo, eleitores, são eles que decidem! O que querem os brasileiros? Não fazem a mínima ideia a não ser que cada um quer o seu próprio bem e de preferência que não tenham que se esforçar muito intelectualmente para isso.

  13. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Sabe a última do papagaio? Pois é... envelheceu. Agora a novidade é Moro, Dória, Huck e Mandetta no centro e Ciro em Paris.

    Responda
  14. Patricia Souza Duarte

    Essa polarização que tanto assombra a FSP não é obra do Fachin, do Mouro, do Lula ou do Bolsonaro, mas sim o reflexo vivo das inúmeras e imensas desigualdades que definem a nossa sociedade. Somos um dos países mais desiguais do planeta. Mas gostamos de pousar de escandinavos, de moderninhos. Não, não somos. Somos terrivelmente selvagens e atrasados. Tão selvagens e atrasados que em lugar de olhar para nossas mazelas, preferimos seguir discutindo o teto dos sem-teto.

    Responda
  15. Cloves Oliveira

    A polarização acirrada que o tribalismo político causará nos próximos dois anos, terá um custo trágico para muitos jovens, porque elas terão investido tempo precioso em atividades que não melhorarão suas vidas, não mudarão a cabeça de ninguém e nem a situação do país, mas o tempo investido jamais será recuperado. Não se trata de manter-se desinformado ou alheio, mas de evitar que uma obsessão doentia interfira com sonhos e realizações. Cedo ou tarde a conta será paga de um jeito ou de outro.

    Responda
  16. Luiz Augusto de Souza Loredo

    Cada um tem o pesadelo que merece. O meu seria ver o atual ocupante do Planalto num segundo turno com um apresentador de TV! Essa, sim, seria uma escolha difícil.

    Responda
  17. Mario Donizete Pelissaro

    Caro autor. Sugiro q voce se recicle. Esta retorica antilulopetista ordinaria e esquizofrenica está ultrapassada, desgastada e desacreditada. Principalmente agora, quando se tem conhecimento das falcatruas cometidas p aqueles q a popularizaram. Ela já fez estragos demais e ascendeu este aculturado fascista. Arruma outro discurso.

    Responda
  18. José Miguel Ortega

    Gente. o atual presidente não vai pro segundo turno, considerem essa possibilidade pois confrontado, não se sustenta. Vai fugir do debate? Se for diminui. E aguardem uma composição de Lula já no primeiro turno que pode mudar tudo, agora ele volta a ser político.

    Responda
  19. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Um tucano desplumado em busca do galho que lhes foi tomado pela extrema-direita a quem se aliaram em 2018. E depois de 260 mil mortos - por enquanto - a aliança da mídia, dos tucanos e suas adjacências, dos milicos e do sistema judiciário com os milicianos será possível? Quem viver verá.

    Responda
  20. marcos fernando dauner

    sinceramente, pelo andar da carruagem , duvido muito que algum dos dois esteja vivo em outubro de 2022 ! A gripezinha está levando os velhos "a rodo" .

    Responda
  21. João Batista da Fonseca

    A escolha é fácil, Lula na Presidência e Bolsonaro, Moro e outros mais na cadeia por fraudarem o processo eleitoral de 2018

    Responda
  22. Anderson Nunes

    Ninguém é muita gente não? Esse ninguém inclui eu ou só os braZileiros de bem? aqueles que tem Deus acima de tudo?

    Responda
  23. SILVANA MORAES

    É interessante como a mídia se esquece que na época Lula estávamos no quinto lugar como economia mundial, que Lula era um líder e reconhecido mundialmente, deixou a presidência com 87% de aprovação, distribuiu renda, elevou o PIB e nada contra ele foi provado. A mídia deveria fazer um Erramos como desculpa

    Responda
  24. Edvanio Ceccon

    Excelente análise Joel, a mais lúcida que vi até agora. Especialmente quando fala da incompetência de Bolsonaro e da falta de autocrítica do PT em relação aos escândalos de corrupção. É uma pena essa decisão, pois já caminhávamos para uma saída de centro esquerda nas eleições, o que ficou mais distante. Mas muita coisa pode mudar, não creio que os demais ministros do STF vão se calar. Vem chumbo grosso aí

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      É isso ai. Uma saída com o centro esquerdista Moro, Mandeta, Huck e Dória. Sabe aquela última do papagaio? Pois é... envelheceu.

