Opinião > A barafunda do STF Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Sergio Magalhães Luz

    Voltei a assinar a folha pensando que depois das revelações da vasa jato fariam jornalismo, infelizmente continua na mesma linha que apoiou a ditadura e o golpe de 2016. Cancelando minha assinatura ainda hoje.

    Responda
  2. Wilson Oliveira

    Esse trecho do editorial resume tudo que o contribuinte precisa saber: a corrupção investigada pela Lava Jato foi real. O Ministério Público fez a sua obrigação, mas a nossa estrutura jurídica com 4 instâncias bate cabeça com intermináveis firulas jurídicas protelatórias até que os todos os crimes prescrevam. Pagamos a conta sempre, mas o bolso do contribuinte não aguenta mais.

    Responda
  3. Marcos Valério Rocha

    É folha não dá...

    Responda
  4. Cristiano Kock Vitta

    A Folha é astuciosa como o diabo. Salvo-conduto da ditadura militar que exige autocrítica do PT e não faz a sua. Ombudsman é peça de ficção.

    Responda
  5. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Me parece que cavaremos de novo o caminho de volta pro inferno................................

    Responda
  6. Alberto Silva

    O editorial da Folha não surpreende. Está absolutamente alinhado com o apoio explícito do jornal ao golpe contra Dilma Rousseff e seu apoio explícito à Lava Jato. Por um breve período, o jornal parecia ter aprendido a lição, com os áudios da Vaza Jato. Mero jogo de cena. A retomada dos direitos políticos de Lula trouxe de volta as mentiras e covardias da Folha. Lacaia da ditadura militar.

    Responda
  7. LUCILENE PIZOQUERO

    Quer o golpe. Não suporta o Lula. Isso é jornal ou partido?

    Responda
  8. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Se o Lula fosse presidente eu estaria vacinado.

    Responda
    1. Paulo Ferreira do Nascimento

      Incansável Felício. Está em todas as matérias passíveis de comentário. Espero que não seja um robô...

  9. Mark Moré

    [continua] Nesse caso, não se trata de descobrir o cometimento de um crime e, em seguida, procurar o homem que o cometeu, é uma questão de escolher o homem e, em seguida, procurar nos estatutos jurídicos, ou colocar os investigadores para trabalhar, com a finalidade de imputar algum crime sobre o escolhido.

    Responda
  10. Mark Moré

    Parafraseando Robert Jackson, o maior perigo do poder do Juiz de Direito e do Promotor de Justiça é que eles irão escolher as pessoas que eles pensam que deveriam pegar, em vez de escolher os casos que precisam ser processados. Com os estatutos jurídicos preenchidos com uma grande variedade de crimes, têm enorme chance de encontrar pelo menos uma violação técnica de algum ato por parte de quase qualquer um.

    Responda
    1. Mark Moré

      Deveria ser apenas o maior perigo do poder do Promotor de Justiça, mas ficamos sabendo que há magistrados que fazem as vezes da acusação.

    2. Mark Moré

      [continua] Nesse caso, não se trata de descobrir o cometimento de um crime e, em seguida, procurar o homem que o cometeu, é uma questão de escolher o homem e, em seguida, procurar nos estatutos jurídicos, ou colocar os investigadores para trabalhar, com a finalidade de imputar algum crime sobre o escolhido.

  11. leonardo cortez

    Quanta desonestidade intelectual num único texto. O áudio vazado do Jucá como a FSP bem sabe estava ligado ao golpe contra uma presidenta eleita democraticamente e sobre a qual não recaía nenhum crime de responsabilidade. Golpe que a Folha apoiou e agora tenta empurrar para debaixo do tapete. Vergonha! Não aprenderam nada depois do vergonhoso apoio a Ditadura Militar.

    Responda
  12. Alberto Leite

    Detestável o texto ...

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    Num mundo ideal os Ministros do STF precisariam abster-se de agir como politicos dentro de um Judiciário que se comportasse como um membro passivo do governo e que cujas decisões não procurasse estabelecer políticas de maneira proativa. A realidade é que a distinção entre o Judiciário e a política não passa de mera ilusão. A sobreposição das duas atividades não é de todo ruim, mas o que estamos assistindo no Brasil é uma deterioração do equilíbrio entre o legislar e o julgar.

