Mario Sergio Conti > Lula trouxe vida a cemitério da política ao usar recurso da 'Odisseia' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
E a esquerda caviar, com sua erudição a-sinina, estufa o peito, abana as orelhas e berra clamando "ladrão livre".
Ulisses retira o disfarce e recupera a aparência normal. Telêmaco e Eumeu aproximam-se, armados com dardos. Uma imensa tempestade abate-se sobre Ãtaca, bem no momento em que Ulisses, ajudado pelos devotos, abate a flechadas todos os pretendentes. Ãtaca tornou-se uma República das MilÃcias. O romantismo idealista de Singer é puro delÃrio mitológico. Lula jamais será épico ou trágico como Getúlio; apenas pÃcaro.Ulysses volta à Ãtaca que lhe dera tudo. Lula não tem mais nenhuma Ãtaca para voltar!
Jornalista erudito é outro patamar. Parabéns, Mário Sérgio! Sois um espécime de uma espécie em extinção!
Recentemente, li a Odisseia de Penelope, de Margaret Atwood que reconta a Odisseia a partir de Penolope como narradora, mas nunca havia pensado nessa questão das interpolações. Vou até conferir novamente. Sobre Auerbach, um ex-professor dizia: é um tratado sobre a literatura ocidental, leia-se europeia, é uma obra inesquecÃvel.
Recursos da Odisseia? O oligarca da rapinagem falou o obvio ululante. Só contrapontos aos absurdos bolsonaristas, mesclados com seu maniqueÃsmo habitual. Porta voz de si-mesmo e empenho narcisÃstico arquiconhecido. Mesmo Lula, mesma retórica. .../Claudia F.
O q me espanta é figuras , como essa, começar enxergar o lado humano do Lula e se curvar ao seu tamanho. Como humano, falivel. Vivemos tempos estranhos, mas esses senhores da grande midia serão necessarios pra desapear o genoci.da do Planalto.
Muito oportuna a lembrança do Velho Testamento. Lembrai, irmãos: Bolsonaro é a própria bes.ta.
Mario Sérgio Conti, dizer que o seu texto é brilhante é "chover no molhado". À falta do que acrescentar, lhe parabenizo e desejo que essa prosa erudita que caracteriza os seus escritos se mantenha por muito e muito tempo. O Brasil precisa.
Enquanto Lula já nos brindou com " conquistas homéricas" o Brasil hoje vive uma " odisseia " com o miliciano psicopata genocida colocando o povo brasileiro numa situação " dantesca"...
Bom dia a todos. Apenas gostaria de expor um pensamento. Por que nosso paÃs não nós tornou vó todo, um povo ávido por leitura ? De tivessemos como prioridade a leitura de clássicos, de conhecimento da história como mola propulsora de tudo de bom ou ruim que o Brasil gerou, estarÃamos aqui apenas nos deleitando com este artigo. Não alguns, mas toda uma " vila". Chegaremos lá.
Que texto maravilhoso, me trouxe de volta esse livro que me foi apresentado na PG, década de oitenta, que estudávamos por capÃtulos, nunca li todo, mas lembro do sentimento de estar diante de uma vastidão de conhecimento como até então não conhecera em nenhum outro crÃtico. Ah, estudei nele VirgÃnia Woolf. Obrigada pelo texto, pela chamada ao livro, por mostrar Lula inteiro num piscar.
Sem adentrar no campo politico, a vida pessoal de Lula assume contornos de epopeia, sua origem humilde, a migraçao, o lider sindical, o melhor presidente do Brasil, as conquistas sociais, a perseguiçao da imprensa e poderosos, a prisao, as perdas pessoais, a superaçao, a volta por cima, para virar lenda basta retornar a ser presidente de novo. No campo politico, outra historia.