  25. Rodrigo Silva de Souza

    Nota-se que o colunista ainda acredita em super heróis. Moro merece ter sua suspeição julgada pelo stf! Essa farsa que é a lava jato foi o que nos trouxe até aqui. Os crimes, de fato, existiram. Afinal, dinheiro confessadamente desviado foi recuperado. Ocorre que a operação foi utilizada para fins diversos. Interviu na política e alçou figuras que deveriam se ater às suas funções ao status de celebridade/herói. É certo que não conseguiriam isso sem o apoio incondicional e acrítico da imprensa

    Responda
    1. Rodrigo Silva de Souza

      *interveio*

  26. Neli de Faria

    Não me preocupo com isso!Existirá Brasil?E se existir estarmos vivos? Os dois oportunistas estarão vivos ?Digo isso, porque ao longo do tempo em que acompanho política(a 1ª vez foi na renúncia do Jânio...), percebi que esses políticos, loucos para pegarem o Poder, não conseguem.Exemplos de quem foi:não voltou , e quem quis e não foi: J K, Magalhaes Pinto,Lacerda,Tancredo(não foi presidente:não tomou posse!), Luís Eduardo Magalhaes, Aécio etc.Ou até a milicada incompetente colocará ditadura.

    Responda
  27. JONES DARI GOETTERT

    "Mas colocar-nos nessa escolha já é uma derrota." Derrota pra quem, seu Joel? Pra você? Ora, as escolhas dos outros são para você uma derrota? Por que? Preferir Huck, Doria, Mandetta ou Ciro não é mais legítimo que preferir Lula ou mesmo um genocida... Ou para você é? O conservadorismo é engraçado: só vale a escolha que lhe convém... Caramba!

    Responda
  28. José Augusto Bernabé

    É isso aí Joel, pode começar a Campanha "Lula já", assim você e seus colegas ativistas aceleram a arquitetura de um novo "Golpe Militar". Seus manés.

    Responda
  29. Laudgilson Fernandes

    Brasil não é para amadores. O que se exclui neste jogo de xadrez, não é a liberdade do Lula ou a possibilidade de sua candidatura e sim, a bomba que seria a divulgação dos diálogos travados na lava jato e o envolvimento político do judiciário nesta zorra. Livrar a cara do Moro, pode ser. Ou seria ele o boi de piranha oferecido pelo judiciário...Libertar o Lula, talvez seja a solução para a derrota do tresloucado do palácio. E a composição com certeza terá uma estampa centro-esquerda.

    Responda
  30. José Augusto Bernabé

    É isso aí Joel, pode começar a Campanha "Lula já", assim você e seus colegas ativistas aceleram a arquitetura de um novo "Golpe Militar". Seus manés.

    Responda
  31. Alexandre Maruca

    Então a lava jato foi enterrada por uma combinação dos 3 poderes. Coclui-se que Joel Pinheiro da Fonseca não viu excessos na operação conduzida por moro e cia. Só posso concluir também que para ele os fins justificam os meios, quando é pra condenar quem ele não gosta.

    Responda
  32. ana pinheiro

    O pesadelo de reeleição do asno genocida não é pesadelo e o julgamento de lula com a acusação correta por convicção e o juiz imparcial deveria ser mantida. Jornal lixo de destacar esse artigo. Não aprenderam com o maldito editorial do estadão sobre a escolha muito difícil?

    Responda
  33. Jose Geraldo Leite Coura

    "PT e Bolsonaro, se acontecer, não será uma escolha difícil. Cada um de nós já sabe muito bem como votaria" Você sabe ? Se arrependeu de 2018 ? Faltou Lula ? Não existe opção melhor ?

    Responda
  34. Leandro Rodrigues dos Santos

    Pesadelo? É sério que vão continuar na tecla de que é uma decisão muito difícil? Não aprenderam nada até agora apanhando todo dia do Bolsonaro? Queremos o respeito que sempre tivemos com Lula diante do mundo. Isso é um sonho, não pesadelo.

    Responda
    1. Antonio Pinheiro de Carvalho Filho

      Tanto Lula quanto Bolsonaro são exatamente a mesma coisa. Extremistas que acabaram com o país.

  35. Graziano Pera

    ou seja, teremos que escolher entre uma mer.a e uma bos.a, não será facíl. em ambos os caso o pais vira um monturo...

    Responda
  36. RAUL GONCALVES DE NETO

    Terei que anular meu voto mais uma vez. Infelizmente é isso, viramos reféns de extremistas de esquerda e direita. Torço pelo menos para que Sérgio Moro e Dalagnol paguem pelos seus atos criminosos.

    Responda
    1. raul neto

      Tem razão, o PT estava ocupado em desviar dinheiro da Petrobras para o Centrão.

    2. Carlos Gueller

      Extremistas de esquerda? O PCO tem chance de ganhar as eleições? Se conseguir encontrar uma só medida de extrema esquerda nos governos do PT, ganha um pirulito de goiaba

  37. JP Sartre

    Essa imprensa tucanoide já deu, né?!?

    Responda
  38. Emerson Luis de Moraes

    Pesadelo para quem? Perguntou ao povo brasileiro ou são as vozes da sua cabeça?

    Responda
  39. RAUL GONCALVES DE NETO

    Você aventou Sérgio Moro como uma boa possibilidade? É sério mesmo? Sou contra bolsocida e lula mas Moro consegue ser pior que os dois juntos. Pobre Brasil, pobre imprensa.