    Responda
  14. Antonio Ribeiro

    Editorial que remete a FSP aos sombrios tempos da "ditabranda", quando forneceu recursos aos órgãos de tortura. Mesmo com cem anos de existência, a FSP nada aprendeu com a História. Se o jornalismo é ruim, pior ainda quando tratam de Direito e garantias individuais

    Responda
  15. Marcos Jorge Barreto

    Aos 100 anos, era de se esperar que a Folha de São Paulo tivesse aprendido a ter compromisso com a verdade e a honestidade intelectual.

    Responda
  16. Agnaldo Trombin

    Novamente ignora o aprendizado do caso da escola Base. Infeliz cobertura jornalística deste jornal que, displicentemente conduzida, provocou uma tragedia maior do que a suposta acusação. Alem de mortes de caluniados sem direito a restituição da verdade e do devido reparo. Insiste em apoiar golpes, desinformação e cumplicidades em tragedias, como a eleição do energúmeno miliciano. E pensar que tem tudo para se tornar um dos maiores jornais do mundo. Que desperdicio.

    Responda
  17. Alcione Malheiros dos Santos

    Talvez o editorialista tenha dificuldade de entender o que seja o devido processo legal e garantismo. É possível que esqueceu que os tribunais, durante cinco anos, referendaram todos os atos da lava jato, "escutando o clamor das ruas"(???). Depois que veio à tona as patifarias cometidas contra o ex-presidente Lula, os tribunais perceberam até onde foram também vítimas das manipulações da força tarefa, com o auxílio luxuoso da imprensa, incluindo, a Folha de São Paulo.

    Responda
  18. SILVANA MORAES

    A FSP insiste em ser mentirosa, enganar os seus leitores menos espertos com as manobras da velha política perniciosa do Brasil, que nos solapa com o menosprezo ao que é realmente de Direito. O Ministro Fachin foi corajoso reconhecendo a maior manobra perversa que nosso país já assistiu. E mesmo enxergando com toda clareza o que foi exposto no processo fraudulento dia seguinte pelos ministros Gilmar Mendes e Lewandowisk insiste em não reconhecer em Lula a salvação para o Brasil. Lamentável

    Responda
  19. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Chegamos a 260 mil mortes por covid, será que a folha de São Paulo não sabe quem são os responsáveis por esse genocídio, que os processos contra LUIZ Inácio Lula da foram forjados todos sabemos,oras vão lamber sabão.

    Responda
  20. Vera Lúcia Da Costa

    Novamente a folha presta um enorme desserviço à história política recente do Brasil... agindo com um negacionismo impecável que está por hora vigente nesta nação, com apoio de órgãos e cidadãos inescrupulosos, a folha tenta distorcer fatos e emplacar mentiras.. tentando confundir os eleitores quanto aos acontecimentos gravíssimos que depôs uma Presidente honestíssima e que manteve o Presidente Lula preso por 580 dias. Para a folha a bandidagem de moro e sua quadrilha deveria transitar impune

    Responda
  21. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Somos um país que ainda demorará séculos para nos tornamos razoavelmente civilizados. Não temos um Contrato Social minimamente decente. Temos, isto sim, poderes que dividem a riqueza que tentamos produzir capitaneados por uma elite econômica secularmente mesquinha. Mas, pior mesmo, tudo isso com a nossa bovina subserviência e insistência em votarmos nas lesmas lerdas de mesmas ou outras caras, mas sempre com o mesmo conteúdo. Quando resolvermos votar numamaioria decente, anote: golpe será dado.

    Responda
  22. Anísio de Souza Chaves

    Parece que a FSP está insatisfeita com o estabelecimento da verdade e a absolvição de um inocente. É obrigação de jornalistas sérios divulgar a verdade e defender a democracia.