Precisamos dar um passo á adiante nessa Odisseia polÃtica, novos personagens, basta de tragédias, um polÃtico corajoso, inteligente, com vontade e projeto. Só conheço um! Ciro Gomes. Como votei no PT por anos a fio posso e devo me rebelar. Liberdade para Lula, não por inocência, omissão também é crime, mas porque já pagou pelos seus erros.
STEFANO DOMINGUES STIVAL Sim. Se precisar irei de Lula para tirar o ignóbil, mas o Ciro será minha primeira opção.
Ainda é cedo, amiga. Vamos ter que ver aonde está a força. Em princÃpio também sou Ciro, mas dependendo do elenco, e da situação, vamos de Lula, é quem conseguir arrancar este estafermo da presidência, antes que ele nos mate a todos.
Enquanto bolsonaro destrói e literalmente mata, invocando o pior de seus, LULA ressurge na construção e união. Todos tÃnhamos que analisar quais interesses levaram ao golpe e o que aconteceu com o Brasil e conosco depois disto. Queremos uma nova solução, que nos vendem como milagrosa, ou queremos voltar a crescer e nos orgulharmos de sermos brasileiros.
Há pessoas que condenam o LULA, mesmo sabendo que ele é inocente. Aà a gente pensa: -"Nossa, quem são estes santos"! E vai caçar o currÃculo no Google e descobre que, perto delas, o LULA sim é um santo a merecer altar, vela e oblatos. Elas escondem seus crimes, condenando LULA e fazendo dele o seu "pharmakós". Minha mãe dizia: - " Quem usa, cuida"! Mas aqui não há espaço para tréplica.
O vigarista faz parte da vida polÃtica brasileira. Ele é confiante. É alguém que abusa da confiança das pessoas nele.e brinca com os seus sonhos e necessidades, sabendo que não terá a condição de concretizar aquilo. Millôr estava certo quando afirmou que ''o pior cego é aquele que quer ver'' um Lula em Odisseu, mesmo com uma abissal licença poética. Lula nada tem do suposto herói trágico que Conti pincela; muito menos épico. Lula é 'herói' pÃcaro. Ninguém volta a Ãtaca da viagem à Casa Grande.
Meu deus, outra pessoa tendo dificuldade em entender que o Conti não fez um paralelo entre Lula e Odisseu, mas, sim, entre um recurso utilizado em seu discurso com outro equivalente utilizado no texto homérico. E outro que não sabe a diferença entre os gêneros tragédia e épico. Tudo bem não ser o Auerbach, mas leia pelo menos a Wikipédia.
Meu deus, outra pessoa tendo dificuldade de entender que o Conti não fez um paralelo entre Lula e Odisseu, mas, sim, entre um recurso utilizado em seu discurso com outro equivalente utilizado no texto homérico. E outro que não sabe a diferença entre os gêneros tragédia e épico. Tudo bem não ser o Auerbach, mas leia pelo menos a Wikipédia.
Mais uma do "Acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é". Como os bolsonaristas são treinados nisso... Impressionante! ;)
LULA cabe na "Odisseia", na "IlÃada", na "Eneida", n,"Os LusÃadas", em "Grande Sertão: Veredas", mas cabe muito mais ainda n"O Processo" de Franz Kafka, esse romance parece que foi escrito para ele. As mentiras da Lava Jato são tão sórdidas quanto à s desse romance. Precisa ser muito mais muito terraplanista/negacionista da Justiça e do Direito para não perceber a sordidez do processo contra Lula. E precisa ser muito, mas muito pústula também.
Val, logo os pústulas estarão aqui no teu comentário. Aguarde. Alguns funcionários do Carluxo são preguiçosos e acordam tarde. Mas já estão chegando.
Pensar que Lula inocente é ser igual aos terraplanistas que apoiam ao Bolsonaro. O processo contra o Lula pode ter tido os seus desvios, mas colocou na cadeia uma dos maiores corruptos que esse paÃs já teve. Não esqueça que antes da lava jato teve o mensalão e outros escândalos. Mesmo que o Lula não fosse preso, deveria ser desprezado por todos os Brasileiros, mas isso em um paÃs sério com uma população com um mÃnimo de educação e consciência polÃtica , não nesse Brasil que vivemos
Pústula abunda , nesse governo.
