Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Vidal Gomes

    Penso que, para sermos justos, havemos de nos reportar às causas de Bolsonaro que é efeito. A primeira delas é nosso Presidencialismo insepulto, depois segue-se a corrupção e a eleição do PT por 4 vezes, por último, a participação deste nas eleições com um professor universitário subjugado por um semianalfabeto genial, então condenado pela justiça, que havia deixado 60 milhões de endividados, 40 milhões de invisíveis e 100 milhões sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento. Namastê!

    Responda
    1. Herbert Luiz Braga Ferreira

      Pois essa é a natureza dele

    2. Nelson Vidal Gomes

      Penso. Logo não sou petista nem bolsonarista. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namstê!

    3. Herbert Luiz Braga Ferreira

      Gomes, já deu! Arranja outro argumento. Esse já se esgotou há muito tempo! Esse teu "presidente" teve a chance de se comportar como um estadista. Jogou essa chance pela janela, como um moleque mau, irresponsável e perverso, pois essa é a natureza, ele apenas seguiu sua natureza, nada mais do que isso.

  2. Ana Ferraz

    Então, Hélio Schwartsman, feliz com o resultado de suas colunas defendendo o impeachment de Dilma Rousseff e relativizando em 2018 a ameaça que representava o candidato bolsonaro? A imprensa brasileira é parte do problema. Normalizou bolsonaro, naturalizou a nossa violência cotidiana, banalizou a morte dos pobres.

    Responda
  3. José Oliveira

    Nessa madrugada faleceu, o grande historiador, Manolo Florentino, que em 1998 em parceria com João Fragoso, lançaram o livro O Arcaísmo Como Projeto. Este livro trata dos momentos cruciais de nossa formação histórica em séculos anterior, mas infelizmente e emblematicamente, como se no século XXI, nosso projeto ainda é o arcaísmo, aliás, nos concretizamos cada vez mais uma País arcaico, de sociedade arcaica e fracassada em todos os sentidos, de homens arcaicos, homens ocos, como disse o poeta.

    Responda
  4. Paulo Silva Barbosa

    Infelizmente não temos espirito coletivo, onde o egoísmo exacerbado é notório . Basta ver nossas autoridades se safando de toda e qualquer responsabilidade , mostrando salve quem puder .

    Responda
  5. José Cardoso

    Vamos ver os resultados disso em 2022. O apagão em 2001 prejudicou bastante as chances do PSDB na eleição do ano seguinte, apesar do governo ter agido responsavelmente e coordenado junto à população medidas de racionamento. Se reelegermos Bolsonaro, é porque premiamos os que fogem dos problemas e culpam os outros.

    Responda
  6. Danilo Raslan

    Que desastre de ser humano é o Bolsonaro! Acho que o demônio tem orgulho de sua obra!

    Responda
  7. JOSE CARLOS BETONI

    Começamos a fracassar quando nos foi imposta durante a pandemia a política da "roleta russa". Toma cloroquina e vai...E aceitamos. O Paraguai, que tem história de massacre de seu povo, reagiu. Vamos continuar contando os mortos atônitos até quando?

    Responda
  8. Jose Carlos

    Herc Jr, pare de seguir negacionistas da ciência e história econômica dos austríacos de circo e a utopia anti simétrica do comunismo que talvez, talvez, talvez funcionasse entre 3 tribos amigáveis de 100 indivíduos cada praticando escambo. Nenhum pais adotou ou adotará essa utopia. Se tem algo consensual que a pandemia revelou pela enésima vez é a importância do estado. Nossa tragédia é justamente porque o estado foi omisso e irresponsável. Cada um.

    Responda
  9. Maria Bueno da Silva

    O povo do País da “Constituição Cidad㔠está fracassando no exercício da Cidadania.

    Responda
  10. Daniel Bovo

    Concordo. Parabéns pelo texto.

    Responda
  11. Herculano JR 70

    Somos uma sociedade vitoriosa. Ñ serão alguns contratempos q impedirão o andar inexorável do desenvolvimento. Na verdade, crises podem significar novos rumos. Sera q a maior contribuição do Covid ñ será apontar, novamente, q qdo governos se metem nas coisas elas sempre pioram?

    Responda
    1. Rodrigo de Andrade Dias

      Se dependesse exclusivamente da iniciativa privada brasileira, estaríamos todos trabalhando presencialmente e ombro a ombro... Tão delirante quanto o sonho de um Estado que provê tudo a todos, é o sonho liberal de que o "livre mercado" sempre gera a melhor resposta para todos. No livre mercado de verdade, é cada um por si e todos contra todos. O egoísmo é a resposta do capitalista à crise. Farinha pouca, meu pirão primeiro.