    Responda
  23. ORLANDO VEN NCIO DOS FILHO

    É lamente que esse Jornal, a exemplo de outros meios de comunicação, repita o mesmo erro de clamar pela "celeridade" dos processos em desfavor do ex-Presidente Lula, com o objetivo de tirá-lo, de novo, das eleições presidenciais de 2022. Foi precisamente assim que Sérgio Moro e o TRF-4 agiram! O resultado da utilização do Judiciário para intervir no processo político está aí : Um Presidente inapto e perverso eleito e um país completamente sem rumo. Que tal acabar com politização da Justiça?!

    Responda
  24. PEDRO FABIANO DA SILVA SOUZA

    Triste, desonesto, parcial e uma mistura de rancor culposo este editorial da Folha de SP. O bairrismo soberbo Paulista inibe a Folha de SP em assumir o protagonismo nacional. Este misto de alma de tucano que aflora os editores e um desprezo pelas camadas populares é sofrível. Talvez fruto do emparelhamento histórico, que do invés de educar, marcou a Folha por uma eterna relance contra as camadas populares. Triste ver que em tantos anos de história a Folha reitera e reforça seus erros históricos.

    Responda
    1. PEDRO FABIANO DA SILVA SOUZA

      Relance significa revanche.

    2. PEDRO FABIANO DA SILVA SOUZA

      Emparelhamento significa empastelamento. Horrivel estes corretores.

  25. francisco xavier de azaredo neto

    Correção: 36 dias levou o juiz relator para emitir seu parecer sobre o processo que tem 250 mil páginas. 6944 páginas por dia.

    Responda
  26. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Certíssimo, FSP. São tantos fatores contingentes que fica difícil unir os fios dessa trama. Temos de tudo um pouco: ação jurídica da LJ e reação política, verdades autênticas e verdades aparentes, interesses poderosos, fama e infâmia, rios de erros de julgamento do STF politizado e sua falta de princípio ordenador. Na' barafunda' do STF, "Lula é réu em oito processos, incluindo os dois resultantes em condenação, ora anulada". Hoje é candidato sem moral mas com ficha-limpa. .../Claudia F.

    Responda
    1. José Bueno

      Tudo o que vi e li até agora me convence de que o que ocorreu foi uma grande farsa contra Lula, um lider inocente.

  27. francisco xavier de azaredo neto

    Dar celeridade aos processos que envolvem Lula, significa fazer o que fizeram os juízes do TRF de Porto Alegre, que "leram" mais de 2000 páginas do processo por dia só para condená-lo em segunda instância e tirá -lo das eleições de 2018?

    Responda
  28. Wil Prado

    Os editores não precisam se preocupar: só prescrevem processos a favor do Lula; os contra, são dirigidos à mil por hora, mesmo atropelando todos os regulamentos. Como foram os depoimentos coercitivos e a condenação rápida e ilegal, para evitar que ele ganhasse as eleições de 2018.

    Responda
  29. Wil Prado

    O que mais atenta contra a estabilidade jurídica é parcialidade de um juiz. E a "Folha" "esqueceu" de mencionar.

    Responda
  30. Wil Prado

    O editorial vinha razoavelmente bem até o último parágrafo, quando pede a aceleração dos demais (falsos?) processos contra Lula. Acelerar o trâmite legal de um processo não é uma forma de lawfare?

    Responda
  31. JORGE MENDES

    O país mais desonesto do Mundo conseguiu inventar o crime...sem criminoso!!!

    Responda
  32. Christopher Wolf

    Estão validas as considerações da Folha a respeito da estabilidade jurídica, porém o problema vem de outro lado: a incompetência, como apontado corretamente, foi levantada há anos e estava gritante. Na suspeição, os eventos indicados, eram de conhecimento público e independeram, na maior parte, do vaza jato. Assim se pergunta, por que demorou tanto tomar as medidas adequadas perante condução coercitivo ilegal, vazamento de grampo ilegal, grmapo ilegal do inteiro escritório da defesa,

    Responda
    1. Christopher Wolf

      ...inclusive dos estagiários? Parece que boa parte do judiciário queria mais que acreditar nas desculpas espúrias vindo de Curitiba, seja por pressão público (e militar), seja por motivação própria. Inegavelmente houve uma questão de "timing" nas decisões recentes, ou que reduz, por si só, o devido processo legal a um mero processo político, no sentido amplo que houve interesses alheios aos autos em jogo.