O ex presidente tb lembrou q não pode velar o irmão. A obra AntÃgona deveria ser de leitura obrigatória para aqueles, digamos algozes, q lhe negaram esse direito e q deve ser de todo ser humano. Frei Beto foi quem fez referência a essa obra, na ocasião, q retrata luta de Antigona contra tirano Creonte para sepultar o irmão.
Pensei que ele estivesse na IlÃada, encarnado em Filoctetes, exalando o cheiro e tudo mais. Quanto ao discurso, depois daquele filme Underground, mentiras de guerra, é difÃcil acreditar no arranjo todo.
Pois enganou-se, espelhos estão por toda parte.
Lula não cabe na Odisseia. Conti faz mistificação delirante. O único personagem trágico republicano é Getúlio. Dizia Golbery: 'Lula não tem nada de esquerda, é um bon vivant' (pág.107). ''A relação entre a empreiteira e o lÃder popular permaneceu clandestina. Em público, Lula não só dizia não ter nenhum relacionamento com a Odebrecht, mas detestá-la. Só um idiota não sabia que o canalha do Eliseu Resende tem compromisso com empreiteiras'(pág.109).A Organização,Malu Gaspar. Pois é! É isso daÃ.
"...dizia Golbery". A citação é suficiente para dispensar a leitura do restante do comentário. Mesmo sendo um personagem mais sofisticado que a caterva que ocupa hoje o planalto, não era mais do que a eminência parda de governos que levaram o paÃs à desigualdade e à hiperinflação com crescimento medÃocre.
Peço desculpas, mas não sei quem foi golbery. Perguntei a várias pessoas e constato que não estou só na minha ignorância. Li os livros de Elio Gaspary e alguns outros sobre a ditadura e ainda não sei quem foi golbery. Receio que o homem por trás desse nome não fez nada de bom para o Brasil. Então, por que ainda há quem o mencione?
Vc não cabe na análise do Conti, mas cabe na história do Golbery. Quanto as empreiteiras, um dia alguém contará a longa história que vem de muito longe, muito antes que Lula entrasse para o sindicato.
Grato pelo esclarecimento, Marcos.
Acho que você não entendeu o artigo em questão. O texto não sugere que Lula é um personagem trágico. Somente aponta um paralelo entre um recurso utilizado em seu discurso e um daqueles empregados na Odisséia. Além disso, trata-se de uma obra do gênero épico e não trágico, o que torna seu comentário ainda mais sem sentido.
... de que o articulista sempre se afasta...
Sr. Alberto, poderia aprender com seu comentário, mas foi para o lugar comum, a que o articulista, que costumo acompanhar, sempre se afasta e nos ensina.
Muito mÃnimo !! Lula presidente em 2022
Há quem tem como mito milicianos e como "filosofo" Olavo de Carvalho, não é Cláudio Moreira?
Sim, Presidente na raio q o parta!! Corrupto Mitômano...
Ora, ora, então Lula se sai a Ulysses, filho de Homero. Vejo 3 cenários possÃveis para grandes tragédias gregas: a própria Grécia itself, e suas escarpas áridas, a SicÃlia, ex-colônia sua, também escarpada com cabras alpinistas, e o Nordeste Brasileiro, escarpado no plano, sem abrir mão das cabras e das buchadas. Nunca votei, e talvez nunca vote em Lula, não por ele, mas por seu entorno. Mas sim, em 2 e meia horas de coletiva, deu pós graduação de discurso polÃtico e reviveu A Odisseia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mario Sergio Conti > Lula trouxe vida a cemitério da política ao usar recurso da 'Odisseia' Voltar
Comente este texto