Opinião > Incompetência de Moro não impede declarar sua suspeição Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Roberto Schultz

    Não sou bolsonarista, abomino tudo o que esse sujeito (o suposto "presidente da República") diz e faz. Dito isso, agora também posso dizer que não sou esquerdista e MUITO MENOS "lulista". E que já estou "até aqui" de ambos, esquerda e direita. Bolsonaro é um crápula, mas Lula também não é um santo. E o artigo do Dr. Streck pende à esquerda, o que ele nunca escondeu. Ainda assim, TECNICAMENTE está correto. O que não deu pra aguentar foi aquela "presunção de inocência", no final. Não há inocentes.

    Responda
  2. José Antonio Bonato

    Uma verdadeira aula de direito esse artigo. No mínimo esse Urinol, colegas procuradores e, principalmente, o dr. Marreco, deveriam pegar uma cana exemplar para servir de exemplo a outros procuradores e juízes ainda soltos por aí.

    Responda
  3. Leopoldo Vargas

    Incompetência não se aplica ao ex juiz Moro, machiavelismo talvez, mas inegavelmente alguém compromissado em ajudar o Brasil a evoluir. Em um país com leis que privilegiam a corrupção, e a morosidade, aplaudo de pé como a lava jato de Curitiba conduziu esse processo. Acordos de delações mostraram ao nosso arcaico poder judiciário a agilidade vista em países de primeiro mundo.

    Responda
    1. Leopoldo Vargas

      Seguir a lei a risca funciona apenas quando o sistema é justo. Em sistema corrupto, a presença de um white knight da' um certo equilíbrio.

    2. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Eu gostaria de saber se você aplaudiria se num processo de separação o MP e o Juiz estivessem mancomunados para para lhe condenar. A constituição deve ser seguida e o STF demorou a colocar as coisas no lugar. Moro traiu a pátria e deve ser condenado junto com alguns procuradores. Se provarem alguma coisa contra o Lula, também.

  4. Dante Migliari

    Falou dizer como prender corruptos, ou, também, foi tudo fantasia que houve (e há) corrupção nas estatais, e que político algum esteve envolvido, muito menos of PT, símbolo da ética e da transparência? Que o Sr. Moro falhou, falhou. Pena. O Maduro virá à posse do Lula?

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      O Maduro só virá na posse do Lula se ainda estiver faltando oxigênio.

  5. CAMILO ALEXANDRE FURLANETTO

    Artigo fantástico!!!!

    Responda
  6. Luiz Roberto Curia König

    Lênio Streck sempre Lênio Streck. Parabéns pela redação contundente, sem deixar de lado a técnica nem a objetividade. Que a decisão por vir seja tão lúcida e tão justa quanto as ideias contidas nesse artigo.

    Responda
  7. Helcio Fernandes Mattos

    Pandemia...Colapso nos hospitais...Escassez de vacinas...E ainda temos que suportar ISSO???

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Isso está na origem. É o ovo da serpente que gerou o colapso nos hospitais, a escassez de vacinas, os 270 mil mortos. Não fosse o criminoso juiz miliciano, não teríamos o criminoso miliciano na presidência.

  8. Fernanda Garibaldi

    Excelentes, como sempre.

    Responda
  9. delane José de souza

    Uma coisa não entendi: Fachin demorou 5 anos para descobrir que Curitiba não era o foro adequado? Foi por essa lentidão de raciocínio que votou contra o habeas corpus e manteve Lula preso por 580 dias?

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Essa é a pregunta que não quer calar. Na verdade, ele está tentando livrar a cara do Moro e seus asseclas.

  10. José Alves Rocha Junior

    Essa não é uma opinião imparcial. Pelo contrário, é a opinião de dois advogados criminalistas que defendem acusados e, certamente, têm interesse em enfraquecer juízes fortes que causam-lhes derrotas nas cortes.

    Responda
    1. José Cidade de Oliveira Filho

      "Juiz forte" = aquele que age fora da lei ? Quem age fora da lei não é criminoso ? Como "ganhar" de alguém que decreta o resultado do jogo e já combinou de antemão com o time adversário que, aliás, só "entrou" em campo para fazer figuração e fingir que estava havendo um jogo ? Aliás, jogo estranhíssimo, pois um dos "gols" que constam na "súmula" sequer existiu, foi inventado pela delegada.

    2. MARIA CLARA Abalo Ferraz de Andrade

      Há só meia verdade na sua opinião, porque o professor Streck atuou durante 28 anos como procurador no Ministério Público. Ou seja, ele não era advogado criminalista. Trabalhava para a acusação. E deve estar triste de ver no que o se transformou o MP. E agora, José?

    3. Said Ahmed

      Se é opinião, como esperar que seja parcial?

    4. José Alves Rocha Junior

      Nada a ver com argumentação ad hominem! Essa é uma questão de "partes interessadas". Não se pode admitir, por exemplo, que advogados criminalistas possam fazer parte de uma banca que julgará seus clientes. Portanto, eles até podem ter razão, mas para mim sua argumentação é descartável.

    5. Carlos Soares

      Caro José, opinião imparcial, no que tange à questões do direito devem ser embasadas pela Constituição e, no caso do Lula, do CPP. Isto vale não só para a defesa, mas sobretudo pela acusação e o juiz. Neste sentido, pouco importa de quem venha a opinião, desde, como dito, estejam devidamente ancoradas na letra da lei. Para questionar a imparcialidade dos advogados deve-se apontar onde está a falha na argumentação, mas no que concerne à letra da Constituição e do CPP.

    6. Stefano Domingues Stival

      errata: ad hominem*

    7. Stefano Domingues Stival

      Você acaba de construir um as hominem perfeito. Os pretensos motivos interesseiros de que você os acusa não tem nada a ver com os argumentos, estes sim, objetivos, que eles apresentam. Para você entender: é como se alguém te dissesse: "2+2=4", e você respondesse: "ele é ladrão, isso não pode ser verdade!" Percebeu?

    8. delane José de souza

      Juiz 'forte' é aquele que se pauta pelo devido processo legal.

  11. Henrique Marinho

    E digo mais: se o colunista quer que seja dado o exemplo com a punição do juiz, o que dizer do mau exemplo da eventual impunidade da qua.drilha que roubou 8 trilhões de reais de nós, brasileiros?

    Responda
    1. Rafael Lopes

      8 TRILHÕES???? Tá parecendo o Faustão, dizendo que o fulano artista músico vendeu 7 bilhões de cópias do seu novo disco!!! Cada indivíduo no planeta comprou um disco!! Kkkkkk. Cidadão, vamos ser honestos intelectualmente?

  12. Henrique Marinho

    Não sou doutor em direito, mas sei que, por uma questão de doutrina, a decisão de Fachin sobre a incompetência do foro automaticamente implica na anulação da ação de parcialidade do juiz. Interpretações distintas são feitas ao arrepio da lei.

    Responda
    1. José Cidade de Oliveira Filho

      Caro, não é necessário ser doutor em direito para perceber algo claro. 1 - A decisão do ministro Fachin anulou, tão somente, atos decisórios, portanto toda instrução, em teoria, podrá ser reaproveitada; 2- Partindo dessa premissa, permanece incólume o requisito da utilidade/interesse do paciente na apreciação do pedido de suspeição, sob pena de se validar atos conduzidos por juiz suspeito em detrimento do paciente, o que causaria prejuízo irreparável ao mesmo.

    2. Cristina Dias

      Qual doutrina? Cite as fontes.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.