  33. Abner José Barbosa

    Toda essa situação no STF é consequência de um trabalho mal feito pelo Dr. Sérgio Moro e companhia. É que no processo do Lula pela Lava Jato, ficou escancarado que houve manipulação no julgamento. Não há outra coisa a ser feita, a não ser anular tudo. O judiciário não pode querer ser popular, mas deve procurar a justiça. Populismo é para político. Acho que esse foi um dos erros do Dr. Sério Moro, querer ser popular.

    Responda
  34. Marco Aurelio Costa

    Mais uma vez a Folha deixa transparecer o seu lado tucano (como o Estadão)! Evidentemente, Lula inviabiliza um candidato tucano, seja Dória ou outro, o que desagrada profundamente a Folha!

    Responda
  35. Luís Costa

    A FSP apoiou sistematicamente as violações sistemáticas à estabilidade jurídica constitucional cometidas pela lava jato e agora vem defender a estabilidade jurídica...inventem outra saída, essa não cola!

    Responda
  36. Luís Costa

    A Folha só se preocupa com a estabilidade jurídica quando se trata de defender os interesses políticos empresariais que ela defende; ela não defendeu a estabilidade jurídica quando se tratou das violações da Lava Jato aos princípios basilares da estabilidade jurídica: os princípios do juiz natural, da imparcialidade do juiz, do devido processo legal e da condenação apenas depois de sentença penal condenatória transitada em julgado...todos esses princípios da estabilidade jurídica estão na CF!

    Responda
  37. Marcel Chain Intacli

    Parabéns FSP!!

    Responda
  38. Luís Costa

    Uma observação para os juristas da Folha de SP: o que atenta contra a estabilidade jurídica é a ofensa aos princípios do juiz natural, da imparcialidade do juiz e do devido processo legal!

    Responda
  39. benjamim picado

    outro escorregão da turma do aquário da folha: "Sabe-se que por ora as condenações de Lula estão anuladas; entretanto não está claro se por incompetência, suspeição ou ambas, hipótese em que teríamos outro golpe contra a estabilidade jurídica, já que ficariam abertas duas avenidas distintas para outros réus pleitearem nulidades". ora, confundir o devido processo legal com *golpe* é reincidir no pecado que fez esta folha e outros veículos glorificarem um processo patentemente viciado.

    Responda
  40. benjamim picado

    "A medida de Fachin causa estranheza porque os advogados de Lula haviam argumentado repetidas vezes ao longo de anos que Curitiba não era o foro adequado para julgá-lo, e seus pleitos foram negados em várias instâncias da Justiça, incluindo o Supremo". o editorial habilmente se esquiva de considerar o papel propagador da mídia, glorificando as irregularidades desse processo criminal e penal, conferindo ao magistrado ampla plataforma para seus projetos políticos e empresariais.

    Responda
  41. Paulo Silva Barbosa

    Seguiram religiosamente aquela música do Chico Buarque : "Não existe pecado ao sul do Equador ", onde os poderosos tudo podem e contratam escritórios advocatícios a preço de ouro e se livram de qualquer ação jurídica , enquanto o cidadão comum , faz das tripas o coração, para sobreviver neste momento terrível de pandemia e crise econômica .Estas idas e vindas da justiça brasileira só levam o desgaste cada vez maior e uma péssima imagem para a sociedade de um modo geral.

    Responda
  42. Danilo José Martins

    não muda, não defende a democracia, são imperdoaveis com o ex-presidente e com o STF. Suspeito e incompetente acho que alem do Moro esta sim a Folha e seus editoriais, apoiando o governo atrás das medidas do Paulo Guedes! que vergonha! Lembrando que fizeram parte da tramoia da Lava jato, cade a autocritica?

    Responda
  43. Marco Madeira de Ley

    A Folha está parecendo o seriado Stranger Things. Num dia vive no mundo real do Lula, noutro no mundo invertido do Bolsonaro.