    Responda
  40. RODRIGO DMSK

    Avalie nas urnas se o povo não quer Lula de volta

    Responda
  41. Borges DJ

    Nunca devemos deixar cair no esquecimento que o bolsonarismo é, em boa medida, um produto do ódio da lava jato contra as forças progressistas (PT Lula) e da ampla e irrestrita divulgação pela mídia brasileira, em especial pelo Jornal Nacional. O Brasil está pagando um preço muito alto por esse conúbio criminoso

    Responda
  42. Wagner Nobuo Hanaoka

    Não voto em Ciro Gomes porque considero-o uma farsa tão grande como o Bolsonaro. Se o Bozo é um populista da extrema -direita, Ciro Gomes é o Collor da esquerda, igualmente populista e demagogo. Fora que o irmão do Ciro Gomes é tão pavio curto e inconsequente quanto os filhos do Bozonero.

    Responda
  43. Marcelo Rod

    Me parece que, so quem nao quer, sao os arrependidos do bolsojeguismo. Eu quero. Eu vou votar no Lula. E o 2° turno sera Lula e Bolsonaro. Nao tem como ser diferente. E os arrependidos? É provavel que voltem ao bolsojeguismo. Afinal é um cidadao de bem, o escarnio tupiniquim

    Responda
  44. DeloN Delon

    Em 2018 eu me recusei a ir votar no segundo turno. Se em 2022, esse cenário polarizado novamente se confirmar, acho que vai ser a maior diáspora de talentos da história do Brasil. Eu, por exemplo, vou avaliar seriamente me mudar para outro país. Não vou permitir que meus sonhos e minha juventude sejam destruídos pelo populismo barato.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Você está feliz com o desmatamento da Amazônia, os quase 300.000 mortos e os vexames nas relações exteriores? Sua omissão é responsável pelo desastre que se abate sobre o país. E acho que você não conseguirá sair daqui. Nos tornamos um celeiro para o vírus e, em breve, nem os latino-americanos desejarão a nossa presença. Tente sair agora, em 2022 pode ser tarde demais!

    2. Marcelo Rod

      Me parece que a sua dispensa das urnas, é um serviço ao BR...Parabens. Como sugestao, o Haiti teu dinheiro compra...em outros, duvido

    3. DeloN Delon

      A velha e super original resposta; "quer que eu te mostre a porta de saída?". Uau, como você é sagaz, senhora!

    4. silvia ramos

      Qual é a companhia aérea da sua preferência, mesmo?

  45. Daniel Poço

    Ainda conto com a cassação dessa decisão esdrúxula do Fachin (que revogou uma decisão irrecorrível em sede de um merorecurso integrativo de Embargos de Declaracao) pelo Plenário do STF. Afinal tal decisão foi a coroação do ápice da insegurança jurídica que o STF instaurou no Brasil!

    Responda
    1. silvia ramos

      Pois é... Só a declaração de suspeição de Moro pode ser melhor. Aguardemos.

  46. Rodrigo Silva

    O que este colunista parece querer dizer é o seguinte: gostamos de democracia, desde que não caiba ao povo escolher, desde que escolham sempre alguém "de centro" (Doria?). Ora, se for a vontade dos eleitores mandar Bolsonaro e Lula ao segundo turno, qual o problema? Nos EUA esta opção "polarizada" dá-se naturalmente, e venceu o Biden, qual o problema?

    Responda
  47. Felipe José

    Sérgio Moro candidato de centro? O mesmo Moro que utilizou a toga para ser cabo eleitoral de Bolsonaro, destruindo o devido processo legal no processo? Só se for o centro do inferno!

    Responda
  48. Alfredo Azevedo

    O que o Bolsonaro e sua tropa fez e continuam a fazer, é despiciendo enumerar. O Brasil hoje, virou piada, chacota: um pária isolado e sem rumo. A aliança sórdida da grande imprensa com a amoral elite em seu grande espectro, geraram as condições para essa "polarização" que os mesmos hoje, levantam como espantalho. A polarização existe: de um lado esse horror, do outro a esperança de um Brasil onde o povo, a Natureza, tinham vez. Ainda bem!

    Responda
  49. WILHELM NORDMANN

    Listar o Moro como possível candidato é uma piada. Está evidente que foi parcial no seu trabalho como juiz, independente do desfecho do processo de suspeição. Como político é foi apagado. Aposto que não volte mais a política, está tratando do seu pé de meia.

    Responda
  50. Leonardo Trindade

    Colunista fraquíssimo. Omite fatos históricos gigantescos pra criar uma linha narrativa que agrada somente a quem está em cima do muro. Nunca votei no Lula, mas espero ter a oportunidade em 2022 se as previsões se confirmarem.

    Responda