  12. Herculano JR 70

    Tivemos um ano pra preparar os recursos. Prefeitos e governadores criaram hospitais de campanha e os desmontaram. Onde estão os equipamentos desses hospitais? Sera q ñ sabem q isolamento ñ imuniza apenas protela? E q medidas de isolamento foram tomadas d forma precoce e a volta seria pior. Vacina era apenas um sonho. Apesar de isolamento diminuir a reprodução as expõe a agentes mutagênicos por mais tempo, ñ seria causa de tantas cepas novas q agrava a situação. Bnaro apostaria mais em cura

    Responda
    1. Sonia Ribeiro

      Herculano Poliana...

  13. Mario Carvalho e Silva Garcia

    Nosso fracasso como sociedade, não é de agora e não se resume a pandemia. Nossa história política e administrativa é o retrato acabado de uma sociedade manipulável e sem consciência de seus direitos e obrigações.

    Responda
  14. Antonio Lima

    Parabéns aos paraguaios. Corajosos, foram às ruas, quatro ministros já caíram e o presidente corre grande risco de ser impichado. Aqui na bozolândia vamos sendo bovinamente aniquilados. Fora genocida!

    Responda
  15. Luciano Napoleão de Souza

    A péssima qualidade e militância da nossa imprensa subversiva é também uma mostra de nossa falência!!

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Thiago Cury, para eu ter meus comentários postados eles têm que ser curtos e diretos. Toda vez que eu argumento eles vão para a moderação (censura) e são descartados. Comentários bem elaborados e com todas as palavras necessárias só para a patota de esquerda!

    2. Thiago Cury Ribeiro da Silva

      Argumente, não faça retórica! Obrigado!

    3. Fernando Minto

      Seria melhor, Sr Luciano, que tapássemos as covas e nelas plantássemos árvores para refazer o que foi destruído de nossas florestas. Aí a imprensa não jogaria contra, não acha?

  16. Ayer Campos

    Que me desculpe o estimado colunista, assim como a memória de estudiosos ilustres como Gilberto Freire, Sérgio Buarque e Darcy Ribeiro: parece mais plausível reconhecer que não existe tal 'universal abstrato' ou 'ente coletivo' como a 'sociedade brasileira'. Como diria a hoje detratada Margareth Thacher, o que existe são pessoas, famílias e corporações. E estas unidades são infelizes à sua maneira; já pareceram felizes, como na era JK (e na era Lula).

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Estava indo bem... Até que mete um ban-dido na história!!! Que pena!

    2. Ayer Campos

      As clivagens de classe, educação e renda são tão chocantes nesta 'povoação', que tornam quase espectral qualquer referência a uma 'sociedade de destino': até mesmo o mais importante elemento da cultura 'nacional', a MPB, é fortemente marcada por estratificações sociais e distinções de gosto.

  17. ana maria marques

    Dizem que um impeachment é algo muito traumático. Só se for para o próprio Bozo. O povo, de modo geral, ficará bastante aliviado. Mourão não é nenhum santo, mas não chega nem perto da insanidade do atual PR. E creio que os filhos se manteriam longe de Brasília. Simples não?

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Não é simples. É trocar 6 por 1/2 dúzia. Toda a matilha fascistóide está alinhada. Militares silecionsos. Aliás, estes mais de 6 mil 'verde oliva, braço forte mão amiga ' não fazem falta nos quartéis? Então que se extingam as ffaa.

  18. Marcos A T Garcia

    Povo brasileiro = povo vergonha.

    Responda
  19. José Ricardo Braga

    Um 'indicador', é o que o livro mostra - defenestrar maus governantes indica sucesso enquanto sociedade. Difícil refutar. Mas é só um indicador e há outros mais evidentes de nosso fracasso, como, p.ex., a condução do referido à Presidência. Lembro que para alguns, há poucos anos, também derrubar Dilma tudo resolveria e nada resolveu. Bolsonaro pouco governa, mais atrapalha - retirá-lo provavelmente o faria atrapalhar mais ainda, não resolvendo nada e ainda podendo piorar a situação. ;)

    Responda
  20. RODRIGO DORNELLES

    Por enquanto, só li o título. E gostaria de parafrasear: eleição de Bolsonaro mostrou que fracassamos como sociedade.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Concordo.