    Responda
  44. Mark Moré

    Folha não esqueceu nada e não aprendeu nada. Ora, de nada vale a ligeireza processual se não houver juiz imparcial, devido processo legal, observância das garantias individuais, julgamento justo. Não devemos esperar açodamento da Justiça. O Poder Judiciário tem que ser coerente e dispensar o mesmo tratamento, e na mesma velocidade, a todos aqueles que vierem a figurar como acusados.

    Responda
  45. Marcel Chain Intacli

    Política é uma arte mesmo, estou convencido. Só não consigo entender algumas coisas , Bolsonaro é de fato para mim um péssimo Presidente e tem gente que defende, juridicamente certo ou errado a lava a jato recuperou bilhões de reais desviados, as empresas assumiram o roubo, o governo na época ,PT,PMDB,PP e outros não sabiam de nada ? inocentes? O PSDB também tem muita coisa a explicar vide o Sr. José Serra e Aécio Neves. País de malucos!!

    Responda
  46. maria Cristina medeiros

    Que editorial é esse?? Pactua-se com a Lava Jato e sua forma ilegal de tratar o processo penal. Pede-se o julgamento rápido de Lula. Não há sequer uma crítica a atuação política do Moro e da Procuradoria em Curitiba. Deixa nas entrelinhas que não importam os "erros" cometidos pela Lava Jata, visto que estava investigando corruptos. É esse o entendimento da Folha? Que vergonha.

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Celeridadeno julgamento para a a folha é a condenação sem provas, depoimentos forjados e provas escamoteadas. Para este que ja foi um grande jornal vale o dito: Para os amigos tudo, para os inimigos nada, nem a lei!!!

  47. Tadeu Roberto Corbi

    A folha fechou os olhos e apoiou os desmandos da famigerada lava jato. Deu espaço e voz à caterva de curitiba, meramente repetindo os "comunicados" dos "impolutos" juízes e procuradores. A folha sabia desde sempre que a 13• vara era incompetente e agora vem com este editorial? É a assunção da parcialidade que tem caracterizado o que já foi um grande jornal!

    Responda
  48. mauricio silva

    Os processos andaram tão rápidos, com o objetivo de condenar e retirar o adversário político do partido da justiça, que não deu tempo de desembargadores e ministros lerem as preliminares, onde se arguia a INCOMPETÊNCIA TERRITORIAL! Como esses operadores de justiça, que grande parte são professores, vão tratar a matéria sobre competências e suspeição?

    Responda
  49. Cristina Dias

    Não está faltando muito para a Folha clamar por um cabo e um soldado. Com ditabranda e tudo!

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      A folha não esconde sua postura golpista e a saudade dos anos de chumbo, quando cedia seus veículos à repressão.

  50. paulo da silva

    O Ministro esta em coma, pois há coisas muito feias sendo arquitetadas nas Elites do Judiciário. Super promotores e super juízes , além daqueles que colocam a opinião pessoas e fica vazando (crime) para suas fontes, não deve se chegar ha um bom lugar. Lembro que não se combate crimes cometendo crimes. Somos do degrau mais baixo, em paises com ordem, empresários pegos em mal feitos, apenas o indivíduo responderia e sua empresa e ou os empregos são protegidos. Aqui arrasa quarteirão, empregos?

    Responda
    1. HELIO TAVARES LUZ

      Em países "com ordem, empresários pegos em mal feitos, " deixam de ser 'empresários', por consequência suas empresas deixam de existir. Tal realidade atingem os seres humanos no exercício da política. Quando "pegos em mal feitos", deixam de ser políticos. Podemos verificar nas legislações da França e da Akemanha, por exemplo. Pior, são atingidos pelo descrédito do povo, consciente de que o Estado e as Instituições são subordinados à sociedade da qual integram. Veja o ex-presidente Chirac.

    2. HELIO TAVARES LUZ

      Em países "com ordem, empresários pegos em mal feitos, " deixam de ser 'empresários', por consequência suas empresas deixam de existir. Tal realidade atingem os seres humanos no exercício da política. Quando "pegos em mal feitos", deixam de ser políticos. Podemos verificar nas legislações da França e da Akemanha, por exemplo. Pior, são atingidos pelo descrédito do povo, consciente de que o Estado e as Instituições são subordinados à sociedade da qual integram. Veja o ex-presidente Chirac.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.